Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 160/2025
Título: Medicina Veterinária no CEDET - PET/MV
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto de extensão "Medicina Veterinária no CEDET PET/MV" objetiva difundir a Medicina Veterinária como possível área de atuação profissional, apresentando aos alunos participantes do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), as atividades desenvolvidas na Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras - FZMV/UFLA relacionadas ao curso de Medicina Veterinária, de forma a encorajar seus interesses pela profissão, ao mesmo tempo em que se desenvolvem habilidades educativas junto aos discentes. O projeto será desenvolvido por integrantes do Programa de Educação Tutorial da Medicina Veterinária (PET-MV) e do CEDET em parceria com as escolas públicas do município de Lavras - MG, tendo como público-alvo alunos dotados e talentosos de diferentes escolas e níveis de ensino. Para isso, serão realizadas visitas expositivas e interativas nos diferentes setores do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma vez por semana, ao longo de doze semanas, em dias e horários predeterminados. As atividades conferem o pilar extensionista do PET-MV, haja vista a interação entre a universidade e sociedade, garantida pela condução e direcionamento de jovens para a futura vida universitária
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) de Lavras/MG.
Número Estimado de Participantes: 30
Locais de Realização: Diversos setores da FZMV.
Data de Início: 01/10/2025
Data de Término: 01/09/2030
Justificativa:
O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), fundado em 1993, foi idealizado pela educadora Zenita Guenther e busca construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio a alunos dotados e talentosos matriculados em diferentes escolas e níveis de ensino. Durante o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das universidade públicas brasileira (FORPROEX), que ocorreu em maio de 2012, definiu a extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Sendo assim, as instituições universitárias públicas buscam aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade, visando promover ações que impactam em transformações social, cultural, humana, ética, econômica, tecnológica, entre outras. Consonante com o conceito, o Programa de Educação Tutorial da Medicina Veterinária (PET-MV) apresenta os três pilares: ensino, pesquisa e extensão. O programa busca garantir a não ruptura desses três pilares, explorando e partilhando os conhecimentos construídos durante o ensino da graduação, o que permite contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, o projeto denominado como “Medicina Veterinária no CEDET - PET/MV” objetiva uma parceria entre o PET-MV e o CEDET que possibilitaria a inserção de alunos de escolas públicas no ambiente universitário, estimulando o seu interesse pela área acadêmica e oportunizando o contato com as diferentes áreas de atuação e conhecimento da medicina veterinária.
Caracterização dos Beneficiários: Alunos do CEDET de Lavras/MG de escolas públicas de Lavas/MG na faixa etária de 11 a 17 anos.
Objetivos:
O projeto tem por objetivo auxiliar na elucidação e orientação vocacional de alunos participantes do CEDET interessados pelo curso de Medicina Veterinária, que se encontram na faixa etária de 11 a 17 anos, por meio da apresentação e esclarecimento das diversas áreas do curso e formas de atuação do Médico Veterinário na sociedade, buscando motivá-los e encorajá-los a seguir o caminho para seus objetivos.
Metas: Proporcionar aos alunos do CEDET uma visão ampla e integrada das diferentes áreas de atuação da Medicina Veterinária, por meio de encontros semanais que aproximem teoria e prática, favorecendo a compreensão das possibilidades profissionais e o desenvolvimento do interesse científico.
Fundamentação Teórica:
No Brasil, há mais de 2,5 milhões (3,5-5%) de alunos com altas habilidades/superdotação– AH/SD matriculados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (BRASIL, 2001a). No entanto, a falta de identificação desses alunos nas escolas impede a organização de ações voltadas para suas especificidades. Os alunos com AH/SD são público-alvo da Educação Especial e necessitam de Políticas Públicas que amparem e garantam sua real inclusão no ensino regular comum, pois percebe-se que estes não têm suas necessidades atendidas em razão das dificuldades no processo de identificação, assim como dos mitos que os circundam. No ano de 1938, Antipoff fundou a Sociedade Pestalozzi, em Belo Horizonte, com o marco da identificação de oito crianças supernormais, em que modificou a característica da instituição, mas também deu visibilidade ao atendimento de crianças com altas habilidades/superdotação. Sua preocupação com alunos que apresentavam características de AH/SD no meio rural e em classes menos favorecidas tornou se um referencial no trabalho com esse segmento, em particular por ir contra o movimento que considerava que havia predominância desses indivíduos nas classes alta e média. Em razão do extenso trabalho desenvolvido, Antipoff tornou-se referência fundamental para a área no Brasil (DELOU, 2007; RANGNI, COSTA, 2011). A partir da influência de Antipoff, no ano de 1967, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) editou uma portaria, em que criou uma comissão que indicou um rol de critérios para que houvesse a identificação e, consequentemente, atendimento a esses alunos (NOVAES, 1979). Um dos obstáculos mais presentes no processo de identificação diz respeito aos mitos existentes acerca das pessoas com AH/ SD. Para que a habilidade natural se torne um talento, há de se oportunizar o desenvolvimento de quatro fatores imprescindíveis: habilidades naturais (altas habilidades/superdotação) associadas aos domínios catalisadores dos ambientes, catalisadores intrapessoais e o processo de desenvolvimento. Tais fatores devem ser integrados, são únicos para cada indivíduo, todavia, sem eles, o potencial não se torna capacidade, bem como a habilidade que cada qual possui, naturalmente, não se transforma em talento (GAGNÉ, 2009). No entanto, para que esses alunos possam ser identificados e atendidos no contexto escolar, há que se promover mecanismos técnicos e científicos que rompam e desmistifiquem as crenças errôneas voltadas para modelos únicos, padronizados e estereotipados do funcionamento cognitivo, social, emocional e educacional desse segmento populacional. E, é por meio de projetos como o “Medicina Veterinária no CEDET - PET/MV”, que tais indivíduos começam a ganhar visibilidade e destaque nas ações a serem contempladas junto a esse campo de diversidade.
Metodologia:
Visando a inserção de alunos de escolas públicas no ambiente universitário, o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), realizará a indicação de estudantes, na faixa etária de 11 a 17 anos, que possuam interesse na área da Medicina Veterinária, para a participação do projeto. O PET MV em parceria com o CEDET, levará os alunos para conhecerem diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário, nos diferentes setores do Departamento de Medicina Veterinária, na Universidade Federal de Lavras. O encontro será realizado uma vez por semana, por doze semanas, durante o semestre letivo dos alunos inseridos no CEDET. Cada semana, será apresentado um setor diferente para os alunos, como o de Patologia Veterinária, Diagnóstico por Imagem, Fisiologia Animal, entre outros. O encontro consiste em uma breve explicação da atuação do Médico Veterinário, mostrando aspectos teóricos e práticos em determinada área. As atividades poderão ser alteradas a cada semestre a depender da demanda dos alunos, de como foi a dinâmica da atividade no semestre anterior e da disponibilidade dos setores.
Impactos na Formação Discente: A participação dos alunos de Medicina Veterinária nas atividades com os estudantes do CEDET contribui significativamente para sua formação acadêmica e profissional. As atividades promovem o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, de comunicação e de trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que ampliam a compreensão teórica e prática das diferentes áreas da profissão. Além disso, estimulam a reflexão ética e o senso de responsabilidade social, fortalecendo a consciência sobre o papel transformador do médico-veterinário na sociedade e proporcionando uma visão interdisciplinar e integrada da Medicina Veterinária.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
No que se refere 1- ao ensino, a proposta visa atender às novas Diretrizes Curriculares nacionais do curso de graduação de Medicina Veterinária que em seu Art. 18. A estrutura do Curso de Graduação em Medicina Veterinária deverá assegurar a: I – articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve a construção do perfil almejado, estimulando a participação do discente em projetos de ensino, pesquisa e extensão; socializando o conhecimento produzido; 2- à extensão, integrar os petianos do PETMV e os participantes do CEDET em atividades que representam as diversas áreas de atuação do médico veterinário; e 3- à pesquisa, os dados obtidos dessa experiência poderão ser publicados e servir de referência para outras instituições.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Aproxima a universidade da comunidade, em especial alunos dotados e talentosos da educação básica. Favorece a integração entre ensino, pesquisa e extensão, conforme definido pelo FORPROEX. Cria um espaço de troca de saberes científicos, culturais e profissionais entre a academia e a sociedade. Oferece oportunidades educacionais complementares que fortalecem a rede pública de ensino. Estimula o interesse de jovens pela área acadêmica e pela ciência. Amplia o acesso ao conhecimento e às diferentes áreas de atuação da Medicina Veterinária. Contribui para a formação integral, cidadã e ética dos participantes. Promove inclusão educacional e social ao democratizar o contato com o ambiente universitário. Gera transformações sociais, culturais e humanas por meio da valorização do potencial dos estudantes.
Resultados Esperados:
Espera-se que, por meio de ações educativas de caráter extensionista, seja possível a construção de um ambiente complementar ao sistema de ensino dos alunos, de forma a auxiliá-los no mapeamento de perfil profissional, aprimorando conhecimentos e direcionando habilidades e competências relacionadas à Medicina Veterinária.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Indicadores de aprendizagem e engajamento: Avaliação do interesse dos alunos antes e após cada encontro (por meio de questionários ou entrevistas rápidas). Registro de dúvidas e perguntas feitas pelos alunos durante os encontros, como medida de engajamento. Atividades práticas realizadas ou observadas pelos alunos em cada setor. Indicadores de desenvolvimento de habilidades dos alunos de Medicina Veterinária: Habilidades de comunicação e didática: avaliação qualitativa por supervisores e pares. Organização e condução das atividades: observação do planejamento e execução de cada sessão. Reflexão sobre ética e responsabilidade social: questionário ou registro de percepções dos alunos sobre o impacto social da atividade. Indicadores de gestão do projeto: Pontualidade e cumprimento do calendário de encontros. Disponibilidade e participação dos setores do Departamento de Medicina Veterinária. Satisfação geral dos participantes (alunos do CEDET e do PET MV) por meio de formulário final. Indicadores de impacto: Mudança no interesse dos alunos do CEDET pela área da Medicina Veterinária ao final do semestre. Relato de aprendizagem significativa pelos alunos (como percepções sobre áreas da Medicina Veterinária ou futura escolha profissional). Integração entre universidade e comunidade medida pelo engajamento dos setores e feedback dos alunos e professores envolvidos.
Cronograma:
As atividades serão desenvolvidas durante os semestres letivos de 2015-2 até 2030-1 As atividades serão semanais, totalizando 12 semanas/semestre.
Descrição Resumida: O projeto de extensão “Medicina Veterinária no CEDET PET/MV” apresenta a Medicina Veterinária como área profissional a alunos do CEDET, estimulando interesse e desenvolvendo habilidades educativas. Realizado pelo PET-MV, CEDET e escolas públicas de Lavras-MG, promove visitas semanais a setores do Departamento de Medicina Veterinária da UFLA, fortalecendo a extensão universitária e a interação com a sociedade.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: SUELY DE FATIMA COSTA
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: sfcostaufla.br
E-mail Alternativo: su09costagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/09/2025 - 16:11:47
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 29/09/2025 - 16:30:42
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.96.0
Créditos