Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 38/2023
Título: Preservação do potencial produtivo das zonas produtoras de algodão no Mali - Cotton Solos
Programa de Extensão: Cooperação técnica UFLA – ABC/MRE – Cooperação Sul-Sul
Resumo da Proposta: O cultivo de algodão e de outras culturas que compõem o sistema de produção de algodão (e.g., milho, milheto, quiabo, amendoim, etc) nas zonas produtoras do Mali é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social desse país. É dessa atividade e da criação de animais que vem o sustento da maior parte da população. Atualmente, as zonas produtoras de algodão pertencentes à Companhia Malinesa de Desenvolvimento Têxtil (CMDT) estão estagnadas em produtividade e, devido a isso, agricultores estão se deslocando em busca de novas áreas de produção. Tendo em vista que o sistema de produção de algodão vem sendo realizado há vários anos, as características dos solos em termos de sua fertilidade e aspectos voltados a conservação devem ser adequadamente monitorados/manejados para evitar a queda e/ou aumentar a produtividade. Nesse contexto, o objetivo desse projeto de extensão é de aumentar a produtividade do sistema produtivo do algodão utilizando, principalmente, tecnologias de conservação e de fertilidade do solo nas áreas agrícolas das regiões abrangidas pelas filiais da CMDT.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: ABC - Agência Brasileira de Cooperação; CMDT - Companhia Malinesa de Desenvolvimento Têxtil; EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: No Mali: Bamako, Sikasso e Bandiagara; no Brasil: Brasília e Lavras
Data de Início: 23/11/2022
Data de Término: 22/11/2025
Justificativa: O presente projeto de extensão justifica-se visto a necessidade de aprimorar o manejo de solos, com ênfase na fertilidade do solo e na conservação do solo e da água. Ressalta-se que as áreas pertencentes à CMDT estão estagnadas em produtividade e o êxodo rural e migração de produtores em busca de novas áreas são atualmente um problema nas zonas algodoeiras do Mali. Dessa forma, o projeto visa, pela troca de experiências entre técnicos do Brasil e do Mali, contribuir para a adoção de melhores estratégias de manejo dos solos visando aumentar a produtividade do sistema produtivo de algodão, o que irá ter impacto social enorme na população que vive e depende exclusivamente do sistema produtivo do algodão.
Caracterização dos Beneficiários: Beneficiários diretos: técnicos e extensionistas da Companhia Malinense de Desenvolvimento Têxtil
Objetivos:
Objetivo Geral: Diminuir o êxodo rural e a migração de agricultores na busca de novas áreas de produção. OBJETIVO específico: Aumentar a produtividade do sistema produtivo do algodão nas propriedades de pequenos agricultores nas regiões abrangidas pelas filiais Nordeste e Sul da CMDT.
Metas:
1. Aumentar a produtividade de algodão nas áreas piloto designadas 2. Aumentar a produção de gêneros alimentícios nas áreas piloto designadas 3. Aumentar a saúde e o bem-estar da população piloto designadas
Fundamentação Teórica: As áreas de cultivo do sistema produtivo do algodão em zonas algodoeiras do Mali vêm sendo aproveitadas de forma contínua há vários anos, com manejo tradicional. Atualmente, as zonas produtoras de algodão pertencentes à CMDT estão estagnadas em produtividade e, devido a isso, agricultores estão se deslocando em busca de novas áreas de produção. Tendo em vista que o sistema de produção de algodão vem sendo realizado há vários anos, as características dos solos em termos de sua fertilidade e aspectos voltados à conservação devem ser adequadamente monitorados e manejados para evitar a queda e/ou aumentar a produtividade. Ainda, a coleta de dados meteorológicos e o monitoramento climático associado as práticas de conservação e fertilidade do solo são importantes para otimizar as práticas agrícolas e reduzir o risco climático associado a produção de algodão. Nesse contexto, é de suma importância a execução de projetos de extensão no intuito de unir esforços visando aumentar a produtividade e, consequentemente, a vida das comunidades que dependem sobremaneira das atividades do sistema produtivo do algodão, que é o caso das zonas algodoeiras do Mali. Sabe-se que a Ciência do Solo é de extrema relevância para a produção agrícola de diversas culturas, a exemplo do algodão. Nesse contexto, além de outros aspectos, o manejo adequado do solo, tanto quanto a fertilidade do solo e conservação do solo e da água, é importante para garantir o sucesso no setor algodoeiro. Dessa forma, o conhecimento do manejo adotado em áreas de plantio de algodão no Mali é necessário visando um melhor entendimento para posterior treinamentos e troca de experiências. Isso justifica-se o projeto a ser executado no Mali, o qual será financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) com apoio e contrapartida da CMDT e visa, além de atuar quanto aos aspectos agronômicos envolvendo a produção de algodão, contribuir para a qualidade de vida e de saúde da população envolvida na atividade agrícola.
Metodologia: As atividades do projeto visam fortalecer as capacidades dos técnicos da CMDT e de agricultores malineses mediante: i) capacitação de pesquisadores em análise de solos; ii) apoio à transferência de tecnologias adequadas às condições das regiões do Projeto (Sikasso e Bandiagara); iii) capacitação de pesquisadores, extensionistas, técnicos e de produtores no uso e difusão de tecnologias de manejo da fertilidade e conservação do solo.
Impactos na Formação Discente: Os docentes e os estudantes têm contato neste projeto com uma realidade agrícola e social completamente diferente da encontrada no Brasil. Os métodos agrícolas e as relações de produção são completamente diferentes dos nossos. Isso os obriga a um exercício de adaptação e de criatividade ímpares, já que as tecnologias disponíveis no Brasil podem ou não funcionar no contexto malinense. Além disso, o conhecimento adquirido ao explorar outros solos, outras técnicas, outras culturas agrícolas aumenta a bagagem intelectual de docentes e discentes. Aulas, projetos de pesquisa e trabalhos de extensão que estes realizarão no Brasil serão enriquecidos com novos conhecimentos e experiências adquiridos pelo contato com a realidade africana.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O presente projeto de extensão prevê capacitações com cursos teóricos e práticos, bem como a montagem de campos demonstrativos de pesquisa visando comparar diferentes estratégias de manejo do solo e seus impactos na produtividade do sistema produtivo de algodão. Dessa forma, o referido projeto apresenta relação com o ensino e a pesquisa. Além disso, a troca de experiências entre técnicos e estudantes dos dois países (Mali e Brasil) será muito positiva e contribuirá sem dúvida com a aprendizagem de ambos os parceiros.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O Mali é um dos maiores produtores de algodão do mundo, apesar das baixas produtividades. O algodão neste país é produzido por milhares de pequenos agricultores de baixa renda. Mesmo um pequeno aumento de produtividade trará um aumento de renda para eles. Além disso, embora sejam pequenos agricultores, as pequenas propriedades agrícolas malinenses não se destacam pela variedade de produtos cultivados. O projeto espera que, nas áreas pilotos, os agricultores sejam encorajados a cultivar, além do algodão, outras plantas que possam ser úteis em sua alimentação e servir como material para pequenas obras e construções.
Resultados Esperados: Espera-se que o projeto contribua para o aumento da produtividade no sistema produtivo do algodão, além de contribuir com a infraestrutura e qualidade de vida da população selecionada para o estudo. Por fim, espera-se que tais resultados levem a uma diminuição do êxodo rural e migração de produtores das zonas algodoeiras que serão estudadas no Mali em busca de outras áreas de produção no país.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O projeto pode ser acompanhado pelo número de missões realizadas no Mali, número de palestras e mini-cursos, parcelas demonstrativas instaladas, dias-de-campo realizados e número de famílias beneficiadas com atendimento médico sanitário.
Cronograma: O projeto terá uma vigência de uatro anos e, resumidamente, o cronograma de atividades segue abaixo: 1° ano: Diagnóstico da capacidade laboratorial nas análises de solos no laboratório do Mali; capacitações aos extensionistas da CMDT no Mali; e coleta de solos para diagnóstico das regiões produtoras de algodão. 2° ano: Montagem de campos de demonstração no Mali; capacitações aos extensionistas no Mali e Brasil; Visita de delegação Malinesa ao Brasil e outras. 3° ano: Aplicação de plano de melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida das comunidades estudadas no Mali; recomendações de manejos de fertilidade e conservação do solo e da água; estágio prático de extensionistas do Mali em laboratórios da UFLA no Brasil; capacitações e campos demonstrativos. 4° ano: avaliação de melhorias da condição de vida das comunidades, bem como do sistema produtivo do algodão do Mali; análise e orientações das melhores estratégias de manejo dos solos para o plantio de algodão no Mali.
Descrição Resumida: o objetivo desse projeto de extensão é de aumentar a produtividade do sistema agrícola do algodão utilizando, principalmente, tecnologias de conservação e de fertilidade do solo em duas áreas pilotos designadas pelo parceiro malinense. Espera-se também estimular a produção de culturas complementares, que melhorarão a alimentação das famílias de agricultores, e introduzir prática sanitárias e médicas que beneficiarão o quadro de saúde dessas populações.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JOAO JOSE GRANATE SA E MELO MARQUES
Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO
E-mail Institucional: jmarquesufla.br
E-mail Alternativo: jjgsmmgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/11/2022 - 16:18:28
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/05/2023 - 15:19:19
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos