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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (02/11/2025)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 140/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Matematica Aplicada para cidadania

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto "Matemática Aplicada" visa aproximar a matemática da realidade dos estudantes e da comunidade, por meio de atividades práticas, tecnológicas e interativas. Ao longo de três anos, serão desenvolvidas ações com foco na resolução de problemas cotidianos, uso de tecnologias, lógica, estatística e modelagem matemática. No primeiro ano, o foco será o CEDET Lavras; no segundo, escolas municipais; e, no terceiro, uma ação conjunta com ambos e a finalização de um material didático interativo, com conteúdo em um aplicativo educacional e recursos manipulativos em peças 3D.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras:

CEDET Lavras

Secretaria Municipal de Educação de Lavras

Escolas públicas municipais

Número Estimado de Participantes: 300

Locais de Realização:

CEDET Lavras e UFLA (1º ano)

Escolas municipais de Lavras e UFLA( 2º ano)

Ambos os espaços + universidade (3º ano)

Data de Início: 05/01/2026

Data de Término: 20/12/2028

Justificativa: A matemática ainda é vista por muitos como uma disciplina abstrata e distante do cotidiano. Essa percepção dificulta o processo de aprendizagem e impacta negativamente o desempenho escolar. O projeto "Matemática Aplicada" surge da necessidade de tornar a matemática mais acessível, prática e significativa, utilizando recursos tecnológicos, linguagem acessível e aplicações reais. Com a produção de materiais físicos e digitais, o projeto visa não só melhorar o desempenho dos alunos, mas também fortalecer a formação de professores e futuros docentes, promovendo a inclusão e a inovação no ensino.

Caracterização dos Beneficiários:

Ano 1: Alunos do CEDET Lavras

Ano 2: Professores da rede municipal (formação) e alunos das escolas-piloto

Ano 3: Alunos e professores das escolas municipais, comunidade escolar

Estudantes de graduação atuando como bolsistas/voluntários ao longo do projeto

Objetivos:

Objetivos:

Geral:
Tornar o ensino de matemática mais atrativo, compreensível e aplicável à vida cotidiana por meio de atividades práticas, tecnologias educacionais e metodologias ativas.

Específicos:

Desenvolver atividades interativas no CEDET Lavras e em escolas públicas.

Estimular o uso de raciocínio lógico, resolução de problemas e interpretação de dados.

Produzir um material didático digital (aplicativo) e físico (peças 3D manipulativas).

Formar multiplicadores entre alunos e professores da rede pública.

Integrar a universidade com a comunidade local por meio da extensão.

Metas:

Atender cerca de 100 participantes por ano (300 no total).

Realizar ao menos 10 oficinas por ano em cada instituição parceira.

Desenvolver um aplicativo educacional com conteúdo de matemática aplicada até o 3º ano.

Produzir um kit de peças 3D manipulativas para auxílio no ensino de conceitos matemáticos.

Criar e publicar um e-book com o registro das práticas e resultados do projeto.

Fundamentação Teórica: O projeto fundamenta-se na Educação Matemática Crítica (Skovsmose), que propõe a reflexão e aplicação do conhecimento matemático em contextos reais e sociais. Também se apoia na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que valorizam a interdisciplinaridade, o uso de tecnologias e a criatividade no processo educativo.

Metodologia:

As ações do projeto serão organizadas conforme os três anos:

1º Ano (2026) – Atuação com alunos do CEDET Lavras: oficinas, atividades interativas, experimentações com peças 3D e testes iniciais de conteúdo digital.

2º Ano (2027) –

Janeiro a Junho: Capacitação de professores da rede municipal com formação continuada em ensino de matemática aplicada e tecnologias educacionais.

Julho a Dezembro: Aplicação-piloto das oficinas nas escolas municipais com acompanhamento e ajustes com base nas experiências obtidas.

3º Ano (2028) – Implementação ampla do projeto nas escolas municipais, com apoio dos professores formados e universitários. Finalização e lançamento oficial do aplicativo educacional e do kit de peças 3D.

O projeto contará com a participação de estudantes de graduação, professores da rede pública e técnicos em tecnologia educacional.

Impactos na Formação Discente: Os discentes envolvidos vivenciarão experiências de ensino-aprendizagem reais, com foco no protagonismo estudantil, desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico e uso de tecnologias. Além disso, a atuação extensionista contribui para a formação cidadã e ética dos universitários.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A proposta possibilita a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso de licenciatura ou áreas afins, articula investigações sobre metodologias de ensino e uso de tecnologias, além de promover uma efetiva integração com a comunidade. Os dados obtidos servirão de base para artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto promove a democratização do conhecimento e contribui diretamente para a melhoria da qualidade da educação básica. Estimula a inclusão, a inovação e o protagonismo de estudantes e professores da rede pública. O desenvolvimento de um aplicativo gratuito e de recursos físicos manipulativos amplia o acesso e a acessibilidade ao ensino da matemática.

Resultados Esperados:

Melhora no desempenho e no interesse dos participantes em matemática.

Produção e distribuição de materiais educacionais físicos e digitais.

Criação de uma rede de colaboração entre universidade e escolas.

Publicação de artigos e apresentação em eventos acadêmicos.

Desenvolvimento de habilidades técnicas e pedagógicas pelos discentes universitários.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

N° de oficinas realizadas e participantes atendidos.

Avaliações pré e pós-formação com professores.

Relatórios semestrais e formulários de feedback.

Uso e engajamento no aplicativo (métricas de acesso e uso).

Relatos qualitativos dos beneficiários e professores envolvidos.

Cronograma: Ano Período Atividades 2026Jan - Jun Planejamento geral, reuniões com CEDET, oficinas no CEDET Lavras Jul - Dez Continuação das oficinas e testes com materiais digitais e 3D 2027Jan - Jun Capacitação com professores da rede municipal Jul - Dez Aplicações-piloto em escolas municipais, acompanhamento e ajustes 2028Jan - Jun Implementação ampla nas escolas municipais, coleta de dados Jul - Dez Finalização e lançamento do aplicativo e kits 3D; seminário de encerramento.

Descrição Resumida: Projeto de extensão voltado ao ensino de matemática aplicada por meio de oficinas, capacitações docentes, tecnologias digitais e materiais manipulativos (peças 3D). Desenvolvido ao longo de três anos, em parceria com o CEDET Lavras e escolas municipais, visa promover uma aprendizagem significativa e inovadora.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FABIO DOMINGUES DE JESUS

Setor: DEPARTAMENTO DE AUTOMÁTICA

E-mail Institucional: fabio.jesus[em]ufla.br

E-mail Alternativo: fabiodominjesus[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/09/2025 - 11:15:25

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/10/2025 - 11:48:29

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FABIO DOMINGUES DE JESUS: De 11/09/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
01/10/2025 - 11:48:29Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (DANTON DIEGO FERREIRA)
07/10/2025 - 11:19:34Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 140/2025 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

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