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Índice:
Número de Registro: 45/2025
Título: O DESPERTAR PARA A FAUNA LOCAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto, será desenvolvido no Colégio de Aplicação NEDI-UFLA, visando despertar o interesse de crianças de 4 a 6 anos pela fauna local e promover a consciência ambiental através de atividades sensoriais, artísticas e educativas. Utilizando práticas sustentáveis, como o uso de tintas naturais e materiais recicláveis, buscando estimular a escuta ativa, a observação e a conexão com a natureza. As ações incluem escuta de sons de aves locais, visita ao setor de animais silvestres da UFLA, atividades artísticas, exibição de vídeos educativos como um episódio do Peixonauta e o filme As Aventuras de Sammy, além da produção de um cartaz coletivo com materiais recicláveis. O projeto é fundamentado nos pilares do desenvolvimento sustentável e na educação ambiental crítica, propondo uma abordagem integrada entre arte, ciência e consciência ecológica. A avaliação será contínua e qualitativa, considerando o envolvimento e a participação das crianças. O projeto será realizado ao longo de um ano letivo, encerrando-se com uma exposição dos trabalhos para as famílias.
Área Temática: Meio Ambiente
Instituições Parceiras: Não se Aplica
Número Estimado de Participantes: 4
Locais de Realização: Setor de Animais Selvagens do DZO/FZMV/UFLA e NEDI/UFLA.
Data de Início: 07/05/2025
Data de Término: 14/04/2026
Justificativa:
Considerando o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente, é essencial formar desde cedo sujeitos críticos e conscientes. O projeto se justifica pela necessidade de despertar, na infância, o encantamento e respeito pela biodiversidade local e a importância da preservação dos ecossistemas. A educação ambiental com enfoque sensorial e artístico torna-se uma ferramenta potente nesse processo. Além disso, o uso de recursos naturais, recicláveis e materiais acessíveis promove a criatividade e o senso de responsabilidade nas crianças, além de engajar a comunidade escolar na construção de um ambiente mais sustentável.
Caracterização dos Beneficiários: Crianças de 4-6 anos, nos quais não tem relevância as características socioeconômicas; políticas e culturais para o projeto em questão.
Objetivos:
Geral: Despertar o interesse das crianças pela fauna local e promover a consciência ambiental por meio de experiências sensoriais, artísticas e educativas. Específicos: - Reconhecer o som de aves locais da região sul de Minas (ex.: sabiá-laranjeira, bem-te-vi, joão-de-barro, sanhaçu, tico-tico); - Observar aves como arara, papagaio, maritaca e calopsita; - Utilizar tintas naturais e materiais ecológicos para pintura e colagem; - Compreender a importância da destinação correta do lixo; - Promover ações de sensibilização ambiental a partir de vídeos e filmes educativos.
Metas: Conscientizar ao menos 70% das crianças quanto à importância da Conservação e Preservação do Meio Ambiente.
Fundamentação Teórica:
O projeto fundamenta-se nos quatro pilares do desenvolvimento sustentável: 1. Responsabilidade: Implica agir de forma a atender às necessidades presentes sem comprometer as futuras gerações. 2. Mitigação: Refere-se às ações para reduzir causas e impactos negativos da crise climática, como incentivo ao uso consciente de recursos. 3. Adaptação: Capacidade de se ajustar às mudanças ambientais, por meio de projetos resilientes. 4. Integração: Integração harmônica entre as dimensões ambiental, social e econômica. Este projeto apoia-se em práticas educativas sustentáveis como o uso de materiais naturais, escuta ativa da natureza e valorização do território local, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. A educação ambiental crítica (LOUREIRO, 2012) e a BNCC (2017) reforçam a importância de abordagens que dialoguem com a realidade da criança e promovam experiências significativas. Também se apoia nos seguintes eixos: - Práticas de sustentabilidade: criação de hortas, reciclagem e reaproveitamento de materiais. - Conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais: jogos educativos e simulações. - Expressão artística como meio de compreensão do meio ambiente e construção de valores ecológicos. Filmes e episódios educativos são ferramentas importantes nesse processo. O episódio do Peixonauta, em que os personagens ajudam filhotes de tartaruga enquanto recolhem garrafas plásticas, e o filme “As Aventuras de Sammy”, que retrata a vida de uma tartaruga e os impactos da ação humana no oceano, serão usados como recursos pedagógicos para promover a empatia e a reflexão.
Metodologia:
As atividades acontecerão ao longo de um ano letivo com as crianças do NEDI-UFLA. Etapas: 1. Escuta ativa da avifauna local – sons de aves como sabiá-laranjeira, bem-te-vi, joão-de-barro, sanhaçu e tico-tico. 2. Visita ao setor de animais silvestres da UFLA. 3. Produção artística com tintas naturais feitas com beterraba, açafrão, espinafre e carvão. 4. Pintura dos desenhos das aves estudadas: calopsita, maritaca, arara e papagaio. 5. Colagens com sementes de girassol, folhas secas e cola branca. 6. Exibição do episódio do Peixonauta: “Peixonauta, Marina e Zico têm que ajudar alguns filhotinhos de tartaruga que estão em perigo no Parque. Durante a busca, encontram várias garrafas plásticas pelo chão e descobrem uma maneira de usá-las para ajudar os filhotinhos.” 7. Exibição do filme *As Aventuras de Sammy* antes da produção do cartaz. - Sinopse: Sammy, uma tartaruga-marinha, viaja pelos oceanos do mundo inteiro e testemunha as consequências do aquecimento global assim como as principais alterações que a presença do homem está causando em nosso planeta. 8. Confecção de cartaz coletivo com colagens de lixo limpo e reciclável. 9. Exposição das produções artísticas na escola para as famílias.
Impactos na Formação Discente: O projeto visa capacitar a discente de maneira a adquirir embasamento teórico e prático, colaborando para uma maior interação entre a educação, pesquisa e extensão.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
A relação entre ensino, pesquisa e extensão no projeto "O Despertar para a Fauna Local e Consciência Ambiental na Educação Infantil" se estabelece por meio de uma abordagem integrada e dinâmica, que valoriza a construção do conhecimento a partir da interação entre teoria e prática. A iniciativa busca conectar os saberes acadêmicos às demandas reais da comunidade, promovendo um aprendizado significativo para os estudantes e um impacto positivo no ambiente escolar e local. O ensino se manifesta no planejamento e execução das atividades pedagógicas, envolvendo a abordagem didática para sensibilizar as crianças sobre a fauna regional e a importância da preservação ambiental. A pesquisa surge como um elemento essencial para embasar as ações, permitindo o levantamento de informações sobre as espécies locais, suas características e desafios de conservação. A extensão, por sua vez, representa o vínculo direto entre a universidade e a sociedade, oportunizando a aplicação dos conhecimentos gerados na pesquisa e desenvolvidos no ensino em intervenções educativas e ecológicas concretas. Ao articular essas três dimensões, o projeto não apenas amplia o repertório dos participantes, mas também incentiva a reflexão crítica e o engajamento ativo na preservação ambiental desde a infância. Dessa forma, o impacto ultrapassa os muros da escola, contribuindo para o fortalecimento da consciência ecológica na comunidade e estimulando futuras ações voltadas à sustentabilidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
O projeto fortalece a relação entre a universidade e a sociedade ao promover a educação ambiental na primeira infância, envolvendo diretamente as crianças do Colégio de Aplicação NEDI-UFLA e, indiretamente, suas famílias e a comunidade escolar. Ao incentivar práticas sustentáveis, como o uso consciente de recursos naturais e o reaproveitamento de materiais recicláveis, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e sensíveis às questões ambientais. O impacto social esperado é a ampliação da consciência ecológica, estimulando atitudes sustentáveis desde a infância e influenciando o ambiente familiar e escolar. A valorização da fauna local e a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente também geram efeitos positivos duradouros, fortalecendo o vínculo afetivo com a natureza e promovendo a cultura da sustentabilidade no cotidiano das crianças e da comunidade.
Resultados Esperados: Conscientizar ao menos 70% das crianças quanto à importância da Conservação e Preservação do Meio Ambiente.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A avaliação será contínua e qualitativa, considerando o envolvimento e a participação das crianças. O projeto será realizado ao longo de um ano letivo, encerrando-se com uma exposição dos trabalhos para as famílias.
Cronograma:
Mês 1-2: Escuta da fauna / Introdução ao projeto Mês 3: Visita ao setor de silvestres / desenhos Mês 4-5: Tintas naturais e colagens Mês 6: Episódio Peixonauta + debate Mês 7: Exibição do filme *As Aventuras de Sammy* Mês 8: Cartaz com recicláveis Mês 9-10: Preparação da exposição Mês 11: Exposição para famílias Mês 12: Encerramento e reflexão final
Descrição Resumida: O projeto, será desenvolvido no Colégio de Aplicação NEDI-UFLA, visando despertar o interesse de crianças de 4 a 6 anos pela fauna local e promover a consciência ambiental através de atividades sensoriais, artísticas e educativas. Utilizando práticas sustentáveis, como o uso de tintas naturais e materiais recicláveis, buscando estimular a escuta ativa, a observação e a conexão com a natureza.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: CARLOS EDUARDO DO PRADO SAAD
Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
E-mail Institucional: saadzooufla.br
E-mail Alternativo: saadzooyahoo.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 07/05/2025 - 13:32:19
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 07/05/2025 - 16:12:27
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos