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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/05/2025)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 28/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: SALVE UMA VIDA - Programa de Capacitação em Suporte Básico de Vida para Leigos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Cerca de 70% das Paradas Cardiorrespiratórias (PCR) ocorrem em ambientes extra-hospitalares (ex.: ruas, universidades, shoppings, estádios), com taxas médias de sobrevida com alta hospitalar em cerca de apenas 8% (PENNA GUIMARÃES, H., et. al., 2018). Duas ações são chave para um atendimento bem-sucedido nestas situações: Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) pelo socorrista leigo (isto é: compressões torácicas de qualidade e as ventilações) e o uso público de um Desfibrilador Externo Automatizado (DEA) (PENNA GUIMARÃES, H., et. al., 2018). Apesar disso, de acordo com a American Heart Association, menos de 40% dos adultos recebem RCP iniciada por leigos e menos de 12% têm um DEA aplicado antes da chegada do Serviço Médico de Emergência (HUANG, ChienHsiung et al., 2024). Para melhorar estes dados, treinamentos e programas de acesso público a desfibriladores têm sido implementados com sucesso ao redor do mundo, inclusive em universidades brasileiras, com recomendação das principais diretrizes mundiais para a realização de treinamento frequente e sistemático de leigos em Suporte Básico de Vida (GONZALEZ, M. et al., 2013). Sendo assim, o presente projeto propõe que cerca de 100 membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) sejam treinados por semestre (com prioridade inicial para servidores da vigilância). Posteriormente, o projeto poderá ser ampliado para equipes de esportes, escolas e empresas do município e da região. Será criado um protocolo de resposta rápida, junto à Coordenadoria de Segurança/PROINFRA, para atender com eficiência possíveis eventos de PCR dentro do Câmpus. Além disso, o projeto inclui a aquisição de dois Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) para uso por estas equipes de resposta rápida aptas a utilizá-los.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Prefeituras da região; empresas da cidade de Lavras; sociedades Médicas Mineiras de Terapia Intensiva, Cardiologia e Emergência

Número Estimado de Participantes: 400

Locais de Realização: Campus Lavras da Universidade Federal de Lavras

Data de Início: 14/04/2025

Data de Término: 14/02/2027

Justificativa: Tendo em vista a importância da realização de RCP por leigos espectadores e da desfibrilação precoce em eventos de PCR extra hospitalar, urge que tenhamos uma comunidade acadêmica devidamente treinada em Suporte Básico de Vida (SBV). Ainda mais considerando o volume de pessoas que transitam pelo campus da Universidade Federal de Lavras todos os dias (ca. de 10 mil). As evidências científicas apontam que o treinamento em SBV deve fazer parte de um programa contínuo, com treinamentos e sessões de reforço constantes (GONZALEZ, M. et al., 2013). Sendo assim, o projeto propõe que cerca de 100 membros da comunidade acadêmica sejam treinados por semestre (com prioridade inicial para servidores da vigilância). Posteriormente, o projeto poderá ser ampliado para equipes de esportes, escolas e empresas do município e da região.

Caracterização dos Beneficiários: Toda a comunidade acadêmica será beneficiada diretamente com o treinamento e a sensibilização pretendidas com este projeto. A própria gestão da instituição poderá ser impactada positivamente com a capacitação de funcionários ligados ao setor de vigia e guarda do câmpus. Indiretamente, as ações aqui propostas beneficiarão toda a população lavrense, que utiliza diariamente os espaços da UFLA para a realização de práticas esportivas e de lazer.

Objetivos: Realizar o treinamento de leigos da comunidade acadêmica da UFLA (prioritariamente guardas e vigias do campus) em Suporte Básico de Vida e RCP; sensibilizar e informar a comunidade acadêmica da UFLA sobre a importância das medidas de Suporte Básico de Vida (ex: RCP e DEA); criar um protocolo de resposta rápida, junto à Coordenadoria de Segurança/PROINFRA, para prestar atendimento inicial e com eficiência a possíveis eventos de PCR dentro do Câmpus, até a chegada do SME; adquirir equipamentos básicos (DEA, dispositivos bolsa válvula máscara, etc) e treinar a equipe de resposta rápida da UFLA no uso e manutenção destes itens; reduzir o tempo para início de RCP e aumentar a disposição e segurança para realização de RCP junto à comunidade leiga da UFLA (conforme avaliado nos questionários pré e pós intervenção); participar de Congressos e Eventos de Extensão e de Pesquisa para divulgação do Projeto e de seus resultados preliminares; sensibilização da comunidade lavrense de um modo geral, através de produção e divulgação de materiais educativos por redes sociais (p.ex Instagram) e participação em campanhas de divulgação em praças públicas.

Metas: Treinamento de 100 membros leigos da comunidade acadêmica por semestre; sensibilização de, virtualmente, toda a comunidade acadêmica da UFLA, através de campanhas e eventos sobre Suporte Básico de Vida; criação e implementação de um protocolo resposta rápida a eventos de PCR junto à Coordenadoria de Segurança/PROINFRA; aquisição de equipamentos básicos (DEA, dispositivos bolsa válvula máscara, etc) para montagem de pelo menos dois kits a serem disponibilizados à equipe de resposta rápida da UFLA; participação nos congressos de Extensão e de Pesquisa da UFLA enquanto o projeto estiver ativo; realização de, pelo menos, um evento de divulgação do projeto em redes sociais ou em praças públicas por semestre; elaboração e publicação de dois artigos científicos ao longo da vigência do projeto.

Fundamentação Teórica:

A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência médica caracterizada pela cessação súbita da função cardíaca e colapso hemodinâmico. Pode ser reversível se tratada rapidamente ou levar ao óbito na ausência de intervenção imediata (Canesin & Timerman, 2013). Entre 60 e 80% dos casos ocorrem em ambientes extra-hospitalares, com sobrevida média de apenas 8% (Bernoche et al., 2019).
O Suporte Básico de Vida (SBV) define ações essenciais para salvar vidas na PCR. Mesmo um suporte avançado eficiente tem eficácia reduzida sem a aplicação correta do SBV. Dois elos da cadeia de sobrevivência são fundamentais: Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) por leigos (compressões torácicas e ventilações) e o uso do Desfibrilador Externo Automatizado (DEA) (Panchal et al., 2020). A RCP por espectadores dobra as chances de sobrevivência antes da chegada do Serviço Médico de Emergência (SME), e o uso precoce do DEA pode aumentar a sobrevida em até três vezes (Hasselqvist-Ax et al., 2015).
A cada minuto sem intervenção, a probabilidade de sobrevivência cai 10%. No entanto, menos de 40% das vítimas recebem RCP por leigos e menos de 12% têm acesso ao DEA antes do SME (Panchal et al., 2020). Treinamentos e programas públicos de DEA têm sido implementados com sucesso globalmente, incluindo no Brasil (Ferreira et al., 2014; Dos Santos et al., 2021). Evidências indicam que comunidades treinadas em RCP apresentam maiores taxas de intervenção por leigos (Bray et al., 2017).

Bibliografia: BERNOCHE, Claudia et al. Atualização da diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 3, p. 449-663, 2019. BRAY, Janet E. et al. Regions with low rates of bystander cardiopulmonary resuscitation (CPR) have lower rates of CPR training in Victoria, Australia. Journal of the American Heart Association, v. 6, n. 6, p. e005972, 2017. CANESIN, M. F.; TIMERMAN, S. Treinamento de emergências cardiovasculares da sociedade brasileira de cardiologia: Avançado. 2013. p. 146. DOS SANTOS, Nathalia Sampaio et al. Projeto suporte básico de vida: construindo saberes para salvar vidas na comunidade, interfaces com o ensino pesquisa e extensão. Um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 21608-21619, 2021. GIANOTTOOLIVEIRA, Renan et al. Survival after ventricular fibrillation cardiac arrest in the Sao Paulo metropolitan subway system: first successful targeted automated external defibrillator (AED) program in Latin America. Journal of the American Heart Association, v. 4, n. 10, p. e002185, 2015. GONZALEZ, M. et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 101, n. 2, p. 01-221, 2013. ECKSTEIN, Marc. The Los Angeles public access defibrillator (PAD) program: ten years after. Resuscitation, v. 83, n. 11, p. 1411-1412, 2012. Ferreira, Lucas Alves et al. Capacitação em Suporte Básico De Vida para vigilantes: Uma atividade extensionista. Revista EXTENDERE, v.2, n.1, 2014. HASSELQVIST-AX, Ingela et al. Early cardiopulmonary resuscitation in out-of-hospital cardiac arrest. New England Journal of Medicine, v. 372, n. 24, p. 2307-2315, 2015. HUANG, ChienHsiung et al. Effects of DispatcherAssisted PublicAccess Defibrillation Programs on the Outcomes of OutofHospital Cardiac Arrest: A BeforeandAfter Study. Journal of the American Heart Association, v. 13, n. 3, p. e031662, 2024. KISHIMORI, Takefumi et al. Public-access automated external defibrillator pad application and favorable neurological outcome after out-of-hospital cardiac arrest in public locations: A prospective population-based propensity score-matched study. International Journal of Cardiology, v. 299, p. 140-146, 2020. NIELSEN, Anne Møller et al. Use and benefits of public access defibrillation in a nation-wide network. Resuscitation, v. 84, n. 4, p. 430-434, 2013. PANCHAL, Ashish R. et al. Part 3: adult basic and advanced life support: 2020 American Heart Association guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Circulation, v. 142, n. 16_Suppl_2, p. S366-S468, 2020. PENNA GUIMARÃES, H.; BENFATTI OLIVATO, G.; PISPICO, A. Ressuscitação Cardíaca Pré-Hospitalar. Do Pré-Hospitalar À Sala De Emergência: Minutos Que Salvam Uma Vida – Suporte Básico. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, v. 28, n. 3, p. 302–311, 15 set. 2018.

Metodologia:

Inicialmente, serão realizados contato e reuniões nos setores e unidades acadêmicas envolvidas no projeto (Reitoria, DME, FCS, Proinfra, PRAPE, Gráfica, dentre outros). Paralelamente, serão contactados os potenciais parceiros fora da Universidade (Sociedades de Cardiologia, de Medicina de Emergência, Empresas parceiras, etc), com o intuito de receber apoio logístico, de material didático e de equipamentos.
Enquanto levantamos os materiais necessários para execução do primeiro curso de treinamento e da primeira campanha de educação e sensibilização em SBV, os projetos de pesquisas serão escritos pelos discentes e submetidos à aprovação do comitê de ética da UFLA.
Em seguida, os discentes aplicarão questionários pré intervenção, participarão da realização dos treinamentos e campanhas e da aplicação de questionários pós intervenção. Os treinamentos dos membros da comunidade (vigias e membros chaves) serão realizados in situ e com foco em prática deliberada e na aprendizagem para o domínio. Situações reais serão simuladas e bonecos de treinamento em RCP serão empregados para melhor aproveitamento.
Assim que a primeira rodada de treinamento for realizada e os dados forem coletados, os relatórios serão preparados, bem como os manuscritos e artigos que poderão ser produzidos e submetidos a revistas científicas. HABILIDADES DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES: os discentes ficarão responsáveis pela escrita e desenvolvimento de pesquisas atrelados ao presente projeto de extensão, bem como a organização dos resultados obtidos para produção de artigos científicos e possíveis apresentações em congressos relacionados ao tema abordado. Além disso, participarão das reuniões entre os professores coordenadores e os setores e unidades acadêmicas envolvidas no projeto, conforme tópico 14.
De forma a potencializar os resultados com o presente projeto, os discentes deverão ser padronizados com a carga teórica necessária para melhor contribuírem com os treinamentos oferecidos à população alvo, os quais também farão parte das habilidades realizadas pelos alunos.

Impactos na Formação Discente: As ações e treinamentos propostos serão de grande importância para aprimoramento das aulas teórico-práticas em SBV ministradas ao longo do curso de Medicina. Novos modelos de ensino e novos materiais didáticos poderão ser elaborados/adquiridos dentro do escopo do projeto, como por exemplo as mais modernas abordagens de ensino em ressuscitação propostas pela última Diretriz norte-americana, focada na Prática deliberada e na aprendizagem para o domínio.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Além das atividades extensionistas e do avanço na formação discente, relacionado principalmente aos estudantes da área da saúde, haverá a execução em paralelo de, no mínimo, dois projetos de pesquisa, que avaliarão: I) o impacto dos treinamentos e das campanhas de sensibilização sobre o desempenho do atendimento em SBV dos vigias e II) o impacto das campanhas de sensibilização sobre o conhecimento básico da Cadeia de Sobrevivência junto à comunidade geral da UFLA.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: As Diretrizes de 2020 da American Heart Association para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) trazem a recomendação de que o treinamento e a educação em RCP devem ser direcionados e adaptados para “atender aspectos étnicos, raciais e socioeconômicos específicos em populações que apresentam taxas de RCP por pessoas no local historicamente inferiores. O treinamento de RCP deve abordar barreiras relacionadas ao gênero para melhorar as taxas de RCPs realizadas por pessoa presente no local.” Em consonância com estas recomendações, o presente projeto irá direcionar esforços para que comunidades com baixo status socioeconômico, bem como populações negras e a população feminina (grupos que estatisticamente possuem menores taxas de RCP por pessoas e de treinamento de RCP) recebam educação em RCP adaptada à sua realidade e condição. Com isso, esperamos romper as barreiras étnicas, raciais e socioeconômicas impostas e impactar positivamente tais grupos presentes na comunidade acadêmica da UFLA.

Resultados Esperados:

Trata-se de um projeto pioneiro sobre o assunto de Suporte Básico de Vida envolvendo a comunidade acadêmica da UFLA. Com a sua realização, esperamos impactar de maneira positiva a cultura e o conhecimento sobre Suporte Básico de Vida e Ressuscitação Cardiopulmonar, não só dentro dos muros da universidade, mas também junto à população de todo município.
Esperamos alcançar as seguintes metas: treinamento anual em SBV de 200 membros da comunidade acadêmica; realização de 2 campanhas de educação e sensibilização em SBV por ano com alcance de toda a comunidade acadêmica (cerca de 20 mil pessoas); aquisição de 2 Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) e Formação/treinamento de equipes de resposta rápida na UFLA aptas a utilizá-los; desenvolvimento de pesquisas científicas na área de educação e treinamento em saúde, com elaboração e publicação de trabalhos científicos; elaboração de material atualizado para campanhas, cursos e treinamentos em SBV; divulgação do projeto e seu alcance em meios de comunicação de Lavras e região; participação em congressos e eventos científicos da área da medicina de emergência e de educação médica.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: As métricas relacionadas ao cumprimento das metas, bem como as avaliações das ações realizadas (retorno e percepção de valor atribuídos pelo público alvo), serão divulgadas em relatórios anuais, contendo os dados quantitativos e qualitativos relativos aos processos já executados.

Cronograma:

Primeiro e segundo semestres: reuniões com setores responsáveis na UFLA (PROINFRA, PRAPE); primeiro, segundo e quarto semestres: captação de parceiros fora da UFLA;
Primeiro e segundo semestres: elaboração e obtenção de material necessário para cursos e campanhas; terceiro e quinto semestres: elaboração e submissão de projetos de pesquisa relacionados (Comitê de Ética, PPG). Aplicação de questionários pré-intervenção; realização de campanhas de sensibilização da comunidade sobre a importância do SBV, RCP e DEA; treinamentos e cursos para comunidade; Aplicação de questionários pós-intervenção. Segundo, quarto e sexto semestres: participação em Campanhas, Eventos e Congressos; quarto e sexto semestres:Tabulação de dados e escrita de relatórios e artigos:

Descrição Resumida: Programa de Capacitação e Educação em Suporte Básico de Vida para membros leigos da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Antônio Massensini Junior - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • IAGO AUGUSTO APOLINÁRIO REIS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUCAS NUNES PIMENTA REZENDE - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RAPHAEL RODRIGUES DE ASSIS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RYAN RODRIGO OLIVEIRA DE PAULA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • LUCIANO JOSE PEREIRA - Início: 13/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FLAVIO DE AZEVEDO FIGUEIREDO - Início: 13/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PRISCILA RABELO CINTRA - Início: 14/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FERNANDA DE AZEVEDO FIGUEIREDO - Início: 14/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Priscila Freire Pereira Santana - Início: 13/11/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FLAVIO DE AZEVEDO FIGUEIREDO

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA

E-mail Institucional: flavio.figueiredo[em]ufla.br

E-mail Alternativo: flaviocardiolavras[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/03/2025 - 14:46:46

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 25/03/2025 - 17:20:07

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FLAVIO DE AZEVEDO FIGUEIREDO: De 13/11/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
21/11/2024 - 20:24:32Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (VITOR LUIS TENORIO MATI)
04/12/2024 - 16:26:29Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Prezado Coordenador, há a necessidade de alguns ajustes no projeto para que ele seja passível de aprovação. (1) Acrescentar as referências bibliográficas no Referencial Teórico; (2) O projeto precisa relatar quais habilidades serão desenvolvidas pelos discentes; (3) Data de início e encerramento (máximo de dois anos) das atividades. Os projetos devem ser reelaborados e reavaliados a cada dois anos, no máximo, sendo necessária nova submissão à PROEEC. OBS.: caso a coordenação do projeto consiga fazer as correções solicitadas até o dia 13/12/2024 e enviar o projeto a este Colegiado até esta data, conseguiremos realizar a reavaliação até o dia 20/12/2024. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
25/03/2025 - 17:20:07Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (VITOR LUIS TENORIO MATI)
27/03/2025 - 14:29:45Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 28/2025 (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

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