Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 49/2024
Título: PRODUÇÃO DE VÍDEOS QUE ABORDEM TEMAS ESSENCIAIS À BOA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto já está sendo desenvolvido pelo PET-Engenharia Agrícola. A intenção da proposta é preparar vídeos com temas que não são abordados em sala de aula, mas que são essenciais à boa formação da comunidade acadêmica e da sociedade. Os vídeos serão publicados no canal oficial do YouTube do PET Engenharia Agrícola com periodicidade de 20 (vinte) dias e serão divulgados para permitir a ampla consulta. As atividades serão conduzidas pela Tutora do PET-Engenharia Agrícola e pelos PETianos.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Não se aplica.
Número Estimado de Participantes: 13
Locais de Realização:
UFLA YouTube PET Engenharia Agrícola
Data de Início: 29/02/2024
Data de Término: 28/02/2025
Justificativa: Muitas vezes os cursos de graduação não reportam ou tratam de assuntos que são pertinentes para a boa e completa formação dos discentes. Nesse contexto, é importante promover atividades com o intuito de capacitar a comunidade acadêmica e a sociedade tanto no aspecto científico e tecnológico quanto no aspecto pessoal e emocional. Partindo desta premissa, é de fundamental importância buscar atividades que propiciem o estímulo de características importantes tais como: responsabilidade; resiliência; empenho, motivação; dedicação; capacidade de planejamento, gestão e realização; proatividade; marketing pessoal; entre outras. Uma forma eficiente de contribuir com informações de qualidade e que alcancem o maior número de pessoas são os vídeos.
Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e externa.
Objetivos:
Capacitar os PETianos, a comunidade acadêmica e a sociedade; Fortalecer e melhorar a formação dos estudantes; Promover a interação teoria/prática; Abordar temas relevantes que não são ministrados em salas de aulas; Capacitar os discentes para um bom relacionamento consigo mesmo e com os demais; Aumentar o rendimento acadêmico; Aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho; Estimular a participação em experiências diversificadas que contribuirão para formação.
Metas: Alcançar toda comunidade.
Fundamentação Teórica:
O acelerado processo de modernização no ensino vem demandando novas formas de construção do conhecimento. (https://slideplayer.com.br/slide/11721740/). Atualmente, vários estudos comprovam que a motivação do aluno depende daquilo que ele pensa sobre si, sobre as suas capacidades e sobre as tarefas acadêmicas (https://pontodidatica.com.br/porque-alunos-estao-desmotivados/). As atividades complementares ou extraclasse vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional do aluno (PILEGGI, ET AL, 2005), pois além de contribuir para que o aluno desenvolva as competências científica e tecnológica necessárias à sua inserção no mercado de trabalho, contribui também para que desenvolva competência pessoal e emocional que favorece o bem-estar consigo mesmo e com os outros. Partindo desta premissa, é de fundamental importância buscar atividades que propiciem o estímulo de características importantes tais como: responsabilidade; resiliência; empenho, motivação; dedicação; capacidade de planejamento, gestão e realização; proatividade; marketing pessoal; entre outras. Vale salientar que “Quanto maior a dinâmica das interações, maiores são as oportunidades de formação no desenvolvimento do estudante” (BRASIL, 2014)
Metodologia:
Os vídeos serão publicados no canal oficial do YouTube do PET Engenharia Agrícola a cada 20 (vinte) dias e serão amplamente divulgados para permitir livre consulta da comunidade acadêmica e da sociedade. Serão abordados temas que visam estimular os conhecimentos pessoal e emocional do participante e consequentemente os conhecimentos técnico e científico. A tutora e os PETianos de Engenharia Agrícola, após verificarem as demandas, prepararão o conteúdo e os vídeos. Os temas deverão estimular características importantes tais como: responsabilidade; resiliência; empenho, motivação; dedicação; capacidade de planejamento, gestão e realização; proatividade; marketing pessoal; entre outras. Em todos os vídeos serão propostos desafios que visam permitir que os ouvintes exercitem o tema abordado.
Impactos na Formação Discente: Espera-se qualificar os envolvidos em assuntos relacionados a sua boa formação, mas que não abordados em sala de aula.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os temas dos vídeos são essenciais para a boa formação pessoal e consequentemente para a vida acadêmica e profissional, pois visam estimular características importantes diretamente ligadas ao bom desempenho no ensino, na pesquisa e na extensão.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Estudos comprovam que a motivação do ser humano depende daquilo que ele pensa sobre si e sobre as suas capacidades. Nesse sentido, espera-se que os vídeos propostos no projeto contribuam para que os envolvidos se atentem para habilidades que favoreçam o desenvolvimento de competências pessoal e emocional e que favoreçam o bem-estar consigo mesmo e com os outros.
Resultados Esperados: Reforçar o aprendizado em sala de aula; Estimular diferentes e melhores habilidades; Criar oportunidade de vivências diferenciadas, de forma a torna-los mais capacitados para ingressar no mercado de trabalho; Melhorar o convívio consigo mesmo e com o grupo; Aumentar a percepção das necessidades do outro; Contribuir com as habilidade para superar obstáculos; e Desenvolver o raciocínio rápido.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A metodologia de avaliação deste projeto se dará por meio de respostas dos envolvidos.
Cronograma:
A cada 20 (vinte) dias com duração de um ano. Início em 01/03/2021.
Descrição Resumida: Muitas vezes os cursos de graduação não reportam ou tratam de assuntos que são pertinentes para a boa e completa formação dos discentes. Nesse contexto, é importante promover atividades com o intuito de capacitar a comunidade acadêmica e a sociedade tanto no aspecto científico e tecnológico quanto no aspecto pessoal e emocional. Uma forma eficiente de contribuir com informações de qualidade e que alcancem o maior número de pessoas são os vídeos.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO
Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
E-mail Institucional: mirleiaufla.br
E-mail Alternativo: mirleia.uflagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/09/2024 - 11:40:43
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/09/2024 - 13:55:04
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos