Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 74/2024
Título: Vivência Universistária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) - Campus Paraíso
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O empreendedorismo é uma ferramenta valorizada na UFLA, utilizada na prática universitária para que os egressos possuam as competências necessárias para a inserção no mercado de trabalho. O ICTIN deseja reproduzir, adequando às necessidades regionais, as práticas da UFLA voltadas para o empreendedorismo e, nesse sentido, deseja criar uma estrutura sólida que possibilite o desenvolvimento de competências empreendedoras nos seus estudantes, docentes e de toda a comunidade acadêmica.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN)
Data de Início: 01/01/2025
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: Propomos para esse projeto a criação de uma esfera empreendedora no novo Campus da UFLA em São Sebastião do Paraíso. Baseamos essa proposta visando o desenvolvimento da mentalidade empreendedora e inovadora. Espera-se somar o desenvolvimento de projetos empreendedores à proposta pedagógica do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT), despertando o protagonismo, a autonomia e a proatividade de estudantes de graduação.
Caracterização dos Beneficiários: Estudantes de graduação, docentes e comunidade acadêmica.
Objetivos:
- Despertar o interesse dos estudantes para o empreendedorismo, de acordo com a realidade da região de São Sebastião do Paraíso; - Desenvolver habilidades empreendedoras nos estudantes para impulsionar propostas inovadoras; - Estimular a consciência dos estudantes em relação às questões ambientais, de gênero e de trabalho; - Promover a autonomia dos estudantes para a prática empreendedora; - Motivar parcerias com empreendedores da região; - Alinhar os estímulos e práticas empreendedoras no campus de São Sebastião do Paraíso aos já existentes no campus sede da UFLA; - Inserir e/ou aumentar o conteúdo voltado para empreendedorismo nas disciplinas ofertadas no campus de São Sebastião do Paraíso; - Alinhar as ações do projeto projeto com as empresas juniores do campus sede da UFLA;
Metas:
1) Realizar palestras voltadas para a capacitação de alunos, professores e comunidade acadêmica sobre o tema do empreendedorismo. 2) Apoiar o desenvolvimento do NEEITech (Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia) no campus de São Sebastião do Paraíso, e a Rivvy Jr., empresa júnior do campus. 3) Capacitar e estimular os professores a realizar a inserção de conteúdos voltados para o empreendedorismo e inovação nas disciplinas. 4) Criação de projetos voltados à inovação e empreendedorismo alinhados às necessidades da região.
Fundamentação Teórica: De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD), realizada no primeiro trimestre de 2022, a taxa de informalidade do Brasil está em 40,1% da população ocupada do país, ou 38,7 milhões de trabalhadores informais. Mais de 60% do universo de trabalhadores informais existentes no país, são profissionais, em sua maioria, de baixa ou nenhuma qualificação e sem oportunidade e conhecimento para regularizar seu empreendimento. A capacitação e o estímulo ao empreendedorismo é uma ferramenta para garantir o progresso da universidade e da região na qual está inserida.
Metodologia: Baseamos essa proposta na motivação e capacitação de alunos de Graduação por meio de eventos (ciclo de palestras), buscando interação da Universidade com empresas, núcleos de estudos com ênfase na área e empresas juniores, fomentando a mentalidade empreendedora e inovadora. Nesse sentido, propõe-se criar uma rede de colaboração, estreitando os laços entre as ações do projeto VUEI e do ecossistema local.
Impactos na Formação Discente: Os discentes estarão mais preparados para ingressar no mercado de trabalho, uma vez que terão adquirido competências empreendedoras e de inovação, além das competências correlatas, como organização, comunicação, pró-atividade, entre outras. Ademais, terão experiências práticas ainda na graduação, em um curso que não prevê estágio curricular obrigatório.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As atividades visam o desenvolvimento de parcerias junto à empresa, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas voltadas à inovação. Além disso, todo o referencial teórico do empreendedorismo e inovação será utilizado nas capacitações. Ademais, temos o objetivo de incentivar a inserção de conteúdos voltados ao empreendedorismo e inovação nas disciplinas ofertadas no BICT.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Para a criação dos projetos, foram considerados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04,05, 07, 08, 09, 10, 11, 16 e 17. Espera-se fomentar o empreendedorismo e a inovação em São Sebastião do Paraíso e região, pautado nos valores de inclusão, redução das desigualdades e sustentabilidade.
Resultados Esperados:
1) Palestras voltadas para a capacitação de alunos, professores e comunidade acadêmica sobre o tema do empreendedorismo. 2) Desenvolvimento e amplicação do NEEITech (Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia) no campus de São Sebastião do Paraíso, e da Rivvy Jr., empresa júnior do campus. 3) Capacitação dos professores visando a inserção de conteúdos voltados para o empreendedorismo e inovação nas disciplinas. 4) Promover a interação entre os membros do projeto VUEI com as empresas da região. 5) Criação de projetos voltados à inovação e empreendedorismo alinhados às necessidades da região.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
1) Realização de 2 palestras sobre empreendedorismo e inovação. 2) Aumento em 20% do número de membros do NEEITech e da Rivvy Jr. 3) Palestras com professores realizadas com emissão de certificado. 4) Encontro presencial ou virtual com as empresas paraisenses e/ou da região realizado com elaboração de relatório de participação dos membros da equipe. 5) Projeto de inovação e empreendedorismo documentado exclusivamente no campus de São Sebastião do Paraíso.
Cronograma:
Janeiro à Março de 2025: Promover reuniões a fim de planejar as ações a serem desenvolvidas ao longo do projeto VUEI. Abril à Junho de 2025: realização de uma palestra com alunos. Julho à Setembro de 2025: capacitação dos membros do NEEITech e da Rivvy Jr. Outubro a Dezembro de 2025: Escrever projetos voltados à inovação e empreendedorismo alinhados às necessidades da região e aos ODS e verificar sua viabilidade. Janeiro à Março de 2026: realizar palestras com professores. Abril à Junho de 2026: Realizar eventos junto à empresários de São Sebastião do Paraíso e região Julho à Setembro de 2026: Divulgar nossos projetos e ideias empreendedoras em escolas, associações e instituições e para a comunidade em geral. Outubro à Dezembro de 2026: Organização e realização de um bootcamp e evento de finalização do projeto
Descrição Resumida: O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação visa qualificar docentes, discentes e comunidade acadêmica na temática do empreendedorismo e da inovação.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LEONILSON KIYOSHI SATO DE HERVAL
Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
E-mail Institucional: leonilson.hervalufla.br
E-mail Alternativo: leonilsonkgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 01/11/2024 - 15:15:39
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/11/2024 - 07:39:17
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos