UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (19/05/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 45/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: O DESPERTAR PARA A FAUNA LOCAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto, será desenvolvido no Colégio de Aplicação NEDI-UFLA, visando despertar o interesse de crianças de 4 a 6 anos pela fauna local e promover a consciência ambiental através de atividades sensoriais, artísticas e educativas. Utilizando práticas sustentáveis, como o uso de tintas naturais e materiais recicláveis, buscando estimular a escuta ativa, a observação e a conexão com a natureza. As ações incluem escuta de sons de aves locais, visita ao setor de animais silvestres da UFLA, atividades artísticas, exibição de vídeos educativos como um episódio do Peixonauta e o filme As Aventuras de Sammy, além da produção de um cartaz coletivo com materiais recicláveis. O projeto é fundamentado nos pilares do desenvolvimento sustentável e na educação ambiental crítica, propondo uma abordagem integrada entre arte, ciência e consciência ecológica. A avaliação será contínua e qualitativa, considerando o envolvimento e a participação das crianças. O projeto será realizado ao longo de um ano letivo, encerrando-se com uma exposição dos trabalhos para as famílias.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Não se Aplica

Número Estimado de Participantes: 4

Locais de Realização: Setor de Animais Selvagens do DZO/FZMV/UFLA e NEDI/UFLA.

Data de Início: 07/05/2025

Data de Término: 14/04/2026

Justificativa:

Considerando o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente, é essencial formar
desde cedo sujeitos críticos e conscientes. O projeto se justifica pela necessidade de
despertar, na infância, o encantamento e respeito pela biodiversidade local e a
importância da preservação dos ecossistemas. A educação ambiental com enfoque
sensorial e artístico torna-se uma ferramenta potente nesse processo.
Além disso, o uso de recursos naturais, recicláveis e materiais acessíveis promove a
criatividade e o senso de responsabilidade nas crianças, além de engajar a comunidade
escolar na construção de um ambiente mais sustentável.

Caracterização dos Beneficiários: Crianças de 4-6 anos, nos quais não tem relevância as características socioeconômicas; políticas e culturais para o projeto em questão.

Objetivos:

Geral:
Despertar o interesse das crianças pela fauna local e promover a consciência ambiental
por meio de experiências sensoriais, artísticas e educativas.
Específicos:
- Reconhecer o som de aves locais da região sul de Minas (ex.: sabiá-laranjeira,
bem-te-vi, joão-de-barro, sanhaçu, tico-tico);
- Observar aves como arara, papagaio, maritaca e calopsita;
- Utilizar tintas naturais e materiais ecológicos para pintura e colagem;
- Compreender a importância da destinação correta do lixo;
- Promover ações de sensibilização ambiental a partir de vídeos e filmes educativos.

Metas: Conscientizar ao menos 70% das crianças quanto à importância da Conservação e Preservação do Meio Ambiente.

Fundamentação Teórica:

O projeto fundamenta-se nos quatro pilares do desenvolvimento sustentável:
1. Responsabilidade: Implica agir de forma a atender às necessidades presentes sem
comprometer as futuras gerações.
2. Mitigação: Refere-se às ações para reduzir causas e impactos negativos da crise
climática, como incentivo ao uso consciente de recursos.
3. Adaptação: Capacidade de se ajustar às mudanças ambientais, por meio de projetos
resilientes.
4. Integração: Integração harmônica entre as dimensões ambiental, social e econômica.
Este projeto apoia-se em práticas educativas sustentáveis como o uso de materiais
naturais, escuta ativa da natureza e valorização do território local, promovendo o
desenvolvimento integral das crianças. A educação ambiental crítica (LOUREIRO, 2012)
e a BNCC (2017) reforçam a importância de abordagens que dialoguem com a realidade
da criança e promovam experiências significativas.
Também se apoia nos seguintes eixos:
- Práticas de sustentabilidade: criação de hortas, reciclagem e reaproveitamento de
materiais.
- Conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais: jogos educativos e
simulações.
- Expressão artística como meio de compreensão do meio ambiente e construção de
valores ecológicos.
Filmes e episódios educativos são ferramentas importantes nesse processo. O episódio
do Peixonauta, em que os personagens ajudam filhotes de tartaruga enquanto recolhem
garrafas plásticas, e o filme “As Aventuras de Sammy”, que retrata a vida de uma
tartaruga e os impactos da ação humana no oceano, serão usados como recursos
pedagógicos para promover a empatia e a reflexão.

Metodologia:

As atividades acontecerão ao longo de um ano letivo com as crianças do NEDI-UFLA.
Etapas:
1. Escuta ativa da avifauna local – sons de aves como sabiá-laranjeira, bem-te-vi,
joão-de-barro, sanhaçu e tico-tico.
2. Visita ao setor de animais silvestres da UFLA.
3. Produção artística com tintas naturais feitas com beterraba, açafrão, espinafre e carvão.
4. Pintura dos desenhos das aves estudadas: calopsita, maritaca, arara e papagaio.
5. Colagens com sementes de girassol, folhas secas e cola branca.
6. Exibição do episódio do Peixonauta: “Peixonauta, Marina e Zico têm que ajudar
alguns filhotinhos de tartaruga que estão em perigo no Parque. Durante a busca,
encontram várias garrafas plásticas pelo chão e descobrem uma maneira de usá-las para
ajudar os filhotinhos.”
7. Exibição do filme *As Aventuras de Sammy* antes da produção do cartaz.
- Sinopse: Sammy, uma tartaruga-marinha, viaja pelos oceanos do mundo inteiro e
testemunha as consequências do aquecimento global assim como as principais alterações
que a presença do homem está causando em nosso planeta.
8. Confecção de cartaz coletivo com colagens de lixo limpo e reciclável.
9. Exposição das produções artísticas na escola para as famílias.

Impactos na Formação Discente: O projeto visa capacitar a discente de maneira a adquirir embasamento teórico e prático, colaborando para uma maior interação entre a educação, pesquisa e extensão.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

A relação entre ensino, pesquisa e extensão no projeto "O Despertar para a Fauna Local e Consciência Ambiental na Educação Infantil" se estabelece por meio de uma abordagem integrada e dinâmica, que valoriza a construção do conhecimento a partir da interação entre teoria e prática. A iniciativa busca conectar os saberes acadêmicos às demandas reais da comunidade, promovendo um aprendizado significativo para os estudantes e um impacto positivo no ambiente escolar e local.
O ensino se manifesta no planejamento e execução das atividades pedagógicas, envolvendo a abordagem didática para sensibilizar as crianças sobre a fauna regional e a importância da preservação ambiental. A pesquisa surge como um elemento essencial para embasar as ações, permitindo o levantamento de informações sobre as espécies locais, suas características e desafios de conservação. A extensão, por sua vez, representa o vínculo direto entre a universidade e a sociedade, oportunizando a aplicação dos conhecimentos gerados na pesquisa e desenvolvidos no ensino em intervenções educativas e ecológicas concretas.
Ao articular essas três dimensões, o projeto não apenas amplia o repertório dos participantes, mas também incentiva a reflexão crítica e o engajamento ativo na preservação ambiental desde a infância. Dessa forma, o impacto ultrapassa os muros da escola, contribuindo para o fortalecimento da consciência ecológica na comunidade e estimulando futuras ações voltadas à sustentabilidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O projeto fortalece a relação entre a universidade e a sociedade ao promover a educação ambiental na primeira infância, envolvendo diretamente as crianças do Colégio de Aplicação NEDI-UFLA e, indiretamente, suas famílias e a comunidade escolar. Ao incentivar práticas sustentáveis, como o uso consciente de recursos naturais e o reaproveitamento de materiais recicláveis, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e sensíveis às questões ambientais.

O impacto social esperado é a ampliação da consciência ecológica, estimulando atitudes sustentáveis desde a infância e influenciando o ambiente familiar e escolar. A valorização da fauna local e a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente também geram efeitos positivos duradouros, fortalecendo o vínculo afetivo com a natureza e promovendo a cultura da sustentabilidade no cotidiano das crianças e da comunidade.

Resultados Esperados: Conscientizar ao menos 70% das crianças quanto à importância da Conservação e Preservação do Meio Ambiente.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A avaliação será contínua e qualitativa, considerando o envolvimento e a participação das crianças. O projeto será realizado ao longo de um ano letivo, encerrando-se com uma exposição dos trabalhos para as famílias.

Cronograma:

Mês 1-2: Escuta da fauna / Introdução ao projeto
Mês 3: Visita ao setor de silvestres / desenhos
Mês 4-5: Tintas naturais e colagens
Mês 6: Episódio Peixonauta + debate
Mês 7: Exibição do filme *As Aventuras de Sammy*
Mês 8: Cartaz com recicláveis
Mês 9-10: Preparação da exposição
Mês 11: Exposição para famílias
Mês 12: Encerramento e reflexão final

Descrição Resumida: O projeto, será desenvolvido no Colégio de Aplicação NEDI-UFLA, visando despertar o interesse de crianças de 4 a 6 anos pela fauna local e promover a consciência ambiental através de atividades sensoriais, artísticas e educativas. Utilizando práticas sustentáveis, como o uso de tintas naturais e materiais recicláveis, buscando estimular a escuta ativa, a observação e a conexão com a natureza.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • BRUMA KRYSHNA PALLA XAVIER - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CARLOS EDUARDO DO PRADO SAAD

Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

E-mail Institucional: saadzoo[em]ufla.br

E-mail Alternativo: saadzoo[em]yahoo.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 07/05/2025 - 13:32:19

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 07/05/2025 - 16:12:27

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CARLOS EDUARDO DO PRADO SAAD: De 28/04/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
28/04/2025 - 17:46:00Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (VANESSA AVELAR SILVA)
05/05/2025 - 16:15:44Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: A relação entre ensino, pesquisa e extensão deva ser melhor explicitada. (SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES)
07/05/2025 - 16:12:27Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (VANESSA AVELAR SILVA)
07/05/2025 - 16:28:02Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 45/2025 (SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

Créditos