Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 157/2025
Título: Educação Museal como ponte: universidade, escola e comunidade em diálogo
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
O projeto propõe articular ações de Educação Museal, divulgação científica e valorização do patrimônio cultural no âmbito dos museus da UFLA, promovendo experiências educativas acessíveis e dialógicas, formação de bolsistas extensionistas como mediadores culturais e aproximação da universidade com estudantes da Educação Básica. Por meio de oficinas, visitas mediadas, exposições e atividades artístico-pedagógicas, o projeto pretende divulgar a ciência e o patrimônio sob guarda da UFLA para fortalecer vínculos com escolas locais e estimular o interesse de jovens em ingressar nos cursos de graduação, respondendo aos desafios atuais de queda nas taxas de ocupação de vagas da universidade. Dessa forma, o presente projeto se constitui como uma parceria PROGRAD-PROEEC, evidenciando o potencial da extensão universitária para oportunizar a apropriação do espaço universitário por jovens estudantes.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: As parcerias com as instituições citadas ao longo do projeto, como escolas públicas e privadas e instituições socioculturais da região, serão articuladas ao longo do projeto, de acordo com interesse de cada comunidade escolar. Posteriormente, o projeto pode ser atualizado de modo a identificar as instituições que manifestaram interesse nas parcerias propostas no âmbito do projeto.
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização: Museu Bi Moreira, Museu de História Natural da UFLA, demais espaços no câmpus universitário e escolas públicas e privadas da região.
Data de Início: 01/11/2025
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa:
O acervo do MBM é formado por significativas coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, de Ciência e Tecnologia, voltadas à história do município de Lavras e da própria UFLA. Já o acervo do MHN é composto por itens como animais taxidermizados, rochas e minerais relacionados à Paleontologia, Botânica, Entomologia, Mineralogia e Zoologia. Assim, é inegável que os museus da UFLA se constituem como espaços educativos privilegiados observando a interface entre ciência, cultura e sociedade. Paralelamente, a Pró-Reitoria de Graduação tem manifestado preocupação crescente com a necessidade de atrair jovens como novos ingressantes para a universidade. Essa preocupação se evidencia ao analisar os dados oficiais brutos das taxas de ocupação das vagas de graduação nos últimos semestres: 2025/2 – 56,84%; 2025/1 – 95,91%; 2024/2 – 55,97%; 2024/1 – 85,28%; 2023/2 – 59,18%; e 2023/1 – 87,19%. Esses números revelam uma tendência e redução significativa de ingressos em semestres pares, sendo observado, portanto, um cenário de declínio nas taxas de ocupação, acompanhado por indicadores elevados de evasão e de vagas ociosas. Diante deste grande desafio institucional, compreende-se a demanda por estratégias de comunicação e vinculação mais próximas às comunidades escolares e ao público jovem. Nesse contexto, a extensão universitária desempenha papel estratégico ao promover a aproximação entre universidade e comunidade, especialmente por meio do diálogo com as escolas da região e com potenciais ingressantes, incluindo jovens e públicos não escolares que se envolvem em ações educativas dos museus universitários. Tal proposta está em consonância com a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), particularmente com as diretrizes do Eixo III Museu–Sociedade, que orientam os museus a “promover programas, projetos e ações educativas em colaboração com as comunidades visando à sustentabilidade e incentivando a reflexão e a construção coletivas do pensamento crítico.” Nesse sentido, o projeto reafirma o compromisso institucional com a implementação da PNEM e com a função social do museu como mediador entre ciência, cultura e educação. Dessa forma, o projeto se justifica como ação estratégica tanto para o fortalecimento da função social do museu e contribuição para a extensão universitária, quanto para o aumento do engajamento da comunidade com a universidade, contribuindo para a sustentabilidade institucional e a melhoria de seus índices de ocupação.
Caracterização dos Beneficiários: Público principal: estudantes e professores da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) das redes de Educação Básica do município e região; bolsistas extensionistas e docentes envolvidos na ação. Outros públicos: comunidade local, visitantes espontâneos do museu, gestores escolares, famílias de estudantes e comunidade universitária em geral.
Objetivos:
Promover a integração entre os museus universitários da UFLA, a comunidade escolar e a sociedade por meio de ações de Educação Museal, divulgação científica e valorização do patrimônio cultural, contribuindo para o fortalecimento do vínculo universidade-escola-território e para a oportunização do acesso à ciência e à cultura. Desenvolver programas de visitas mediadas e oficinas educativas voltadas a públicos diversos da região. Formar bolsistas extensionistas como mediadores culturais e educadores museais, com base nas diretrizes e referenciais da PNEM. Estabelecer parcerias permanentes com escolas públicas e privadas e instituições culturais locais. Estimular o interesse de estudantes da Educação Básica pelos cursos de graduação da universidade. Aproximar os museus como espaço formativo acadêmico-científico-cultural à Formação dos Estudantes de Graduação da UFLA, em especial aos licenciandos para Formação de Profissionais da Educação e Professores da Educação Básica.
Metas: Realizar ações pedagógicas diversas com escolas locais; capacitar bolsistas extensionistas em educação museal e mediação cultural, bem como outros públicos interessados; realizar oficinas temáticas em escolas parceiras; estreitar relações com escolas locais e cursos de graduação da UFLA.
Fundamentação Teórica:
Reconhecida a dimensão e a função educativa dos museus, tem crescido a compreensão de que os museus desenvolvem com mais profundidade seu papel educativo quando suas ações partem da motivação intrínseca, ou seja, quando despertam nos sujeitos o interesse genuíno em aprender, explorar e se envolver com os conhecimentos científicos de forma significativa. Estas instituições são equipamentos culturais que coproduzem conhecimento e mantêm o compromisso com a qualidade e fidedignidade das informações disponibilizadas a seus públicos. Entende-se que o potencial educacional do museu pode se concretizar mais pelo despertar do interesse no assunto e pela motivação intrínseca do que pela assimilação de conteúdos (CAZELLI; COIMBRA, 2013). A Educação Museal se refere tanto a uma modalidade educacional, com conjunto integrado de planejamento, sistematização, realização, registro e avaliação dos programas, projetos e ações educativas museais, bem como se constitui enquanto um campo científico. A Educação Museal evidencia a memória e o patrimônio cultural e contribui para que os sujeitos produzam novos conhecimentos e práticas mediatizados pelos objetos, saberes e fazeres. Seu foco está na formação crítica e integral dos indivíduos, visando sua emancipação e transformação social (COSTA et al, 2017). A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) a compreende, em seu segundo princípio, “como um processo de múltiplas dimensões de ordem teórica, prática e de planejamento, em permanente diálogo com o museu e a sociedade”, e ao princípio V, que pressupõe “assegurar, a partir do conceito de Patrimônio Integral, que os museus sejam espaços de educação, de promoção da cidadania e colaborem para o desenvolvimento regional e local, de forma integrada com seus diversos setores.” (IBRAM, 2017).
Metodologia: O projeto será desenvolvido em quatro eixos interligados. São eles: Formação e mediação – formação continuada dos bolsistas e mediadores sobre educação museal, acessibilidade e metodologias participativas; Educação e divulgação científica – elaboração e execução de visitas mediadas, atividades pedagógicas, oficinas e exposições; Acessibilidade e inclusão – adoção de estratégias multissensoriais e acessibilidade atitudinal; Articulação institucional – parcerias com escolas, espaços de educação não-escolar e grupos culturais. As atividades serão planejadas em conjunto com professores das escolas parceiras e demais agentes de educação e cultura, respeitando suas demandas e valorizando a construção colaborativa de saberes.
Impactos na Formação Discente:
Os bolsistas e a equipe terão uma formação em Educação Museal e mediação cultural, comunicação científica e acessibilidade em museus, fortalecendo sua formação integral, cidadã e acadêmica. A experiência extensionista possibilitará a vivência interdisciplinar e a compreensão da função social dos museus e da universidade. O projeto alinha-se ao Plano Nacional Setorial de Museus, em sua diretriz “2.4 Estimular a inclusão da educação museal nas práticas escolares e culturais e na formação de professores e demais profissionais da educação”, que determina “A inclusão da educação museal no âmbito das instituições escolares e culturais contribui, sobremaneira, para o reconhecimento das políticas públicas do campo como basilares para a afirmação da democracia e da cidadania. Esse propósito deve se dar de modo a promover a elaboração de programas, projetos e ações que envolvam a integração da educação com a cultura, a colaboração e o reconhecimento do patrimônio cultural musealizado e o estímulo a práticas e ações educativas em museus, levando-se em consideração as especificidades dos territórios e o desenvolvimento de estratégias de aproximação, diálogo e construção conjunta entre o poder público, as instituições de ensino e pesquisa e a sociedade civil. As estratégias desta diretriz também devem contemplar o incentivo da inserção da educação museal na formação de professores e profissionais da educação, como elemento central a ser contemplado e refletido nas diversas licenciaturas, bacharelados e demais formações.” Além disso, a presente proposta também está qualificada de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (2024), que definem que as Instituições de Ensino Superior devem “garantir o uso de diferentes espaços de aprendizagem”, citando, dentre eles, os museus.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária (2012), a extensão é o elo que articula ensino e pesquisa com as demandas sociais, promovendo a transformação mútua entre universidade e sociedade. O projeto alinha-se às Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (2019), concebem as práticas extensionistas como “a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;” e “a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.” Compreendendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a formação universitária se consolida na articulação entre a produção de conhecimento, a prática social e a reflexão crítica. O projeto contribui com a formação dos estudantes de licenciatura e dos bolsistas extensionistas, pela perspectiva da formação integral, ao proporcionar experiências de mediação cultural, planejamento educativo e diálogo com diferentes públicos. No âmbito da extensão, promove o estreitamento dos laços entre universidade e sociedade, de modo dialógico e participativo, especialmente com as escolas da Educação Básica, que se tornam parceiras na construção de saberes e na democratização do acesso à ciência e ao patrimônio cultural. Além disso, o projeto contribui para pesquisas no campo da Educação Museal, consolidando os Museus Bi Moreira e de História Natural como espaços de experimentação, investigação e formação de educadores comprometidos com a transformação social.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Além do exposto acima, a iniciativa contribui para democratizar o acesso ao patrimônio científico e cultural da universidade, estimulando o pertencimento e o interesse da comunidade pela instituição. O fortalecimento dos vínculos entre museu, escolas e outros agentes sociais do território poderá impactar positivamente a percepção pública sobre a universidade e potencialmente ampliar o número de ingressantes nos cursos de graduação.
Resultados Esperados: Ampliação do público visitante e das parcerias entre universidade e escolas; fortalecimento da função educativa e social dos museus da UFLA; formação de mediadores culturais; maior visibilidade institucional e na percepção pública da universidade; contribuição indireta para a elevação das taxas de ocupação de vagas de graduação.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Número de ações pedagógicas implementadas; Número de escolas atendidas e de estudantes participantes; Frequência e diversidade do público visitante; Avaliação qualitativa das atividades (depoimentos e registros de mediação).
Cronograma:
Planejamento e reuniões com escolas parceiras (3 meses) Formação dos bolsistas e qualificação da equipe (3 meses) Visitas mediadas, oficinas e exposições interativas (6 meses) Avaliação parcial, ajustes e ampliação de parcerias (1 mês) Sistematização de resultados, apresentação de trabalhos e relatório final (1 mês)
Descrição Resumida: O projeto propõe articular ações de Educação Museal, divulgação científica e valorização do patrimônio cultural no âmbito dos museus da UFLA, promovendo experiências educativas acessíveis e dialógicas, formação de bolsistas extensionistas como mediadores culturais e estreitando laços a universidade, estudantes e professores da Educação Básica e públicos diversos do território.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LARISSA VALIATE LEAL DE ALMEIDA
Setor: DIRETORIA DE AVALIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REGULAÇÃO DO ENSINO/PROGRAD
E-mail Institucional: larissavaliateufla.br
E-mail Alternativo: larissavlealgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/10/2025 - 15:25:38
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/10/2025 - 15:13:56
Histórico de Coordenação:
Link do Arquivo: Declaracao_Larissa_Projeto_Extensao_assinado.pdf
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.15
Créditos