Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 15/2025
Título: Promovendo a Ética Profissional e a Valorização do Nutricionista: Educação e Conscientização na Universidade e na Comunidade.
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Este projeto de extensão visa promover a ética profissional entre estudantes e profissionais de nutrição, com foco na utilização adequada das redes sociais e em ações presenciais na comunidade. O projeto se volta também, diretamente, à comunidade, por meio de ações educativas em escolas, unidades básicas de saúde, feiras livres e outros espaços públicos, esclarecendo a população sobre o papel do nutricionista na promoção da saúde e prevenção de doenças, buscando combater práticas ilegais de divulgação de informações nutricionais por indivíduos não habilitados. Serão desenvolvidas ferramentas educacionais para engajar estudantes bolsistas e conscientizar diferentes públicos sobre a importância de seguir a Lei 8.234/1991 e o Código de Ética do Nutricionista (Resolução CFN 599/2018).
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Departamento de Nutrição e Faculdade de Ciências da Saúde (UFLA), Conselho Regional de Nutrição de Minas Gerais (CRN-9), Secretaria Municipal de Saúde, Associações comunitárias, Organizações estudantis.
Número Estimado de Participantes: 400
Locais de Realização: Espaços da universidade (auditórios, laboratórios e áreas abertas), praças públicas da cidade, escolas e centros comunitários e redes sociais.
Data de Início: 17/03/2025
Data de Término: 17/03/2027
Justificativa: A crescente utilização das redes sociais para divulgar conteúdo relacionado à saúde, muitas vezes por indivíduos não habilitados, tem prejudicado a imagem do nutricionista e gerado desinformação na sociedade. Este projeto surge da necessidade de educar estudantes, profissionais e a população sobre a atuação ética e legal do nutricionista, conforme previsto na Lei 8.234/1991 e no Código de Ética do Nutricionista. Além disso, busca-se valorizar o papel deste profissional, promovendo a conscientização sobre a importância de fontes confiáveis de informação nutricional já que parcela significativa da comunidade desconhece o papel do nutricionista e os critérios legais que regulamentam sua atuação. Dessa forma, a criação de estratégias educativas voltadas à população e o envolvimento de estudantes de nutrição nesse processo são fundamentais para reforçar a ética profissional e a segurança alimentar.
Caracterização dos Beneficiários:
O público-alvo deste projeto abrange uma ampla e diversa parcela da sociedade, reforçando seu caráter social e inclusivo. As ações serão direcionadas para: - Comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, onde o acesso à informação qualificada sobre nutrição e saúde é reduzido e a população está mais exposta à desinformação alimentar; - Alunos e professores de escolas públicas, visando a educação nutricional desde a infância e a capacitação de educadores para reforçarem esse conhecimento em sala de aula; - Pacientes e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), integrando o projeto à rede pública de atenção à saúde e promovendo orientação alimentar segura e acessível; - Frequentadores de academias, feiras livres e mercados populares, locais estratégicos para conscientização sobre escolhas alimentares saudáveis e ética profissional; - Usuários de redes sociais, por meio da criação e disseminação de conteúdos educativos sobre a atuação do nutricionista e os riscos da desinformação; - Estudantes de Nutrição e profissionais da área, fortalecendo a responsabilidade ética e preparando os futuros nutricionistas para lidarem com desafios da profissão. Ao atender esses diversos segmentos da sociedade, o projeto cumpre sua missão social ao aproximar a universidade da população, democratizando o acesso à informação de qualidade e promovendo a saúde coletiva.
Objetivos: Promover a educação nutricional e a ética profissional por meio de atividades de conscientização voltadas à comunidade, destacando a importância do nutricionista e combatendo a disseminação de informações nutricionais inadequadas e conscientizar estudantes e profissionais de nutrição sobre a ética profissional e as atribuições legais do nutricionista, combatendo práticas ilegais na divulgação de informações nutricionais nas redes sociais.
Metas: Realizar ao menos 5 eventos presenciais por semestre, desenvolver um curso online sobre ética e legislação para estudantes e profissionais; produzir e divulgar 10 materiais educativos em redes sociais à comunidade (especialmente demonstrando a importância em seguir perfis de profissionais éticos em relação aos não éticos e em contraposição a outros profissionais que não são nutricionistas), engajar 10 alunos bolsistas e voluntários no projeto durante seu período de vigência.
Fundamentação Teórica:
A legislação brasileira, por meio da Lei 8.234/1991, estabelece as atividades privativas do nutricionista, como prescrição dietética e assessoria nutricional. Entretanto, a desinformação nas redes sociais tem facilitado a atuação ilegal de outros profissionais e leigos, comprometendo a segurança alimentar e nutricional da população. Estudos indicam que o consumo de informações incorretas sobre saúde nas redes sociais está associado ao aumento de práticas inadequadas e potencialmente prejudiciais à saúde (Ventola, 2014). Além disso, a falta de regulamentação na divulgação de conteúdos sobre nutrição por indivíduos não habilitados pode impactar negativamente na credibilidade dos profissionais regulamentados (Sibeko et al., 2021). De acordo com Campos et al. (2020), o fortalecimento da ética profissional é essencial para assegurar a prática baseada em evidências e a proteção da saúde pública. O Código de Ética do Nutricionista (Resolução CFN 599/2018) é uma ferramenta fundamental para guiar a conduta profissional e será uma base central para as ações do projeto. Por outro lado, a atuação inadequada de profissionais de outras áreas que invadem as atribuições do nutricionista, além da má utilização das redes sociais, reforça a necessidade de ações educativas e de conscientização (Silva e Almeida, 2019). Dessa forma, o presente projeto alia legislação, ética profissional e práticas educativas para enfrentar os desafios da disseminação de informações nutricionais, valorizando o nutricionista e promovendo segurança alimentar e nutricional. Referências Bibliográficas: BRASIL. Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991. Regulamenta a profissão de nutricionista e determina outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 1991. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8234.htm. Acesso em: 11 dez. 2024. Campos, F. M., Oliveira, J. R., & Santos, A. P. Ética e práticas baseadas em evidências na nutrição. Revista de Ética e Saúde Pública, 15(3), 45-52, 2020. CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN). Resolução CFN nº 599, de 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 fev. 2018. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_599_2018.pdf. Acesso em: 11 dez. 2024. Sibeko, L., Smith, R., & Johnstone, J. The impact of unregulated nutrition information on public health outcomes. Journal of Nutrition and Society, 18(4), 210-225, 2021. Silva, M. T., & Almeida, R. C. Redes sociais e o papel ético dos profissionais de saúde. Cadernos de Saúde e Sociedade, 12(1), 67-75, 2019 Ventola, C. L. Social media and health care professionals: Benefits, risks, and best practices. Pharmacy and Therapeutics, 39(7), 491-499, 2014
Metodologia:
O projeto será desenvolvido em quatro eixos principais: a) Capacitação dos estudantes – Oficinas de formação para bolsistas e voluntários sobre ética profissional, educação nutricional e estratégias de comunicação. b) Ações comunitárias – Realização de palestras, rodas de conversa e oficinas práticas sobre alimentação saudável e legislação profissional em escolas, unidades de saúde, feiras e praças. c) Criação de materiais educativos – Elaboração de cartilhas, vídeos e posts informativos para ampla divulgação, tanto presencialmente quanto nas redes sociais. d) Avaliação Contínua: Questionários aplicados à comunidade.
Impactos na Formação Discente: Os bolsistas desenvolverão competências em ética profissional, comunicação e educação nutricional, contribuindo para sua formação cidadã e profissional.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O projeto articula ensino (capacitação dos bolsistas), pesquisa (avaliação do impacto das ações) e extensão (interação com a comunidade). O projeto busca integrar conhecimento acadêmico com demandas reais da população, promovendo um espaço de aprendizado ativo para os estudantes e contribuindo para uma sociedade mais informada sobre a ética na nutrição. A capacitação dos alunos participantes do projeto para uma significativa interação com a comunidade possibilitará uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, reforçando o compromisso social da universidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
O projeto estabelece uma conexão direta entre a universidade e a comunidade, promovendo a integração entre conhecimento acadêmico e práticas sociais. Ao levar informações sobre a atuação do nutricionista e combater a propagação de conteúdos nutricionais inadequados, o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. Escolas, unidades de saúde e feiras livres tornam-se espaços privilegiados de aprendizado e troca de experiências, permitindo que indivíduos de diferentes contextos tenham acesso a informações cientificamente embasadas sobre alimentação e saúde. Além disso, o projeto fortalece a formação acadêmica dos estudantes de nutrição ao proporcionar vivências práticas e contato direto com a realidade da população, incentivando a responsabilidade social e ética profissional. O impacto social esperado inclui a maior conscientização da comunidade sobre os riscos da automedicação nutricional e do consumo de informações não confiáveis, bem como a valorização do trabalho do nutricionista como profissional essencial para a promoção da saúde. Dessa forma, o projeto reforça o papel da universidade como agente transformador da sociedade e promotor do bem-estar coletivo.
Resultados Esperados:
Maior conscientização da população sobre a importância do nutricionista e os riscos de informações nutricionais não confiáveis; Redução de práticas ilegais em redes sociais; Formação de estudantes mais preparados para atuar eticamente e promover a educação nutricional; Produção e distribuição de materiais informativos de qualidade e Fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade através de ações de extensão.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Número de estudantes de nutrição aptos a atuarem como multiplicadores de informações seguras e embasadas cientificamente; número de participantes nos eventos, alcance das publicações online e resultados de questionários aplicados à comunidade.
Cronograma: Março/2025: Definição de objetivos específicos das ações, capacitações teóricas e ferramentas digitais para produção de conteúdo. Treinamento prático em comunicação e abordagem ao público. Abril/2025: Realização de ações presenciais e produção de conteúdo - Organização de palestras em escolas e praças públicas com foco em ética profissional e funções do nutricionista e os riscos de seguir orientações nutricionais de fontes não confiáveis. Produção e publicação de conteúdos educativos nas redes sociais do projeto.Maio a Junho de 2025: Realização de eventos universitários (rodas de conversa e debates) sobre práticas ilegais nas redes sociais. Desenvolvimento de curso online sobre ética e legislação para estudantes e profissionais de nutrição. Estabelecimento de parcerias com instituições locais para ampliação do impacto das ações na comunidade. Julho/2025: Avaliação dos resultados e planejamento de melhorias. - Coleta de feedback dos participantes das ações através de formulários. - Análise do impacto inicial do projeto nos eventos e publicações. Agosto/2025: Revisão dos materiais produzidos e replanejamento de estratégias com base nos resultados obtidos. Capacitação dos bolsistas para ajustes no curso online e novas abordagens para o próximo ciclo de ações.Setembro a Dezembro/2025:Expansão e consolidação das atividades. - Continuação das palestras e dinâmicas, agora em novos locais como centros comunitários e feiras locais, desenvolvendo e aplicando ações educativas sobre ética profissional e alimentação saudável adaptadas ao público em geral (adolescentes, adultos, materno infantil e idosos, atletas, desportistas, com ou sem doenças específicas). Finalização e lançamento do curso online, com divulgação em redes sociais e eventos presenciais. Ampliação do alcance das redes sociais com campanhas publicitárias específicas para valorizar o nutricionista ético. Janeiro-Março/2026: Encerramento e avaliação final. Janeiro/2026: Apresentação dos resultados parciais em evento interno da universidade para discussão com professores e alunos. Planejamento de ações de encerramento do projeto. Fevereiro e Março/2026: Realização de evento público de culminância com exposição dos resultados do projeto, depoimentos de bolsistas e beneficiários, e reconhecimento de profissionais éticos. Elaboração de relatório final do projeto com análises qualitativas e quantitativas para futuras publicações ou novos editais de extensão.
Descrição Resumida: Este projeto de extensão promove a ética profissional em nutrição, abordando o uso responsável das redes sociais e conscientizando estudantes, profissionais e a comunidade sobre as práticas legais e éticas da profissão, valorizando o nutricionista e combatendo a desinformação. A comunidade será orientada a valorizar e se orientar por meio de conteúdo ético e legal fornecido por estudantes e profissionais nutricionistas.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MELISSA GUIMARAES SILVEIRA REZENDE
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: melissa_silveiraufla.br
E-mail Alternativo: melnutricaohotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 18/02/2025 - 13:11:36
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/02/2025 - 13:50:03
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos