Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 98/2024
Título: MúltiploS
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Núcleo multidimensional de articulação do ensino, da pesquisa e da extensão engajada, na temática da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), pautando-se no protagonismo discente e nas necessidades dos territórios de Lavras e região
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização:
Ações territoriais: Lavras e região Ações nacionais: meios digitais
Data de Início: 27/11/2024
Data de Término: 26/11/2026
Justificativa:
Ausência de um núcleo/grupo, no Departamento de Nutrição, que possa desenvolver ações no campo da Nutrição Social, com foco nas Políticas Públicas. De forma complementar, indica-se que a escolha do nome MúltiploS para o projeto é justificada por diversos aspectos que refletem sua essência: 1. Diversidade de ações: "MúltiploS" representa a variedade de intervenções e atividades a serem desenvolvidas, como hortas comunitárias e oficinas de educação nutricional. 2. Integração de saberes: O termo simboliza a articulação de diferentes áreas do conhecimento, ressaltando a abordagem interdisciplinar do projeto. 3. Protagonismo discente: Representa a multiplicidade de vozes e perspectivas dos alunos, que trazem suas experiências e ideias ao projeto, enriquecendo-o. 4. Envolvimento da comunidade: O conceito de "MúltiploS" abrange a diversidade da comunidade de Lavras, considerando as diferentes realidades e necessidades locais nas ações propostas. 5. Impacto Amplo: Refere-se ao potencial do projeto em gerar múltiplos impactos positivos na formação dos estudantes e na saúde da população. Além disso, as palavras inspiradoras do projeto começam com a letra "S", como saúde, saberes, singularidades, significados, sentidos, soberania(s), segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade, social, sabores, sociobiodiversidade, sociedade e sinergias. Essas palavras reforçam a missão do projeto de promover uma transformação social abrangente, que valoriza a diversidade e a interconexão entre diferentes aspectos da vida comunitária. Assim, MúltiploS simboliza um projeto que busca unir essas dimensões de forma integrada e significativa.
Caracterização dos Beneficiários: Docentes, discentes e membros da comunidade de Lavras e região
Objetivos:
Articular o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Nutrição Social; Promover engajamento pautando-se no protagonismo discente e nas necessidades dos territórios de Lavras; Incidir nas políticas públicas locais, especialmente, aquelas afetas à alimentação e nutrição da população.
Metas: Desenvolvimento de múltiplas ações no campo da Nutrição Social.
Fundamentação Teórica:
A articulação entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio fundamental na formação acadêmica, especialmente em áreas como a Nutrição Social. Esse modelo integrador permite que o conhecimento gerado na academia seja aplicado em contextos reais, promovendo um ciclo virtuoso de aprendizado e transformação social. A educação não deve ser um processo isolado; ao contrário, deve dialogar com a realidade dos territórios, como no caso de Lavras, onde as necessidades locais precisam ser atendidas por meio de intervenções práticas e contextualizadas. O protagonismo discente é um aspecto crucial nesse processo, pois alunos que participam ativamente do desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa se tornam agentes de mudança em suas comunidades. Essa abordagem não só estimula o desenvolvimento de habilidades práticas, mas também fortalece a relação entre a universidade e a sociedade, permitindo que os estudantes compreendam as dinâmicas sociais e culturais que afetam a saúde e a nutrição dos habitantes da região. No campo da Nutrição Social, é vital desenvolver múltiplas ações que contemplem a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), na garantia pelo Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA). Dessa forma, a universidade se torna um agente ativo na promoção da saúde e bem-estar da população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida local. Além disso, a incidência nas Políticas Públicas locais é uma diretriz que deve ser adotada de forma estratégica. A alimentação e nutrição são questões centrais na agenda política, e a colaboração entre a academia e os gestores públicos é essencial para a elaboração de políticas efetivas. Por meio de experiências em campo, a universidade pode oferecer subsídios relevantes que ajudem a moldar políticas que atendam às reais necessidades da população de Lavras, garantindo que as iniciativas sejam inclusivas e sustentáveis. Em síntese, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, aliada ao protagonismo discente e ao foco nas necessidades locais, permite o desenvolvimento de ações significativas no campo da Nutrição Social e a influência nas Políticas Públicas. Esse modelo não apenas potencializa a formação de profissionais mais capacitados e conscientes de seu papel social, mas também promove a transformação de realidades, contribuindo para um futuro mais saudável e justo para a população. Referências bibliográficas: Brasil. Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional [LOSAN]. Disponível em: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/consea Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira Brasília: MS; 2014. Brasil. Fioreze C, Ribeiro S, Miranda VS de, Soares ÂMB. Um documento para chamar de nosso: refletindo o protagonismo estudantil a partir da experiência de uma universidade comunitária. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2022Sep;27(3):695–713. https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300016 Jaime PC. Políticas públicas de alimentação e nutrição. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019. Mendes C, Gonçalves JR. SEGURANÇA E SOBERANIA ALIMENTAR: o caso brasileiro (1994-2015). Cad CRH [Internet]. 2023; 36:e023009. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.42137 ROSA SRBO, FILIPAK, ST. Paulo Freire: Educação como transformação social. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 12, Vol. 06, pp. 131-141. Dezembro de 2019. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/paulo-freire
Metodologia:
A metodologia deste projeto será estruturada em quatro etapas principais: Diagnóstico, Planejamento, Execução e Avaliação. Cada etapa será desenvolvida de forma integrada, permitindo a articulação contínua entre ensino, pesquisa e extensão, e o engajamento do protagonismo discente. - Diagnóstico: Compreender as necessidades e demandas da comunidade de Lavras relacionadas à alimentação e nutrição. - Planejamento: Desenvolver um plano de ação baseado nas informações coletadas no diagnóstico. - Execução: Implementar as ações planejadas com a participação ativa dos estudantes e da comunidade. - Avaliação: Mensurar os impactos das ações implementadas e identificar oportunidades de melhoria. Esta metodologia enfatiza a colaboração e a co-criação entre a universidade e a comunidade, garantindo que as ações sejam relevantes e sustentáveis. Através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto não apenas atenderá às necessidades de Lavras, mas também formará profissionais comprometidos com a transformação social e o bem-estar coletivo.
Impactos na Formação Discente:
1. Desenvolvimento de competências práticas: Aplicação do conhecimento teórico em situações reais, aprimorando habilidades em Nutrição Social; Estímulo à resolução de problemas e pensamento crítico. 2. Fortalecimento do protagonismo: Empoderamento e responsabilidade, tornando os alunos líderes de suas ações; Incentivo à iniciativa e inovação social. 3. Integração com a comunidade: Desenvolvimento de habilidades interpessoais e comunicação; Compreensão das questões sociais e culturais locais. 4. Visão crítica e ética: Reflexão sobre o papel social e profissional dos alunos; Reforço da responsabilidade social e compromisso ético. Esses impactos promovem uma formação mais completa e capacitam os alunos a serem profissionais conscientes e atuantes na sociedade.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Item abordado anteriormente.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Item abordado anteriormente.
Resultados Esperados:
1. Aprimoramento das habilidades dos alunos; 2. Fortalecimento da comunidade; 3. Criação de redes de colaboração; 4. Inovação das políticas públicas com relação (direta e indireta) na área da alimentação, nutrição e SAN; 5. Documentação e compartilhamento de informações 6. Impacto social e sustentabilidade Esses resultados esperados visam promover uma transformação significativa, não apenas no âmbito acadêmico, mas também nas condições de vida e na saúde da população de Lavras.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Abaixo são elencados alguns indicadores alinhados aos objetivos do MúltiploS, a saber: 1. Indicadores para o objetivo “Articular o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Nutrição Social”: Eventos interdisciplinares realizados que integrem os três pilares (ensino, pesquisa e extensão) no campo da Nutrição Social; Publicações acadêmicas (artigos, relatórios, livros) que abordam temas relacionados à Nutrição Social, gerados a partir das atividades do projeto; Atividades de campo realizadas por estudantes, docentes e/ou com a participação da comunidade; Integração de conteúdos da Nutrição Social no currículo acadêmico; Percepção dos alunos e docentes sobre a articulação entre ensino, pesquisa e extensão (por meio de entrevistas, questionários ou grupos focais). 2. Indicadores para o objetivo “Promover engajamento pautando-se no protagonismo discente e nas necessidades dos territórios de Lavras” Estudantes envolvidos no projeto (por semestre/ano), tanto como participantes quanto como organizadores e facilitadores das atividades (envolvimento e liderança); Ações realizadas diretamente nos territórios de Lavras e região; Engajamento nas redes sociais do projeto; Parceria com organizações locais; Impacto das atividades nas comunidades locais (percepção dos beneficiários, entrevistas com lideranças locais, análise de mudanças nos hábitos alimentares/nutricionais). 3. Indicadores para o objetivo “Incidir nas Políticas Públicas locais, especialmente, aquelas afetas à alimentação e nutrição da população” Propostas, estudos ou recomendações elaboradas pelo projeto e encaminhadas para gestores públicos e outras autoridades locais; Reuniões ou eventos para discutir políticas públicas de alimentação e nutrição; Envolvimento da comunidade local nas políticas públicas relacionadas à alimentação e nutrição. Cabe destacar que os itens acima representam um esboço inicial dos indicadores de acompanhamento e avaliação do projeto, os quais serão ajustados no decorrer do processo de trabalho e de construção das atividades.
Cronograma:
Considerando os dois anos de duração apresenta-se cronograma inicial das atividades do “MúltiploS”, vejamos: 1º semestre: Fase de planejamento inicial - Formação da equipe de gestão do projeto; - Levantamento das necessidades dos territórios de Lavras e região e planejamento das primeiras ações (diagnóstico); - Articulação com órgãos locais para apoio às ações; - Definição dos indicadores de monitoramento e avaliação do projeto; - Elaboração e aprimoramento dos canais de comunicação com a comunidade local para divulgar das ações do projeto. 2º semestre: Fase de execução (I) - Formalização de parceria com organizações locais; - Execução das primeiras ações de ensino, pesquisa e extensão; - Implementação das primeiras atividades no campo da Nutrição Social (atividades de campo); - Elaboração de publicações científicas sobre os desafios locais e ações realizadas (resumos, relato de experiência). 3º semestre: Fase de execução (II) - Ampliação da participação dos discentes nas ações de extensão e pesquisa; - Organização de cursos e eventos; - Monitoramento das ações realizadas e coleta de dados; - Realização de entrevistas com os estudantes, docentes e líderes locais para avaliação do impacto inicial. 4º semestre: Fase de análise dos primeiros resultados - Elaboração de propostas, estudos ou recomendações, com foco na alimentação saudável e na SAN, para gestores públicos e outras autoridades locais; - Realização de encontros com autoridades locais para discutir políticas públicas de SAN; - Envio de propostas baseadas nas necessidades dos territórios e resultados das pesquisas e ações do projeto; - Participação em fóruns e conferências locais para discutir a implementação de políticas públicas relacionadas à SSAN; - Avaliação dos impactos do projeto nas políticas públicas e nos territórios; - Elaboração de propostas de continuidade das ações com novos projetos ou parcerias.
Descrição Resumida: O MÚLTIPLOS visa promover uma transformação social significativa na comunidade de Lavras, enfatizando o protagonismo discente e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A proposta integra alunos, professores e membros da comunidade em um processo colaborativo, onde todos são considerados sujeitos ativos, e não meros objetos de pesquisa. Com foco na temática da SSAN, o projeto desenvolverá ações para atender às necessidades locais de forma contextualizada.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: CAROLINA MARTINS DOS SANTOS CHAGAS
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: carolinachagasufla.br
E-mail Alternativo: carolina.nutricionistagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/11/2024 - 19:05:08
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 28/11/2024 - 07:22:14
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos