Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 22/2025
Título: Software Livre e Impacto Social: Contribuições que Transformam o Mundo
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto "Software Livre e Impacto Social: Contribuições que Transformam o Mundo" incentiva a participação ativa de estudantes universitários em projetos de Software Livre (SL), visando desenvolver suas habilidades técnicas e sociais, bem como promover soluções tecnológicas livres e acessíveis com impacto positivo na sociedade. Os estudantes participantes realizam contribuições documentais e de código para projetos de SL selecionados junto à comunidade, registram suas atividades em um diário e apresentam seus resultados em um evento aberto à comunidade externa. Dessa forma, o projeto fortalece a sustentabilidade do SL e amplia o engajamento social dos estudantes.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 400
Locais de Realização: O desenvolvimento das contribuições ocorrerá no Departamento de Ciência da Computação da UFLA (DCC/UFLA). No entanto, a seleção das contribuições a serem feitas e a divulgação dos resultados do projeto envolverão locais externos à UFLA, tais como empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.
Data de Início: 17/03/2025
Data de Término: 16/03/2030
Justificativa: Projetos de Softwares Livre (SL), tais como Linux, R, LibreOffice, dentre outros, desempenham um papel essencial na inclusão digital, no acesso à informação e na inovação tecnológica, trazendo contribuições significativamente positivas para a sociedade. O Linux, por exemplo, é amplamente utilizado em servidores e dispositivos móveis, garantindo infraestrutura de TI robusta e acessível. O R possibilita avanços em ciência de dados e pesquisa acadêmica, permitindo que cientistas e analistas utilizem ferramentas poderosas sem custos de licenciamento. O LibreOffice promove a democratização do acesso a ferramentas de produtividade, especialmente em instituições de ensino e órgãos públicos. Dessa forma, contribuir para esses projetos não apenas fortalece a formação acadêmica dos estudantes, mas também promove benefícios diretos para a sociedade.
Caracterização dos Beneficiários:
1) Estudantes universitários participantes do projeto, que terão contato com práticas reais de desenvolvimento de software e colaboração em Software Livre (SL). 2) A sociedade em geral, que é beneficiada pelas soluções criadas e/ou melhoradas, especialmente grupos socialmente vulneráveis que se apoiam em tecnologias livres para acesso à informação e serviços.
Objetivos:
1) Incentivar a participação ativa de estudantes universitários em projetos de Software Livre, buscando desenvolver habilidades técnicas e sociais necessárias para atuação profissional no mercado de trabalho. 2) Criar impacto social positivo por meio de contribuições tecnológicas livres e acessíveis.
Metas:
1) Atender, em média, 80 estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação por semestre. 2) Entregar até 320 contribuições para projetos de Software Livre (SL) por semestre, considerando que cada estudante realizará ao menos 4 contribuições. Dado que algumas contribuições podem ser pequenas (como correções de bugs ou melhorias na documentação), a meta de 320 contribuições ao longo do ano se mostra viável. 3) Organizar um evento semestral para 200 pessoas, denominado "Mostra de Contribuições em Projetos de Software Livre", com o intuito de apresentar os resultados das contribuições realizadas no projeto à comunidade externa.
Fundamentação Teórica:
O movimento de Software Livre (SL) defende o acesso aberto ao código-fonte, permitindo que qualquer pessoa possa utilizar, modificar e distribuir o software de maneira colaborativa. Esse movimento busca não apenas fomentar a inovação tecnológica, mas também promover a democratização do conhecimento, proporcionando benefícios significativos para a sociedade, como a redução de custos com licenças de software e a criação de soluções mais adaptáveis às necessidades locais. Este projeto baseia-se na participação direta dos estudantes em projetos de Software Livre (SL), o que está particularmente alinhado com as metodologias ativas de ensino, que enfatizam a aprendizagem por meio da participação ativa dos estudantes em processos reais e colaborativos. Estudos sobre aprendizagem baseada em projetos mostram que a interação com comunidades reais de desenvolvimento, como as de Software Livre, permite aos alunos não apenas aprimorar suas habilidades técnicas, mas também desenvolver competências interpessoais essenciais. Assim, ao integrar o SL nas atividades acadêmicas, o projeto propõe um ambiente de aprendizagem dinâmico, que fomenta a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas em contextos reais.
Metodologia:
1) No início de cada semestre, será realizada a divulgação do projeto (via lista de email, fórum das disciplinas no campus virtual e outros meios de comunicação), bem como a seleção dos estudantes participantes do mesmo. 2) Como primeira atividade, os estudantes deverão passar por uma sessão de tutoria sobre “Contribuição para projetos de Software Livre (SL)”, na qual serão abordados assuntos, tais como: Como escolher um projeto para contribuir? Quais são os tipos de contribuições possíveis? Como escolher uma tarefa para contribuir? Entre outros. Essa tutoria poderá ser ministrada por professores vinculados ao projeto ou ex-alunos da disciplina “GCC259 - Desenvolvimento de Software Livre”, com a supervisão de um docente participante do projeto. 3) Após ter passado pela sessão de tutoria, os estudantes deverão realizar levantamentos junto às comunidades de usuários de Software Livre, empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor, a fim de identificar demandas específicas. Esses levantamentos poderão incluir questionários, entrevistas e análises de fóruns e repositórios de projetos. 4) Uma vez identificadas as demandas, os estudantes deverão realizar 4 (quatro) contribuições para projetos de SL a sua escolha, não precisando ser necessariamente no mesmo projeto. A primeira contribuição deverá ser uma contribuição de documentação ou tradução. A segunda deverá envolver codificação de alguma tarefa mais simples, como aquelas catalogadas pelos mantenedores de projetos de SL como como “good first issue”, “help wanted”, “good for newcomers”, entre outras. As contribuições 3 e 4 também deverão envolver codificação, no entanto, o nível de complexidade das tarefas implementadas deverá ser maior do que a da segunda contribuição. 5) Ao longo do projeto, os estudantes deverão escrever um “diário de contribuição”, relatando, com detalhes, todo o processo realizado para a entrega das 4 contribuições. Além disso, será incentivado que os estudantes interajam com as comunidades às quais as demandas foram identificadas no início do projeto. 6) Por fim, ao final do semestre, os estudantes deverão apresentar um pôster no evento intitulado “Mostra de Contribuições em Projetos de Software Livre e seu Impacto Social”, com o intuito de divulgar os resultados das contribuições realizadas no projeto à comunidade externa.
Impactos na Formação Discente: O projeto promove o desenvolvimento de habilidades técnicas, como programação e documentação, e habilidades sociais, como comunicação e trabalho em equipe. Os estudantes aprendem a interagir com comunidades reais de desenvolvimento de software, aprimorando sua capacidade de resolução de problemas e engajamento profissional.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A prática extensionista se articula ao ensino, pois os estudantes aplicam conhecimentos adquiridos em disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de software. A experiência também pode motivar pesquisas sobre Software Livre, inovação aberta e impacto social da tecnologia.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto promove a inclusão digital e a democratização da tecnologia ao contribuir para softwares acessíveis e gratuitos. A interação entre academia e comunidades de Software Livre permite a troca de conhecimento, fortalecendo parcerias e ampliando oportunidades educacionais. Além disso, as soluções desenvolvidas podem atender demandas sociais e fomentar políticas públicas relacionadas à tecnologia.
Resultados Esperados: Engajamento de uma média de 80 estudantes em comunidades de Software Livre, por semestre, e a produção de centenas de contribuições técnicas e documentais relevantes para projetos advindos da comunidade externa.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
1) Número de estudantes participantes por semestre. 2) Quantidade e qualidade das contribuições realizadas. 3) Engajamento dos estudantes e da comunidade externa no evento de apresentação de resultados.
Cronograma:
Abaixo é apresentado o cronograma do projeto, juntamente com uma estimativa de sua carga horária semestral: Mês 1: Divulgação do projeto e seleção dos participantes (16 horas). Mês 2: Sessão de tutoria sobre contribuições em Software Livre e levantamento das contribuições a serem feitas (16 horas). Mês 3 a 5: Desenvolvimento das contribuições individuais (48 horas). Mês 6: Preparação e realização da "Mostra de Contribuições em Projetos de Software Livre" (16 horas). Carga horária total: 96h
Descrição Resumida: O projeto incentiva estudantes a contribuírem com projetos de Software Livre, buscando desenvolver suas habilidades técnicas e interpessoais, além de promover impacto social.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: PAULO AFONSO PARREIRA JUNIOR
Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
E-mail Institucional: pauloa.juniorufla.br
E-mail Alternativo: pauloafpjuniorgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/03/2025 - 10:18:00
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/03/2025 - 09:37:26
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos