Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 133/2025
Título: Desenvolvimento de carreira de mulheres líderes
Programa de Extensão: Por Elas: Inserção e permanência de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho
Resumo da Proposta: Este projeto de extensão tem como objetivo compreender as barreiras e os facilitadores enfrentados por mulheres em posições de liderança e desenvolver estratégias de enfrentamento e superação desses desafios. Para isso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com mulheres líderes de diferentes áreas de atuação, de forma a identificar os principais obstáculos e elementos de apoio em suas trajetórias profissionais. A partir dos dados coletados, serão planejadas e executadas ações de intervenção, como rodas de conversa, oficinas e treinamentos, voltadas ao fortalecimento das competências socioemocionais, à ampliação de redes de apoio e à construção de estratégias coletivas de enfrentamento das barreiras. Além disso, serão ofertadas oficinas e rodas de conversa para discentes de cursos de exatas, que virão a ser líderes, para que elas se preparem para os desafios futuros. O projeto terá duração de dois anos, articulando ensino, pesquisa e extensão, e busca contribuir para a formação crítica de estudantes, além de gerar impacto social por meio do apoio ao desenvolvimento de mulheres em cargos de liderança.
Área Temática: Trabalho
Instituições Parceiras: Não se aplica
Número Estimado de Participantes: 12
Locais de Realização: ICTIN - UFLA
Data de Início: 01/07/2025
Data de Término: 01/07/2027
Justificativa: Apesar dos avanços recentes na inserção das mulheres no mercado de trabalho, persistem barreiras estruturais, culturais e organizacionais que limitam sua ascensão e permanência em posições de liderança. Essas barreiras que incluem vieses de gênero, ausência de redes de apoio e formas inadequadas de conciliação entre vida profissional e pessoal não afetam somente a trajetória individual das mulheres, mas também reduzem a diversidade de perspectivas nas tomadas de decisão e o potencial de inovação das organizações. Ao mesmo tempo, existem facilitadores (mentoria, formação continuada, redes profissionais, políticas organizacionais pró-equidade) que, quando identificados e potencializados, promovem trajetórias de liderança mais sustentáveis. Diante desse cenário, justifica-se a realização deste projeto de extensão para (1) produzir conhecimento empírico sobre as barreiras e os facilitadores enfrentados por mulheres líderes em contextos locais; (2) devolver esse conhecimento por meio de intervenções práticas (rodas de conversa, oficinas e treinamentos) que fortaleçam competências, redes e estratégias de enfrentamento; e (3) contribuir para a formação de estudantes por meio da integração ensino-pesquisa-extensão. O projeto, portanto, responde a uma demanda social e acadêmica relevante promovendo inclusão de gênero, fortalecendo capacidades institucionais e individuais e gerando produtos aplicáveis (relatórios, cartilha, artigos) que favorecem mudanças concretas em organizações e comunidades.
Caracterização dos Beneficiários: O público-alvo direto do projeto são mulheres em posições de liderança ou em processo de ascensão a cargos de liderança, atuantes em diferentes setores (setor público, privado, terceiro setor e cooperativas/associações). A escolha desse público justifica-se pela relevância social de compreender e enfrentar as barreiras que limitam sua atuação e, ao mesmo tempo, potencializar os facilitadores que fortalecem suas trajetórias profissionais. Além disso, participarão do projeto meninas e mulheres estudantes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia, Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Engenharia Elétrica. Entende-se que essas meninas serão líderes no futuro e poderão se beneficiar dos conhecimentos produzidos no projeto.
Objetivos:
Objetivo Geral Investigar as barreiras e os facilitadores enfrentados por mulheres líderes e promover intervenções que auxiliem na identificação e superação desses desafios, fortalecendo suas trajetórias profissionais. Objetivos Específicos Identificar, por meio de entrevistas semiestruturadas, as barreiras de carreira enfrentadas por mulheres líderes em diferentes áreas. Mapear os principais facilitadores que contribuem para a ascensão e manutenção em cargos de liderança. Desenvolver espaços de diálogo, reflexão e capacitação, por meio de rodas de conversa, oficinas e treinamentos. Promover a troca de experiências entre mulheres líderes e estudantes universitários, ampliando a articulação entre teoria e prática. Fortalecer a formação discente por meio do envolvimento em atividades de pesquisa, coleta e análise de dados, bem como na implementação das intervenções.
Metas:
Realizar pelo menos 12 entrevistas com mulheres líderes. Sistematizar os dados em relatórios analíticos, a serem discutidos em grupos de estudo e com a comunidade participante. Realizar ao menos 4 oficinas/rodas de conversa. Produzir material de apoio (cartilha digital) com estratégias de enfrentamento e fortalecimento de carreira para mulheres líderes. Submeter ao menos 1 artigo científico ou relato de experiência sobre os resultados obtidos.
Fundamentação Teórica:
A literatura sobre gênero e liderança aponta que, apesar dos avanços na participação das mulheres no mercado de trabalho, persistem barreiras estruturais e culturais que dificultam sua ascensão a cargos de liderança (Eagly & Carli, 2007; Ely, Ibarra & Kolb, 2011). Entre os principais obstáculos destacam-se o preconceito de gênero, a conciliação entre vida pessoal e profissional, a falta de mentoria e redes de apoio, e o fenômeno conhecido como “teto de vidro” (Glass Ceiling).Por outro lado, pesquisas indicam que fatores como o apoio familiar, a formação educacional de qualidade, as redes de relacionamento, a presença de mentores e o fortalecimento da autoconfiança podem funcionar como facilitadores na trajetória dessas mulheres (Ibarra, Ely & Kolb, 2013; Carvalho Neto et al., 2010).Assim, compreender essas barreiras e facilitadores, no contexto brasileiro e em diferentes setores, é fundamental para a construção de estratégias que promovam a equidade de gênero na liderança, com impactos positivos tanto para as organizações quanto para a sociedade. Referências Carvalho Neto, A., Tanure, B., & Andrade, J. (2010). Women in management in Brazil. Gender in Management: An International Journal, 25(5), 379–390. https://doi.org/10.1108/17542411011056877 Eagly, A. H., & Carli, L. L. (2007). Through the labyrinth: The truth about how women become leaders. Harvard Business School Press. Ely, R. J., Ibarra, H., & Kolb, D. M. (2011). Taking gender into account: Theory and design for women’s leadership development programs. Academy of Management Learning & Education, 10(3), 474–493. https://doi.org/10.5465/amle.2010.0046 Ibarra, H., Ely, R. J., & Kolb, D. M. (2013). Women rising: The unseen barriers. Harvard Business Review, 91(9), 60–66.
Metodologia:
O projeto será desenvolvido em duas etapas: Etapa 1 – Diagnóstico Aplicação de entrevistas semiestruturadas com mulheres líderes de diferentes áreas. Análise qualitativa dos dados, por meio de análise de conteúdo temática. Sistematização dos principais achados em relatórios parciais. Etapa 2 – Intervenções Planejamento e execução de rodas de conversa, oficinas e treinamentos, com base nos resultados da Etapa 1. Temáticas: enfrentamento de barreiras de gênero, estratégias de liderança, fortalecimento de redes de apoio, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, habilidades socioemocionais. Registro e avaliação das atividades por meio de questionários de feedback e relatórios reflexivos elaborados pelos discentes.
Impactos na Formação Discente:
Vivência prática em pesquisa qualitativa e extensão universitária. Desenvolvimento de competências como comunicação, análise crítica e sensibilidade social. Oportunidade de aproximação com lideranças femininas de diferentes setores. Ampliação do repertório teórico-prático sobre gênero, trabalho e liderança.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto articula ensino, ao utilizar de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Metodologia de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, Relações de gênero no mercado de trabalho, Introdução ao pensamento científico e Projeto integrador; pesquisa, ao gerar conhecimento científico sobre barreiras e facilitadores da carreira de mulheres líderes; e extensão, ao devolver esse conhecimento para a sociedade por meio de ações formativas e materiais acessíveis.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto impacta diretamente mulheres líderes e potenciais líderes, fortalecendo suas trajetórias e ampliando sua participação em espaços de poder. Indiretamente, contribui para a equidade de gênero nas organizações e para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. Além disso, dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo de maneira integrada para a promoção da equidade de gênero, da educação de qualidade e do trabalho decente. Entre os ODS mais diretamente relacionados, destacam-se:ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS 10 – Redução das Desigualdades.
Resultados Esperados:
Diagnóstico aprofundado das barreiras e facilitadores enfrentados por mulheres líderes. Produção de relatórios técnicos e artigos científicos. Formação de estudantes em pesquisa e práticas extensionistas. Criação de espaços de troca e fortalecimento entre mulheres líderes. Produção de uma cartilha digital com estratégias e boas práticas.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Número de entrevistas realizadas. Número de participantes nas oficinas e rodas de conversa. Nível de satisfação das participantes (via questionários de avaliação). Produção de materiais (relatórios, cartilha, artigos). Envolvimento de discentes em todas as etapas (número de estudantes bolsistas/voluntários).
Cronograma: Jul–Set/2025:Planejamento do projeto; elaboração do roteiro de entrevistas; seleção de participantes Out/2025 – Mar/2026: Realização das entrevistas semiestruturadas Abr–Jun/2026: Análise de dados e elaboração de relatório parcial Jul–Dez/2026: Realização das primeiras oficinas e rodas de conversa Jan–Jun/2027: Continuidade das intervenções; elaboração de cartilha digital Jul/2027: Avaliação final, elaboração de relatórios e submissão de artigo científico
Descrição Resumida: Projeto voltado para o desenvolvimento de carreira de mulheres líderes.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RAISSA BARBARA NUNES MORAES ANDRADE
Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
E-mail Institucional: raissa_andradeufla.br
E-mail Alternativo: raissa.nmoraesgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 02/10/2025 - 11:03:46
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/10/2025 - 09:04:08
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.15
Créditos