Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 48/2023
Título: Programação para crianças e jovens talentosas
Programa de Extensão: Desenvolvimento do pensamento computacional em crianças e adolescentes
Resumo da Proposta: Alunos dotados e com altas habilidades são importantes para inovações na ciência e na tecnologia. Porém, esses tipos de talento raramente são desenvolvidos nas escolas. Com isso, esses alunos podem acabar tendo seu potencial desperdiçado na sociedade. Alunos com esse perfil necessitam de incentivo, estímulo e suporte adequado às suas características, semelhantes a alunos com dificuldades de aprendizado. Entretanto, isso não acontece na maioria dos casos. Como consequência, podem haver frustrações e desprezo pelo próprio potencial, por esses alunos sentirem inadequação ao seu contexto. Diante de tal problema, destacam-se centros educacionais especializados que auxiliam a amenizar essa situação, como o CEDET. O CEDET atua desde a identificação, até a criação de um ambiente que favorece a educação adequada desses alunos. E entre as diversas atividades que auxiliam nesse desenvolvimento de habilidades especiais, está a programação de computadores. A programação de computadores, torna-se uma interessante opção de atividade, nesse trabalho de potencializar talentos mais voltados para o domínio de Inteligência que abrangem as ciências exatas. A programação de computadores utiliza e desenvolve o raciocínio lógico de maneira diferenciada e incomum, por se tratar de um processo criativo e geralmente ser ensinado apenas em cursos específicos.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: CEDET - Lavras
Número Estimado de Participantes: 80
Locais de Realização: Laboratórios de Computação do DCC/UFLA -- CEDET - Lavras
Data de Início: 01/06/2023
Data de Término: 31/03/2026
Justificativa: Grandes talentos, habilidades e criatividade são características importantes para inovações em diversas áreas da ciência, incluindo a computação. Mas esses tipos de talentos especiais raramente são desenvolvidos, potencializados e/ou evidenciados nas escolas, especialmente em crianças superdotadas, que por tal questão, podem acabar tendo seus talentos desperdiçados na sociedade. Existe uma gama de atividades que envolvem e auxiliam nessa questão de desenvolvimento do potencial de habilidades especiais, e entre elas está a programação de computadores.
Caracterização dos Beneficiários: Crianças e adolescentes talentosos, atendidas pelo CEDET Lavras, em sua maior parte alunos de escolas públicas.
Objetivos: O objetivo deste projeto é desenvolver atividades de ensino de conceitos de programação para crianças e adolescentes talentosos, em parceria com o CEDET. Entre os objetivos específicos estão: a) Averiguar de cada aluno se há ou não conhecimentos sobre programação (e se houver, o nível de tal conhecimento); b) Buscar metodologias de ensino para crianças e adolescentes dotados e talentosos, buscadas em estudos já realizados; c) Buscar metodologias de ensino de programação de computadores e algoritmos para crianças e adolescentes; d) Aplicar uma metodologia de ensino de programação de computadores para crianças dotadas e talentosas combinando os dois itens anteriores; e) Apresentar aos alunos uma ou mais linguagens de programação de alto nível, assim como demais ferramentas necessárias no ensino de programação e apresentar suas devidas suas finalidades; f) Ministrar semanalmente aulas presenciais, teóricas e práticas, focando na prática dos conceitos aprendidos pelos alunos, motivando-os a de fato programarem.
Metas: Melhoria do raciocínio lógico e aumento da afinidade com o desenvolvimento de algoritmos pelos estudantes.
Fundamentação Teórica: Em Lavras, graças aos esforços e idealização da educadora Zenita Guenther, foi criado o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) como um espaço físico e social estruturado de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso matriculado em diferentes escolas, nos diversos sistemas e níveis de ensino (Guenter, 2011). Guenther, Zenita Cunha (2011). Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento (Lavras: Ed. UFLA). ISBN 978-85-8127-000-5.
Metodologia: Os alunos participantes do projeto serão selecionados pelo CEDET, que possui experiência na utilização de diversos modelos e metodologias para identificação de alunos talentosos. O CEDET também se responsabiliza pelo deslocamento dos alunos até a UFLA. Inicialmente os bolsistas selecionados serão preparados tanto pelo CEDET (na questão metodológica de trato com alunos talentosos) quanto pelo professor orientador (no que diz respeito às abordagens para ensino de linguagem de programação). Na medida do possível, pretende-se adotar metodologias baseadas em solução de problemas, por exemplo: desafios de construção de aplicativos ou jogos específicos.Após a devida preparação, será iniciado o treinamento dos alunos talentosos. Como forma de avaliação, destacamos: uso de formulário para avaliação de satisfação com o treinamento; questionários para avaliação do aprendizado; verificação de problemas resolvidos.
Impactos na Formação Discente: Auxílio no planejamento de atividades. Melhoria na exposição de ideias perante ao público identificar dificuldades no ensino dos estudantes.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto é baseado em pesquisas sobre ensino de crianças e jovens talentosos, bem como pesquisas em andamento no DCC sobre metodologias para o ensino de algoritmos e linguagens de programação. Além disso, a aplicação deste projeto permitirá verificar a validade na prática de algumas proposições teóricas a respeito, bem como fomentar novas ideias para o desenvolvimento de novas pesquisas na área.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Atendimento a uma parcela da sociedade que precisa de atendimento específico para que consiga exercer plenamente suas habilidade, além disso, divulgação do pensamento científico na sociedade como um todo.
Resultados Esperados:
Entre os resultados esperados, destacam-se: - Aumento da participação do DAC na comunidade, com solidificação da parceria entre DAC e CEDET; - Desenvolvimento e/ou aprofundamento de metodologia de ensino de programação para alunos talentosos; - Aumento do interesse de crianças e adolescentes talentosos pela área de tecnologia da informação; - Desenvolvimento de relatórios com os resultados obtidos; - Publicação de artigo em evento de pesquisa ou extensão (ou periódico acadêmico ou de divulgação) com os resultados obtidos.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Número de alunos atendidos, quantidade de cursos ofertados.
Cronograma:
Em cada ano, prevê-se: Primeiro Trimestre -> Preparação e Treinamento de orientandos Segundo e Terceiro Trimestre -> Ofertas dos cursos de extensão para alunos do CEDET Quarto Trimestre -> Oferta de cursos de extensão, avaliação do projeto e publicação/divulgação dos resultados
Descrição Resumida: O objetivo principal deste projeto é desenvolver atividades de ensino de conceitos de programação para crianças e adolescentes talentosos, em parceria com o CEDET Lavras.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JOAQUIM QUINTEIRO UCHOA
Setor: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO APLICADA
E-mail Institucional: joukimufla.br
E-mail Alternativo: joukimyahoo.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/05/2023 - 21:52:19
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/05/2023 - 11:22:05
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos