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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 3/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: UNIGINGA - CAPOEIRART 2025-2027

Programa de Extensão: Corpos em ComTato: expressão e formação cultural docente

Resumo da Proposta: UNIGINGA - Universidade na Ginga é um projeto de extensão com interface com a pesquisa e o ensino porque objetiva proporcionar à comunidade universitária a vivência de um tipo especial de esporte aliado à arte e a cultura tradicional. Há mais de dez anos as atividades da UNIGINGA têm oferecido aos universitários e à população de Lavras a oportunidade de praticar diversos movimentos da capoeira, além de aprenderem fatos e aspectos relacionados à cultura afro-brasileira como parte da história do Brasil. A dinâmica do projeto envolve aproximadamente 55 pessoas da comunidade se reunindo pelo menos duas vezes na semana para praticarem a arte da capoeira com movimentos, ritmos, visando o aperfeiçoamento de suas habilidades corporais e aprenderem a tocar instrumentos musicais. Desde o início, o projeto conta com a participação Mestre em capoeira Luiz Fernando Arcênio Pereira, que ministra as aulas, desenvolve pesquisas e organiza eventos.

Área Temática: Cultura

Instituições Parceiras: O projeto ainda não estabeleceu parcerias mas tem potencial para envolver outras instituições educacionais de Lavras e região

Número Estimado de Participantes: 55

Locais de Realização:

Centro Integrado Universitário - CIUNI da UFLA
Centro de Cultura no Campus Histórico da UFLA
Centro Esportivo do Departamento de Educação Física da UFLA
Praças e parques públicos em Lavras e Região
Centro de Referencia Assistencial - CRAS

Data de Início: 19/03/2025

Data de Término: 19/03/2027

Justificativa: Desde a promulgação da Lei 10.639/2003, as instituições educacionais deveriam firmar um compromisso visando conhecer e valorizar experiências para fortalecer uma educação étnico-racial, promovendo a diversidade e o reconhecimento das culturas de matriz africanas como base da formação da sociedade brasileira. A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira composta por elementos musicais e por movimentos corporais da dança e das artes marciais. A origem da capoeira vem uma longa tradição que carrega consigo a história de resistência dos povos que foram perseguidos. A roda de capoeira já foi declarada um dos Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade pela Unesco, mas ainda acontece de forma marginal em muitas escolas e universidades, porém, é possível extrair muitos benefícios da capoeira que acontece em locais onde se busca aprender lições importantes sobre como viver em sociedade. Numa roda, enquanto duas pessoas jogam capoeira, outras pessoas acompanham batendo palmas e cantando ao som dos instrumentos musicais como berimbaus, atabaques, pandeiros. Neste sentido, as práticas corporais são importantes meios para o desenvolvimento de qualquer pessoa, o desenvolvimento físico e a disciplina com o próprio corpo também são elementos fundamentais da educação.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes da UFLA e demais instituições escolares que se interessam pela temática sobre Capoeira, pois com ela, uma pessoa aprende a ter mais elasticidade, um melhor condicionamento físico, uma melhor coordenação motora, mais velocidade, entre diversos outros benefícios para o corpo. A vivência prática desse esporte-arte com base nos ritmos próprios da capoeira proporciona aos praticantes, estudantes universitários principalmente, o desenvolvimento do corpo físico, além de contribuir para a formação integral, como processo educacional não convencional, atuando no caráter, na personalidade, influenciando assim, mudanças de comportamento. Os movimentos rítmicos da capoeira favorecem o autoconhecimento ao estabelecerem limites para o corpo físico e formas de superação; atuam na autoconfiança, elemento importantíssimo para a formação integral do aluno. Constitui-se ainda, na possibilidade de uma atividade esportiva e cultural para aliviar o stress do dia-a-dia acadêmico.

Objetivos:

Objetivo geral: além do aprendizado da capoeira, como esporte, dança e arte, objetiva-se também com esse projeto a preservação e difusão dessa arte afro-brasileira.
Objetivo Específico: propiciar à comunidade universitária alternativas esportivas e culturais como uma forma alternativa de conhecimento com diversão, lazer e interação social.

Metas:

Criar a cultura de práticas regulares de atividades corporais visando o desenvolvimento individual com aulas de capoeira
Apresentações de rodas de capoeira, promovendo concursos, festivais e canções, como forma de divulgar e envolver a comunidade em geral.
Proporcionar aos meninos e meninas oficinas e cursos para valorização pessoal.
Ilustrar a importância da identidade e raízes do nosso povo sofrido, mas guerreiro, através de filmes, palestras e encontros.
Intercâmbio cultural com outras manifestações artísticas.
Realização do evento maior do capoeirista “O BATIZADO”, com entrega de cordões dos graduados de acordo com a categoria e troca de cordas dependendo do rendimento escolar, esforço e comportamento de cada criança e adolescente.
Produção de trabalhos acadêmicos em eventos locais, regionais e nacionais com apoio institucional

Fundamentação Teórica:

Todo ensino da capoeira envolve um rico processo pedagógico que busca valorizar a consciência dos envolvidos por meio de uma educação crítica e libertadora. Seu processo pedagógico envolve diversos aspectos históricos dessa manifestação cultural que a caracteriza tanto como luta pela libertação dos povos, como símbolo de resistência contra vários tipos de opressão e dominação, bem como um momento para o exercício da cidadania, de construção da identidade, autoestima e autonomia por parte de seus praticantes. (CASTRO JR. e outros, 2000).
Parte-se do respeito à tradição e maturidade com os antigos mestres que a sistematizaram como área de conhecimento, sem perder de vista que o aprendizado envolve um jeito brincado e prazeroso. Sempre primando pela integridade física dos envolvidos e pela sua dimensão lúdica que nos faz lembrar das piruetas do mundo infantil e que os adultos se esquecem cada vez mais cedo. (FREITAS, 2008).
A Capoeira ensina de diversas maneiras, usando brincadeiras, letras de músicas, instrumentos, coreografias, aulas de história, atividades físicas, defesa pessoal, entre outras. Enquanto a maioria das modalidades praticadas nas escolas são advindas das culturas europeias e norte-americana, as quais originaram-se como cultura de movimento das classes dominante, a capoeira é brasileira e nasceu das classes dominadas dos escravos. (SOUZA e OLIVEIRA, 2001)
As sequências de ensino são modos de se ensinar Capoeira à alunos iniciantes, pois ela proporciona aos alunos novas vivências por meio da ludicidade e poderá torná-los mais participativos, conscientes e integrados no meio escolar, ou seja, a capoeira poderá ser utilizada no desenvolvimento do âmbito físico e mental e também como um facilitador da aprendizagem escolar. (SOARES, JULIO; 2011). Portanto a capoeira inserida no contexto educacional poderá trabalhar com sucesso não só a luta, mas para isso é necessário que os professores de educação física entendam o quanto é importante para o aluno conhecer essa manifestação cultural, como esporte, dança, arte, história e música. (LACERDA; 2009)
Os exercícios de Capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo de maneira eficaz os seguintes aspectos:
Imagem do Corpo: a Capoeira auxilia o aluno a conhecer o seu corpo, em partes e como um todo. O aluno conhece sua estrutura física, os movimentos e as funções que seu corpo é capaz de desenvolver, assim também como a posição do corpo em relação a si mesmo, as outras pessoas e aos objetos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
CASTRO JUNIOR, Luis Vitor de; ABIB, Pedro Rodolpho Jungers e SANTANA SOBRINHO, José, Capoeira e os Diversos Aprendizados no Espaço Escolar, Motrivivencia, Ano XI, nº 14, maio 2000.
FREITAS, Jorge Luiz de, Capoeira Infantil Jogos e Brincadeiras, 6ª edição, Editora Progressiva, 2008.
FREITAS, Jorge Luiz de, Capoeira Pedagógica para crianças de 03 a 06 anos, 4ª edição, Abadá Edições, Curitiba 2008.
LACERDA, Fernando Fernandes de, Capoeira Angola nas aulas de Educação Física: Possibilidades metodológicas de ensino da cultura popular. Belo Horizonte – MG, 11/2009. WWW.olympic.eeffto.ufmg.br
SOARES, Everton Barbosa e JULIO, Marli das Graças, A Inserção da Capoeira no Currículo Escolar, EFDeportes.com, Revista Digital. Bueno Aires – ano 16 – nº 156 – maio 2011
SOUZA, Sérgio Augusto Rosa de, e OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de, Estruturação da Capoeira como Conteúdo da Educação Física do Ensino Fundamental e Médio, Revista da Educação Física/ UEM, Maringá, V.12, n.2, p.43-50, 2. Sem 2001
SOUZA, Wagner de, e LOURENÇO, André L. C., Capoeiras Jogam Física?!, XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

Metodologia: A capoeira é uma modalidade esportiva e cultural extremamente rica em vários recursos, pois relaciona elementos corporais, rítmicos, musicais, históricos e culturais. A metodologia do ensino/prática compreende cinco aspectos: identificar; idealizar; avaliar; executar e reexaminar. Assim pretende-se que os praticantes tenham um bom desempenho em tempo recorde, quando comparado com outros ensinamentos da modalidade. - Pré-Aquecimento. - Preparação física geral. - Preparação física de Treinamento. - Roda de capoeira. - Debate sobre algum tema em questão. As modalidades de treinamento serão por meio de: Sequências; Emboscadas; Repetição; Imitação; Forma invisível ou mental (consciente ou inconsciente); Forma tática (consciente ou inconsciente); Forma planométrica (noção de espaço tempo distância e velocidades no ataque e recuo); Forma isométrica e planométrica por montagem (exercícios isométricos e técnicas de montagem de pedestais com equilíbrio, força e trabalho abdominal); Com peso “musculação”, com uso do peso do próprio corpo. Alguns outros métodos científicos que fundamentam as aulas de capoeira: TREINAMENTO EM CIRCUITO – visa alcançar efeitos musculares e cardiopulmonares, ou seja, força, resistência, aumento da capacidade pulmonar e circulatória. É possível organizar também, circuito que enfatize a velocidade, a flexibilidade e a habilidade. TREINAMENTO EM CIRCUITO NO CAMPO - visa alcançar um efeito semelhante ao anterior, com um diferencial relacionado ao contato com a natureza e, também, os exercícios feitos em terrenos acidentados. Proporciona aos praticantes um maior efeito relacionado a resistência, força e nação de espaço. MONTAGENS PLANOMÉTRICAS –visa obter mais resistência, equilíbrio, agilidade, noção de espaço e, principalmente, controle emocional. Ao montar pedestais somente com os pés o praticante assume um papel relevante e fundamental, onde ele mesmo pode e deve procurar o melhor ponto de início, meio e fim do treinamento.

Impactos na Formação Discente: Com a realização do projeto é possível envolver alunos de diferentes níveis sociais, culturais, necessidades especiais, com melhorias na motivação, concentração e participação dos alunos dentro e fora da sala de aula. Pelo seu caráter interdisciplinar, o projeto que pode ser ampliado para todas as idades dentro do processo educativo, sendo realizado em diferentes ambientes.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

A prática da capoeira, pelos benefícios já mencionados, permitirá ao aluno desenvolver habilidades físicas, mentais e emocionais que o ajudarão na condução dos estudos e pesquisas acadêmicas, melhorando assim, seu desempenho.
Por estar aberto à comunidade universitária e da cidade e pelo caráter esportivo-cultural que possui, permitindo a integração social em diferentes níveis, situações e épocas, o Projeto UNIGINGA se apresenta como um “braço” extensionista da Universidade, principalmente por propiciar interação com outros grupos sociais.
O trabalho de pesquisa será realizado por cada estudante que fizer parte da equipe coordenadora para investigar a história da capoeira, junto com o inventário de movimentos
O ensino além das técnicas da capoeira propriamente dita será acrescentado da oficina dos ritmos musicais que estão quase esquecidos e que precisam ser resgatados por projetos como este!

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Inclusão de estudantes universitários na prática da capoeira.
Projetos de extensão e cultura que incluam a capoeira.
Ações e eventos que propiciem a interação do Projeto Uniginga com outros grupos de capoeira, locais, regionais, estaduais e nacionais.
Inclusão do Projeto Uniginga no Corredor Cultural, entre as Universidades que compõem esse corredor.

Resultados Esperados:

Criação de um grupo consolidado de Capoeira com caráter institucional na UFLA;
Realização de projetos com ações diversas que permitam a interação com outros grupos e instituições;
Prospectar ações que visem resgatar a história com a celebração, valorização e divulgação da capoeira como patrimônio cultural e imaterial do povo brasileiro

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Divulgação e participação do participantes no projeto "UNIGINGA";
Produção de trabalhos acadêmicos a serem divulgados em eventos locais, regionais e nacionais com apoio institucional;
Elaboração de Relatório final com os resultados obtidos ao longo da execução do projeto
Consolidação da Capoeira como projeto esportivo-cultural institucional da UFLA.
Oferta regular à comunidade universitária da capoeira como uma expressão que une o esporte e a cultura dentro de um processo não formal de educação.
Ter na capoeira, um forte componente extensionista com interface no ensino e na pesquisa, permitindo maior interação da comunidade universitária com a comunidade local e regional.
Fortalecimento do caráter de respeito à cultura afro-brasileira, como parte importante na formação da identidade nacional.

Cronograma:

Cada etapa será constituída de 2 meses a partir da aprovação do projeto e em comum acordo com o calendário acadêmico da UFLA, sendo:
Etapa 1 (mar-abr/2025): Boas vindas e inicio das atividades. Histórias da capoeiragem. Estilos tradicionais: Angola e Regional. Bases do trabalho de Alongamento e de flexibilidade com movimentos da capoeira Etapa 2 (mai-jun/2025): Sequências de estilos Trabalho de solo. Defesa pessoal. As sequências e seus benefícios. Volume de jogo resultado de um jogo antes do jogar. Golpes, contragolpes, ações e reações, tempo e distância. Quebra de sequência nos movimentos básicos. Solução prática de uma deslocação de uma base caminho fácil Etapa 3 (jul-ago/2025): Trabalho de solo, sequência de ensino de Mestre bimba e lições de Mestre Bimba. Extensão e Atualização. Fundamento de esquiva e entrada, Fundamentos de Ataque e Defesa Fundamentos desequilibrantes, Consciência, Expressão Corporal. Introdução à musicalidade da capoeira. Etapa 4 (set-out/2025): Sequências e passagem na capoeira angola Trabalho de solo Defesa pessoal, 2º nível. As sequências e seus benefícios Volume de jogo Combinações de Movimentos, Ataques, Defesa, Contra-ataque, Trabalho de Solo, Acrobacias Individuais e em Dupla, Marcação de Golpes, Negaças, fugas, Fintas, Esquivas, Entradas, Giros e Pulos, Paradas, Estilos, Sequência em Dupla, Sequências Individuais, Cintura Desprezada. Etapa 5 (nov-dez/2025): Treinamento voltado para o “EVENTO BERIMBAU CAPOEIRA E CAMPO”. Etapa 6 (jan-fev/2026): Normas e Propostas. Planometria nas sequências. Sucessões numéricas no volume de jogo. Avaliação e variação dos planos. Etapa 7(mar-abr/2026): Treinamento voltado para o EVENTO PAPOEIRA ABRAÇANDO OS RITMOS. Etapa 8 (mai-jun/2026): Treinamento voltado para o EVENTO “SOM NO AÇO” FESTIVAL DE LADAINHAS DE CAPOEIRA. Festival de Música de Capoeira “Som no aço & canta história”. Etapa 9 (jul-ago/2025): Treinamento voltado para o EVENTO GINGA UFLA. Etapa 10 (set-out/2026): Treinamento voltado para o ENCONTRO “UM TOQUE EM HOMENAGEM A ZUBI DOS PALMARES”. Etapa 11 (nov-dez/2026): Cerimônia de introdução ao batizado, graduação, formatura. Etapa 12 (jan-fev/2027): Contratação dos serviços e aquisições dos materiais de consumo. Elaboração do relatório das atividades

Descrição Resumida: UNIGINGA - CAPOEIRART 2025-2027 É UM PROJETO DE EXTENSÃO COM INTERFACE EM ENSINO E PESQUISA ENVOLVENDO O ESTUDO DA CAPOEIRA, DO MOVIMENTO CORPORAL, DO RITMO E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES - Início: 15/10/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO - Início: 15/10/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • IZABELLA BATISTA DE OLIVEIRA - Início: 12/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • José Ricardo Barbara Silva - Início: 15/10/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Mateus Domingo Maria Soares - Início: 15/10/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Luiz Fernando Arcenio Pereira - Início: 15/10/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Michel Campos Ribeiro - Início: 18/02/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARCIO NORBERTO FARIAS

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: marxio[em]ufla.br

E-mail Alternativo: marxio[em]def.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 24/01/2025 - 16:34:16

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/01/2025 - 16:38:35

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARCIO NORBERTO FARIAS: De 14/10/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
06/11/2024 - 09:09:07Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (MARCIO NORBERTO FARIAS)
07/11/2024 - 11:46:06Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
25/11/2024 - 11:51:10Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Prezados Coordenadores, há a necessidade de alguns ajustes no projeto para que ele seja passível de aprovação. Destacamos a seguir as correções necessárias: (1) Acrescentar as referências bibliográficas no fim do Referencial Teórico; (2) Ajustar a questão da indissociabilidade com a pesquisa: acrescentar nas metas/indissociabilidade a formulação de trabalhos acadêmicos - como colocado na parte de avaliação e acompanhamento; (3) Falta especificação dos períodos de tempo para cada fase do cronograma; (4) Ajustar a data de início e encerramento (máximo de dois anos) das atividades e corrigir a data inicial do projeto para uma data posterior a avaliação deste colegiado (sugerimos 15 dias a partir de hoje 25/11/2024), entendendo que a coordenação do projeto consiga readequá-lo conforme solicitado acima. Caso não seja possível, a coordenação poderá estipular outra data de início. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
24/01/2025 - 16:38:27Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (MARCIO NORBERTO FARIAS)
24/01/2025 - 16:38:35Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
30/01/2025 - 09:33:51Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 3/2025 (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

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