UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (03/11/2025)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 142/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PET INTERDISCIPLINAR LETRAS/PEDAGOGIA (PET- ILEP) - Rede de Educação Antirracista

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto intenta, de forma interdisciplinar, promover o desenvolvimento de atividades pedagógicas e de ações extensionistas relacionadas à educação das e para as relações étnico-raciais. Destaca-se as três frentes de trabalho diversificado, já atuantes na UFLA – “Educação das relações étnico raciais”, “Educação Inclusiva mediada pelo Letramento Racial Crítico” e “Práticas culturais: o direito às literaturas africanas e afro-brasileiras” - que consubstanciam um ambiente institucional fértil para a implantação e consolidação do PET Temático dedicado à educação antirracista. O projeto conta, assim, com três docentes que o coordenam, a saber: Prof. Gasperim Ramalho de Souza (DEL), Profa. Larissa da Silva Lisboa Souza (DEL) e Profa. Camila Simões Rosa (DED), sendo construídas atividades de formação aos discentes, mediante estudos e debates, além de ações extensionistas na comunidade lavrense, incluindo o quilombo urbano que há na cidade, enquanto exercício multiplicador dos saberes construídos.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras:

Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR Lavras)
Conselho Municipal de Cultura

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização:

Universidade Federal de Lavras
Casa de Cultura de Lavras
Casa dos Conselhos Municipais
Bibliotecas públicas

Data de Início: 10/02/2025

Data de Término: 10/02/2028

Justificativa:

A iniciativa para a formação do grupo se deu pelo interesse institucional em integrar e articular iniciativas de
pesquisadores e pesquisadoras da UFLA cujas ações formadoras e de conscientização em muito se fortaleceria com a implementação de um PET Temático para a Educação Antirracista, fortalecendo o diálogo e o debate diálogo existente entre o pesquisador e as duas pesquisadoras, discentes e a comunidade em geral. Acrescente-se a isso a relevância social da temática, especialmente em um país com significativo histórico escravagista e cujas ações institucionais ainda se mostram insuficientes para a promoção de uma nova cultura antirracista que passa, necessariamente, pelo trabalho prático e reflexivo que pode encontrar ambiente fértil na universidade.
Por meio de seus docentes, a UFLA tem desenvolvido ações coletivas no/pelo Setor de Diversidade e Diferenças, em atividades extensionistas, a exemplo de palestras em escolas, ou mesmo em atividades acadêmicas, como nas participações de bancas de discentes de graduação e pós-graduação sobre a temática étnico-racial. É justamente esse conjunto de esforços que a proposta desse PET Temático procura articular como forma de ampliação de sua ressonância acadêmica e social. A oportunidade de criação de um PET Interdisciplinar para o lote antirracista fez com que se vislumbrasse a possibilidade de atendimento de uma demanda acadêmica já existente, o que reflete os anseios institucionais em colaborar com graduandos e a comunidade externa no enfrentamento do racismo dentro e fora da universidade.

Caracterização dos Beneficiários: Discentes/bolsistas mais comunidade UFLA e lavrense - O projeto, na integração com o PET Antirracista do Ministério da Educação, oferece bolsas para os estudantes de Letras e Pedagogia atuarem, fortalecendo, assim, os pilares interdisciplinares propostos, de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos:

Objetivo geral: Promover formação e ações interdisciplinares para a educação das relações étnico-raciais na cidade de Lavras.
Objetivos Específicos:
- Atender aos pressupostos das Leis 10639/03, 11645/08 e outros documentos normativos da educação
brasileira;
- Fortalecer as políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Lavras;
- Sensibilizar e capacitar discentes e comunidade externa para a educação das relações étnico-raciais;
- Promover a formação de discentes e comunidade externa quanto à “Educação das relações étnico raciais”;
- Promover a formação de discentes e comunidade externa quanto à “Educação Inclusiva mediada pelo
Letramento Racial Crítico”;
- Promover a formação de discentes e comunidade externa quanto à “Práticas culturais: o direito às literatura africanas e afro-brasileira”;
- Fomentar atividades e ações extensionistas sobre relações étnico-raciais e as demais frentes de trabalho em espaços institucionais e não-institucionais, como o quilombo urbano;
- Desenvolver atividades extensionistas sobre relações étnico-raciais e a demais frentes de trabalho junto ao
Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial.

Metas:

- Consolidação da formação de discentes dos dois cursos de graduação (Letras e Pedagogia) para as relações étnico-raciais;
- Consolidação da extensão sobre relações étnico-raciais na cidade de Lavras em espaços escolares e não-
escolares;
- Fortalecimento da articulação entre Departamentos da UFLA, Setor de Diversidade e Diferenças, Comunidade Externa, Conselho de Igualdade Racial de Lavras;
- Ampliação do conhecimento sobre relações étnico-raciais na cidade de Lavras como caminho para se
identificar e enfrentar o racismo em suas diversas manifestações.

Fundamentação Teórica:

O contexto legal atual favorece a execução das atividades propostas uma vez que as atividades relacionadas às frentes de trabalho mencionadas no início dessa proposta (“Educação das relações étnico raciais”, “Educação Inclusiva mediada pelo Letramento Racial Crítico” e “Práticas culturais: o direito às literaturas africanas e afro-brasileira) cumprem demandas previstas nessas leis e resoluções. A exemplo disso, temos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB 9394/1996, o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), as leis 10.639/03, 11645/08, a Lei de Cotas (12.272/12), os Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (Resolução CNE/CP n.o 2, de 22 de dezembro de 2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada (Resolução CNE/CP n.o 1, de 2 de julho de 2019). Considerando o PDI da UFLA, ela traz como
instrumento de planejamento governamental o objetivo 175 “Elevar a qualidade de Educação Básica, promovendo o acesso, a permanência e a aprendizagem com equidade” em atendimento à Lei de Governança Pública, Lei. 13.971/2019 (PPA 2020-2023).

Metodologia:

- Produção de Memórias dos encontros formativos e demais atividades;
- Elaboração de Portfólio que evidencie os impactos das ações no processo de formação dos discentes;
- Construção do Sarau Literário.

Impactos na Formação Discente:

- Potenciar o diálogo entre Universidade e comunidade relacionado às culturas africanas e afro-brasileira
enquanto prática antirracista;
- Fomentar ações que fortaleçam as práticas culturais na cidade de Lavras;
- Estimular os discentes enquanto agentes multiplicadores das literaturas africanas e afro-brasileiras;
- Contribuir aos princípios de equidade, diversidade e inclusão.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A pertinência da proposta se dá, não apenas, pelas específicas legislações que orientam a inclusão e desenvolvimento dessas questões na educação, a exemplo das leis 10.639/03 e 11.645/08, somadas a particulares leis relacionadas ao espaço universitário, como a Lei de Cotas, 14.723/23, bem como pela integração de docentes que trabalham com essas temáticas no ensino, na pesquisa e na extensão. Deste modo, este projeto está alinhado com o artigo 3°, § 4° da Resolução n° 01/2004, do Conselho Nacional de Educação, que estabelece que: "Os sistemas de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira”. A presente proposta também adere ao “compromisso com a equidade, diversidade e a inclusão” expresso no inciso XIV do Artigo 7o do Regimento Geral da UFLA.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

- impacto na formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;
- impacto e transformação social na própria instituição e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais, para o desenvolvimento social, equitativo, sustentável, com a realidade brasileira;

Resultados Esperados:

Espera-se que ao término da experiência propiciada pelo PET interdisciplinar antirracista
estudantes do curso de Letras e Pedagogia da UFLA, bem como participantes da comunidade externa, tenham
adquirido conceitos-chave sobre relações étnico -raciais e que detenham estratégias para a promoção da equidade racial por meio do letramento racial crítico e da literatura africana.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Avaliação contínua

Cronograma:

2025 - atividades formativas interdisciplinares, em parceria com a CPMIR e Conselho Municipal de Cultura
2026 - atividades formativas, execução de projetos e participação em eventos acadêmicos relacionados
2027 - atividades formativas, execução de projetos e participação em eventos acadêmicos relacionados.
2028 - finalização do projeto.

Descrição Resumida: PET INTERDISCIPLINAR LETRAS/PEDAGOGIA (PET- ILEP) - Rede de Educação Antirracista. Projeto interdisciplina das área de Letras e Pedagogia, sob a coordenação dos professores Gasperim Ramalho de Souza (DEL), Larissa da Silva Lisboa Souza (DEL) e Camila Simões Rosa (DED).

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • LARISSA DA SILVA LISBOA SOUZA - Início: 10/02/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAMILA SIMOES ROSA - Início: 10/02/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GASPERIM RAMALHO DE SOUZA - Início: 10/02/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LARISSA DA SILVA LISBOA SOUZA

Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

E-mail Institucional: larissa.lisboa[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lari.lisboa[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/03/2025 - 16:51:46

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 29/04/2025 - 17:06:50

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LARISSA DA SILVA LISBOA SOUZA: De 10/03/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
29/04/2025 - 17:06:50Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO)
08/10/2025 - 10:29:01Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 142/2025 (LETICIA MENDONCA LOPES RIBEIRO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.96.0

Créditos