Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 92/2024
Título: INSERÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO COMPETÊNCIA MOBILIZADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Com a pergunta “como os professores e estudantes do ensino fundamental podem, juntos, ensinar-aprender Pensamento Computacional (PeCom), de forma integrada com outros componentes curriculares?”, articulamos este projeto cujo objetivo extensionista é, em parceria com duas escolas de educação básica de Lavras/MG, modelar a inserção do ensino-aprendizagem de PeCom na educação fundamental (anos finais) e ensino médio, de forma transversal e integrada a componentes curriculares desta etapa de formação da educação básica. A modelagem deve ser acompanhada por investigação exploratória que avalie, enquanto são realizadas atividades com estudantes e professores participantes, a efetividade dos diferentes modelos elaborados e dos resultados de aprendizagem. Esperamos, como resultado, integrar o PeCom ao Projeto Político Pedagógico da escola parceira e oferecer um produto editorial contendo uma Matriz de Mobilização do Pensamento Computacional para o Ensino Fundamental II, bem como o conjunto de modelos e atividades, com indicações de pontos positivos e negativos observados. O produto editorial (possivelmente um e-book) poderá ser adotado pelos sistemas de ensino municipais públicos e privados como orientação para integração do pensamento computacional nos currículos. O projeto também contribuirá com a formação complementar para os estudantes de graduação e como formação continuada, em serviço, para os professores da educação básica participantes, que se tornarão multiplicadores e mobilizadores para as demais escolas do município e da região. O projeto é fomentado pela FAPEMIG.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras:
Escola Estadual Firmino Costa Escola Municipal Francisco Sales FUNDECC (Gestora) e FAPEMIG (financiadora do projeto)
Número Estimado de Participantes: 160
Locais de Realização: Duas escolas públicas de Lavras
Data de Início: 23/08/2024
Data de Término: 30/12/2025
Justificativa: Podemos definir Pensamento Computacional (PeCom) como uma forma de elaboração de raciocínio lógico humano que traduz, para o formato de processos computacionais descritos em algoritmos, a resolução de situações-problema analisados, interpretados e compreendidos a partir de pensamentos. O raciocínio lógico, no caso, permite a definição de sentenças e regras de inferência que constituem as bases desse pensamento. O domínio competente deste pensamento poderá oferecer aos estudantes novas oportunidades de interação com o (e compreensão do) mundo e suas tecnologias, oferecendo-lhes, no futuro, a superação da condição de operadores-usuários-consumidores de TDIC para a condição de criadores-gestores-produtores de conhecimentos, de novas tecnologias e de serviços. No limite, gerar competências em PeCom é trabalhar em favor da democratização dos meios de produção digitais e da geração de novas riquezas. Trata-se de ação estratégica para que se evite que as coisas da Internet das Coisas sejam, além dos artefatos (geladeiras, cafeteiras e carros), também humanos submissos, subempregados e descartados dos sistemas de produção do futuro próximo. Segundo os dados da World Competitiveness Yearbook , de 2021, o Brasil ocupa a 57ª posição em capacidade do país de ofertar para adotar, desenvolver e explorar as tecnologias digitais e sua aplicação na geração de riquezas. Os dados, produzidos em parceria com o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral foram elaborados a partir de 50 variáveis que se agrupam em três fatores: (a) grau de geração e absorção de conhecimento; (b) desenvolvimento e uso de novas tecnologias; e (c) atitude e práticas para aproveitar melhor as oportunidades do futuro. Para que os professores e os estudantes trabalhem de forma competente os recursos tecnológicos mais usuais e também consigam se adaptar com mais facilidade às inovações, precisam se preparar com maior efetividade. Conforme afirma Hagiya (2015, p. 3), “os sistemas de informação foram desenvolvidos para atender às necessidades das sociedades humanas, mas também estão mudando as sociedades humanas”. Ao lado disso, é momento de se refletir e se agir sobre a necessária adequação do que se ensina e se aprende na educação básica e, também, na superior. No caso, destacamos que não se trata de inserção de TDIC como meio para o estudo de conteúdos curriculares convencionais. A perspectiva defendida por nosso grupo, assim como de outros do Brasil, Europa, Asia e Estados Unidos da América, é a de a incorporação do Pensamento Computacional ao currículo, começando pela educação fundamental, é oferecer aos jovens meios para que mobilizem uma das competências essenciais para a vida em sociedade, no futuro próximo. Segundo a Computer Science Teachers Association e a International Society For Technology In Education (CSTA; ISTE, 2011, p.7), as habilidades que compõem a competência do PeCom podem ser pensadas a partir da: Confiança em lidar com a complexidade; - Persistência no trabalho com problemas difíceis; - Tolerância à ambiguidade; Capacidade de lidar com problemas em aberto; - Capacidade de comunicar e trabalhar com outras pessoas para alcançar um objetivo ou solução comum (Computer Science Teachers Association [CSTA] & International Society For Technology In Education [ISTE], 2011, p.7). Ao lado disso, em termos atitudinais, é necessário se desenvolver proatividade e resiliência e diante de atividades que demandam atenção concentrada, foco, capacidade analítica e ao mesmo tempo criatividade para permitam trabalhar o PeCom, momento em que será necessário identificar, compreender, planejar, desenvolver, avaliar, corrigir e demonstrar a outros como foram elaboradas determinadas respostas. O uso do PeCom pode ser interdisciplinar, visto que, para solucionar problemas, realizar e planejar jogos, debater questões sociais e ambientais, os sujeitos fazem uso de vários conhecimentos disciplinares próprios como da Matemática e das Ciências, no caso da Educação Fundamental II.
Caracterização dos Beneficiários:
60 Professores da educação básica 100 estudantes da educação básica
Objetivos: Geral Desenvolver (na dimensão extensionista) e avaliar (na dimensão investigativa) modelos* de integração do Pensamento Computacional (PeCom) à matriz da educação fundamental com ênfase no currículo da Educação Fundamental II, de forma transversal e integrada a parte dos componentes curriculares.
Metas:
Formar até 60 professores Formar até 100 estudantes Elaborar modelos de ensino-aprendizagem do pensamento computacional para o ensino fundamental (anos finais) Elaborar uma Matriz de competências em Pensamento Computacional para o ensino fundamental (anos finais)
Fundamentação Teórica: Algumas referências utilizadas para desenvolver as bases teóricas, conceituais e normativas que fundamentam o projeto: -BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 3a versão revista. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em 20 out. 2018. -BRUNER, J. Vygotsky: a historical and conceptual perspective. In Wertsch, J. V. (Ed.) Culture, Communication and Cognition: Vigotskian Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press. 1985. -COMPUTER SCIENCE TEACHERS ASSOCIATION & INTERNATIONAL SOCIETY FOR TECHNOLOGY IN EDUCATION. Computational thinking: teacher resources. National Science Foundation. Virginia, EUA. 2. ed. 2011. Disponível em: <https://id.iste.org/docs/ct-documents/ct-teacher-resources_2ed-pdf.pdf?sfvrsn=2>.Acesso em: junho de 2020 -CSTA Computer Science Teachers Association; ISTE - International Society For Technology In Education.Computational thinking: teacher resources. National Science Foundation. Virginia, EUA. 2. ed. 2011. Acesso em: junho de 2020 Disponível em: <https://id.iste.org/docs/ct-documents/ct-teacher-resources_2ed-pdf.pdf?sfvrsn=2>. -CHEVALLARD, Yves. Les processus de transposition didactique et leur théorisation, Contribution. In: ARSAC G. et al. (éds), La transposition didactique à l’épreuve. La Pensée sauvage, Grenoble, p. 135-180, 1994. -CHING, Yu-Hui; HSU, Yu-Chang; BALDWIN, Sally. Developing computational thinking with educational technologies for young learners. TechTrends, v. 62, n. 6, p. 563-573, 2018. -FRIEDRICH, Janette. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento – uma leitura f ilosófica e epistemológica. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. -HAM, Seong-Jin et al. Development of CT-STEAM Education Program Enhancing Integrated Thinking Skills for Elementary School. The Journal of Korean association of computer education, v. 17, n. 6, p. 81-91, 2014. -HARARI, Y. N. Homo Deus: uma breve história do amanhã. Editora Companhia das Letras, 2016. -HOLYOAK, Keith James; MORRISON, Robert G. (Ed.). The Cambridge handbook of thinking and reasoning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. -IMD. International institute for management development. World competitiveness digital ranking 2019. World Competitiveness Center. Country profile, 2019. Acessado em 10 de janeiro de 2019. Disponível em; https://www.imd.org/wcc/world-competitiveness-centerrankings/countries-profiles/
Metodologia: Por ser projeto de extensão com interface em pesquisa, articula-se com a educação fundamental pública, seguimento relevante da sociedade sendo esta coparticipe de todas as etapas e atividades. Entendemos que tal interface requer delineamento que garanta os pressupostos da extensão definidos nos termos da Res. CNE n°7/2018. Será interdisciplinar e se constituirá como espaço de trocas. A interface com a pesquisa é, de tal forma imbricada, que, metodologicamente, não existirão etapas específicas para a uma das dimensões. Será uma investigação-participante-aprendente, inspirada na pesquisa participante (THIOLLENT,1994; BRANDÃO, 2005) e na Teoria Fundamentada em Dados (CHARMAZ, 2009), com intervenção em atividades educacionais do ensino fundamental. É ampliação de um projeto de pesquisa denominado E-LAB - http://elab.dired.ufla.br/ - https://web.facebook.com/eLabUFLA/?_rdc=1&_rdr aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFLA. Segundo levantamento preliminar, participação das atividades, 2 turmas de 6º ano, 2 turmas de 7º ano, 3 turmas de 8º ano e 3 turmas de 9º ano. Partindo-se do tema e dos pressupostos teóricos escolhidos (uma investigação-participante-aprendente) as etapas de realização serão: 1 Realização de seminário inicial com apresentação da proposta do projeto, debates sobre a temática, organização de grupos temáticos (GET) que atuarão articulados com o Grupo Extensionista de Pesquisa (GEP) 2 – Realização de etapa de estudo sobre os conceitos e bases teóricas aderentes ao tema; 3 – Realização dos trabalhos temáticos nos GET com coleta de dados por observação participante. 4 – Realização de seminário intermediário com apresentação dos resultados iniciais dos GET e extração dos elementos para a elaboração da MMPC e de Modelos a serem aplicados na fase de intervenção. 5 – Realização, pelo GEP, do trabalho se síntese da MMPE e dos Modelos. 6 – Elaboração, por professor/res, estudantes e GEP de Roteiros de Estudo (conjuntos de atividades) baseados em um dos Modelos e validação por especialistas (método DELPHI). 7 – Realizar intervenção, com avaliação diagnóstica, seguida da aplicação dos Roteiros de Estudo e nova avaliação. 8 - Repetir a fase de intervenção no ano subsequente- perspectiva desenvolvimental, 9 – Análise dos dados com apoio do software IRAMUTEQ durante as etapas de intervenção. 10 Elaboração das análises e discussões sobre os resultados. 11- Realização de Seminário Final aberto com apresentação de resultados.
Impactos na Formação Discente:
Permitirá a estudantes de graduação e de pós-graduação participantes do projeto (bolsistas) a apropriação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento computacional. Permitirá que estudantes da educação básica desenvolvem competências muito requisitadas na atualidade, podendo viabilizar, inclusive, novas perspectivas para inserção profissional futura.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto nasceu como extensionista com interface em pesquisa, pela própria natureza do edital ao qual concorreu e logrou êxito. Além disso, a interação entre ensino, pesquisa e extensão está evidenciada com clareza na descrição do projeto
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A Educação escolar é pilar da sociedade e o projeto opera diretamente na formação de jovens. Além disso, propõe desenvolvimento de competências que ainda não estão presentes na maioria das escolas de educação básica pública. Caso logue êxito, abrirá oportunidade para o desenvolvimento cidadão e profissional em áreas que ainda estão distantes do aprendizado cotidiano.
Resultados Esperados: Esperamos, como resultado, integrar o PeCom ao Projeto Político Pedagógico da escola parceira e oferecer um produto editorial contendo a Matriz de Mobilização do Pensamento Computacional para o Ensino Fundamental II, bem como o conjunto de modelos e atividades desenvolvidos, com indicações de pontos positivos e negativos observados. O produto editorial (possivelmente um e-book) poderá ser adotado pelos sistemas de ensino municipais públicos e privados como orientação para integração do pensamento computacional nos currículos. O projeto também contribuirá como formação complementar para os estudantes bolsistas e como formação continuada, em serviço, para os professores da educação básica participantes, que se tornarão multiplicadores e mobilizadores para as demais escolas do município e da região. Portanto, se trata de um projeto piloto relevante para atendimento de diretriz da BNCC, com geração de orientações que podem ser apropriadas pelo sistema estado de Minas Gerais e também pelos municípios mineiros. Iniciativas como a proposta neste projeto têm potencial para modificar a submissão de nossos meios de produção ao desenvolvimento tecnológico dos países mais desenvolvidos.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
N. de eventos de formação realizados N. de participantes Trabalhos publicados
Cronograma:
2o semestre de 2024 - Capacitação de professores Ano de 2025 - atividades com estudantes, elaboração de relatórios, artigos e um livro a ser publicado.
Descrição Resumida: Nosso projeto propõe a integração do pensamento computacional às atividades de aprendizagem já desenvolvidas nos anos finais do Ensino Fundamental, mas com uma abordagem diferenciada, sem necessidade de criação de mais uma disciplina para compor a matriz de estudos. Oferecemos formação dos professores, elaboramos materiais educacionais e roteiros para atividades práticas.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RONEI XIMENES MARTINS
Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO
E-mail Institucional: rxmartinsufla.br
E-mail Alternativo: profroneimartinsgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 30/08/2024 - 19:14:47
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/09/2024 - 14:28:11
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos