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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 98/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: MúltiploS

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Núcleo multidimensional de articulação do ensino, da pesquisa e da extensão engajada, na temática da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), pautando-se no protagonismo discente e nas necessidades dos territórios de Lavras e região

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização:

Ações territoriais: Lavras e região
Ações nacionais: meios digitais

Data de Início: 27/11/2024

Data de Término: 26/11/2026

Justificativa:

Ausência de um núcleo/grupo, no Departamento de Nutrição, que possa desenvolver ações no campo da Nutrição Social, com foco nas Políticas Públicas.

De forma complementar, indica-se que a escolha do nome MúltiploS para o projeto é justificada por diversos aspectos que refletem sua essência:

1. Diversidade de ações: "MúltiploS" representa a variedade de intervenções e atividades a serem desenvolvidas, como hortas comunitárias e oficinas de educação nutricional.
2. Integração de saberes: O termo simboliza a articulação de diferentes áreas do conhecimento, ressaltando a abordagem interdisciplinar do projeto.
3. Protagonismo discente: Representa a multiplicidade de vozes e perspectivas dos alunos, que trazem suas experiências e ideias ao projeto, enriquecendo-o.
4. Envolvimento da comunidade: O conceito de "MúltiploS" abrange a diversidade da comunidade de Lavras, considerando as diferentes realidades e necessidades locais nas ações propostas.
5. Impacto Amplo: Refere-se ao potencial do projeto em gerar múltiplos impactos positivos na formação dos estudantes e na saúde da população.

Além disso, as palavras inspiradoras do projeto começam com a letra "S", como saúde, saberes, singularidades, significados, sentidos, soberania(s), segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade, social, sabores, sociobiodiversidade, sociedade e sinergias. Essas palavras reforçam a missão do projeto de promover uma transformação social abrangente, que valoriza a diversidade e a interconexão entre diferentes aspectos da vida comunitária. Assim, MúltiploS simboliza um projeto que busca unir essas dimensões de forma integrada e significativa.

Caracterização dos Beneficiários: Docentes, discentes e membros da comunidade de Lavras e região

Objetivos:

Articular o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Nutrição Social;
Promover engajamento pautando-se no protagonismo discente e nas necessidades dos territórios de Lavras;
Incidir nas políticas públicas locais, especialmente, aquelas afetas à alimentação e nutrição da população.

Metas: Desenvolvimento de múltiplas ações no campo da Nutrição Social.

Fundamentação Teórica:

A articulação entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio fundamental na formação acadêmica, especialmente em áreas como a Nutrição Social. Esse modelo integrador permite que o conhecimento gerado na academia seja aplicado em contextos reais, promovendo um ciclo virtuoso de aprendizado e transformação social. A educação não deve ser um processo isolado; ao contrário, deve dialogar com a realidade dos territórios, como no caso de Lavras, onde as necessidades locais precisam ser atendidas por meio de intervenções práticas e contextualizadas.

O protagonismo discente é um aspecto crucial nesse processo, pois alunos que participam ativamente do desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa se tornam agentes de mudança em suas comunidades. Essa abordagem não só estimula o desenvolvimento de habilidades práticas, mas também fortalece a relação entre a universidade e a sociedade, permitindo que os estudantes compreendam as dinâmicas sociais e culturais que afetam a saúde e a nutrição dos habitantes da região.

No campo da Nutrição Social, é vital desenvolver múltiplas ações que contemplem a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), na garantia pelo Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA). Dessa forma, a universidade se torna um agente ativo na promoção da saúde e bem-estar da população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida local.

Além disso, a incidência nas Políticas Públicas locais é uma diretriz que deve ser adotada de forma estratégica. A alimentação e nutrição são questões centrais na agenda política, e a colaboração entre a academia e os gestores públicos é essencial para a elaboração de políticas efetivas. Por meio de experiências em campo, a universidade pode oferecer subsídios relevantes que ajudem a moldar políticas que atendam às reais necessidades da população de Lavras, garantindo que as iniciativas sejam inclusivas e sustentáveis.

Em síntese, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, aliada ao protagonismo discente e ao foco nas necessidades locais, permite o desenvolvimento de ações significativas no campo da Nutrição Social e a influência nas Políticas Públicas. Esse modelo não apenas potencializa a formação de profissionais mais capacitados e conscientes de seu papel social, mas também promove a transformação de realidades, contribuindo para um futuro mais saudável e justo para a população.

Referências bibliográficas:
Brasil. Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional [LOSAN]. Disponível em: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/consea

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira Brasília: MS; 2014. Brasil.

Fioreze C, Ribeiro S, Miranda VS de, Soares ÂMB. Um documento para chamar de nosso: refletindo o protagonismo estudantil a partir da experiência de uma universidade comunitária. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2022Sep;27(3):695–713. https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300016

Jaime PC. Políticas públicas de alimentação e nutrição. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

Mendes C, Gonçalves JR. SEGURANÇA E SOBERANIA ALIMENTAR: o caso brasileiro (1994-2015). Cad CRH [Internet]. 2023; 36:e023009. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.42137

ROSA SRBO, FILIPAK, ST. Paulo Freire: Educação como transformação social. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 12, Vol. 06, pp. 131-141. Dezembro de 2019. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/paulo-freire

Metodologia:

A metodologia deste projeto será estruturada em quatro etapas principais: Diagnóstico, Planejamento, Execução e Avaliação. Cada etapa será desenvolvida de forma integrada, permitindo a articulação contínua entre ensino, pesquisa e extensão, e o engajamento do protagonismo discente.

- Diagnóstico: Compreender as necessidades e demandas da comunidade de Lavras relacionadas à alimentação e nutrição.
- Planejamento: Desenvolver um plano de ação baseado nas informações coletadas no diagnóstico.
- Execução: Implementar as ações planejadas com a participação ativa dos estudantes e da comunidade.
- Avaliação: Mensurar os impactos das ações implementadas e identificar oportunidades de melhoria.

Esta metodologia enfatiza a colaboração e a co-criação entre a universidade e a comunidade, garantindo que as ações sejam relevantes e sustentáveis. Através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto não apenas atenderá às necessidades de Lavras, mas também formará profissionais comprometidos com a transformação social e o bem-estar coletivo.

Impactos na Formação Discente:

1. Desenvolvimento de competências práticas: Aplicação do conhecimento teórico em situações reais, aprimorando habilidades em Nutrição Social; Estímulo à resolução de problemas e pensamento crítico.
2. Fortalecimento do protagonismo: Empoderamento e responsabilidade, tornando os alunos líderes de suas ações; Incentivo à iniciativa e inovação social.
3. Integração com a comunidade: Desenvolvimento de habilidades interpessoais e comunicação; Compreensão das questões sociais e culturais locais.
4. Visão crítica e ética: Reflexão sobre o papel social e profissional dos alunos; Reforço da responsabilidade social e compromisso ético.

Esses impactos promovem uma formação mais completa e capacitam os alunos a serem profissionais conscientes e atuantes na sociedade.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Item abordado anteriormente.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Item abordado anteriormente.

Resultados Esperados:

1. Aprimoramento das habilidades dos alunos;
2. Fortalecimento da comunidade;
3. Criação de redes de colaboração;
4. Inovação das políticas públicas com relação (direta e indireta) na área da alimentação, nutrição e SAN;
5. Documentação e compartilhamento de informações
6. Impacto social e sustentabilidade

Esses resultados esperados visam promover uma transformação significativa, não apenas no âmbito acadêmico, mas também nas condições de vida e na saúde da população de Lavras.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Abaixo são elencados alguns indicadores alinhados aos objetivos do MúltiploS, a saber:

1. Indicadores para o objetivo “Articular o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Nutrição Social”:
Eventos interdisciplinares realizados que integrem os três pilares (ensino, pesquisa e extensão) no campo da Nutrição Social;
Publicações acadêmicas (artigos, relatórios, livros) que abordam temas relacionados à Nutrição Social, gerados a partir das atividades do projeto;
Atividades de campo realizadas por estudantes, docentes e/ou com a participação da comunidade;
Integração de conteúdos da Nutrição Social no currículo acadêmico;
Percepção dos alunos e docentes sobre a articulação entre ensino, pesquisa e extensão (por meio de entrevistas, questionários ou grupos focais).

2. Indicadores para o objetivo “Promover engajamento pautando-se no protagonismo discente e nas necessidades dos territórios de Lavras”
Estudantes envolvidos no projeto (por semestre/ano), tanto como participantes quanto como organizadores e facilitadores das atividades (envolvimento e liderança);
Ações realizadas diretamente nos territórios de Lavras e região;
Engajamento nas redes sociais do projeto;
Parceria com organizações locais;
Impacto das atividades nas comunidades locais (percepção dos beneficiários, entrevistas com lideranças locais, análise de mudanças nos hábitos alimentares/nutricionais).

3. Indicadores para o objetivo “Incidir nas Políticas Públicas locais, especialmente, aquelas afetas à alimentação e nutrição da população”
Propostas, estudos ou recomendações elaboradas pelo projeto e encaminhadas para gestores públicos e outras autoridades locais;
Reuniões ou eventos para discutir políticas públicas de alimentação e nutrição;
Envolvimento da comunidade local nas políticas públicas relacionadas à alimentação e nutrição.

Cabe destacar que os itens acima representam um esboço inicial dos indicadores de acompanhamento e avaliação do projeto, os quais serão ajustados no decorrer do processo de trabalho e de construção das atividades.

Cronograma:

Considerando os dois anos de duração apresenta-se cronograma inicial das atividades do “MúltiploS”, vejamos:

1º semestre: Fase de planejamento inicial
- Formação da equipe de gestão do projeto;
- Levantamento das necessidades dos territórios de Lavras e região e planejamento das primeiras ações (diagnóstico);
- Articulação com órgãos locais para apoio às ações;
- Definição dos indicadores de monitoramento e avaliação do projeto;
- Elaboração e aprimoramento dos canais de comunicação com a comunidade local para divulgar das ações do projeto.

2º semestre: Fase de execução (I)
- Formalização de parceria com organizações locais;
- Execução das primeiras ações de ensino, pesquisa e extensão;
- Implementação das primeiras atividades no campo da Nutrição Social (atividades de campo);
- Elaboração de publicações científicas sobre os desafios locais e ações realizadas (resumos, relato de experiência).

3º semestre: Fase de execução (II)
- Ampliação da participação dos discentes nas ações de extensão e pesquisa;
- Organização de cursos e eventos;
- Monitoramento das ações realizadas e coleta de dados;
- Realização de entrevistas com os estudantes, docentes e líderes locais para avaliação do impacto inicial.

4º semestre: Fase de análise dos primeiros resultados
- Elaboração de propostas, estudos ou recomendações, com foco na alimentação saudável e na SAN, para gestores públicos e outras autoridades locais;
- Realização de encontros com autoridades locais para discutir políticas públicas de SAN;
- Envio de propostas baseadas nas necessidades dos territórios e resultados das pesquisas e ações do projeto;
- Participação em fóruns e conferências locais para discutir a implementação de políticas públicas relacionadas à SSAN;
- Avaliação dos impactos do projeto nas políticas públicas e nos territórios;
- Elaboração de propostas de continuidade das ações com novos projetos ou parcerias.

Descrição Resumida: O MÚLTIPLOS visa promover uma transformação social significativa na comunidade de Lavras, enfatizando o protagonismo discente e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A proposta integra alunos, professores e membros da comunidade em um processo colaborativo, onde todos são considerados sujeitos ativos, e não meros objetos de pesquisa. Com foco na temática da SSAN, o projeto desenvolverá ações para atender às necessidades locais de forma contextualizada.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • JONATHAS NASCIMENTO SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIA MARIA RODRIGUES SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MONALIZ LIMA DE PAULA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • CAROLINA MARTINS DOS SANTOS CHAGAS - Início: 09/10/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • JÚLIA THALITA DIAS - Tipo: Voluntário - Início: 09/10/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Laura de Paula Lavorato - Início: 08/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CAROLINA MARTINS DOS SANTOS CHAGAS

Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

E-mail Institucional: carolinachagas[em]ufla.br

E-mail Alternativo: carolina.nutricionista[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/11/2024 - 19:05:08

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 28/11/2024 - 07:22:14

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CAROLINA MARTINS DOS SANTOS CHAGAS: De 09/10/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
09/10/2024 - 17:03:51Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (CAROLINA VALERIANO DE CARVALHO)
12/11/2024 - 09:22:30Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Prezada Coordenadora, há a necessidade de alguns ajustes no projeto para que ele seja passível de aprovação. Destacamos a seguir as correções necessárias: (1) Acrescentar as referências bibliográficas no Referencial Teórico e apresentar, mesmo que ajustes futuros sejam realizados, os itens indicadores de acompanhamento e avaliação e o Cronograma do projeto; (2) Data de início e encerramento (máximo de dois anos) das atividades. Os projetos devem ser reelaborados e reavaliados a cada dois anos, no máximo, sendo necessária nova submissão à PROEEC. (3) Corrigir a data inicial do projeto para uma dara posterior a avaliação deste colegiado (sugerimos 15 dias a partir de hoje 12/11/2024), entendendo que a coordenação do projeto consiga readequá-lo conforme solicitado acima. Caso não seja possível, a coordenação poderá estipular outra data de início. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
28/11/2024 - 07:22:14Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (CAROLINA VALERIANO DE CARVALHO)
04/12/2024 - 11:02:21Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 98/2024 (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)

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