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Índice:
Número de Registro: 96/2025
Título: Robótica em Ação – Integração entre Escola e Universidade
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto Robótica em Ação – Integração entre Escola e Universidade visa promover a formação prática em robótica para estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Ana Cândida. Alunos do BICT/UFLA, previamente capacitados por professores de Engenharia Elétrica, atuarão como tutores auxiliando no desenvolvimento de protótipos que serão apresentados na Feira de Robótica em novembro de 2025 e no Congresso Unificado da UFLA. A iniciativa fortalece a integração universidade–escola, despertando interesse por ciência, tecnologia e inovação.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo
Número Estimado de Participantes: 200
Locais de Realização: UFLA – Câmpus Paraíso; E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo
Data de Início: 28/08/2025
Data de Término: 10/12/2025
Justificativa:
A inserção da robótica educacional em projetos de extensão no Ensino Médio se justifica pela necessidade de aproximar os estudantes de práticas inovadoras que integrem teoria e prática. Essa abordagem contribui para a construção de conhecimentos em STEM, estimulando competências cognitivas e socioemocionais, além de promover maior engajamento com os conteúdos escolares (BENITTI, 2012). No contexto brasileiro, ainda há desigualdades no acesso a tecnologias e na preparação para carreiras científicas e tecnológicas. Projetos como o ROBÔ-TI demonstram que a robótica pode despertar o interesse de estudantes pela área de tecnologia da informação, ao favorecer experiências práticas e colaborativas no ambiente escolar (SANTOS et al., 2019). Outra dimensão relevante é a equidade de gênero. Iniciativas específicas têm mostrado que oficinas de robótica e programação incentivam a participação feminina em áreas historicamente marcadas pela sub-representação, contribuindo para reduzir barreiras sociais e culturais (SANTOS et al., 2020). Além de motivar e engajar, a robótica educacional potencializa o desenvolvimento acadêmico e a preparação para desafios do mundo do trabalho. Estudos recentes em escolas públicas confirmam que a aplicação de kits de robótica gera ganhos em aprendizagem significativa e no desenvolvimento de competências transversais (SOUZA et al., 2021). Mais recentemente, discute-se a robótica como estratégia fundamental para fortalecer o Ensino Médio integrado ao técnico, ampliando as possibilidades de formação cidadã e profissional dos jovens (AFECTO; MORETTI; TEIXEIRA, 2024). Assim, a Feira de Robótica proposta justifica-se por seu caráter inovador, inclusivo e interdisciplinar, promovendo a popularização da ciência e a preparação de estudantes do Ensino Médio para trajetórias acadêmicas e profissionais alinhadas às demandas contemporâneas.
Caracterização dos Beneficiários: Alunos do Ensino Médio da rede pública (Escola Estadual Ana Cândida, turno noturno), predominantemente de perfil socioeconômico vulnerável, além de professores e comunidade escolar.
Objetivos:
Geral: Promover a integração universidade–escola por meio da robótica educacional, capacitando estudantes para o desenvolvimento de protótipos. Específicos: Capacitar alunos do BICT em fundamentos de robótica. Formar grupos de tutoria com universitários orientando alunos do Ensino Médio. Estimular criatividade, pensamento crítico e colaboração. Realizar a Feira de Robótica em novembro/2025, com apresentação também no Congresso Unificado.
Metas:
Realizar capacitação em robótica de agosto a setembro/2025. Desenvolver, em tutoria, ao menos 10 protótipos de robôs. Promover a Feira de Robótica em novembro/2025. Garantir a participação no Congresso Unificado da UFLA.
Fundamentação Teórica:
A robótica educacional configura-se como estratégia pedagógica capaz de integrar ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), favorecendo aprendizagens ativas, criativas e interdisciplinares. Além de articular conteúdos curriculares, contribui para o desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, resolução de problemas, colaboração e inovação (BENITTI, 2012). Experiências em escolas de Ensino Médio têm demonstrado que projetos de robótica ampliam a motivação dos estudantes e estimulam o interesse por carreiras tecnológicas. O projeto ROBÔ-TI, por exemplo, evidenciou como o uso de kits de robótica e programação pode aproximar os alunos do universo da tecnologia da informação, despertando maior engajamento e perspectivas de escolha profissional (SANTOS et al., 2019). Além disso, iniciativas voltadas à inclusão de meninas no campo tecnológico mostram que oficinas de robótica e programação contribuem para reduzir desigualdades de gênero, ao proporcionar vivências práticas em áreas ainda marcadas pela sub-representação feminina (SANTOS et al., 2020). Pesquisas recentes confirmam que a robótica educacional também favorece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, promovendo a aprendizagem significativa e o engajamento em escolas públicas (SOUZA et al., 2021). Mais recentemente, discute-se a necessidade de políticas e estratégias institucionais para consolidar a robótica no Ensino Médio, sobretudo no contexto integrado ao técnico, como recurso que potencializa tanto a formação cidadã quanto a preparação profissional para o mundo do trabalho (AFECTO; MORETTI; TEIXEIRA, 2024). REFERÊNCIAS 1.AFECTO, D.; MORETTI, V.; TEIXEIRA, R. Robótica educacional: avanços e desafios para o Ensino Médio integrado ao técnico. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 16, n. 1, p. 45-62, 2024. 2.BENITTI, F. B. V. Exploring the educational potential of robotics in schools: a systematic review. Computers & Education, v. 58, n. 3, p. 978-988, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.10.006 3.SANTOS, J. M. et al. ROBÔ-TI: Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Ensino Médio na Área de Tecnologia da Informação. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 5, n. 11, p. 114-131, 2019. 4.SANTOS, T. N. et al. Incentivando meninas do ensino médio a ingressarem nas áreas tecnológicas com curso de programação e robótica. In: Anais do 10º Women in Information Technology (WIT). Porto Alegre: SBC, 2020. 5.SOUZA, A. R. et al. Aplicações da robótica educacional no Ensino Médio: uma análise de experiências em escolas públicas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 2, p. 1-18, 2021.
Metodologia:
O projeto será executado em três etapas: 1.Capacitação dos alunos do BICT (eletrônica, Arduino, prototipagem). 2.Tutoria dos universitários junto aos estudantes da Escola Estadual Ana Cândida. 3.Apresentações finais na Feira de Robótica e no Congresso.
Impactos na Formação Discente: Desenvolvimento de competências técnicas (robótica, programação), habilidades de liderança e tutoria, e fortalecimento da vivência extensionista e interdisciplinar.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Integra atividades acadêmicas do BICT (ensino), aplicação prática em contexto escolar (extensão) e desenvolvimento de protótipos com potencial de inovação (pesquisa aplicada).
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Contribui para a inclusão educacional e científica de jovens da rede pública, promove interação entre saber acadêmico e popular, incentiva políticas públicas de inovação em educação e amplia oportunidades de formação em STEM.
Resultados Esperados:
Aprendizagem em robótica e programação para estudantes do Ensino Médio. Formação prática dos universitários em extensão. Consolidação de feira científica de impacto local. Aproximação entre universidade e escola.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Relatos de professores da escola parceira. Observação da participação dos grupos. Qualidade dos protótipos. Feedback dos estudantes universitários sobre a tutoria.
Cronograma:
28/08 a 12/09/2025 – Capacitação em robótica com estudantes do BICT no Câmpus Paraíso/UFLA. 15/09 a 08/11/2025 – Tutoria dos universitários junto aos alunos da Escola Estadual Ana Cândida para desenvolvimento dos protótipos. 10 a 25/11/2025 – Apresentação dos protótipos na Feira de Robótica e no Congresso Unificado da UFLA. 15/11 a 10/12/2025 – Elaboração e entrega de relatórios técnicos com análise dos resultados e avaliação das atividades.
Descrição Resumida: Projeto que promove a integração universidade–escola por meio da robótica educacional, capacitando alunos do Ensino Médio para desenvolver protótipos apresentados em uma Feira de Robótica e no Congresso Unificado da UFLA.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JULIANA NUNES SANTOS
Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
E-mail Institucional: juliananunesufla.br
E-mail Alternativo: jununessantosyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 20/08/2025 - 19:36:09
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 21/08/2025 - 12:16:34
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.2
Créditos