UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/05/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 60/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Uso de manual de patologias em edificações: avaliação das melhorias no processo construtivo

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

O presente projeto de extensão (o qual é a continuidade do projeto intitulado "Elaboração de manual de patologias em edificações: identificação, tratamento e prevenção" - Número de Registro: 65/2023) tem como objetivo apresentar diferentes tipos de patologias em edificações a pessoas sem conhecimento prévio sobre o assunto, ou conhecimento limitado a respeito, além de ensiná-las a identificar e tomar medidas adequadas para lidar com os tais problemas.
O estudo foca nas diversas construções localizadas na cidade de Lavras-MG, que enfrentam diversas patologias, dentre elas: infiltrações decorrentes do excesso de chuvas na região; trincas e rachaduras causadas por vibrações devido ao tráfego intenso de carros e caminhões, erros de execução e/ou de projetos, entre outras questões patológicas levantadas nas obras. Portanto, o desenvolvimento deste projeto é considerado necessário e indispensável, pois visa reduzir o número de residências afetadas por tais problemas que depreciam e diminuem a vida útil dos imóveis, bem como capacitar as pessoas a identificar e resolver essas adversidades.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Universidade Federal de Lavras

Número Estimado de Participantes: 5

Locais de Realização: Sala de Projetos do curso de Engenharia Civil (DEG017-S), localizada no subsolo do prédio da ABI e construções da cidade de Lavras/MG.

Data de Início: 01/08/2024

Data de Término: 18/12/2026

Justificativa:

O estudo das patologias em edificações é de extrema importância e complexidade, pois abrange diversos fatores que envolvem desde as suas causas até as formas de prevenção ou correção. Esses fatores podem ser ataques de agentes químicos, erros de projeto e/ou execução, materiais de baixa qualidade, mão de obra desqualificada e, independente de suas causas, acarretam grandes prejuízos à construção civil.
A escolha por este tema se justifica pela necessidade da população em se capacitar nessa área, visto que as patologias são problemas cotidianos na construção civil, porém, de fácil detecção e prevenção. O conhecimento passado à população por meio desses manuais, em especial aos trabalhadores da construção civil, possibilitará a identificação, o diagnóstico e a solução de tais problemas construtivos.
O desenvolvimento do projeto aqui proposto visa trabalhar essas informações mais complexas e apresentá-las à população de maneira geral, abordando o tema de maneira simples e de fácil entendimento.
Ressalta-se a relevante importância da inserção dos discentes nas atividades profissionais do engenheiro civil através da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos dentro da Universidade.

Caracterização dos Beneficiários:

O público alvo da publicação do manual de patologias são as pessoas residentes em Lavras/MG que não possuem conhecimento prévio sobre o assunto e que estão envolvidas com os processos construtivos de edificações.
Os alunos envolvidos no desenvolvimento do presente projeto de extensão terão oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na UFLA, possibilitando, assim, que sejam adquiridos conhecimentos práticos do dia a dia do engenheiro civil.

Objetivos: Desenvolver, publicar e distribuir um manual sobre patologias em edificações, que seja de fácil entendimento, a fim de capacitar os trabalhadores da construção civil e demais envolvidos com obras, materiais de construção e/ou projetos a evitar e combater as patologias mais comuns no cotidiano.

Metas: Desenvolver, publicar e distribuir um manual que apresente diversos tipos de patologias de construções à população, indique a origem dessas patologias, bem como a forma de se evitá-las e qual ação deve ser tomada para resolver o problema em questão. Além disso, levantar dados dos tipos de patologias de ocorrência mais corriqueira na cidade de Lavras/MG.

Fundamentação Teórica:

Patologias na área de engenharia civil referem-se a defeitos, falhas ou danos que ocorrem em sistemas construtivos. Quando surgem, podem podem afetar o conforto, a estabilidade, a funcionalidade, a segurança e a durabilidade das edificações.
As patologias tê sua origem desde o armazenamento inadequado e falta de atenção com os materiais de construção, até questões que envolvem o não cumprimento de leis e normas técnicas e erros de dimensionamento e execução de obras.
Os riscos associados às patologias podem variar dependendo do tipo e do grau de evolução que apresenta na edificação. Dentre diversas patologias, as mais encontradas são:

1. Fissuras: as fissuras são aberturas ou rachaduras nas estruturas. Suas origens podem ser: movimentação do solo, retração do concreto, sobrecarga excessiva, dilatação térmica, falta de juntas de dilatação adequadas, erros de projeto ou execução;

2. Corrosão de armaduras: a corrosão das armaduras é comumente causada pela penetração de água, agentes químicos ou gases que se difundem dentro no concreto. Esses agentes corroem o aço, enfraquecendo a estrutura e ocasionando a problemas como desplacamento do concreto, fissuras e perda de capacidade de carga;

3. Infiltração de água: a infiltração de água pode ocorrer devido a falhas na impermeabilização de estruturas, juntas mal executadas, fissuras, porosidade excessiva do concreto, falta de proteção contra intempéries, entre outros fatores. A presença constante de água pode levar a danos nas estruturas, como corrosão, eflorescência e descolamento de revestimentos;

4. Desplacamento de revestimentos: o desplacamento de revestimentos, como azulejos, cerâmicas ou argamassas, pode ocorrer devido à má aderência entre o substrato e o revestimento, dilatação térmica, movimentação da estrutura, falta de juntas de movimentação ou imperfeições na execução do revestimento.

Metodologia:

Os trabalhos técnicos serão executados sob as orientações definidas pelo orientador do projeto, em reuniões semanais, nas quais também serão conferidas e corrigidas as atividades desenvolvidas anteriormente. Os modelos de projetos de engenharia, os textos explicativos sobre os origens, as formas de prevenção e correção as patologias e o emprego correto dos materiais de construção e técnicas construtivas serão confeccionados nos softwares REVIT, AutoCAD e PhotoShop, na sala de Projetos do curso de Engenharia Civil (DEG017-S), localizada no Subsolo do Prédio da ABI.
Será buscada parceria com a editora da UFLA a fim de se imprimir os manuais e possibilitar a distribuição à mão de obra da construção civil.
Após esse processo, será mensurada a influência dessas informações na melhoria da qualidade das construções.

Impactos na Formação Discente: Uma das grandes importâncias do projeto é o envolvimento dos alunos no processo de levantamento de dados, apontamento de causas de patologias em edificações, assim como descrição das formas de corrigi-las e evitá-las, buscando referenciais teóricos de maior impacto da área, assim como aplicando conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFLA.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para que se possam concretizar os objetivos desse projeto de extensão, os alunos deverão elaborar uma revisão bibliográfica acerca dos temas envolvidos nos trabalhos técnicos e relacioná-los aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, complementando-os com informações e fotos obtidas em campo. Benefícios fora da Instituição também são gerados com o desenvolvimento deste projeto, pois o manual desenvolvido atenderá à demanda da comunidade, possibilitando-as a prevenir, ou corrigir as patologias encontradas no dia a dia da construção civil. Além disso, será de extrema importância para a população a conscientização da contratação de bons profissionais e a correta utilização de materiais de boa qualidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Nesse sentido, os alunos da UFLA estarão contribuindo para a instrução da população em relação ao conhecimento sobre patologias nas edificações. Através do manual será possível expandir o alcance do conhecimento gerado da universidade, levando o conhecimento adquirido em sala de aula para a comunidade.

Resultados Esperados:

Considerando as propostas apresentadas neste projeto, espera-se o desenvolvimento de novos conhecimentos sobre patologias, proporcionados pela pesquisa gerada em campo e fundamentada em referenciais teóricos. Concomitantemente, o presente projeto de extensão possibilitará a elaboração de manuais de construção civil com foco em patologias de edificações, abordando diferentes problemas
construtivos, de tal forma que gere conhecimento e competência para o público alvo do manual, que é a mão de obra da construção e demais profissionais envolvidos no processo construtivo.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Indicadores sobre índice de satisfação serão aplicados após a conclusão e distribuição dos manuais de patologia em edificações. A entrega desses manuais será para os trabalhadores da construção civil e demais profissionais da área, tais como fornecedores de materiais de construção, projetistas, engenheiro civis e arquitetos e urbanistas. A avaliação do resultado deste trabalho será feita com o uso da ferramenta Net Promoter Score, ou NPS, que é uma métrica desenvolvida para medir o grau de satisfação e lealdade de clientes com sua empresa ou marca. O NPS é utilizado pelas maiores empresas do mundo como um indicador de satisfação de seus clientes. Outro indicador que será utilizado é o CSAT (Customer Satisfaction Score), o qual é uma medida de como os produtos e serviços fornecidos por uma empresa atendem ou superam as expectativas do cliente. O CSAT será coletado após a entrega dos manuais, objetos do presente projeto de extensão.

Cronograma:

01/08/2024 a 01/03/2025: visita a obras de Lavras/MG a fim de coletar informações e formar acervo fotográfico das principais patologias observadas in loco;

01/08/2024 a 01/06/2025: distribuição dos manuais de patologias em obras para a mão de obra da construção civil e demais profissionais envolvidos no processo construtivo;

02/06/2025 a 02/06/2026: avaliação dos resultados obtidos com a distribuição dos manuais e conscientização dos trabalhadores;

02/06/2026 a 18/12/2026: divulgação e publicação dos resultados em eventos de extensão.

Descrição Resumida: O presente projeto de extensão é a continuidade do projeto intitulado "Elaboração de manual de patologias em edificações: identificação, tratamento e prevenção" (Número de Registro: 65/2023) e tem como objetivo definir os tipos de patologias mais frequentes na cidade de Lavras-MG, descrevendo as suas principais causas, assim como técnicas de reparo e formas de se evitá-las, a fim de contribuir para o conhecimento técnico em relação às patologias nas edificações.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANTONIO ROBERTO RIBEIRO DE SOUSA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ISMAEL ANTONIO COSTA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • SAULO ROCHA FERREIRA - Início: 01/08/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PRISCILLA ABREU PEREIRA RIBEIRO - Início: 01/08/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • JOAO LEVI BASTOS FERNANDES - Início: 01/08/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: WISNER COIMBRA DE PAULA

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

E-mail Institucional: wisner.depaula[em]ufla.br

E-mail Alternativo: wisnercp[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 07/10/2024 - 09:36:39

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 10/10/2024 - 16:30:55

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • WISNER COIMBRA DE PAULA: De 07/10/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
10/10/2024 - 16:30:55Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (FRANCISCO SCINOCCA)
14/10/2024 - 22:34:13Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 60/2024 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

Créditos