Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 10/2023
Título: MICROBIOLOGIA NA PRÁTICA: APRESENTANDO A MICROBIOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O presente estudo buscar instruir e acrescentar maneiras diferentes e com metodologias mais eficazes no ensino de Microbiologia nas escolas do município. Como trata-se de um assunto negligenciado nas instituições e pouco explorado nas salas de aula, busca-se demonstrar aos professores e instigar os alunos sobre à importância da Microbiologia no dia-a-dia. Para realização dos estudos, serão preparados materiais didáticos, aulas expositivas sobre o assunto e seus principais aspectos, realização de cultivo microbiológico, bem como o desenvolvimento dos alunos no conhecimento sobre microrganismo e suas importâncias. Desta maneira, após a finalização do projeto, eles poderão instruir seu meio social, e os professores terão uma nova alternativa de ensino.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Núcleo de Estudos em Microbiologia Veterinária – NEMIV Universidade Federal de Lavras – UFLA. e as escolas do município de Lavras.
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: Será realizado em duas escolas do município de Lavras, sendo uma delas de ensino privado e outra de ensino público.
Data de Início: 23/03/2023
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa:
Microbiologia é considerado um conteúdo de complexibilidade para os docentes, e com isso, muitas vezes é negligenciada. Com consequência desse comportamento, os discentes são pouco informados sobre o mundo microbiano e sua importância para saúde e meio ambiente. A apresentação desse projeto cabe garantir que a informação seja repassada de maneira completa e colabore com a sociedade, pois com maior conhecimento estudantil, esses indivíduos instruam o meio social no qual eles pertencem. Outrossim, cabe ressaltar que as metodologias tradicionais de ensino, levam os alunos, muitas vezes ao desinteresse, e a apresentação de nossas práticas, poderá despertar a vontade de aprender sobre os microrganismos. Com o presente estudo, espera-se construir novos conhecimentos pelo assunto, e instigar a curiosidade desses alunos, aumentando seu pensamento de futuro, além de levar um pouco dos conhecimentos universitários para dentro das escolas.
Caracterização dos Beneficiários:
O ensino fundamental II (anos finais), no qual engloba a turma de 7° ano, é caracterizada por discentes de 12 à 13 anos, e tem por principal objetivo o domínio da escrita, leitura e cálculo. Além disso, essa etapa visa ampliar a capacidade de compreenderem o meio ambiente, culturas, economia, tecnologia, entre outros. Os professores que se beneficiarão com o projeto, têm sua formação de nível superior, em licenciatura plena, no curso de Ciências Biológicas, de qualquer instituição ou universidade. Com estudos de pesquisa realizados anteriormente, a aplicação da Microbiologia a estes alunos não é de muita eficiência. Desse modo, este estudo pretende aumentar o interesse e o conhecimento dos alunos, de forma a abranger a maior parte de discentes possíveis, matriculados nas escolas de escolha.
Objetivos: Realizar abordagem com alunos do 7° ano (ensino fundamental), em diferentes etapas, a abrangência de conhecimento, apresentando de maneira criativa, a importância dos microrganismos no cotidiano, retomando com os alunos a necessidade de lavar bem os alimentos, lavar as mãos, se prevenir contra doenças virais, e com isso, despertar o interesse de aplicar o ensino no dia-a-dia. Além de que, os professores possam conhecer metodologias não-convencionais de aplicação de conteúdo, podendo assim, melhorar no âmbito profissional, e, acrescentar um enfoque maior no que se diz respeito a microbiologia como conteúdo programático escolar.
Metas: Enriquecer o conhecimento dos alunos do 7° ano do ensino fundamental, das duas escolas de Lavras, além de apresentar aos professores novas metodologias de aplicação do conteúdo de Microbiologia. Ademais, apresentar o projeto no Congresso de Extensão da Universidade Federal de Lavras e demais eventos relacionados à extensão universitária.
Fundamentação Teórica:
A Microbiologia é uma ramos da Ciências da Natureza que estuda, principalmente, os seres microscópios, tal como sua morfologia, fisiologia, distribuição natural, benefícios aos seres, entre outros. No entanto, é desafiador sua abordagem em ambientes escolares devido sua complexidade e faltas de recursos, levando em consideração a abstração de materiais e recursos nas instituições. (RODRIGUES, et. al. 2021) Segundo a PNC (Parâmetros Nacionais Curriculares) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino de Microbiologia está englobada nos eixos meio ambiente, saúde e tecnologia. E mesmo com a importância descrita por estes órgãos, o processo de ensino-aprendizagem não demonstra muita eficiência. De acordo com Welker (2007), o modelo de “educação tradicional” contempla metodologias centradas na aquisição passiva do conhecimento pelos estudantes. Isso se deve aos métodos expositivos de educação, que fornecem o ensino de forma desmotivante e pouco instigante aos alunos. (RODRIGUES, et. al. 2021) Com isso, surge a necessidade de criação de meios que estimulem a o fascínio dos discentes ao mundo microbiano. Por isso, é necessário o uso de novas metodologias como experimentos, modelos didáticos, jogos e brincadeiras que despertem a atenção dos alunos. Além disso, é de suma importância que os professores sejam instruídos à novos métodos de aplicação do saber. (SILVA, et. al. 2021)
Metodologia: O projeto será dividido em 4 etapas, com enfoque de melhorar e abranger os conhecimentos e a divulgação da microbiologia do ambiente escolar. A primeira, pesquisa nas escolas, conversa com professores e pesquisa em livros didáticos sobre o nível de conhecimento sobre microbiologia dos alunos. Na segunda fase, os alunos deverão responder um breve questionário sobre seus conhecimentos prévios, e seus principais pensamentos sobre o assunto. Após esse levantamento, será realizado a apresentação expositiva do projeto aos alunos sobre as bases da microbiologia: (1) O que é microrganismo?; (2) Como são e onde são encontrados; (3) Importância farmacológica, alimentícia e na saúde; (4) Procedimentos necessários no dia-a-dia para evitar a propagação de microrganismos; (5) Como são os laboratórios e a biossegurança neles; (6) Apresentação de vídeos e fotos de materiais laboratoriais e equipamentos; (7) Amostra de material didático apresentando a estrutura dos microrganismos. Após o encerramento desta etapa, na terceira etapa será realizado cultivos de bactérias em meios, com a coleta de amostra de áreas como: tela do celular, mãos sujas, chão, maçaneta de porta, mesa da sala de aula, e etc. Estes meios serão previamente produzidos no laboratório, sendo levados à escola para a coleta e posteriormente o crescimento destes microrganismos. Na última fase, será realizada a apresentação dos cultivos, com análises e debates feitos pelos discentes, com relatórios e respostas ao questionário pós aplicação dos projetos, para o levantamento de resultados.
Impactos na Formação Discente: A discente envolvida irá aprender a aplicar programas educacionais e experiências em escolas, usufruir do programa Excel, produzir cartilha informativa, criar questionários de perguntas e respostas, adicionar trabalhos na Plataforma Brasil, entre outros.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
As instituições de ensino apresentam três pilares: ensino, pesquisa e extensão. O ensino se apresenta como o processo construção do saber. Além disso, os discentes se dedicam a horas de uso de laboratórios, atividade de monitoria, iniciação científica, entre outros. A pesquisa se dá, com a finalidade de produzir novos conhecimentos, baseado nos problemas sociais emergentes a sua volta. Já a extensão, é um processo educativo, social e cultural que relaciona a universidade e a comunidade. Com esse projeto, o ensino foi possibilitado por meio de estudos e análises, sobre o comportamento dos professores das escolas quando o assunto aplicado é Microbiologia. A pesquisa, é relacionada ao desempenho dos alunos, e será realizada após o término das atividades, com comparações sobre o nível de conhecimento que eles adquiriram do início ao final do período. A extensão, acontecerá através do aperfeiçoamento dos professores para a aplicação de novas metodologias, assim como, a criação de cartilhas de apoio à eles. Já com os alunos, isso acontecerá com a passagem de conhecimentos para o âmbito social ao qual eles estão inseridos.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os participantes da pesquisa serão beneficiados com o crescimento dos conhecimentos, tanto alunos quanto professores, à novas metodologias de ensino, conhecimentos sobre os microrganismos e formas de prevenção e cuidado com a saúde. Além disso, poderão tirar dúvidas com a discente responsável pelo projeto, do início ao final. A pesquisa será realizada de maneira anônima e nenhum dado pessoal dos participantes serão divulgados.
Resultados Esperados: Em suma, espera-se, com a metodologia utilizada, que as noções e conhecimentos principais sobre microbiologia sejam inseridas no cotidiano de estudantes das duas escolas, e assim contribuir para expansão dos seus conhecimentos, trazendo formas de prevenir doenças e principalmente desconstruindo a ideia de que todos os micro-organismos são causadores de doenças. É valido ressaltar, que este projeto tende a auxiliar também os professores, esperando que eles tenham melhores metodologias e novas atividades práticas para garantir um melhor desempenho estudantil.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Serão utilizados questionários de forma impressa e aplicados presencialmente na primeira visita, e na última visita, com intuito de comparar os conhecimentos do início e do final. E, além disso, será utilizada a plataforma Excel para quantificar e comparar os dados no encerramento do trabalho.
Cronograma:
Março/23: Procura de escolas, pesquisas em materiais didáticos, conversa com professores e aplicação de questionários avaliativos sobre aplicação do conteúdo nas aulas. Abril/23: Análise e levantamento de resultados. Maio/23: Elaboração de materiais e estratégias de aplicação com os alunos. Abril à Julho/23: Submissão do trabalho na plataforma Brasil. Agosto e Setembro/23: Aplicação do projeto nas escolas. Outubro e Novembro/23: Análise estatísticas dos dados. Dezembro/23: Relatório final e elaboração de um artigo de extensão.
Descrição Resumida: Microbiologia na prática, é um projeto que visa apresentar as bases microbiológicas a alunos de 7° ano de duas instituições: uma pública e outra particular. O trabalho tem como principal objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos, e apresentar aos professores novas formas de aplicação do conteúdo de Microbiologia com metodologias ativas e experimentais.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: GLAUCIA FRASNELLI MIAN
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: glauciamianufla.br
E-mail Alternativo: glauciamianyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/02/2023 - 08:43:04
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 09/02/2023 - 10:49:05
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos