UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (31/10/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 124/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Extensão, divulgação, arte e educação em Ciência do Solo

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O solo está direta e indiretamente envolvido em uma multiplicidade de fenômenos e processos físicos, químicos, biológicos, hidrológicos, ecológicos e ambientais na interface entre litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. Somado à sua complexidade natural, os solos ainda desempenham funções vitais para a humanidade. Esta proposta tem como objetivo desenvolver ações educacionais, extensionistas, culturais, artísticas e de divulgação científica em Ciência do Solo abrangendo Lavras e municípios limítrofes. O projeto se desenvolverá sob diferentes contextos, que ensejará a definição das ações propostas a serem desenvolvidas. O principal resultado almejado é evidenciar a importância do solo para a vida na Terra e para a humanidade, incutindo carinho, cuidado, respeito ou ao menos a percepção desse recurso natural.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Capes, DCS, UFLA, PPGCS, prefeituras, escolas e outras instituições que tenham interesse no desenvolvimento das ações propostas

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Município de Lavras e municípios limítrofes

Data de Início: 01/10/2025

Data de Término: 30/11/2028

Justificativa: Apesar do papel central dos solos na vida terrestre e para a humanidade, sua importância é seguidamente subapreciada até mesmo pela sua topologia, sob nossos pés. Comumente os solos recebem atenção quando as coisas dão errado, como em deslizamentos de terra, estiagens e inundações. Conhecer o solo é essencial para valorizá-lo, conservá-lo e recuperá-lo, o que motiva o presente processo. As múltiplas funções do solo e a complexidade dos processos que aí ocorrem suscitam uma abordagem igualmente ramificada para tratar desse tema. Daí vem o título proposto, evidenciando as inúmeras possibilidades de inserção dessa temática em diferentes estratos da nossa sociedade.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes do ensino básico, público geral que participa dos eventos institucionais da UFLA, cidadãos dos municípios abrangidos, produtores rurais.

Objetivos:

Desenvolver ações educacionais, extensionistas, culturais, artísticas e de divulgação científica em Ciência do Solo;
Contribuir para a formação cidadã de estudantes universitários e pós-graduandos da UFLA;
Oportunizar a bolsistas PIBEC a participação no planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações propostas.

Metas:

Desenvolver atividades em ao menos duas escolas municipais.
Participar de 4 eventos institucionais.
Apresentação de ao menos quatro resumos no Congresso de Extensão da UFLA descrevendo as ações realizadas.
Revitalização da exposição de solos do Museu de História Natural da UFLA.
Elaboração de cinco materiais didáticos.
Produção de tintas de solo e realização de oficina de pintura.

Fundamentação Teórica: O solo ocupa uma fina camada da superfície terrestre, onde intersecionam-se litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. Como elemento de interface, está direta e indiretamente envolvido em uma multiplicidade de fenômenos e processos físicos, químicos, biológicos, hidrológicos, ecológicos e ambientais. Não bastasse sua complexidade natural, os solos ainda desempenham funções vitais para nós humanos, já que é do solo que retiramos grande parte da nossa alimentação, além de madeira, energia, têxteis e outros produtos.

Metodologia:

O projeto se desenvolverá sob diferentes contextos, que ensejará a definição das ações propostas a serem desenvolvidas.

Produção de materiais didáticos
Desenvolvimento dos materiais didáticos que serão utilizados em basicamente todas as ações do projeto. Esses materiais também serão disponibilizados para uso nas disciplinas de graduação do departamento, fortalecendo à sua maneira o vínculo entre ensino e extensão.

Quintais agroecológicos como recurso educacional na Educação Básica
Essa ação visa à implantação de quintais agroecológicos em escolas como recurso educacional para a educação básica. Serão desenvolvidas oficinas em escolas interessadas no desenvolvimento das ações, definidas a partir de contato inicial com a Secretaria Municipal de Educação e manifestação de interesse dos professores. Propõe-se a realização de oficinas abordando temas como:
- formação e composição do solo, abordando rochas e minerais como a base do nosso planeta e os maiores componentes do solo e intemperismo e formação do solo;
- o solo e o ciclo da água, degradação do solo pela erosão hídrica, capacidade de retenção de água do solo local;
- o solo e a produção de alimentos, incluindo ações como semeadura e produção de mudas em recipientes alternativos, preparo e plantio da horta e compostagem;
- fauna edáfica e outros seres rastejantes, a partir da coleta de artrópodes com armadilhas tipo pitfall em diferentes locais da escola.

Tintas e pigmentos de terra para finalidades artísticas e técnicas
Desenvolvimento de oficinas para produção e uso de tintas e pigmentos naturais com finalidades artística (muros escolares, painéis, pinturas e desenhos) ou técnica (revestimento e acabamento em construções) como material alternativo, sustentável e de baixíssimo custo.

Participação em eventos institucionais
A UFLA empreende um grande esforço no desenvolvimento de ações que abram e conectem universidade e sociedade. Os materiais didáticos desenvolvidos e diversas das ações propostas serão aplicados também em eventos institucionais como o UFLA de Portas Abertas e o UFLA Faz Extensão.

Ciência do Solo em espaços não formais de ensino
Essa vertente do projeto abrange a montagem, a manutenção e curadoria de exposições temporárias e permanentes, como a coleção de monólitos de solo exposta no Museu de História Natural da UFLA que é fruto de ações desenvolvidas por alunos e pós-graduandos.

Divulgação científica
Produção de conteúdo digital para divulgação nas redes sociais do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo-NECS e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo-PPGCS.

Impactos na Formação Discente: Contribuir para a formação cidadã e prática de estudantes universitários e pós-graduandos da UFLA a partir do desenvolvimento das ações propostas com diferentes públicos

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação fica evidente na sinergia das ações propostas para enriquecer a formação discente da graduação e do Programa de Pós-Graduação do Solo; infraestrutura e apoio dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGCS para desenvolvimento das ações propostas e produção de materiais; possibilidade de aproveitamento dos materiais desenvolvidos nas próprias aulas de graduação do Departamento de Ciência do Solo.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Relação com a sociedade a partir da necessidade de contato com instâncias da administração municipal, escolas, professores e alunos para desenvolvimento de ações em escolas; envolvimento com o publico participante de eventos promovidos pela UFLA, como o UFLA de Portas Abertas e o UFLA Faz Extensão. Impactos sociais decorrentes da percepção aumentada da importância do solo e da necessidade de adoção de práticas de manejo conservacionistas para o uso sustentável desse recurso natural não-renovável.

Resultados Esperados: O principal resultado almejado é evidenciar a importância do solo para a vida na Terra e para a humanidade. Espera-se que as diferentes ações propostas sejam efetivas em incutir cuidado, respeito ou pelo menos percepção desse recurso natural.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de ações desenvolvidas;
Número de materiais didáticos produzidos.

Cronograma:

Contato com secretaria municipais de educação de Lavras e municípios limítrofes
Participação em eventos institucionais
Produção de materiais didáticos
Oficinais em escolas
Apresentação das ações realizadas no CONEX
Elaboração de relatório final e ressubmissão

Descrição Resumida: Áreas temáticas: Comunicação, com ações para divulgação científica em Ciência do Solo e participação em eventos; Cultura, com ações artísticas de pintura com tintas de terra; Educação, com a produção de materiais didáticos e ações educacionais em escolas e espaços não-formais de ensino; Meio Ambiente, com ações de educação ambiental que evidenciam a importância do solo tem pelos serviços ecossistêmicos que ele provê; Tecnologia e Produção, com ações extensionistas junto a produtores rurais.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DIEGO TASSINARI

Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO

E-mail Institucional: diegotassinari[em]ufla.br

E-mail Alternativo: diego.tassinari[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/09/2025 - 00:39:25

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/09/2025 - 16:29:18

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DIEGO TASSINARI: De 12/09/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
16/09/2025 - 16:29:18Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (GUILHERME LOPES)
22/09/2025 - 16:55:34Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 124/2025 (RAFAEL PERON CASTRO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.15

Créditos