Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 39/2025
Título: Divulgação de conhecimento sobre ecologia e conservação de Cavernas
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O brasil possui muitas cavernas conhecidas que encontra-se inserida em áreas com rochas calcárias, ferruginosas, quartziticas e granitoides e sob pressão de mineração, turismo, desmatamento e degradação em função das ações antrópicas diversas. No intuito de promover a sustentabilidade das atividades humanas, práticas e conceitos em educação ambiental vêm sendo utilizados, de diferentes formas, com o objetivo de mudar atitudes dos cidadãos em relação à conservação e uso de recursos naturais. No presente projeto, temos como objetivo produzir materiais de divulgação cientifica como intuito promover difusão de conhecimento, sobre a ecologia e conservação. Nas atividades propostas serão apresentadas informações relacionadas ao ambiente das cavernas e importância de sua conservação. A proposta caracteriza-se como um importante caminho para a divulgação cientifica no estado dotando a sociedade pensamento crítica e transformador.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: O estudo será desenvolvido com material de pesquisas oriundos de cavernas do Brasil.
Data de Início: 31/12/2024
Data de Término: 31/12/2030
Justificativa:
A justificativa para o projeto de divulgação científica e conservação de cavernas brasileiras baseia-se na necessidade urgente de preservação desses ecossistemas, que são altamente vulneráveis às ações humanas e representam uma parte essencial do patrimônio ambiental do Brasil. Com grande parte das cavernas localizadas em áreas com rochas calcárias, elas estão sob constante ameaça de mineração, turismo descontrolado, desmatamento e outras atividades antrópicas que comprometem sua integridade e biodiversidade única. Além disso, as cavernas desempenham papéis ecológicos críticos, abrigando espécies adaptadas a condições específicas e, muitas vezes, endêmicas, e contribuem para processos como a manutenção da qualidade hídrica e do solo. Entretanto, a conscientização sobre a importância desses ambientes ainda é limitada na sociedade. Assim, práticas de educação ambiental e divulgação científica tornam-se essenciais para informar e sensibilizar a população, promovendo o desenvolvimento de uma cultura de preservação e uso sustentável dos recursos naturais. O projeto busca, portanto, promover a compreensão sobre a importância das cavernas e das práticas de conservação, contribuindo para a formação de uma população mais engajada e responsável ambientalmente. A produção de materiais informativos e atividades educativas visa alcançar diferentes públicos, como estudantes, professores, turistas e a comunidade local, fomentando uma mudança de atitude em prol da sustentabilidade e da proteção dos ecossistemas cavernícolas. Ao despertar o pensamento crítico e o envolvimento ativo da sociedade, o projeto alinha-se com a necessidade de políticas de preservação ambiental e representa um passo importante para assegurar que as cavernas sejam protegidas para as gerações futuras.
Caracterização dos Beneficiários:
Comunidade Local: Moradores das áreas próximas às cavernas, que poderão compreender melhor o valor ecológico e cultural desses ambientes, contribuindo para a sua preservação e sustentabilidade. Estudantes e Professores: Alunos e educadores de escolas locais e universidades que terão acesso a materiais educativos sobre ecologia e conservação, enriquecendo o ensino e estimulando o pensamento crítico e a consciência ambiental. Visitantes e Turistas: Pessoas que frequentam as cavernas para lazer e turismo, que se beneficiarão com uma maior compreensão do impacto de suas ações no ambiente e serão incentivadas a adotar práticas responsáveis. Organizações Ambientais e ONG's: Instituições que atuam na preservação ambiental poderão utilizar os materiais divulgados para apoiar e reforçar suas próprias ações de conservação. Setor Público e Gestores Ambientais: Órgãos governamentais e gestores de áreas protegidas, que poderão usar as informações para orientar políticas públicas e práticas de conservação mais eficazes. Toda a Sociedade: Como o projeto visa a divulgação científica em larga escala, a sociedade como um todo é beneficiada ao ganhar conhecimento sobre a importância das cavernas e da conservação ambiental, promovendo uma cultura de sustentabilidade. Esses grupos, ao serem mais bem informados, terão potencial para contribuir com atitudes e decisões que preservem as cavernas e o ecossistema local.
Objetivos: Produzir e disponibilizar gratuitamente material de divulgação de conhecimento sobre ecologia e conservação de cavernas, na forma de cartilhas, sites e vídeos.
Metas: Desenvolver práticas educacionais de transmissão de conhecimento sobre ecologia e conservação de cavernas, que atuem de forma a estimular atitudes positivas e aumentar o comprometimento do público para os esforços de conservação da biodiversidade em áreas com cavernas. Para tal, pretende-se desenvolver ações efetivas de produção de material de divulgação que possam ajudar no fortalecimento de atitudes coletivas em tomadas de decisões frente ao uso de cavernas e do carste.
Fundamentação Teórica:
Pouquíssimos são os trabalhos acerca de ecologia e conservação de cavernas no Brasil e menos ainda se sabe a respeito de como este assunto deve ser tratado de forma didático-pedagógica nas escolas públicas, privadas, universidades e meios de produção, visando efetivamente, conscientizar a sociedade quanto às possibilidades e necessidades de uso e conservação destes ambientes (Souza-Silva et al. 2019). A construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade é altamente dependente da educação ambiental. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental (LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999). As atividades científicas são inerentemente conectadas à divulgação da pesquisa, pois, para assegurar a sustentabilidade do avanço científico, é crucial manter um constante intercâmbio com a sociedade e dedicar atenção permanente ao desenvolvimento de novos pesquisadores. A divulgação eficaz da pesquisa não apenas enriquece o conhecimento público, mas também estimula o envolvimento da comunidade na ciência. Além disso, esse diálogo contínuo com a sociedade permite que os cientistas obtenham retorno valioso, identifiquem prioridades de pesquisa relevantes e promovam a aplicação prática dos resultados. A formação de novos pesquisadores é igualmente vital, pois garante a continuidade da pesquisa de alta qualidade e o surgimento de mentes inovadoras que impulsionarão futuros avanços científicos. Portanto, a conexão entre a atividade científica, divulgação de pesquisa, sociedade e formação de novos pesquisadores é um componente essencial para o progresso contínuo da ciência (Valerio & Pinheiro 2008, Martins 2015). A Universidade Federal de Lavras possui atualmente um dos principais Centros de produção e divulgação de conhecimento sobre a biodiversidade subterrânea do Brasil, com alta produtividade em periódicos e órgãos privados e governamentais (www.biologiasubterranea.com.br). No entanto, a UFLA é ainda carente no seguimento de interação extensionista com a sociedade em relação às práticas de educação ambiental referentes às cavernas. Desta forma, no que concerne à educação, é claramente visível a necessidade de atividades que visem a formulação de materiais e planos para o ensino e divulgação da vida nas cavernas visando fortalecimento da sociedade na discussão de questões socioambientais em áreas cársticas.
Metodologia:
Produção de Cartilha - Para elucidar os conceitos fundamentais associados à ecologia e conservação das cavernas no Brasil, serão desenvolvidas cartilhas ilustradas. Estas cartilhas não apenas proporcionarão de forma lúdica informações sobre as características físicas, tróficas e faunísticas das cavernas, mas também abordarão os impactos decorrentes da atividade humana. Para transmitir tais informações de maneira envolvente, utilizaremos representações de animais comumente encontrados nessas cavernas como personagens. Esses personagens serão empregados para narrar as transformações que ocorrem nesses ambientes devido à intervenção humana, destacando as possíveis consequências dessas alterações para as próprias cavernas. Os impactos apresentados nas ilustrações refletirão aqueles frequentemente observados nas cavernas do estado do Brasil e em suas proximidades. Produção de Vídeos - Para a produção dos vídeos, empregaremos filmagens originais capturadas por drones, bem como fotos e vídeos registrados in loco com câmeras GoPro, tanto no interior quanto nos arredores das cavernas do Brasil. Envolvendo uma ampla gama visual, utilizaremos fotografias de paisagens e de invertebrados troglóbios e não troglóbios. Adicionalmente, conduziremos entrevistas com pesquisadores que desempenharam atividades de investigação na região, focando nos temas centrais da ecologia e conservação das cavernas do Brasil. Confecção de site: Para a hospedar os materiais produzidos e divulgar informações sobre a ecologia e conservação de cavernas no Brasil será criado um site.
Impactos na Formação Discente:
O projeto pode ter impactos significativos na formação dos discentes, incentivando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos sobre conservação e sustentabilidade. Os principais impactos incluem: Ampliação do Conhecimento Científico: Os alunos terão acesso a conteúdos científicos e dados práticos sobre ecologia de cavernas e a importância de sua conservação, enriquecendo o entendimento de ecossistemas únicos e da biodiversidade subterrânea. Formação de Consciência Ambiental: A exposição a temas de conservação e práticas sustentáveis estimulará uma mentalidade ecológica, fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis pelo meio ambiente. Desenvolvimento de Pensamento Crítico e Reflexivo: O projeto promoverá debates sobre os impactos das atividades humanas nos ecossistemas cavernícolas, incentivando a análise crítica e a compreensão dos desafios envolvidos na sustentabilidade ambiental. Aprimoramento de Habilidades de Pesquisa e Divulgação Científica: Ao participarem de atividades como produção de materiais educativos e divulgação científica, os discentes desenvolverão habilidades importantes em pesquisa, comunicação e divulgação do conhecimento científico, o que contribui para sua formação acadêmica e profissional.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O estudo das cavernas é um tópico novo e desconhecido tanto no meio acadêmico brasileiro quanto ao público em geral. A necessidade da produção e divulgação do conhecimento nesta área é evidente. Este trabalho prevê a disponibilização de informações relacionadas à ecologia e conservação de cavernas obtidos através da pesquisa científica de forma acessível à sociedade na forma de cartilhas informativas e vídeos, que serão disponibilizadas a sociedade. Desta forma, a comunidade poderá usufruir mais facilmente do trabalho desenvolvido, agregando o ensino, com pesquisa e extensão.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Poucos são os trabalhos acerca de ecologia de cavernas no Brasil e menos ainda se sabe a respeito de como este assunto deve ser tratado de forma pedagógica, visando efetivamente conscientizar a sociedade, quanto à necessidade da conservação das cavernas. Desta forma, no que concerne à educação é claramente visível a necessidade de estudos que visem a formulação de materiais e planos para o ensino e divulgação da vida nas cavernas visando o uso sustentável destas cavidades. O diálogo entre academia e sociedade precisa ser fortalecido para que a informação seja difundida e colocada em prática. Para tanto, a informação visual é um veículo poderoso. Fotos, imagens e figuras, quando acompanhadas de textos claros e explicativos, podem ter um papel chave na conscientização e na educação ambiental, o que reforça a importância não somente do inventariamento faunístico clássico, como também do registro fotográfico detalhado para a transmissão do conhecimento.
Resultados Esperados:
Os resultados esperados do projeto incluem: Produção e Distribuição de Materiais de Divulgação Científica: Criação de conteúdos educativos e informativos sobre ecologia e conservação de cavernas, como folhetos, cartilhas, vídeos e outros materiais de fácil acesso, para ampla distribuição em escolas, centros de visitação e online. Aumento da Conscientização Ambiental: Ampliação da conscientização da população local e dos visitantes sobre a importância das cavernas e os riscos que elas enfrentam devido a ações humanas. Espera-se que isso contribua para atitudes mais responsáveis em relação ao ambiente cavernícola. Formação de Discentes com Consciência Crítica e Ambiental: Alunos envolvidos no projeto desenvolverão uma compreensão profunda sobre a conservação ambiental e habilidades em divulgação científica, o que pode incentivá-los a adotar atitudes proativas na defesa dos recursos naturais. Engajamento da Comunidade e de Visitantes: Participação de comunidades locais e visitantes em práticas de conservação, promovendo o envolvimento ativo e o respeito ao ecossistema das cavernas. Integração com Políticas Públicas e Apoio a Práticas Sustentáveis: Divulgação dos resultados do projeto pode apoiar gestores públicos na elaboração e implementação de políticas de proteção e uso sustentável das cavernas, reforçando a importância da regulamentação de atividades em áreas de vulnerabilidade ambiental. Redução de Impactos Negativos nas Cavernas: Com a educação ambiental e a conscientização promovidas, espera-se uma redução dos impactos negativos associados ao turismo predatório, mineração e outras atividades prejudiciais aos ecossistemas cavernícolas. Esses resultados podem contribuir para a preservação das cavernas e o desenvolvimento de uma cultura de respeito e responsabilidade ambiental no estado, garantindo que as futuras gerações também possam usufruir desses espaços naturais.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Quantidade de Materiais Produzidos e Distribuídos: Número de cartilhas, palestras, entrevistas, folhetos, vídeos e outros materiais educativos criados. Quantidade de materiais distribuídos em escolas, centros de visitação e plataformas online.
Cronograma:
Atividades do projeto Planejamento e produção de conteúdo das cartilhas Planejamento e produção de roteiro dos vídeos Planejamento de conteúdo de site na internet Palestras de divulgação
Descrição Resumida: O Brasil possui diversas cavernas em áreas com rochas calcárias, sob pressão de atividades como mineração e turismo. Para promover a sustentabilidade, o projeto visa produzir materiais de divulgação científica, difundindo conhecimento sobre a ecologia e conservação de cavernas. As atividades informativas fortalecerão a conscientização sobre esses ambientes, incentivando atitudes responsáveis e pensamento crítico na sociedade para a proteção ambiental.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MARCONI SOUZA SILVA
Setor: DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO
E-mail Institucional: marconisilvaufla.br
E-mail Alternativo: souzasilva.marconigmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/02/2025 - 08:45:18
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 31/03/2025 - 14:31:35
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos