UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (27/08/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 98/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Prática Extensionista: Gênero, Etnia, Diversidade e Direitos Humanos

Programa de Extensão: Educação Matemática na Educação Básica: práticas pedagógicas e de (auto)formação docente

Resumo da Proposta: Este projeto de extensão é a base do componente curricular de Atividade Curricular de Extensão (ACE) NFM1878 – Prática Extensionista: Gênero, Etnia, Diversidade e Direitos Humanos, no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática. Com duração de dois anos, o projeto visa articular a teoria e a prática, permitindo que as e os estudantes da licenciatura utilizem o conhecimento matemático como uma ferramenta de análise crítica da realidade social. O objetivo é planejar, desenvolver e socializar ações de extensão que abordem as questões de gênero, etnia, diversidade e direitos humanos junto a estudantes da Educação Básica, promovendo o pensamento crítico e a cidadania. A iniciativa busca contribuir com a formação de futuros docentes, preparando-as para lidar com a diversidade em sala de aula de forma respeitosa e inclusiva, ao mesmo tempo em que fortalece o vínculo entre universidade, escola e sociedade. As ações incluem o planejamento e a realização de oficinas temáticas, análise de dados sobre desigualdades e a produção de materiais didáticos.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: UFLA, escolas da Educação Básica de Lavras e região, Secretaria Municipal de Educação de Lavras, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Prefeitura Municipal.

Número Estimado de Participantes: 250

Locais de Realização: O projeto se desenvolverá nas dependências do Laboratório de Ensino de Matemática (DFM/UFLA) e de espaços formais (escolas de Educação Básica) e não formais em Lavras e região.

Data de Início: 11/08/2025

Data de Término: 10/08/2027

Justificativa:

Este projeto de extensão, com duração de dois anos, tem por finalidade a curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Matemática, atuando como base do componente curricular de ACE de código NFM1878, com o título "Prática Extensionista: Gênero, Etnia, Diversidade e Direitos Humanos" e carga horária de 51 horas. Ele se articula diretamente com o conteúdo da disciplina GFM247, cujos princípios orientadores são o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro.
A proposta surge da necessidade de integrar a teoria e a prática, estimulando as e os futuros docentes a compreenderem e a se posicionarem diante das desigualdades, utilizando a matemática, como meio para estudar e propor soluções para os problemas ligados às questões oriundas da diversidade. A partir da análise de dados sobre gênero, etnia, diversidade e direitos humanos, o projeto busca evidenciar as discriminações e reafirmar que o respeito às identidades e especificidades é um direito social inalienável. A ação extensionista, portanto, é a forma de integrar com a comunidade e preparar as licenciandas e os licenciandos para lidar com a diversidade em sala de aula com um olhar de respeito e inclusão, transformando a matemática em um instrumento de cidadania.
Para a plena execução das atividades propostas, faz-se necessária uma previsão de auxílio financeiro. Os recursos serão destinados prioritariamente à aquisição de materiais de consumo para as oficinas, custos com o deslocamento da equipe (docentes e discentes) e custeio de alimentação para as e os participantes das oficinas, especialmente em atividades de maior duração.

Caracterização dos Beneficiários: As pessoas beneficiárias diretas são as licenciandas e os licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática matriculados no componente curricular de ACE NFM1878, as e os estudantes e docentes de Matemática da Educação Básica de Lavras e região. De forma indireta, a sociedade local será beneficiada pelo fortalecimento da educação e pela promoção de uma cultura de respeito e cidadania.

Objetivos:

Planejar e desenvolver práticas pedagógicas que utilizem a matemática como ferramenta para analisar e discutir questões de gênero, etnia, diversidade e direitos humanos junto a estudantes da Educação Básica, promovendo a curricularização da extensão e a formação docente crítica.
Fomentar uma formação docente abrangente e variada que favoreça o desenvolvimento e a ampliação de conhecimentos e práticas pertinentes à profissão, oferecendo às e aos participantes experiências que integrem a teoria à prática pedagógica.
Contribuir para conscientizar, por meio da matemática, as e os estudantes da Educação Básica sobre as desigualdades sociais.
Promover a (auto)formação docente, articulando o conhecimento matemático com o engajamento social.
Fomentar o diálogo e a colaboração entre a universidade e as escolas e outras instituições parceiras.

Metas:

Formação das licenciandas os Licenciandos:Promover momentos de formação e estudos teóricos com as e os discentes, focando em extensão, matemática crítica e os temas da ementa das disciplinas NFM1878 e GFM247.
Diálogo e Interação com as Escolas:Realizar o reconhecimento das realidades escolares e fazer um levantamento de demandas junto as e aos docentes da Educação Básica.
Desenvolvimento de Ações de Extensão: Planejar e desenvolver oficinas focadas na análise de dados sobre as desigualdades, destinadas aos estudantes da Educação Básica.
Avaliação e Acompanhamento: Conduzir uma avaliação sistemática dos impactos das ações, baseada em retornos regulares de docentes e estudantes das escolas, e nas vivências das licenciandas e dos licenciandos.
Divulgação e Publicações: Organizar seminários para compartilhar os resultados e produzir relatórios e, se possível, artigos ou relatos de experiência, sobre as vivências do projeto.

Fundamentação Teórica:

A base teórica deste projeto se alinha com a perspectiva de uma Educação Matemática Crítica e Socialmente Relevante. Em contraposição a uma visão puramente tecnicista, a proposta é que a matemática sirva como uma ferramenta para a leitura e a transformação do mundo, conforme defendem teóricos da Educação Matemática Crítica. As práticas formativas que promovem ações colaborativas entre futuras e futuros docentes e docentes em exercício propiciam aprendizagens profissionais.
O projeto se fundamenta na ideia de que a formação docente precisa abordar questões sociais urgentes. A obra "Educação em direitos humanos e formação de professores(as)" (2014) orienta a nossa abordagem. O livro "Gênero e diversidade na escola" (2009) e a obra de Luana Tolentino, "Sobrevivendo ao racismo" (2023), fornecem o embasamento para que o projeto aborde de maneira concreta as questões de gênero e etnia, utilizando a análise estatística para dar visibilidade às experiências de discriminação.
Complementarmente, utilizamos as contribuições de Alias (2016), que discute a diversidade no currículo, e de Deslandes (2015), que reforça a importância dos direitos humanos na formação docente. A abordagem de Torres (2010) sobre a diversidade sexual e a de Carvalho et al. (2009) sobre a equidade de gênero nos guiam para uma prática pedagógica inclusiva. Por fim, a obra de Luiz e Nascente (2013) nos inspira a integrar os diferentes atores escolares na construção de uma escola mais democrática e promotora de equidade.

Metodologia:

Este projeto de extensão é a base do componente curricular de ACE NFM1878, cuja carga horária de 51 horas será distribuída de forma flexível de acordo com o plano de trabalho. O trabalho se dará em encontros semanais, estruturados em duas vertentes:
Formação teórica e planejamento com licenciandos: As e os discentes participarão de encontros formativos sobre extensão, sobre temas como gênero, etnia, diversidade e direitos humanos. Esses estudos teóricos subsidiarão o planejamento das ações, como a elaboração de oficinas e materiais didáticos.
Desenvolvimento e implementação das ações: As ações serão conduzidas pelas e pelos discentes em escolas parceiras. Elas incluirão diversas atividades, oficinas, jogos, situações-problema e tarefas investigativas. A docente responsável pela componente curricular, as e os docentes das escolas parceiras acompanharão as etapas, oferecendo pareceres, demandas e orientações.
A avaliação das ações será realizada continuamente por meio de encontros semanais, acompanhamento nas escolas e análise de um relatório escrito, que as licenciandas e os licenciandos produzirão, contendo registros reflexivos e narrativas das ações.

Impactos na Formação Discente: Este projeto impactará a formação teórica e prática das licenciandas e dos licenciandos, aprofundando conhecimentos sobre a matemática de forma crítica; instigando o planejamento, a experimentação e a avaliação de ações pedagógicas; e mobilizando saberes para a futura carreira docente, como a colaboração, a comunicação e a reflexão crítica. Este movimento visa contribuir para a formação de docentes que, atentos aos desafios sociais, estarão aptos a criar ações para enfrentar e superar as desigualdades.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto estabelece uma conexão profunda entre ensino, pesquisa e extensão. O ensino se manifesta na aplicação dos conhecimentos das disciplinas de NFM1878 e GFM247. A extensão acontece na interação com as escolas e com a comunidade. A pesquisa pode emergir da análise e reflexão sobre a prática, permitindo que as e os licenciandos investiguem e avaliem o impacto de suas ações, acessando informações e dados que podem se tornar temas para artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Este projeto fortalece a relação entre a universidade e a comunidade. Ao integrar licenciandas e licenciandos em escolas, ele pode contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de matemática e na formação de uma sociedade mais consciente e justa. Além disso, a parceria com as escolas locais incentiva a busca por soluções para os desafios educacionais reais, ampliando ambos os espaços e viabilizando um diálogo contínuo favorecendo a colaboração universidade-escola.

Resultados Esperados:

Espera-se que este projeto contribua para:
O fortalecimento do ensino e da aprendizagem de Matemática na Educação Básica.
A aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, com uma visão crítica da matemática.
O desenvolvimento profissional das e dos docentes e discentes da Educação Básica.
O fortalecimento da colaboração entre a universidade e as escolas locais.
A produção de materiais didáticos e estudos sobre a intersecção entre matemática, gênero e diversidade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

A avaliação ocorrerá de forma diversificada e contínua, por meio de:
Encontros semanais: Para estudo, planejamento, acompanhamento e avaliação das ações.
Relatório Escrito das Licenciandas e dos Licenciandos: Contendo planos de aula, registros reflexivos e narrativas das ações.
Pareceres Sistemáticos: Coletados de estudantes participantes por meio de questionários e rodas de conversa.
Observação Direta: Acompanhamento das ações nos espaços parceiros.

Cronograma: Este projeto de extensão, com duração de dois anos, terá seu cronograma de ações detalhado no plano de trabalho do componente curricular de ACE, que será elaborado em conjunto com as e os discentes no início de cada período letivo.

Descrição Resumida: Este projeto de extensão é a base do componente curricular de Atividade Curricular de Extensão (ACE) NFM1878 – Prática Extensionista: Gênero, Etnia, Diversidade e Direitos Humanos, no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • JULIA AVELAR ALMEIDA - Tipo: Voluntário - Início: 15/08/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: AMANDA CASTRO OLIVEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

E-mail Institucional: amanda[em]ufla.br

E-mail Alternativo: amanda2711[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/08/2025 - 20:11:59

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/08/2025 - 17:33:31

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • AMANDA CASTRO OLIVEIRA: De 07/08/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/08/2025 - 16:36:22Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (SILVIA MARIA MEDEIROS CAPORALE)
18/08/2025 - 17:33:31Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO)
21/08/2025 - 13:33:17Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 98/2025 (ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.2

Créditos