Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 124/2025
Título: Extensão, divulgação, arte e educação em Ciência do Solo
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O solo está direta e indiretamente envolvido em uma multiplicidade de fenômenos e processos físicos, químicos, biológicos, hidrológicos, ecológicos e ambientais na interface entre litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. Somado à sua complexidade natural, os solos ainda desempenham funções vitais para a humanidade. Esta proposta tem como objetivo desenvolver ações educacionais, extensionistas, culturais, artísticas e de divulgação científica em Ciência do Solo abrangendo Lavras e municípios limítrofes. O projeto se desenvolverá sob diferentes contextos, que ensejará a definição das ações propostas a serem desenvolvidas. O principal resultado almejado é evidenciar a importância do solo para a vida na Terra e para a humanidade, incutindo carinho, cuidado, respeito ou ao menos a percepção desse recurso natural.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Capes, DCS, UFLA, PPGCS, prefeituras, escolas e outras instituições que tenham interesse no desenvolvimento das ações propostas
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: Município de Lavras e municípios limítrofes
Data de Início: 01/10/2025
Data de Término: 30/11/2028
Justificativa: Apesar do papel central dos solos na vida terrestre e para a humanidade, sua importância é seguidamente subapreciada até mesmo pela sua topologia, sob nossos pés. Comumente os solos recebem atenção quando as coisas dão errado, como em deslizamentos de terra, estiagens e inundações. Conhecer o solo é essencial para valorizá-lo, conservá-lo e recuperá-lo, o que motiva o presente processo. As múltiplas funções do solo e a complexidade dos processos que aí ocorrem suscitam uma abordagem igualmente ramificada para tratar desse tema. Daí vem o título proposto, evidenciando as inúmeras possibilidades de inserção dessa temática em diferentes estratos da nossa sociedade.
Caracterização dos Beneficiários: Estudantes do ensino básico, público geral que participa dos eventos institucionais da UFLA, cidadãos dos municípios abrangidos, produtores rurais.
Objetivos:
Desenvolver ações educacionais, extensionistas, culturais, artísticas e de divulgação científica em Ciência do Solo; Contribuir para a formação cidadã de estudantes universitários e pós-graduandos da UFLA; Oportunizar a bolsistas PIBEC a participação no planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações propostas.
Metas:
Desenvolver atividades em ao menos duas escolas municipais. Participar de 4 eventos institucionais. Apresentação de ao menos quatro resumos no Congresso de Extensão da UFLA descrevendo as ações realizadas. Revitalização da exposição de solos do Museu de História Natural da UFLA. Elaboração de cinco materiais didáticos. Produção de tintas de solo e realização de oficina de pintura.
Fundamentação Teórica: O solo ocupa uma fina camada da superfície terrestre, onde intersecionam-se litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. Como elemento de interface, está direta e indiretamente envolvido em uma multiplicidade de fenômenos e processos físicos, químicos, biológicos, hidrológicos, ecológicos e ambientais. Não bastasse sua complexidade natural, os solos ainda desempenham funções vitais para nós humanos, já que é do solo que retiramos grande parte da nossa alimentação, além de madeira, energia, têxteis e outros produtos.
Metodologia:
O projeto se desenvolverá sob diferentes contextos, que ensejará a definição das ações propostas a serem desenvolvidas. Produção de materiais didáticos Desenvolvimento dos materiais didáticos que serão utilizados em basicamente todas as ações do projeto. Esses materiais também serão disponibilizados para uso nas disciplinas de graduação do departamento, fortalecendo à sua maneira o vínculo entre ensino e extensão. Quintais agroecológicos como recurso educacional na Educação Básica Essa ação visa à implantação de quintais agroecológicos em escolas como recurso educacional para a educação básica. Serão desenvolvidas oficinas em escolas interessadas no desenvolvimento das ações, definidas a partir de contato inicial com a Secretaria Municipal de Educação e manifestação de interesse dos professores. Propõe-se a realização de oficinas abordando temas como: - formação e composição do solo, abordando rochas e minerais como a base do nosso planeta e os maiores componentes do solo e intemperismo e formação do solo; - o solo e o ciclo da água, degradação do solo pela erosão hídrica, capacidade de retenção de água do solo local; - o solo e a produção de alimentos, incluindo ações como semeadura e produção de mudas em recipientes alternativos, preparo e plantio da horta e compostagem; - fauna edáfica e outros seres rastejantes, a partir da coleta de artrópodes com armadilhas tipo pitfall em diferentes locais da escola. Tintas e pigmentos de terra para finalidades artísticas e técnicas Desenvolvimento de oficinas para produção e uso de tintas e pigmentos naturais com finalidades artística (muros escolares, painéis, pinturas e desenhos) ou técnica (revestimento e acabamento em construções) como material alternativo, sustentável e de baixíssimo custo. Participação em eventos institucionais A UFLA empreende um grande esforço no desenvolvimento de ações que abram e conectem universidade e sociedade. Os materiais didáticos desenvolvidos e diversas das ações propostas serão aplicados também em eventos institucionais como o UFLA de Portas Abertas e o UFLA Faz Extensão. Ciência do Solo em espaços não formais de ensino Essa vertente do projeto abrange a montagem, a manutenção e curadoria de exposições temporárias e permanentes, como a coleção de monólitos de solo exposta no Museu de História Natural da UFLA que é fruto de ações desenvolvidas por alunos e pós-graduandos. Divulgação científica Produção de conteúdo digital para divulgação nas redes sociais do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo-NECS e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo-PPGCS.
Impactos na Formação Discente: Contribuir para a formação cidadã e prática de estudantes universitários e pós-graduandos da UFLA a partir do desenvolvimento das ações propostas com diferentes públicos
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação fica evidente na sinergia das ações propostas para enriquecer a formação discente da graduação e do Programa de Pós-Graduação do Solo; infraestrutura e apoio dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGCS para desenvolvimento das ações propostas e produção de materiais; possibilidade de aproveitamento dos materiais desenvolvidos nas próprias aulas de graduação do Departamento de Ciência do Solo.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Relação com a sociedade a partir da necessidade de contato com instâncias da administração municipal, escolas, professores e alunos para desenvolvimento de ações em escolas; envolvimento com o publico participante de eventos promovidos pela UFLA, como o UFLA de Portas Abertas e o UFLA Faz Extensão. Impactos sociais decorrentes da percepção aumentada da importância do solo e da necessidade de adoção de práticas de manejo conservacionistas para o uso sustentável desse recurso natural não-renovável.
Resultados Esperados: O principal resultado almejado é evidenciar a importância do solo para a vida na Terra e para a humanidade. Espera-se que as diferentes ações propostas sejam efetivas em incutir cuidado, respeito ou pelo menos percepção desse recurso natural.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Número de ações desenvolvidas; Número de materiais didáticos produzidos.
Cronograma:
Contato com secretaria municipais de educação de Lavras e municípios limítrofes Participação em eventos institucionais Produção de materiais didáticos Oficinais em escolas Apresentação das ações realizadas no CONEX Elaboração de relatório final e ressubmissão
Descrição Resumida: Áreas temáticas: Comunicação, com ações para divulgação científica em Ciência do Solo e participação em eventos; Cultura, com ações artísticas de pintura com tintas de terra; Educação, com a produção de materiais didáticos e ações educacionais em escolas e espaços não-formais de ensino; Meio Ambiente, com ações de educação ambiental que evidenciam a importância do solo tem pelos serviços ecossistêmicos que ele provê; Tecnologia e Produção, com ações extensionistas junto a produtores rurais.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DIEGO TASSINARI
Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO
E-mail Institucional: diegotassinariufla.br
E-mail Alternativo: diego.tassinariyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/09/2025 - 00:39:25
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/09/2025 - 16:29:18
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.15
Créditos