Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 131/2025
Título: Ensino de Anatomia Humana aos alunos do CEDET
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) é uma iniciativa educacional em Lavras, fundada em 1993, com o objetivo de oferecer apoio educacional complementar para alunos talentosos. Recentemente, o CEDET estabeleceu uma parceria com o Laboratório de Anatomia Humana da Universidade Federal de Lavras para ensinar anatomia de forma prática e teórica a alunos de diferentes escolas, utilizando métodos tradicionais e ativos. O projeto abrange diversos sistemas do corpo humano, como ósseo, articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário e reprodutor. Os resultados mostraram um grande interesse dos alunos e uma melhoria no rendimento indicando a eficácia desse tipo de abordagem interdisciplinar. O projeto não apenas promove o aprendizado da anatomia humana, mas também habilidades cidadãs e profissionais, estimulando o diálogo entre a universidade e a comunidade.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET)
Número Estimado de Participantes: 20
Locais de Realização: Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Medicina da UFLA
Data de Início: 29/09/2025
Data de Término: 31/08/2026
Justificativa: Demonstra-se que o projeto de extensão é de ampla relevância, pois ele atribuirá espaço adequado para o crescimento acadêmico, auxiliando tanto os discentes da faculdade que terão uma experiência única, e ao ensinar, solidificarão seu próprio conhecimento de anatomia, quanto os estudantes de destaque que precisam de um maior enfoque para que suas características e aptidões sejam direcionadas e lapidadas em atividades como essa e gerar benefícios de forma geral. Dessa forma, o projeto se faz presente nos três pilares da instituição, ensino, pesquisa e extensão para a sociedade, dando maior autonomia para o estudante tanto da faculdade como os do CEDET, à frente de sua própria formação acadêmica e pessoal. Além disso, os jovens que participam do CEDET são majoritariamente de escolas públicas, podendo estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e logo, muitas das vezes, não possuírem a perspectiva de que a faculdade pode ser um local acessível a eles, por isso mais uma vez, o projeto se faz importante. Por meio desse, gerar-se-á um estreitamento entre o ambiente acadêmico e a sociedade, mudança de perspectiva e o incentivo para que cada vez mais jovens ingressem na universidade e contribuam com o conhecimento cientifico. Portanto, mediante a esse resultado, há uma demanda relevante advinda não só do Centro de Desenvolvimento e seus alunos, mas também das pessoas relacionadas a essas crianças, e da sociedade Lavrense como um todo.
Caracterização dos Beneficiários: Alunos do programa do CEDET e discentes da UFLA.
Objetivos: O presente projeto visa, na área temática, principalmente, de educação, promover ensino na área de anatomia humana, bem como auxiliar no processo de desenvolvimento de alunos do CEDET. Para além, tem o objetivo de valorizar e compreender como se dá o desenvolvimento desses alunos.
Metas:
Realizar aulas expositivas teórica práticas dos sistemas do corpo humano. Demonstrar as estruturas anatômicas do corpo humano através de peças sintéticas e molhadas. Promover atividades lúdicas e didáticas para a fixação do conteúdo de interesse. Gerar questionamentos para que os alunos sejam estimulados a pensarem no porquê das formas e estruturas, aumentando a aprendizagem. Avaliar por meio de conversas e atividades se a participação no projeto irá impactar no maior interesse pela área, dentro e fora de sala de aula.
Fundamentação Teórica:
O ensino de Anatomia Humana tem se mostrado essencial para a formação integral dos estudantes, sobretudo em instituições como o CEDET, que buscam aliar o conhecimento científico à prática cidadã e ao desenvolvimento de competências para a vida. A compreensão do corpo humano é fundamental não apenas para áreas específicas como a saúde, mas também para promover a autonomia, o autocuidado e o pensamento crítico. Segundo Piaget (1975), o aprendizado se dá por meio da construção ativa do conhecimento, sendo essencial que os alunos tenham contato direto com objetos e fenômenos do mundo real. A Anatomia Humana, quando trabalhada de forma prática e contextualizada, possibilita ao aluno relacionar o conteúdo teórico com o próprio corpo, despertando maior interesse e envolvimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância de uma formação que promova a compreensão dos processos biológicos e da saúde do corpo humano. O componente curricular de Ciências da Natureza, por exemplo, incentiva o desenvolvimento de competências como a investigação científica, a análise crítica de informações e a tomada de decisões conscientes sobre temas relacionados à saúde e ao bem-estar. Além disso, de acordo com Vygotsky (1987), o aprendizado ocorre em um contexto social e cultural, sendo mediado pelas interações entre os sujeitos. Projetos de ensino como o de Anatomia Humana favorecem o trabalho colaborativo, a troca de saberes e o uso de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos (ABP), o uso de modelos anatômicos, jogos didáticos, e recursos digitais. Outro ponto relevante é o papel da Educação em Saúde, que deve ser incorporada desde os anos iniciais de forma transversal, como aponta Freire (1996). A escola precisa ser um espaço de formação crítica, onde o estudante reconheça o corpo como parte de sua identidade, compreenda seu funcionamento e desenvolva atitudes de cuidado consigo e com os outros. Por fim, a inclusão da Anatomia Humana no currículo do CEDET justifica-se ainda pela possibilidade de despertar vocações para áreas técnicas e científicas, como enfermagem, fisioterapia, biomedicina, educação física, entre outras. Essa iniciativa se alinha à proposta de ensino em tempo integral, que visa formar sujeitos autônomos, conscientes e preparados para atuar em diferentes contextos da sociedade contemporânea. A base teórica usada consiste nos livros, KENT M VAN GRAAFF. Anatomia Humana. 6 ed. Editora Manole, 2013; DANGELO, JG & FATTINI, CA. Anatomia Humana Básica. 2 ed: Editora Atheneu, 2011. MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007; PUTZ, R.; PABST, R. Sobotta, Atlas de Anatomia Humana. Vol. 1 e 2. 22 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002; e NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, além de pesquisas em plataformas acadêmicas como google acadêmico, Scielo, Pubmed e periódicos científicos.
Metodologia:
O projeto mira desenvolver o conhecimento, autonomia e pensamento crítico dos alunos e para isso sustenta-se em toda base teórica, já mencionada na fundamentação teórica, em formas de analise inovadoras, promovendo dialogo e fomentação de dúvidas, e em técnicas lúdicas de ensino com inserção de jogos e estudos de caso, sendo caracterizado em um formato de ensino misto. Ele deve começar junto ao semestre letivo das escolas e ter uma turma composta de no máximo 15 alunos do CEDET inscritos, sendo que os mesmos frequentarão as aulas até o final do projeto de duração semestral. Os alunos participantes podem ter de 10 a 17 anos, vinculados de 50 ano do Ensino Fundamental à 3º ano do Ensino médio, tendo até três escolas por agrupamento. Os participantes deverão comparecer a todas as aulas, justificando caso seja necessário faltar, de modo à acompanhar todas as fases de construção do ensino e participar ativamente das atividades propostas. As aulas teóricas e práticas devem ser ministradas uma vez por semana, no período de quatro a cinco meses letivos, com duração de 1 hora. Suplementarmente, um responsável do CEDET acompanhará a todas as aulas com os alunos e fará o transporte desses até a universidade. A cada semana será tratado um novo assunto de anatomia humana, incluindo cada sistema de divisão anatômico e funcional do corpo humano, além de curiosidades relacionadas a história da anatomia, da descoberta de determinada estrutura e ainda curiosidades sobre condições patológicas. Do mesmo modo, conforme o conteúdo avança e mediante ao surgimento de duvidas por parte dos alunos, novas informações e peças anatômicas, podem ser apresentadas e detalhadas, de forma orgânica e mais livre. Adicionalmente, nas aulas de fechamento de conteúdo, promover atividades lúdicas para auxiliar na fixação e aprendizado. Essas dependerão do assunto tratado em aula, podendo ser um estudo de caso, proposta de desenho ou mapa mental e, ainda, jogos coletivos. A didática utilizada será mista, com parte das aulas tradicionais de ensino expositivo, mas também buscará um viés do ensino ativo para fomentar o conhecimento, gerando duvidas, debates e maior autonomia pelos próprios alunos. Há ainda a proposta de no final do semestre ocorrer uma montagem de modelo de corpo humano por todos os participantes do projeto de extensão, isto é, em duplas ou trios os alunos usariam a última aula para a construção dos diferentes sistemas funcionais, usando as peças didáticas secas, com nomeação das diferentes estruturas que formam o corpo humano. Nesse caso, a auto avalição é incentivada e a ação coletiva promove ajustes e melhoria no posicionamento e entendimento de como o corpo se estrutura.
Impactos na Formação Discente: Possibilitar um espaço adequado para o crescimento acadêmico dos discentes, que terão uma experiência única, e ao ensinar, solidificarão seu próprio conhecimento de anatomia.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto se faz presente nos três pilares da instituição, ensino, pesquisa e extensão, dando maior autonomia para o estudante tanto da faculdade como os do CEDET, à frente de sua própria formação acadêmica e pessoal. Além disso, os jovens que participam do CEDET são majoritariamente de escolas públicas, podendo estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e logo, muitas das vezes, não possuírem a perspectiva de que a faculdade pode ser um local acessível a eles, por isso mais uma vez, o projeto se faz importante. Por meio desse, gerar-se-á um estreitamento entre o ambiente acadêmico e a sociedade, mudança de perspectiva e o incentivo para que cada vez mais jovens ingressem na universidade e contribuam com o conhecimento cientifico. Portanto, mediante a esse resultado, há uma demanda relevante advinda não só do Centro de Desenvolvimento e seus alunos, mas também das pessoas relacionadas a essas crianças, e da sociedade Lavrense como um todo.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto permitirá o acesso às instalações da UFLA por alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de Lavras/MG. Visa, através das ações, incentivar a curiosidade e a persistência nos estudos por parte dos alunos participantes.
Resultados Esperados:
Com o projeto de extensão para a assistência no ensino de alunos do CEDET, com enfoque em Anatomia Humana, é esperado a promoção de troca de saberes, de pensamento criativo e da capacidade de compreensão maior do corpo humano em geral. Será ampliado o conhecimento dos alunos na área de “Ciências, investigação e tecnologia”, ao gerar maior curiosidade, debates e busca de reposta individual e coletivamente, acionando uma liberdade e autonomia no estudo do aluno. Além disso, por ser um momento de interação, dialogo e pensamento ativo e critico poderão ser geradas várias ideias e trocas relevantes para o contexto estudantil mas também para a vida do aluno como um todo. A incorporação de auto avaliação e avaliação do projeto pelos participantes será um meio, além das próprias atividades do projeto, de quantificar esses resultados. É esperado ainda que, por meio desse contato direto com a universidade e o lugar onde se faz ciência, os jovens alunos possam se sentir estimulados a participar da vida acadêmica e cientifica e à fazer ciência com as próprias mãos.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Diálogos com as professoras do CEDET responsáveis pelos alunos, no intuito de avaliar o interesse e aprendizagem desses últimos.
Cronograma:
Setembro: elaboração do plano de ensino. Outubro a dezembro: preparação do material didático a ser usado com os alunos, utilizando-se de jogos e metodologias alternativas junto às peças sintéticas e realização das aulas uma vez na semana durante ano letivo dos alunos do CEDET. Dezembro: avaliação dos alunos quanto a absorção do conhecimento e melhora em seu rendimento escolar.
Descrição Resumida: Ensino da anatomia do corpo humano de forma sistêmica aos alunos do CEDET, através do uso de peças sintéticas e molhadas e uso de metodologias ativas.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: GIANCARLA APARECIDA BOTELHO SANTOS
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA
E-mail Institucional: giancarlaufla.br
E-mail Alternativo: giancarlabotelhoyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 18/09/2025 - 14:01:12
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/09/2025 - 14:21:46
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.15
Créditos