UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (25/08/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 94/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Musiquês: linguagem musical no Colégio de Aplicação Núcleo de Educação da Infância

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto pretende promover tempos e espaços para que as crianças do CAp Núcleo de Educação da Infância possam ampliar suas experiências com a linguagem musical e assim, desenvolvam um conhecimento sensível da realidade, além de uma formação integral considerando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Pretendemos também contribuir para o resgate do valor atribuído à música e à educação musical na sociedade brasileira atual. Inicialmente, atenderemos todas as crianças do CAp NEDI a partir de experiências que irão promover o contato com diferentes gêneros e estilos musicais buscando a apreensão, compreensão e produção de sentidos. A equipe envolvida estará em constante processo de reflexão, estudos e pesquisas visando sempre a qualidade do trabalho.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Pró-reitoria de extensão, esporte e cultura - Proeec

Número Estimado de Participantes: 120

Locais de Realização: Colégio de Aplicação da UFLA e Centro de Cultura da UFLA

Data de Início: 07/02/2025

Data de Término: 07/02/2028

Justificativa: A música é um dos componentes curriculares obrigatórios da educação básica. Em 2016 a Lei número 13.278 que alterou a LDBEN 9.394/1996 afirma no inciso 6º do artigo 26 “As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2º deste artigo” O inciso 2º foi alterado pela Lei nº 13.415 de 2017 e passou a vigorar nos seguintes termos “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica”. Infelizmente, a Lei não tem sido suficiente para garantir o espaço da música nas escolas brasileiras. Fonterrada (2008) afirma que a única forma de recolocar a música nas escolas consiste em resgatar o valor da música perante a sociedade. “O fato de a música ter ou não seu valor reconhecido coloca-a dentro ou fora do currículo escolar, dependendo de quanto é ou não considerada pelo grupo social” (FONTERRADA, 2008, p. 13). Pretendemos, então, contribuir para que o valor da música e educação musical seja resgatado em nossa sociedade atual. Além disso, este projeto ampliará as experiências musicais das crianças do CAp Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras, contribuindo para o desenvolvimento integral dos sujeitos participantes.

Caracterização dos Beneficiários: Crianças de 3 a 6 anos de idade, contemplados via sorteio público para ingresso no Colégio de Aplicação, sendo portanto, de diferentes situações socioeconômicas e culturais.

Objetivos:

- Contribuir para o resgate do valor atribuído à música e à educação musical na sociedade brasileira atual;
- Apresentar/experimentar diferentes gêneros e estilos musicais;
- Utilizar metáforas, imagens, linguagem verbal, desenhos, histórias, movimentação corporal para promover a apropriação do sistema musical;
- Explorar as possibilidades de uso do corpo na apreensão dos aspectos musicais;
- Desenvolver a audição crítica, ouvir com o objetivo de apreender determinados aspectos da linguagem musical;
- Perceber contrastes marcantes em termos de ritmo, melodia, andamento, textura e etc;
- Preparar ao menos uma apresentação musical anual protagonizada pelos alunos do CAp NEDI;

Metas:

Ampliar o valor a música atribuído pela comunidade escolar;
Aumentar o repertório musical das crianças e professores do Colégio de Aplicação;
Promover maior integração entre a comunidade universitária e o CAp Nedi.

Fundamentação Teórica: A educação da infância passou a ser um direito e responsabilidade do Estado a partir da Constituição de 1988 que pela primeira vez na história do Brasil a coloca como parte do sistema educacional do país. Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) colocou a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica, definindo também que sua finalidade seria “o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orientam que as crianças se relacionem e interajam com diferentes manifestações de música, artes gráficas e plásticas, cinema, teatro, dança, fotografia, poesia e literatura além de destacarem a importância que estas experiências têm no desenvolvimento da criança. Segundo Georg Lukács citado por Barbosa (2011, p. 98-99) a arte nos proporciona “um conhecimento sensível insubstituível da realidade”. O seu papel na formação do indivíduo é “formar as convicções, desenvolver a percepção e a sensibilidade, deslocar as fantasias e os desejos que moverão os homens a transformar a sociedade e a si mesmos”. Para isso, é preciso que a música seja trabalhada sob uma perspectiva da linguagem musical e não como um instrumento. Barbosa (2011) aponta que as práticas musicais na educação infantil, em sua grande parte, têm sido usadas apenas como um instrumento para memorização de conteúdos, preparação de apresentações e formação de hábitos. A autora defende que sejam trabalhados conteúdos próprios da linguagem musical, para isso é preciso superar a visão romântica da arte que a considera apenas como meio de comunicação e expressão e resgatar os conhecimentos próprios da área. Barbosa (2011) compreende a música como uma forma de linguagem, a partir das contribuições de Vygotski e Bakhtin. Segundo eles, a linguagem tem uma função estruturante e organizadora na constituição de funções psicológicas superiores (atividade mental). Outra característica é o fato de que “ela não surge espontânea e naturalmente no indivíduo, mas somente em um sistema de relações e significações sociais: relações interindividuais, discursivas, dialógicas” (BARBOSA, 2011, p. 102). Sendo assim, nossa proposta pretende abordar a música a partir desta perspectiva de linguagem que proporcionará às crianças diferentes experiências musicais.

Metodologia: - Reuniões semanais de formação, organização e planejamento entre a coordenação e bolsistas;- Atividades práticas com as crianças semanalmente;- Todas as propostas girarão em torno de dois objetivos principais: promover a familiarização com diferentes músicas e a produção de sentidos;- Para sistematizar as propostas de atividades, seguiremos as categorias criadas pela pesquisadora Maria Flávia Silveira Barbosa:1- Corpo e movimento2- Gesto e palavra3- Desenho4- Contrastes5- Rítmica6- Relaxamento- Ao final de cada ano do projeto as crianças farão uma apresentação pública na UFLA a partir das experiências vivenciadas durante o mesmo;

Impactos na Formação Discente: Maior repertório musical; diferentes vivências no contato direto com a música, maior criação de vínculo com os participantes do projeto.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A articulação entre a tríade ensino, pesquisa e extensão acontecerá através de momentos formativos entre graduandos (bolsistas), professores e técnicos envolvidos na proposta do projeto, do qual os bolsistas serão convidados a participar nos momentos destinados ao projeto em questão e a comunidade externa a UFLA trata-se das crianças atendidas pelo CAp Núcleo de Educação da Infância e posteriormente pretendemos ampliar a quantidade de escolas atendidas, estabelecendo uma melhor relação entre as sociedade e a universidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Maior integração entre a comunidade universitária e a sociedade, além da promoção de eventos que realiza grande visibilidade entre as famílias do Colégio de Aplicação.

Resultados Esperados: Pretendemos contribuir para que o valor atribuído à música e à educação musical seja resgatado na sociedade brasileira e assim, a linguagem musical faça parte do currículo da Educação Infantil.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A avaliação se dará de forma qualitativa por meio de relatórios descritivos e portfólios. O acompanhamento do desenvolvimento terá momentos de culminância nas apresentações realizadas com foco no projeto.

Cronograma:

Fevereiro:
- Seleção dos bolsista, início do planejamento e Semana de formação do musiquês;

Março a novembro:
- Início das atividades com as crianças: Grupo 3: Toda quinta-feira ás 15h45; Grupo 4 e 5: Toda sexta-feira ás 14h40;
Exploração; brincadeiras; criação de vínculos; Atividades de todas as categorias apresentada pela autora Fonterrada; Socialização no grupo de estudos; Formação; Planejamento.

Dezembro: Sarau de encerramento do ano letivo e despedida dos grupos 5

Descrição Resumida: O Projeto Musiquês pretende ampliar o repertório musical das crianças do CAp NEDI, trabalhando alguns aspectos da linguagem musical. Infelizmente, a Lei não tem sido suficiente para garantir o espaço da música nas escolas brasileiras. Fonterrada (2008) afirma que a única forma de recolocar a música nas escolas consiste em resgatar o seu valor perante a sociedade. Pretendemos, então, contribuir para que o valor da música e educação musical seja resgatado em nossa sociedade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO

Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI

E-mail Institucional: cristiane.botelho[em]ufla.br

E-mail Alternativo: cristianepbotelho[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 07/08/2025 - 21:51:20

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 13/08/2025 - 10:05:37

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO: De 20/02/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
13/08/2025 - 10:05:37Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEEC e registrado com sucesso. (CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO)
Autorização da Chefia

Link do Arquivo: Termo_de_autorizacao_para_execucao_de_projeto_de_extensao_assinado (1).pdf


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.2

Créditos