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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (19/05/2025)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 52/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PET Calouros

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Grande parte dos alunos que ingressam em uma universidade tem dificuldade de adaptação, haja vista a diferença considerável entre o ensino médio e o ensino superior. Essa dificuldade pode contribuir para o aumento do índice de retenção, ou até mesmo, em casos extremos, levar o aluno a abandonar o curso. Considerando que a comunicação entre "Aluno/Aluno", até mesmo pela afinidade e interesses comuns, é mais eficiente que a comunicação entre "Aluno/Docente", a atividade PET Calouro visa a interação entre "Alunos do PET-Engenharia Agrícola/Alunos ingressantes do curso" com o intuito de facilitar a adaptação dos calouros na universidade. Nesse sentido, durante o semestre os PETianos: apoiarão e favorecerão a comunicação entre os recém-chegados, os discentes, os docentes e a Coordenação do Curso; oferecerão atividades capacitação (palestras, mesas redondas, seminários e etc.) aos calouros do curso de Graduação em Engenharia Agrícola e BICT, em tópicos que não são abordados em sala de aula, mas que são essenciais para uma boa formação pessoal, acadêmica e profissional.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não se aplica.

Número Estimado de Participantes: 13

Locais de Realização:

UFLA
YouTube PET Engenharia Agrícola

Data de Início: 01/03/2019

Data de Término: 28/02/2025

Justificativa:

Grande parte dos alunos que ingressam em uma universidade tem dificuldade de adaptação, haja vista a diferença considerável entre o ensino médio e o ensino superior. Essa dificuldade pode contribuir para o aumento do índice de retenção, ou até mesmo, em casos extremos, levar o aluno a abandonar o curso.
Nesse sentido, o PET-Engenharia Agrícola visa promover atividades de acolhimento aos calouros, facilitando a adaptação dos mesmos à vida universitária e contribuir para a redução do índice de evasão e retenção dos cursos.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e externa.

Objetivos: Recepcionar e acolher os calouros, facilitando a adaptação dos mesmos à vida universitária; contribuir para a redução do índice de evasão e retenção do curso; promover atividades (palestras, mesas redondas, seminários e etc.) que contribuam para estimular o espírito crítico, elevar a qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, conscientizar sobre da importância do curso, esclarecer sobre a atuação e o mercado de trabalho do Engenheiro Agrícola, aceitar a diversidade e etc.; promover maior interação entre os membros do PET e os calouros do curso, visando favorecer a troca de experiências e facilitar a comunicação com outros discentes, docentes e coordenação do curso; divulgar o PET-Engenharia Agrícola; e contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.

Metas: Facilitar a adaptação dos calouros do curso de Graduação em Engenharia Agrícola e BICT à vida universitária e contribuir para capacitação dos envolvidos e diminuição do índice de evasão e retenção dos cursos.

Fundamentação Teórica:

A passagem do ensino médio para a graduação é um evento canônico na vida de um estudante que, em meio a muitas novidades, pode ficar com incertezas sobre como se adaptar e aproveitar ao máximo a universidade. Para muitos, a transição do ensino médio para a educação superior é um passo crucial, repleto de desafios e oportunidades.
Uma coisa é certa, um novo caminho se inicia, e é claro que expectativas foram criadas. Portanto, é preciso antes de tudo entender o significado de ser calouro, as diferenças entre calouros e veteranos e a importância desse papel no ambiente acadêmico.
À medida que este ciclo educacional se desenrola, a importância do acolhimento e da integração se torna ainda mais evidente.
É importante capacitar e direcionar os calouros para que mantenham em mente que ingressar em uma universidade exige uma mudança de postura, com mais maturidade e comprometimento, que precisam aprender como ser responsável durante o curso, como fazer networking e aproveitar as oportunidades extracurriculares (núcleos e projetos de pesquisa e extensão e etc.).
Portanto, compreender o calouro e as relações dentro do ambiente acadêmico é fundamental para garantir que todos os estudantes, independentemente do seu gênero, possam aproveitar ao máximo sua experiência na universidade e contribuir de maneira significativa para a comunidade acadêmica e externa.
Algumas fontes:
Calouros: Significado e Importância na Universidade - Cidesp.
Recepção de calouros: por que a faculdade deve se importar? (faro.edu.br)
(19 Dicas essenciais para calouros na faculdade [Guia] (grupointegrado.br)).
(Microsoft Word - MICHELLINE ROBERTA SIM\325ES DO NASCIMENTO) (ufs.br).
Dicas para calouros: aproveite a faculdade ao máximo - (unisa.blog).
12 Melhores dicas para quem vai começar a faculdade! (portaluniversidade.com.br).
15 dicas para calouros na faculdade - Vai de Bolsa.
Calouros: Significado e Importância na Universidade - Cidesp

Metodologia: A atividade consistirá em quatro etapas: Primeira: recepção dos calouros juntamente com o Centro Acadêmico e coordenação do curso. Nessa etapa os PETianos se apresentarão as atividades e objetivos do PET e esclarecerão as dúvidas; Segunda: distribuição dos folders e esclarecimentos sobre o curso; Terceira: apadrinhamento de calouros. Cada PETiano irá acompanhar um ou mais calouros durante todo período (esclarecer dúvidas, auxiliar nas dificuldades e etc.); e Quarta: capacitação dos calouros. Mensalmente, ou de acordo com a necessidade da coordenação dos cursos, na disciplina de introdução, serão apresentadas palestras seguidas de mesas redondas e dinâmicas sobre assuntos relevantes. As palestras serão apresentadas pelos PETianos, sempre com a supervisão da tutora e acompanhamento de profissionais da área.

Impactos na Formação Discente: Espera-se conscientizar os calouros sobre as relações dentro do ambiente acadêmico para garantir que possam aproveitar ao máximo sua experiência na universidade e capacitar os PETianos para ministrar palestras e organizar eventos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os temas abordados são essenciais para a boa formação pessoal e consequentemente para a vida acadêmica e profissional dos envolvidos. A atividade exige um aprendizado que está diretamente relacionado a pesquisa e a extensão.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A atividade visa promover uma mudança de postura por parte do calouro, com mais maturidade e comprometimento, o que irá refletir diretamente na sua vida pessoal e profissional.

Resultados Esperados: Contribuir para a redução do índice de evasão e retenção dos cursos; contribuir para estimular o espírito crítico, elevar a qualidade da formação acadêmica; conscientizar sobre da importância do curso; esclarecer sobre a atuação e o mercado de trabalho do Engenheiro Agrícola; promover maior interação entre os membros do PET e os calouros do curso, visando favorecer a troca de experiências; facilitar a comunicação com outros discentes, docentes e coordenação do curso; divulgar o PET-Engenharia Agrícola; e contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A metodologia de avaliação deste projeto se dará por meio de respostas dos envolvidos.

Cronograma:

A atividade será realizada uma vez por mês a cada semestre letivo ou quando solicitado pela coordenação do curso.
Início em 01/03/2019.

Descrição Resumida: A passagem do ensino médio para a graduação é um evento canônico na vida de um estudante que, em meio a muitas novidades, pode ficar com incertezas sobre como se adaptar e aproveitar ao máximo a universidade. Portanto, neste projeto o PET-Engenharia Agrícola se empenhará em acolher, apoiar e mostrar para os calouros que vale a pena manter em mente que ingressar em uma universidade exige uma mudança de postura, com mais maturidade e comprometimento.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/03/202531/12/202510/03/2025 - 11:46:5531/03/2025 - 15:42:58

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

E-mail Institucional: mirleia[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mirleia.ufla[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/09/2024 - 12:37:24

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 23/09/2024 - 15:28:58

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO: De 17/09/2024 a 28/02/2025.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
23/09/2024 - 15:28:58Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (GISELLE BORGES DE MOURA)
23/09/2024 - 23:25:33Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 52/2024 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

Créditos