UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (23/08/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 105/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Integração entre Engenharia de Controle e Automação e o CEDET/UFLA para Promoção de Talentos em Tecnologia

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto visa integrar discentes do curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA) da UFLA com o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) de Lavras, promovendo atividades de extensão que estimulem o interesse de jovens talentosos em áreas tecnológicas. Serão desenvolvidas oficinas, minicursos e projetos práticos relacionados à automação, robótica, programação e aulas temáticas, alinhados às demandas do CEDET. A iniciativa contribuirá para a curricularização da extensão, proporcionando aos discentes da ECA experiência em ensino, pesquisa aplicada e interação social, enquanto beneficia jovens com alto potencial intelectual.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) e o Curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA)

Número Estimado de Participantes: 40

Locais de Realização: Os encontros, aulas , palestras serão realizadas tanto no CEDET como na UFLA

Data de Início: 01/09/2025

Data de Término: 01/01/2030

Justificativa: O CEDET atende crianças e jovens com altas habilidades, demandando atividades que desafiem seu potencial. A Engenharia de Controle e Automação, por sua vez, possui forte caráter prático e multidisciplinar, permitindo a aplicação de conhecimentos em projetos inovadores. A parceria entre as duas instituições permitirá: Aos discentes da ECA: Vivência em extensão, aplicação prática de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades didáticas e sociais. Aos jovens do CEDET: Acesso a conteúdos avançados em tecnologia, estimulando vocações para carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). À sociedade: Formação de profissionais mais engajados e a promoção da inclusão de talentos na área tecnológica.

Caracterização dos Beneficiários: Discentes da ECA/UFLA: Alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, que atuarão como monitores e desenvolvedores das atividades. Beneficiários do CEDET: Crianças e adolescentes identificados com altas habilidades, interessados em tecnologia e inovação. Comunidade externa: Professores, pais e instituições de ensino que poderão replicar as metodologias desenvolvidas.

Objetivos: Promover a integração entre discentes da ECA/UFLA e jovens talentosos do CEDET por meio de atividades extensionistas que envolvam automação, robótica e programação, contribuindo para a formação técnica e cidadã dos envolvidos. Específicos 1.Desenvolver oficinas práticas sobre robótica educacional, Arduino e automação básica. 2.Estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos jovens do CEDET por meio de desafios tecnológicos. 3.Proporcionar aos discentes da ECA experiência em docência, extensão e aplicação de conhecimentos. 4.Fomentar a interação universidade-sociedade, fortalecendo o vínculo entre UFLA e a comunidade de Lavras. 5.Desenvolvimento de apresentação e interação com o publico.

Metas: Realizar oficinas no semestre conforme demanda do CEDET. Capacitar discentes do ECA como monitores extensionistas Desenvolver protótipos de automação/robótica em parceria com os jovens. Produzir materiais didáticos (manuais, vídeos tutoriais) para replicação das atividades, como em matemática aplicada

Fundamentação Teórica: A proposta se baseia em: Curricularização da Extensão (Resolução CNE/CES 7/2018): Integração obrigatória de atividades extensionistas na formação acadêmica. Pensamento humanista em Educação: como documentado em Helena Antipoff, Abe Maslow, Art Combs, seus seguidores e colaboradores Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): Metodologia ativa que alia teoria e prática, promovendo engajamento. Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento ( Guenther, Zenita Cunha 2011) : assistência educacional no sentido de desenvolver a capacidade e cuidar da formação moral e da personalidade

Metodologia: 1.Planejamento: Reuniões entre ECA e CEDET para definir temas e cronograma. 2.Capacitação dos monitores: Treinamento dos discentes da ECA em didática e ferramentas tecnológicas. 3.Oficinas e minicursos: oIntrodução à programação WEB oRobótica com Arduino e kits educacionais. oDesafios de automação (ex.: controle de sistemas simples). 4.Projetos colaborativos: Desenvolvimento de protótipos com participação ativa dos jovens. 5.Avaliação contínua: Feedback dos participantes e ajustes nas atividades.

Impactos na Formação Discente: Relação Ensino-Pesquisa-Extensão: Os discentes aplicarão conceitos teóricos em situações reais, integrando conhecimentos multidisciplinares. Desenvolvimento de competências: Comunicação, trabalho em equipe, liderança e responsabilidade social

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A proposta articula de forma integrada os três pilares do ensino superior ensino, pesquisa e extensão conforme preconizado pelas diretrizes nacionais de curricularização da extensão (Resolução CNE/CES 7/2018). Através do desenvolvimento de oficinas, minicursos e projetos práticos com foco em automação, robótica e programação, os discentes da Engenharia de Controle e Automação têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais e desafiadoras, consolidando o processo de ensino-aprendizagem. A extensão se manifesta na interação direta com os jovens do CEDET, promovendo a troca de saberes entre universidade e comunidade, ao passo que a pesquisa está presente na elaboração de materiais didáticos, no desenvolvimento de protótipos e na investigação de metodologias pedagógicas mais eficazes para o ensino de tecnologia a crianças e adolescentes com altas habilidades. Assim, cria-se um ciclo virtuoso em que o conhecimento acadêmico é enriquecido pela prática extensionista e retroalimentado pela pesquisa aplicada. Essa integração promove uma formação mais crítica, reflexiva e cidadã dos futuros engenheiros, reforçando o compromisso da UFLA com uma educação transformadora e socialmente relevante.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Inclusão de talentos: Oportunidade para jovens do CEDET explorarem áreas tecnológicas. Divulgação científica: Popularização da Engenharia de Controle e Automação na comunidade. Sustentabilidade: Possibilidade de projetos com foco em automação sustentável (ex.: eficiência energética)..

Resultados Esperados:

Espera-se que o projeto gere impactos positivos em diversas frentes. No âmbito acadêmico, os discentes da ECA/UFLA desenvolverão competências técnicas, didáticas e socioemocionais por meio da prática extensionista, contribuindo para sua formação integral. Espera-se ainda maior engajamento estudantil com temas ligados à inclusão, à educação e à inovação tecnológica.

Na perspectiva social, o projeto proporcionará aos jovens do CEDET oportunidades reais de aprofundamento em áreas como robótica e automação, favorecendo o despertar de vocações para carreiras científicas e tecnológicas. A interação entre universidade e comunidade também deverá resultar em maior visibilidade para a Engenharia de Controle e Automação, bem como na disseminação de metodologias educacionais inovadoras.

Além disso, pretende-se se produzir materiais replicáveis (manuais, vídeos, tutoriais) que possam beneficiar outras instituições e ampliar o alcance da ação extensionista. Por fim, almeja-se a consolidação de uma parceria duradoura entre a UFLA e o CEDET, com potencial para gerar novos projetos e pesquisas voltadas ao desenvolvimento de talentos e à popularização da ciência.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Indicador Meta Ferramenta de Avaliação Nº de oficinas realizadas4 por semestre Relatórios e registros Participação dos jovens do CEDET20 beneficiários Listas de presença e feedback Protótipos desenvolvidos1 por anoApresentações e documentação Satisfação dos participantes 80% de aprovação Questionários qualitativos

Cronograma:

Serão cursos e aulas. A cada semestre esta previsto aulas semanais .

Foi definido o tempo do projeto de 2025 a 2030

Descrição Resumida: Este projeto fortalecerá a relação entre a UFLA e a comunidade, alinhando-se às diretrizes de curricularização da extensão. Além disso, contribuirá para a formação de engenheiros mais conscientes de seu papel social e para o estímulo de futuros talentos em tecnologia.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FABIO DOMINGUES DE JESUS

Setor: DEPARTAMENTO DE AUTOMÁTICA

E-mail Institucional: fabio.jesus[em]ufla.br

E-mail Alternativo: fabiodominjesus[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/08/2025 - 15:52:28

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/08/2025 - 14:40:46

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FABIO DOMINGUES DE JESUS: De 15/08/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
22/08/2025 - 14:40:46Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (DANTON DIEGO FERREIRA)
22/08/2025 - 16:39:02Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 105/2025 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.2

Créditos