UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/05/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 42/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Sensorial em Foco: Divulgação Científica em Plataformas Sociais sobre Ciência Sensorial e do Consumidor

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

Este projeto de extensão tem como objetivo promover a divulgação científica da ciência sensorial e do consumidor por meio de plataformas sociais digitais, utilizando uma linguagem acessível e estratégias de comunicação que favoreçam o engajamento do público. A proposta busca aproximar a sociedade da universidade e da pesquisa acadêmica na área de ciência dos alimentos, mais especificamente no campo da percepção sensorial, comportamento do consumidor e análise sensorial aplicada. Serão abordados temas como testes afetivos e discriminativos, escalas de aceitação, métodos descritivos, percepção de sabores, aromas, texturas e as relações entre sensações e escolhas alimentares.
A equipe será composta por estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisador de pós-doutorado e docente orientador, com o objetivo de desenvolver conteúdos científicos em formatos variados (vídeos curtos, infográficos, textos explicativos, entre outros) e divulgá-los
em mídias sociais, como o instagram. Além de promover o letramento científico da população, o projeto visa capacitar os participantes em comunicação científica, fortalecendo sua formação acadêmica e ampliando sua visão sobre o papel social da ciência. Espera-se que a iniciativa contribua para a valorização da ciência sensorial, para o combate à desinformação e para a construção de uma ponte sólida entre ciência, universidade e sociedade.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Projeto desenvolvido exclusivamente pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)– Departamento de Ciência dos Alimentos

Número Estimado de Participantes: 15

Locais de Realização: Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas – UFLA

Data de Início: 01/05/2025

Data de Término: 30/04/2027

Justificativa:

A popularização da ciência é uma necessidade urgente diante do crescente fluxo de desinformação e da baixa compreensão pública sobre a produção de conhecimento científico. Em especial, a ciência sensorial disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos, materiais, como são percebidas pelos sentidos visão, olfato, sabor, tato e audição, tem grande potencial de impacto social, mas ainda é pouco conhecida fora do meio acadêmico. Essa lacuna entre o conhecimento gerado na universidade e sua apropriação pela sociedade representa uma oportunidade para ações de extensão voltadas à divulgação científica.
O presente projeto busca tornar a ciência sensorial mais acessível ao público geral, utilizando ferramentas de comunicação digital e linguagens contemporâneas presentes em mídias sociais. Por meio da produção de conteúdos educativos, visuais e interativos, o projeto visa ampliar o entendimento social sobre temas como, aceitação de alimentos, percepção e comportamento do consumidor e o papel da análise sensorial no desenvolvimento e inovação de produtos.
Além de promover o letramento científico da população, a proposta contribui de forma direta para a formação de estudantes de graduação, que serão capacitados em estratégias de comunicação científica, planejamento editorial, ética na divulgação e engajamento público. Trata-se, portanto, de uma ação que articula ensino, pesquisa e extensão: forma profissionais mais críticos e preparados, aplica conhecimentos científicos na prática e fortalece a função social da universidade pública.

Caracterização dos Beneficiários:

Serão beneficiários diretos deste projeto estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA, que participarão ativamente da curadoria, produção e divulgação de conteúdos científicos nas plataformas digitais. Os discentes serão capacitados em técnicas de comunicação científica, planejamento editorial, uso ético da informação e produção de materiais audiovisuais, desenvolvendo habilidades fundamentais para sua formação acadêmica e profissional. A equipe contará ainda com pesquisador de pós-doutorado e docente orientador, que atuarão no apoio técnico, metodológico e pedagógico do projeto.
Entre os beneficiários indiretos, destacam-se os usuários das mídias sociais, que terão acesso gratuito e contínuo a conteúdos educativos sobre ciência sensorial e alimentação. Espera-se alcançar diferentes públicos, como estudantes da educação básica, professores, profissionais do setor de alimentos, consumidores em geral e demais interessados em ciência e saúde, promovendo o letramento científico e a valorização da ciência aplicada ao cotidiano. Ao aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade por meio de estratégias digitais, o projeto fortalece o papel da universidade como agente de transformação social e contribui para a formação de profissionais mais preparados, críticos e comprometidos com a divulgação da ciência.

Objetivos:

Geral: Promover a divulgação científica da ciência sensorial por meio de plataformas digitais, ampliando o acesso ao conhecimento acadêmico e capacitando estudantes em práticas de comunicação científica.
Específicos:
Capacitar estudantes de graduação e pós-graduação em estratégias de divulgação científica e produção de conteúdo digital.
Produzir e divulgar conteúdos acessíveis sobre ciência sensorial, com base em evidências científicas.
Estimular o engajamento público em temas relacionados à percepção sensorial, alimentação e comportamento do consumidor.
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comunicativas dos estudantes envolvidos.
Fortalecer o papel da universidade como agente de popularização da ciência e combate à desinformação.
Avaliar o alcance e o impacto dos conteúdos divulgados por meio de métricas de engajamento e feedback do público.

Metas:

Produzir e publicar ao menos 30 conteúdos digitais (vídeos, carrosséis, reels, textos explicativos, infográficos) ao longo do projeto.
Manter publicações regulares (mínimo 2 por mês) nos canais oficiais do projeto nas redes sociais.
Envolver no mínimo 10 estudantes de graduação e pós-graduação nas atividades de planejamento, produção e divulgação de conteúdo.
Submeter ao menos 1 resumo ou relato de experiência para evento científico ou de extensão.
Alcançar um público estimado de 1.000 visualizações totais nas plataformas utilizadas até o final do projeto.
Elaborar 1 relatório final de avaliação e impacto, com base em métricas de engajamento e feedback dos seguidores.

Fundamentação Teórica:

A divulgação científica tem se consolidado como uma das estratégias mais relevantes para a democratização do conhecimento e a valorização da ciência na sociedade contemporânea. Em um cenário marcado pelo excesso de informações e pela crescente disseminação de conteúdos não verificados nas redes sociais, é fundamental que as universidades públicas assumam um papel ativo na mediação entre a produção acadêmica e o público leigo. Assim, a comunicação científica deve ser compreendida como uma atividade estratégica, capaz de estimular o pensamento crítico, combater a desinformação e promover a construção de uma cultura científica.
A ciência sensorial é uma área multidisciplinar que investiga como os sentidos humanos, visão, olfato, paladar, tato e audição, influenciam a percepção de produtos, sendo amplamente aplicada em setores como alimentos, cosméticos, bebidas, perfumaria e farmacêutica. No contexto da ciência dos alimentos, seu foco está na compreensão da percepção, aceitação e preferência por alimentos e bebidas. Quando aplicada ao desenvolvimento de produtos alimentícios, a ciência sensorial desempenha um papel essencial na criação de alimentos mais saudáveis, atrativos e adequados às expectativas dos consumidores. No entanto, apesar de sua importância prática, essa área do conhecimento ainda é pouco conhecida pelo público geral. Essa lacuna entre o conhecimento técnico e sua apropriação social contribui para a subvalorização de processos científicos que impactam diretamente o comportamento alimentar, a saúde pública e a inovação no setor de alimentos.
Estudos indicam que o uso de plataformas digitais, como Instagram, YouTube e TikTok, tem se mostrado eficiente na disseminação de conteúdos científicos de forma acessível, especialmente entre o público jovem. Quando utilizados com rigor técnico e linguagem adequada, esses meios contribuem significativamente para o letramento científico e a valorização da universidade pública como fonte confiável de informação. Assim, este projeto propõe uma ação extensionista que integra a produção de conteúdos científicos com a linguagem e as ferramentas próprias das redes sociais. Por meio da participação ativa de estudantes, a iniciativa promove também a formação de comunicadores da ciência preparados para traduzir saberes acadêmicos em conteúdos claros, éticos e engajadores, reforçando o compromisso da extensão universitária com a transformação social.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido em seis etapas principais, envolvendo capacitação da equipe, planejamento editorial, produção de conteúdo, divulgação nas mídias sociais, monitoramento do alcance e avaliação do impacto das ações.
1. Seleção e capacitação da equipe:
A equipe será composta por estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA, pesquisador de pós-doutorado e docente coordenador. Os estudantes serão selecionados com base no interesse pela temática e disponibilidade para participar das atividades. Serão realizados treinamentos sobre fundamentos da ciência sensorial, comunicação científica, ética na divulgação, planejamento editorial, redação acessível e uso de ferramentas digitais.
2. Planejamento de conteúdo:
A equipe realizará reuniões periódicas para definir o cronograma editorial, os temas a serem abordados e os formatos de postagem. Os temas terão como base conceitos, técnicas e curiosidades relacionadas à ciência sensorial de alimentos (como percepção do consumidor, aceitação de alimentos, testes discriminativos, descritivos, afetivos, entre outros).
3. Produção dos materiais:
Os conteúdos serão produzidos em diferentes formatos, como vídeos curtos, carrosséis explicativos, infográficos e posts informativos. O material passará por revisão técnica da coordenação do projeto antes de sua publicação. Sempre que possível, serão utilizadas abordagens criativas e linguagem acessível, buscando o engajamento do público-alvo.
4. Publicação e gestão de mídias sociais:
Os materiais serão veiculados por meio de perfis oficiais do projeto nas mídias sociais (Instagram e outras, conforme viabilidade). As publicações serão feitas com frequência quinzenal, com base no cronograma estabelecido.
5. Monitoramento e avaliação:
Serão acompanhadas métricas de desempenho das publicações, como número de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários e alcance. Também serão coletados feedbacks qualitativos por meio de enquetes, caixas de perguntas e formulários online para avaliação da clareza, relevância e impacto dos conteúdos.
6. Relato e divulgação dos resultados:
Ao final do projeto, será elaborado um relatório técnico com a descrição das ações desenvolvidas, resultados alcançados e análise do impacto. Também será preparado um resumo para submissão em eventos acadêmicos e de extensão.

Impactos na Formação Discente:

A participação de estudantes de graduação e pós-graduação neste projeto proporcionará uma formação acadêmica mais ampla e integrada, ao unir conhecimentos científicos da área de ciência sensorial com práticas de comunicação científica voltadas à sociedade. Os discentes serão capacitados a traduzir conteúdos técnicos para uma linguagem acessível, desenvolvendo competências essenciais como escrita clara, síntese de ideias, produção de material audiovisual e uso estratégico de mídias digitais.
Além disso, os estudantes vivenciaram todas as etapas de um processo de extensão universitária, incluindo planejamento, produção, revisão, veiculação e avaliação de conteúdos, o que estimula a autonomia, o trabalho em equipe e a responsabilidade ética na comunicação da ciência. Ao atuar como protagonistas da divulgação científica, os discentes também exercitam o pensamento crítico, a criatividade e a sensibilidade em relação às demandas sociais por informação confiável e acessível.
Espera-se que, ao final do projeto, os participantes estejam mais preparados para dialogar com diferentes públicos, compreender o papel social da universidade e aplicar os conhecimentos acadêmicos em contextos reais, seja na pesquisa, no ensino ou no mercado de trabalho. Dessa forma, o projeto contribui diretamente para a formação de profissionais mais qualificados, conscientes e engajados com a missão pública da ciência.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto demonstra uma forte relação entre ensino, pesquisa e extensão, que são pilares fundamentais em instituições de ensino superior. Aqui está como o projeto se relaciona com esses três aspectos:
Ensino: O projeto oferece oportunidades formativas para estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos, Nutrição, Ciência dos Alimentos e áreas afins, além de pós-graduandos e pesquisadores de pós-doutorado. Os participantes são capacitados em linguagem acessível, planejamento editorial, ética na comunicação e uso de ferramentas digitais, desenvolvendo competências fundamentais para atuação acadêmica e profissional.
Pesquisa: A ciência sensorial, base do conteúdo a ser divulgado, é um campo consolidado de investigação, com metodologias reconhecidas e ampla aplicabilidade. Os conteúdos produzidos serão ancorados em artigos científicos, livros e projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da UFLA e de outras instituições. A atividade extensionista, nesse sentido, funciona como um vetor de socialização do conhecimento científico.
Extensão:Por meio das redes sociais, o projeto amplia o acesso da população ao conhecimento científico, combate a desinformação e valoriza o papel da universidade pública como espaço de produção e disseminação de saberes. A divulgação da ciência sensorial se propõe a atingir públicos diversos, desde estudantes e professores até consumidores, contribuindo para a construção de uma sociedade mais crítica, informada e cientificamente alfabetizada.
Em resumo, o projeto promove a formação prática e crítica dos discentes (ensino), contribui para a geração de novos conhecimentos na área de ciência dos alimentos (pesquisa) e amplia o alcance e a aplicabilidade desses conhecimentos junto à sociedade (extensão), consolidando a indissociabilidade entre os três pilares da universidade pública.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O projeto possui uma relação direta com a sociedade ao tornar o conhecimento científico sobre ciência sensorial mais acessível, compreensível e aplicável ao cotidiano da população. Através da produção e veiculação de conteúdos digitais educativos em plataformas sociais, a iniciativa busca ampliar o entendimento público sobre temas como percepção de sabor, comportamento alimentar, aceitação de alimentos e o papel dos sentidos na relação com os alimentos.
Ao divulgar informações com base em evidências científicas e linguagem acessível, o projeto contribui para o combate à desinformação, para a valorização da ciência e para o fortalecimento da confiança da sociedade nas instituições públicas de ensino e pesquisa. Além disso, promove o letramento científico em larga escala, especialmente entre jovens e consumidores que utilizam redes sociais como principais fontes de informação.
A iniciativa também oferece à comunidade universitária a oportunidade de exercer sua função social por meio do diálogo com diferentes públicos, fortalecendo a aproximação entre universidade e sociedade. Ao abordar uma área aplicada como a ciência sensorial, que envolve escolhas alimentares, bem-estar e saúde pública, o projeto contribui para a formação de uma sociedade mais crítica, informada e engajada com temas de relevância social.

Resultados Esperados:

Os resultados esperados do projeto abrangem diversas frentes, incluindo a ampliação do acesso ao conhecimento científico sobre ciência sensorial, a capacitação técnica e comunicacional de estudantes, o fortalecimento da cultura de divulgação científica na universidade e o engajamento social por meio de plataformas digitais.
Espera-se:
A produção e divulgação de conteúdos digitais de qualidade, baseados em evidências científicas, sobre temas da ciência sensorial voltados à percepção de alimentos, comportamento do consumidor e análise sensorial aplicada;
A capacitação de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de pós-doutorado em estratégias de comunicação científica, redação acessível, produção audiovisual e uso de mídias sociais;
O fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade, por meio da aproximação do público com o conhecimento científico gerado em instituições públicas de ensino e pesquisa;
A ampliação do alcance da ciência sensorial entre públicos diversos, contribuindo para o letramento científico, o combate à desinformação e o estímulo ao pensamento crítico;
A contribuição para o reconhecimento institucional da UFLA como referência em ações de divulgação científica e extensão universitária na área de ciência dos alimentos.
Esses resultados têm o potencial de transformar o conhecimento técnico em linguagem socialmente relevante, promover a formação de profissionais mais preparados para comunicar ciência e consolidar o papel da universidade como mediadora entre a produção acadêmica e as demandas da sociedade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Alguns indicadores de acompanhamento e avaliação do projeto incluem:
Participação: Número de estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado envolvidos; carga horária dedicada às atividades;
Produção de conteúdo: Número de publicações realizadas nas plataformas sociais (posts, vídeos, infográficos, carrosséis); diversidade de formatos utilizados; frequência de publicações.
Alcance e Engajamento nas Redes: Número de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários e alcance total das publicações; crescimento de seguidores ao longo do projeto.
Feedback do Público: Avaliação qualitativa por meio de comentários, enquetes, formulários e caixas de perguntas nas redes sociais sobre clareza, relevância e interesse nos temas divulgados.
Integração com Ensino e Pesquisa: Referência a conteúdos de disciplinas e pesquisas vinculadas à ciência sensorial nas publicações; articulação com projetos acadêmicos em andamento.
Produção Acadêmica e de Extensão: Submissão de resumos a eventos científicos ou extensionistas; registro do projeto na UFLA; elaboração de relatório final com análise de impacto e sugestões de continuidade.
Esses indicadores abrangem aspectos técnicos, formativos e extensionistas do projeto, permitindo a avaliação contínua de sua execução, bem como o ajuste de estratégias conforme necessário para alcançar os objetivos propostos com eficácia e impacto.

Cronograma:

Meses 1–2
Planejamento geral do projeto; definição da equipe; reuniões iniciais; seleção dos alunos participantes; criação e/ou consolidação de perfis nas mídias sociais; organização do cronograma editorial

Meses 2-3
Capacitação da equipe em comunicação científica, ciência sensorial, linguagem acessível, ferramentas digitais

Meses 3–23
Produção contínua e veiculação de conteúdos digitais em diferentes formatos (vídeos, infográficos, carrosséis, textos explicativos etc.); publicações quinzenais; curadoria de temas relevantes vinculados à ciência sensorial e alimentação

Meses 8, 15 e 24
Avaliação intermediária de desempenho: análise de métricas (visualizações, engajamento, alcance), revisão das estratégias editoriais, coleta de feedback do público e dos discentes

Meses 12 e 24
Submissão de resumos ou relatos de experiência para eventos extensionistas; e atividades de divulgação interna na UFLA

Mês 24
Avaliação final do projeto; organização e entrega do relatório final à PROEEC; reunião de encerramento e discussão sobre continuidade ou expansão do projeto

Descrição Resumida: O presente projeto de extensão teve como objetivo promover a divulgação científica da ciência sensorial e do comportamento do consumidor em mídias sociais, por meio da produção de conteúdos acessíveis e educativos, abordando temas como percepção sensorial, aceitação de alimentos, testes sensoriais e comportamento alimentar. As atividades integraram ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação acadêmica e comunicacional dos participantes e para o letramento científico da sociedade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • ANA CARLA MARQUES PINHEIRO - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • LOUISE PAIVA PASSOS - Tipo: Voluntário - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ALEXANDRE HENRIQUE SILAS SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA LAURA SILVA GALDINO - Tipo: Voluntário - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUÍZ GUILHERME MALAQUIAS DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Katiucia Alves Amorim - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Jéssica Sousa Guimarães - Início: 01/05/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANA CARLA MARQUES PINHEIRO

Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

E-mail Institucional: anacarlamp[em]ufla.br

E-mail Alternativo: anacarlaprg[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 21/04/2025 - 16:53:26

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 29/04/2025 - 08:59:41

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANA CARLA MARQUES PINHEIRO: De 21/04/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
29/04/2025 - 08:59:41Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MARIA EMILIA DE SOUSA GOMES)
29/04/2025 - 10:13:21Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 42/2025 (RAFAEL PERON CASTRO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

Créditos