Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 43/2024
Título: LABORATÓRIO DE DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto “Laboratório de Didática e formação docente” tem como objetivo desenvolver encontros de estudos e diálogos entre estudantes dos cursos de graduação, pós graduação e docentes da educação básica e superior sobre o papel da Didática no processo de constituição da identidade profissional e da ação docente. Busca favorecer a análise e reflexão acerca da ação docente com vistas ao aprimoramento das práticas de ensino e entendimento das nuances e possibilidades que cercam a ação docente nos diferentes contextos formativos (da educação básica ou da educação superior). O projeto pauta-se na ideia de que ao priorizarmos as discussões acerca da Didática e das práticas de ensino na formação inicial e continuada de professores, questões afetas ao desenvolvimento do raciocínio pedagógico (Shulman, 1987) necessário à atuação docente são potencializadas e permitem a qualificação dos processos de ensino e, por consequência, dos processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos no processo formativo. As ações desenvolvidas neste projeto articulam-se aos estudos desenvolvidos também no Grupo de Pesquisa sobre Formação docente, práticas pedagógicas e Didática (CNPq/UFLA).
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Escolas/Instituições de Educação básica e Superior
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: IUFLA e Escolas/Instituições de Educação básica e Superior
Data de Início: 30/01/2023
Data de Término: 30/01/2026
Justificativa: O projeto insere-se na busca pela necessária qualificação dos processos formação docente e das práticas de ensino realizadas no contexto da sala de aula. Ao possibilitar as discussões acerca da produção de conhecimento no campo da Didática, estamos favorecendo a qualificação das condições e modos de ensinar e, por consequência do aprender, das diferentes disciplinas escolares do currículo da educação básica e do ensino superior. Dada a complexidade e especificidade do ensinar e aprender, objeto de estudo específico da Didática, o projeto em tela traz contribuições significativas ao debate e à qualificação das práticas de ensino e de aprendizagem, estando este em articulação também com a qualificação do trabalho da equipe pedagógica - coordenadores e supervisores escolares - responsáveis, em primeira instância, pela formação docente, no contexto da escola e pelo acompanhamento da ação docente.
Caracterização dos Beneficiários: Docentes, coordenadores pedagógicos da educação básica e demais profissionais que atuam no apoio aos docentes nas questões pedagógicas e de formação continuada no contexto da escola nas redes de ensino publica ou privada; Discentes dos cursos de licenciatura da UFLA.
Objetivos: Objetivo Geral:- Fomentar reflexões acerca do papel da Didática na formação dos professoresObjetivos específicos:- Oportunizar o densenvolvimento de encontros de estudos e diálogos entre estudantes dos cursos de graduação, pós graduação e docentes da educação básica e superior, das redes públicas e particulares sobre o papel da Didática no processo de constituição da identidade profissional e da ação docente. - Favorecer a análise e reflexão acerca da ação docente com vistas ao aprimoramento das práticas de ensino e entendimento das nuances e possibilidades que cercam a ação docente nos diferentes contextos formativos (da educação básica ou da educação superior). - Promover a aproximação e interlocução entre a universidade e a escola, entre o contexto de formação e o contexto profissional com vistas à qualificação das práticas de ensino e dos processos de aprendizagem; Fomentar a formação docente em contexto reconhecendo o coordenador pedagógico como formador.
Metas:
- Potencializar a formação no campo da Didática destinada a docentes e coordenadores pedagógicos; - Fortalecer a interlocução universidade e escola - Ampliar a produção de conhecimento e as práticas acerca da formação de professores situada nas necessidades da escola.
Fundamentação Teórica: O projeto “Laboratório de Didática e formação docente” tem como objetivo desenvolver encontros de estudos e diálogos entre estudantes dos cursos de graduação, pós graduação e docentes da educação básica e superior, das redes públicas e particulares sobre o papel da Didática no processo de constituição da identidade profissional e da ação docente. Busca favorecer a análise e reflexão acerca da ação docente com vistas ao aprimoramento das práticas de ensino e entendimento das nuances e possibilidades que cercam a ação docente nos diferentes contextos formativos (da educação básica ou da educação superior). O projeto pauta-se na ideia de que ao priorizarmos as discussões acerca da Didática e das práticas de ensino na formação inicial e continuada de professores, questões afetas ao desenvolvimento do raciocínio pedagógico (Shulman, 1987) necessário à atuação docente são potencializadas e permitem a qualificação dos processos de ensino e, por consequência, dos processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos no processo formativo. A análise da atuação docente seja por meio de relatos orais ou por meio do uso de “casos de ensino” (Shulman, (1987); Nono e Mizukami (2007)) possibilitam a elucidação de situações dilemáticas vivida pelos/as docentes, bem como a ressignificação dos conhecimentos profissionais, avançando na proposição de alternativas para superação dos desafios e dilemas encontrados no dia a dia da sala de aula. O projeto pauta-se, ainda, nas discussões realizadas por AMBROSETTI, N. B.; LIMA, F. P. M.; SIGNORELLI, G.; CALIL, A. M. G. C. a respeito dos Formadores escolares e perspectivas de atuação em processos de indução à docência.
Metodologia: As ações contarão com encontros temáticos que problematizem a ação docente no contexto da sala de aula, o aprofundamento e entendimento das práticas de ensino desempenhadas ou necessárias à qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Poderão ocorrer momentos de relatos de experiência, comunicações e debates tendo sempre o tema ensinar e a ação docente como desencadeador das discussões, bem como a análise de casos de ensino envolvendo situações reais de ensino, provocando a reelaboração, ressignificação e consolidação de conhecimentos profissionais. Os encontros formativos contarão com registros sistemáticos dos encontros e relatórios de demandas apresentadas pelo grupo, bem como os avanços nas discussões e resolução de dilemas existentes ao longo das práticas de ensino e ação docente.
Impactos na Formação Discente: As experiências e vivências empreendidas no projeto permitem aos discentes a ampliação e fortalecimento da formação profissional e da docência em uma perspectiva humana, ética, estética e política, aprofundando os conhecimentos profissionais daqueles que atuam no contexto da escola - sala de aula ou espaços educadores, de forma respeitosa e comprometida com o desenvolvimento do outro de forma qualitativa.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações do Projeto se desenvolverão em articulação com as ações desenvolvidas pelo grupo Grupo de Pesquisa sobre a formação docente, práticas Pedagógicas e Didática – FORPEDI, no que se refere às questões de ensino, as ações articulam-se com componentes curriculares que dialogam diretamente com os aspectos didáticos pedagógicos, notadamente a disciplina de Didática (no âmbito da Graduação) e com a disciplina Formação de professores: contextos e práticas (no âmbito da Pós-Graduação em Educação). No que se refere à pesquisa, a ações desenvolvidas permitem a investigação e qualificação de questões que cercam a Didática, as práticas de ensino e os processos de aprendizagem, bem como a constituição da identidade profissional e as demandas colocadas à formação docente, numa dimensão potencializadora de elaboração de conhecimentos profissionais a partir de elaborações e investigações teóricas (realizadas na graduação e pós-graduação) emergindo a produção de novos conhecimentos. Já no que tange à dimensão extensionista, o projeto permite a interlocução entre o espaço da universidade e o contexto de trabalho, bem como entre os diferentes sujeitos/docentes envolvidos no projeto, permitindo a troca de ideias e experiências como também a reelaboração e ressignificação dos conhecimentos profissionais e saberes docentes.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Tomar a prática docente e a formação de professores como objetos de investigação apoiada nos conhecimentos da Didática favorece as
Resultados Esperados: Espera-se que ao final do Projeto: - O distanciamento ainda presente entre a universidade e a escola de educação básica possa ter diminuído, oportunizando mais espaço para o diálogo e produção de conhecimento; Que os participantes possam reconhecer o contexto da sala de aula e da escola como espaço de produção de conhecimentos e saberes profissionais; Que os participantes possam valorizar o outro enquanto par profissional e apoio na resolução, análise e solução de problemas afetas à prática de ensino, reconhecendo os conhecimentos didáticos como imprescindíveis à qualificação da ação docente e consolidação da identidade profissional.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
O acompanhamento e registro serão contínuos por meio de imagens, filmagens e registros escritos pelos participantes e coordenação do projeto, buscando apreender não só o público atendido, mas ações realizadas, os resultados das intervenções e possíveis necessidades e demandas a serem cuidadas em outras ações. Os registros permitirão a avaliação processual do projeto e, ao mesmo tempo, possíveis reorganizações de rotas e novos encaminhamentos- Serão consideradas ainda com indicadores: -Número de ações realizadas por mês/semestre/ano; - Número de atendimentos por ação; - Número de formações de professores - inicial e continuada - realizadas - Parcerias estabelecidas - Produção de conhecimento e práticas pedagógicas envolvendo a temática do projeto - participação em eventos, trabalhos apresentados; produções - artigo, TCCs, capítulos de livros, documentos orientadores etc; - Articulações com a graduação e pós-graduação;
Cronograma: Janeiro de 2023 - Divulgação do projeto de extensão; Janeiro e Julho (2023 a 2028)– Organização dos temas de estudo e abertura de inscrições; fevereiro a novembro (2023 a 2028) – Realização de encontros de formação com as redes de ensino e estudantes da graduação; Mensal - 2023 a 2028 – Análise acerca das impressões e demandas trazidas pelos participantes nos encontros e redirecionamento do Cronograma inicial e temas sugeridos quando houver necessidade. Janeiro de 2023 a Semestral : Organização de relatório de trabalho com a equipe, demandas apresentadas e reorganização das ações para o próximo semestre. Anual - relatório parcial de atividades - Dezembro de 2028 – Organização de relatório final.
Descrição Resumida: O projeto insere-se na busca pela necessária qualificação dos processos formação docente e das práticas de ensino realizadas no contexto da sala de aula.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO
E-mail Institucional: francine.limaufla.br
E-mail Alternativo: francinedepaulouol.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 30/01/2023 - 17:52:46
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 30/01/2023 - 17:54:20
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos