Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 37/2025
Título: Práticas Pedagógicas em Matemática: Educação Matemática na relação universidade, escola e sociedade
Programa de Extensão: Educação Matemática na Educação Básica: práticas pedagógicas e de (auto)formação docente
Resumo da Proposta: Este projeto de extensão é a base do componente curricular de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) da disciplina Práticas Pedagógicas em Matemática, no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Articulando teoria e prática, é dedicado a planejar, desenvolver e socializar ações de extensão que envolvem os conteúdos de Matemática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto visa contribuir com a formação de futuros professores de Matemática, permitindo-lhes o planejamento e a implementação de estratégias educativas que ampliem o acesso a conhecimentos e práticas relacionadas ao ensino de Matemática. Além disso, busca colaborar com as escolas de Educação Básica, mobilizando a formação de estudantes e de professores de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e demais modalidades. A partir da realidade das escolas, das demandas apresentadas e do constante diálogo e parceria com os professores da Educação Básica, as ações de extensão deste projeto poderão incluir o planejamento e a proposição de oficinas temáticas, elaboração de materiais didáticos, feira de Matemática, eventos, produção de podcast e vídeos, entre outros, pelos licenciandos em Matemática em espaços formais e espaços não formais. Esperamos que este projeto contribua com o fortalecimento do ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica de Lavras e região, bem como incentive o interesse pelos cursos de formação de professores oferecidos pela UFLA.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: UFLA, escolas de Educação Básica, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: Este projeto se desenvolverá nas dependências do Laboratório de Ensino de Matemática (DFM/UFLA) e de espaços formais e não formais de Lavras e região.
Data de Início: 05/05/2025
Data de Término: 16/07/2027
Justificativa: Diante da necessidade de organizar as ações extensionistas do componente curricular de ACE da disciplina Práticas Pedagógicas em Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da UFLA, é proposto este projeto. Esta iniciativa, que integra teoria e prática e será desenvolvida em colaboração com escolas da Educação Básica, visa contribuir com a formação de professores de Matemática e fortalecer o ensino e a aprendizagem desta disciplina em relação aos conteúdos da BNCC. A identificação com a profissão docente e a aquisição de saberes profissionais dependem de um esforço coletivo entre a Universidade e as escolas de Educação Básica. Assim, este projeto amplia a aprendizagem dos licenciandos em Matemática ao incentivar a pesquisa, a socialização, o planejamento e o desenvolvimento de ações de acordo com as realidades e necessidades das instituições, de professores da Educação Básica e da sociedade. Com isso, o projeto fortalece o vínculo entre a universidade, as escolas e a sociedade. Essa interação pode mobilizar também a formação tanto dos professores em exercício quanto dos estudantes nas escolas, e, ainda, conduzir à possíveis mudanças e/ou intensificação de ações formativas desenvolvidas durante a Licenciatura em Matemática. A implementação deste projeto de extensão representa uma oportunidade de responder às demandas específicas da comunidade local, ajustando as ações educativas relacionadas ao ensino da Matemática às necessidades reais das escolas e contribuindo para a formação de uma sociedade que atribua sentido aos conhecimentos matemáticos e os utilize em diversos contextos da vida, o que pode inclusive mobilizar o interesse pela carreira docente em Matemática.
Caracterização dos Beneficiários: Licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática matriculados no componente curricular de ACE de Práticas Pedagógicas em Matemática; estudantes e professores de Matemática da Educação Básica de Lavras; de forma indireta, a sociedade de Lavras e região.
Objetivos: Promover estudos, debates e pesquisas acerca de temas transversais e interdisciplinares, visando a formação geral dos envolvidos, abordando temas como diversidade, gênero, direitos humanos, educação inclusiva, educação ambiental, relações etnorraciais, tendências metodológicas da Educação Matemática, entre outros. Fomentar uma formação docente abrangente e variada que favoreça o desenvolvimento e a ampliação de conhecimentos e práticas pertinentes à profissão, oferecendo aos participantes experiências que integrem a teoria à prática pedagógica. Planejar e desenvolver ações de extensão nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e demais modalidades, que envolvam a seleção de saberes matemáticos de acordo com BNCC.
Metas:
-Formação dos licenciandos em Matemática: Promover momentos de formação e de estudos teóricos com os licenciandos em Matemática, responsáveis pelo planejamento, execução e avaliação das ações nas escolas, focando, entre outras discussões, no que são ações extensionistas e nas unidades temáticas da BNCC; -Diálogo e interação com as escolas de educação de Educação Básica: Realizar o reconhecimento e a ambientação dos licenciandos em Matemática com os espaços e materiais didáticos disponíveis na escola de Educação Básica onde as ações de extensão serão propostas; efetuar um levantamento de demandas junto à instituição escolar e seus professores em relação as unidades temáticas da BNCC; -Desenvolvimento de ações de extensão focadas nas unidades temáticas da BNCC: Planejar e desenvolver ações focadas nas unidades temáticas da BNCC, destinadas aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e demais modalidades; -Avaliação contínua do processo: Conduzir uma avaliação sistemática dos impactos das ações quanto aos encaminhamentos propostos e à formação dos envolvidos, baseada em retornos regulares dos professores e estudantes, bem como nas vivências dos licenciandos; Promover espaços de diálogo e compartilhamento ao longo de todo o projeto entre o professor do componente curricular, os licenciandos em Matemática e os professores da Educação Básica envolvidos, com vistas ao planejamento, avaliação, ajustes e encaminhamento de novas ações; -Divulgação dos Resultados: Organizar seminários ao final do projeto para compartilhar os resultados, desafios e sucessos das oficinas com a comunidade acadêmica, escolas parceiras e outros interessados; Divulgar os materiais produzidos pelas oficinas nas redes sociais, como, por exemplo o Instagram.
Fundamentação Teórica: As teorias aprendidas na universidade devem estar relacionadas e subsidiar a prática pedagógica do professor de Matemática. Com isso, as práticas formativas que promovam ações colaborativas entre futuros professores e professores em exercício propiciam aprendizagens profissionais, no campo da Educação Matemática, favorecendo a formação de professores de Matemática a qual deve estar em um processo contínuo e reflexivo, integrando práticas colaborativas e investigativas que promovam a ressignificação dos saberes docentes. A relação estreita entre universidade e escola é um caminho para que as práticas e pesquisas influenciem o contexto escolar, promovendo um desenvolvimento profissional do docente. A formação de professores pesquisadores, que investigam suas próprias práticas e contextos de ensino, permite uma reflexão crítica contínua sobre a prática docente e às necessidades específicas do contexto educacional brasileiro (Fiorentini, 2003, 2008). Além disso, o desenvolvimento de uma formação docente que promova a autonomia profissional e o compromisso ético com a educação dos estudantes é fundamental para enfrentar os desafios do ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino (Fiorentini, 2008; D’Ambrosio; Lopes, 2015).
Metodologia: Este projeto de extensão é a base dos componentes curriculares de ACE de Práticas Pedagógicas em Matemática que possui carga horária de 20 horas, cuja distribuição se dará de acordo com o seu respectivo plano de trabalho. Nesta perspectiva, as metodologias inseridas neste projeto de extensão envolvem uma abordagem destinada a enriquecer a experiência educacional tanto dos licenciandos quanto dos estudantes e professores da Educação Básica. O trabalho será desenvolvido em encontros semanais, estruturados em duas vertentes: i) formação teórica e planejamento com licenciandos: os licenciandos participarão de encontros formativos baseados em estudos teóricos sobre extensão, sobre alguma das unidades temáticas da BNCC e sobre outros temas relacionados ao campo da Educação Matemática. Esses estudos teóricos subsidiarão o planejamento das ações, como a elaboração de tarefas, de materiais didáticos, de jogos educacionais, entre outros. A organização e identificação de potencialidades desses materiais se baseará nas demandas específicas da escola parceira; e ii) desenvolvimento e implementação das ações: as ações serão desenvolvidas e conduzidas pelos licenciandos, permitindo-lhes embasar em seus conhecimentos teóricos para atuar e desenvolver ações em um ambiente prático. Estas ações incluirão situações problemas, tarefas investigativas e o uso de recursos didáticos diversos. É importante destacar que os encontros entre o professor da componente curricular, os licenciandos e os professores da Educação Básica parceiras, serão semanais na Universidade e nas dependências dos espaços parceiros durante todo o desenvolvimento deste projeto. Os momentos visam promover o compartilhamento de demandas e de experiências, socialização, discussão, planejamento, avaliação e reflexão coletiva sobre as práticas, abordagens, ações e encaminhamentos propostos. O professor do componente curricular e os professores da Educação Básica dos espaços parceiros acompanharão todas as etapas, oferecendo pareceres, demandas e orientações para o planejamento, ajuste e avaliação das tarefas e ações. O acompanhamento e avaliação das ações serão realizados continuamente por meio dos encontros semanais, do acompanhamento dos licenciandos nos espaços parceiros pelo professor do componente curricular e da análise de relatório escrito produzido pelos licenciandos contendo: registros reflexivos, planos e narrativas das ações produzidas e dos estudos teóricos empreendidos. Pareceres sistemáticos serão coletados dos estudantes dos espaços participantes, utilizando questionários, rodas de conversa e observações diretas das ações propostas.
Impactos na Formação Discente: Este projeto de extensão impactará a formação teórica e prática dos licenciandos em Matemática à medida que aprofundará os conhecimentos relacionados as unidades temáticas da BNCC; instigará o planejamento, a experimentação e a avaliação de ações para a sala de aula, mediante as demandas que emergirem que deste espaço; e mobilizará e ampliará conhecimentos para a futura carreira docente como a colaboração, a comunicação e a reflexão crítica. Este movimento poderá ainda oferecer subsídios para a constituição de docentes que, atentos à realidade e aos desafios das escolas e do ensino de Matemática, estarão instigados desde suas primeiras experiências como futuros professores a criar ações, encaminhamentos e a buscar constantemente novas formas de enfrentar e superar os desafios da profissão docente.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto de extensão estabelecerá conexões com o ensino ao demandar o planejamento e condução de ações nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e demais modalidades baseadas na unidades temáticas da BNCC, atendendo às demandas oriundas dos espaços parceiros e dos professores da Educação Básica. Para isso, os licenciandos em Matemática mobilizarão e aprofundarão seus conhecimentos teóricos e práticos apropriados ao longo dos componentes curriculares que compõem a matriz curricular da Licenciatura em Matemática. Desse modo, o projeto criará uma ponte entre os conhecimentos apreendidos na universidade e a prática educativa nas escolas. Além disso, ao integrar os licenciandos diretamente nas escolas, o projeto também fortalecerá o vínculo com a comunidade, contribuindo com a Educação Básica pública e incentivando uma participação reflexiva e crítica dos futuros professores na sociedade. Durante esse processo, os licenciandos serão incentivados a analisar e avaliar o impacto de suas ações, no planejamento e no desenvolvimento de suas ações, coletando informações, demandas e pareceres dos participantes. Desse movimento, podem emergir objetos, temas e problemas de investigação, que poderão ser explorados pelos licenciandos em pesquisas em Educação Matemática, resultando em artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso e, até mesmo, investigações para participações futuras em programas de pós-graduação.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Este projeto de extensão fortalece a relação entre a universidade e a comunidade, impactando a Educação Básica e a formação docente. Ao integrar licenciandos em Matemática em escolas para planejar e desenvolver ações para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e demais modalidades o projeto pode contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de Matemática no âmbito das unidades temáticas na BNCC. Além disso, o projeto pode desenvolver e ampliar nos futuros professores, junto com os professores em exercício na Educação Básica, conhecimentos para um ensino de Matemática frente aos desafios e demandas presentes nas salas de aula. Ao estabelecer parcerias entre a universidade e as escolas locais, o projeto incentiva a pesquisa e a busca por soluções para os desafios educacionais reais, enriquecendo ambos os espaços e viabilizando um diálogo contínuo sobre as necessidades educacionais e como melhor atendê-las, o que fortalece a responsabilidade social da universidade. Ao divulgar por meio de seminários e/ou publicações os resultados das ações desenvolvidas, este projeto, base de um componente curricular da Licenciatura em Matemática, pode se tornar um catalisador de mudanças educacionais na região e favorecer a procura pelo curso.
Resultados Esperados: Esperamos que este projeto contribua com o fortalecimento do ensino e aprendizagem de Matemática, no que diz respeito às unidades temáticas da BNCC, na Educação Básica e sociedade de Lavras e região; mobilize melhorias na aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e demais modalidades, que participarem das ações propostas; promova o desenvolvimento profissional dos licenciandos em Matemática e dos professores da Educação Básica envolvidos; fortaleça a colaboração entre a Universidade e as escolas locais.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A avaliação ocorrerá de forma diversificada e contínua tendo como foco o envolvimento dos participantes. Assim, uma avaliação contínua será realizada durante o desenvolvimento deste projeto por meio de encontros semanais com os licenciandos envolvidos – os professores dos espaços parceiros também participarão desses encontros. Esses encontros incluirão estudos teóricos, planejamento das ações, acompanhamento e socialização com apresentação de sugestões, além da avaliação do andamento das ações propostas. Também serão compartilhados desafios e sucessos, e avaliada a eficácia das ações e seus impactos nas práticas pedagógicas da escola. Os professores parceiros da Educação Básica trarão demandas e sugestões, contribuindo nas avaliações do planejamento e do desenvolvimento das ações, assim como em seus impactos nas práticas pedagógicas. Serão coletadas avaliações/pareceres dos estudantes participantes das ações, bem como solicitado aos licenciandos a elaboração de um relatório escrito. Os pareceres dos estudantes serão produzidos por meio de questionários, rodas de conversa e observações diretas das ações propostas, para entender suas percepções e identificar as possíveis áreas de melhoria. A elaboração do relatório escrito pelos licenciandos deverá conter: o plano, os registros reflexivos e as narrativas das ações produzidas e dos estudos teóricos empreendidos. Esses encontros, pareceres e relatórios ajudarão no acompanhamento e na avaliação das ações do projeto e de seus participantes, bem como para o planejamento de futuras ações e encaminhamentos. É importante destacar que a participação, o envolvimento e a frequência dos licenciandos nos encontros mencionados, e sobretudo no desenvolvimento das ações nos espaços parceiros, serão observados pelos professores da disciplina e da Escola parceira envolvida.
Cronograma: Este projeto de extensão está sendo proposto para a oferta do componente curricular de ACE da disciplina de Práticas Pedagógicas em Matemática. O cronograma de ações será especificado no plano de trabalho do referido componente curricular.
Descrição Resumida: Este projeto de extensão é base do componente curricular ACE relacionda a disciplina Práticas Pedagógicas em Matemática da Licenciatura em Matemática da UFLA. Articula teoria e prática em ações que envolvem as unidades temáticas da BNCC. Visa contribuir com a formação de futuros professores de Matemática e de estudantes e professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As ações incluem, dentre outras, oficinas promovidas por licenciandos em espaços formais e não formais.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LUIZ FERNANDO RODRIGUES PIRES
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA
E-mail Institucional: luiz.piresufla.br
E-mail Alternativo: luizfrpsmgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 24/04/2025 - 15:33:59
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/04/2025 - 16:17:46
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos