Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 34/2024
Título: PRÁTICAS CORPORAIS ESPORTIVAS NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a saúde. Estudos epidemiológicos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida. Considerando a alta prevalência, aliada ao significativo risco relativo do sedentarismo referente às doenças crônico degenerativas, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução dos custos com tratamentos, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais. Assim, a proposta tem como objetivo criar um programa de atividade física composta por diversas modalidades (futsal, voleibol, basquetebol e handebol) nos ginásios do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras, esse programa atenderá crianças, adolescentes, jovens adultos e adultos de meia idade. Sendo assim o objetivo geral da proposta é: Criar, executar e acompanhar um programa de atividade física para a comunidade lavrense (crianças e adolescentes) e comunidade universitária (jovens adultos e adultos de meia idade), e como objetivos específicos: Incentivar a prática de atividade física; Proporcionar aos frequentadores conhecer todos os benefícios de uma atividade física orientada; Desenvolver o hábito pela prática da atividade física proporcionando benefícios para a saúde; Estimular a prática de atividade física no campus da UFLA através de atividades coletivas, como o futsal, voleibol, basquetebol e handebol.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 300
Locais de Realização: Departamento de Educação Física (Ginásio poliesportivo)
Data de Início: 02/09/2024
Data de Término: 02/08/2026
Justificativa:
A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a saúde. Estudos epidemiológicos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida (WILLIAMS, 2001). Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos, os quais, portanto, apresentam uma interessantíssima relação risco/benefício (LEE et al., 1995). Considerando a alta prevalência, aliada ao significativo risco relativo do sedentarismo referente às doenças crônico degenerativas, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução dos custos com tratamentos, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais. Pesquisas têm comprovado que os indivíduos fisicamente aptos e/ou treinados tendem a apresentar menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas, explicável por uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da atividade física (LEE et al., 1995). Programas de incentivo à prática de atividade física precisam ser estimulados por políticas públicas (JOHNSON e BALLIN, 1996; ACSM, 2007). O ato de exercitar-se precisa estar incorporado não somente ao cotidiano das pessoas, mas também à cultura popular, aos tratamentos médicos, ao planejamento da família e à educação infantil. Essa necessidade se dá por diferentes fatores: do fator social, quando se proporciona ao homem o direito de estar ativo fisicamente em grupo, ao fator econômico, quando se constata que os custos com saúde individual e coletiva caem em populações fisicamente ativas. Nesse contexto, sendo o sedentarismo entendido como uma condição indesejável, que representa risco para a vida, entende-se a responsabilidade pelo incremento de ações voltadas para a saúde e para a qualidade de vida, capazes de estimular, preservar e aprimorar a prática regular de atividades físicas junto à Comunidade Universitária e Lavrense. Considerando a alta prevalência do sedentarismo na população brasileira, aliada ao significativo risco associado a ele, o incremento da atividade física junto a população contribui decisivamente para a saúde pública, exercendo forte impacto na redução dos custos com tratamentos da saúde, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais.
Caracterização dos Beneficiários:
Serão atendidas crianças e adolescentes da comunidade Adultos tanto da instituição quanto da comunidade externa como forma de incentivo para que os servidores e alunos da instituição pratiquem atividade física.
Objetivos: Criar, executar e acompanhar um programa de atividade física para a comunidade lavrense (crianças e adolescentes) e comunidade universitária (jovens adultos e adultos de meia idade)
Metas:
Proporcionar aos frequentadores conhecer todos os benefícios de uma atividade física orientada; Desenvolver o hábito pela prática da atividade física na comunidade lavrense, proporcionando benefícios para a saúde; Estimular a prática de atividade física no campus da UFLA através de atividades coletivas como são as modalidades de voleibol, futsal, basquetebol e handebol.
Fundamentação Teórica: A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a saúde. Estudos epidemiológicos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida (WILLIAMS, 2001). Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos, os quais, portanto, apresentam uma interessantíssima relação risco/benefício (LEE et al., 1995). Considerando a alta prevalência, aliada ao significativo risco relativo do sedentarismo referente às doenças crônico degenerativas, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução dos custos com tratamentos, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais. Pesquisas têm comprovado que os indivíduos fisicamente aptos e/ou treinados tendem a apresentar menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas, explicável por uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da atividade física (LEE et al., 1995). A atividade física é um instrumento usualmente utilizado para prevenir ou reverter a síndrome da fragilidade. Segundo o ACSM (1998), participar de um programa efetivo de atividade física aumenta e melhora a capacidade funcional, a função cognitiva, alivia os sintomas de depressão como também estimula à autoimagem e a auto-eciência. Perder a independência e a autonomia nas atividades da vida diária (AVDs) tem como forte conseqüência uma motricidade desequilibrada e precária, provocando, no idoso, um desajuste psicossocial, gerando não só doenças relativas à motricidade, mas também psicológicas (BUCHNER, 1997). A manutenção da independência e autonomia funcional nas diversas atividades da vida diária (AVDs) proporciona ao senescente motricidade equilibrada e ajustamento psicossocial na manifestação da ergomotricidade, sem a qual estaria sujeito a doenças e desconfortos, limitando, assim, sua auto-imagem, saúde e, conseqüentemente, a qualidade de vida. No sentido de obter saúde, mediante a autonomia alcançada pelo desempenho de atividade física, diversos pesquisadores têm se esforçado para tentar denir qual a condição física que determina um melhor desempenho nas AVDs, que poderia ser denida como triangulação saudável. Programas de incentivo à prática de atividade física precisam ser estimulados por políticas públicas (JOHNSON e BALLIN, 1996; ACSM, 2007). O ato de exercitar-se precisa estar incorporado não somente ao cotidiano das pessoas, mas também à cultura popular, aos tratamentos médicos, ao planejamento da família e à educação infantil. Essa necessidade se dá por diferentes fatores: do fator social, quando se proporciona ao homem o direito de estar ativo fisicamente em grupo, ao fator econômico, quando se constata que os custos com saúde individual e coletiva caem em populações fisicamente ativas. Para o termo atividade física, Shephard e Balady (1999), definem atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resultem em gasto energético, não se preocupando com a magnitude desse gasto de energia. Estes autores diferenciam atividade física e exercício físico a partir da intencionalidade do movimento, considerando que o exercício físico é um subgrupo das atividades físicas, que é planejado, estruturado e repetitivo, tendo como propósito a manutenção ou a otimização do condicionamento físico (CASPERSEN et al., 1985). Ainda Caspersen et al. (1985), essas definições podem ser complementadas assinalando que o exercício tem como objetivo melhorar um ou mais componentes da aptidão: condição aeróbica, força e flexibilidade.
Metodologia:
A metodologia será desenvolvida de forma específica em cada um dos programas pertencentes ao programa Práticas corporais esportivas no Departamento de Educação Física. Os projetos são: Voleibol Universitário; Voleibol Servidores UFLA; VivaVôlei; SESC Voleibol; Lavras Vôlei Futsal Universitário; Futsal Servidores UFLA; SESC Futsal; Basquetebol Universitário; Basquetebol Servidores UFLA; Handebol Universitário; Handebol Servidores UFLA; Sendo que as crianças e adolescentes serão incentivadas a vivenciar os projetos esportivos, e os adultos poderão escolher entre a gama de atividades oferecidas
Impactos na Formação Discente: Os discentes poderão participar ativamente em todo processo desde a avaliação até a prescrição e monitoramento das atividades. Já havendo assim uma vivência prática de alguma das áreas de sua formação.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O projeto tem relação com os conteúdos de algumas disciplinas do curso de Educação Física, permitindo uma vivência dos estudantes com a parte prática. Os estudantes de Educação Física participarão de atividades de avaliações física prescrição e monitoramento do treinamento. A possibilidade de atividades práticas, que envolvem a participação de pessoas (beneficiários), permite que os estudantes tenham perspectiva de, junto aos docentes, desenvolverem projetos de pesquisa que podem contribuir com suas formações e gerar retorno à comunidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os participantes envolvidos serão privilegiados com a oportunidade de estar inseridos em uma realidade concreta de prática vivencial atuando também como agentes formadores, aplicando teoria na prática. Dessa forma, os participantes da comunidade terão a oportunidade de vivenciar a tríade ensino, pesquisa e extensão, na qual toda instituição de ensino deve estar apoiada, através da interdisciplinaridade; a prática das diferentes modalidades como atividade de formação pelos praticantes.
Resultados Esperados:
Diminuição do sedentarismo na UFLA, em Lavras e na região; Auxílio na formação esportiva de crianças e adolescentes; Melhoria da formação discente dos graduandos em Educação Física; Geração de dados científicos sobre o desenvolvimento e crescimento de crianças e adolescentes; Impacto na geração de produtos relacionados a avaliação, prescrição e controle do treinamento esportivo
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Quantificação do número de praticantes da modalidade e avaliações periódicas para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes no decorrer do processo.
Cronograma:
Setembro /2024: início do processo de matrícula; avaliações e início das atividades. Dezembro/2024 a janeiro/2025: Recesso. Janeiro/2025 a junho de 2024: retorno das atividades Julho/2025: recesso. De agosto a novembro de 2025: Continuidade das atividades ****** o cronograma se repetirá anualmente podendo sofrer alguma modificação se necessário
Descrição Resumida: O projeto tem como objetivo criar um programa de atividade física composta por diversas modalidades (futsal, voleibol, basquetebol e handebol) nos ginásios do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras, esse programa atenderá crianças, adolescentes, jovens adultos e adultos de meia idade.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FRANCISCO DE ASSIS MANOEL
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: franciscomanoelufla.br
E-mail Alternativo: manoel-fahotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/08/2024 - 09:29:28
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/08/2024 - 09:31:36
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos