Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 150/2025
Título: Carreira de mulheres mães: diagnóstico de barreiras e ações de apoio à inserção e permanência no trabalho
Programa de Extensão: Por Elas: Inserção e permanência de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho
Resumo da Proposta:
O presente projeto de extensão realizará um diagnóstico sobre os desafios de carreira de mulheres mães (mães atípicas – com filhos com deficiência ou doenças raras –, mães solo, jovens, em início de carreira, líderes e cientistas) e promoverá ações piloto de qualificação e apoio (roda de conversa/oficina), articulando ensino, pesquisa e extensão. Serão aplicados questionários e/ou entrevistas, seguidas de devolutiva com recomendações práticas e material de divulgação acessível para a comunidade. O projeto terá duração de dois anos, articulando ensino, pesquisa e extensão, e busca contribuir para a formação crítica de estudantes, além de gerar impacto social por meio do apoio ao desenvolvimento de mulheres que enfrentam dificuldades em suas carreiras a partir da maternidade.
Área Temática: Trabalho
Instituições Parceiras: APAE, AMA, AMPARA, Espaço Viver Bem (Unimed), Secretaria Municipal de Assistência Social/Trabalho, escolas públicas (ex.: E.E. Clóvis Salgado, E.E. Ana Cândida), coletivos e associações de mulheres/empreendedoras; ACISSP Mulher; Universo Mulher Café; hubs/empresas locais.
Número Estimado de Participantes: 50
Locais de Realização: Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICTIN/UFLA; espaços parceiros indicados pela rede local (escolas públicas e organizações comunitárias).
Data de Início: 01/07/2025
Data de Término: 01/07/2027
Justificativa: Mulheres mães enfrentam barreiras estruturais de inserção e permanência no trabalho, por exemplo sobrecarga de cuidados, discriminação, dificuldade de progressão, entre outras. As dificuldades podem se agravar dependendo da demanda específica da condição da maternidade, por exemplo se há filhos com deficiência/doenças raras ou ausência de rede de apoio, se foi mãe jovem, se conta com participação paterna, etc.. A abordagem extensionista universitária, articulando diagnóstico, formação e sensibilização, é adequada para produzir evidências locais e ações de apoio de curto prazo, fortalecendo autonomia e empregabilidade.
Caracterização dos Beneficiários: O público-alvo direto do projeto são mulheres mães. Inicialmente será analisado um recorte de mães de crianças com necessidades específicas, como crianças com deficiência, ou com doenças raras, ou neurodivergentes, entre outras condições que se encaixem neste quesito. Pretende-se incluir também outros públicos de mesmo contexto, expandindo para mães solo, mães jovens ou em início de carreira, mães cientistas, entre outras. As mulheres serão residentes preferencialmente em São Sebastião do Paraíso e região; com interesse em (re)inserção, transição ou progressão profissional.
Objetivos:
Objetivo Geral: Diagnosticar barreiras/facilitadores de carreira de mulheres mães e promover intervenções que auxiliem na identificação e superação desses desafios, fortalecendo suas trajetórias profissionais. Objetivos Específicos - Levantar perfil e principais desafios via questionário e/ou entrevistas; - Mapear redes de apoio e políticas locais que favoreçam a manutenção destas mulheres em seus cargos; - Identificar as principais barreiras que impeçam estas mulheres de manter estabilidade ou ascensão em suas carreiras; - Desenvolver espaços de diálogo, reflexão e capacitação, por meio de rodas de conversa, oficinas e treinamentos; - Fortalecer a formação discente por meio do envolvimento em atividades de pesquisa, coleta e análise de dados, bem como na implementação das intervenções; - Produzir material de devolutiva com recomendações práticas.
Metas:
- Aplicar o instrumento de coleta; - Sistematizar os dados em relatórios analíticos, a serem discutidos em grupos de estudo e com a comunidade participante. - Realizar ao menos duas rodas de conversa e/ou oficinas; - Produzir material de devolutiva (cartilha digital/vídeo curto) com panorama encontrado em São Sebastião do Paraíso e região; - Submeter ao menos 1 artigo científico ou relato de experiência sobre os resultados obtidos.
Fundamentação Teórica:
O Programa Por Elas fundamenta-se na promoção de equidade no trabalho para grupos historicamente marginalizados, destacando desigualdades de gênero e interseccionalidades. No recorte deste projeto, evidencia-se a sobreposição entre maternidade, cuidado e carreira, demandando ações integradas (diagnóstico + formação + sensibilização) para inserção e permanência. A literatura aponta a chamada “penalidade da maternidade”: após a chegada dos filhos, mulheres tendem a ser avaliadas como menos comprometidas e a receber piores oportunidades de contratação e remuneração. (Correll, Benard & Paik, 2007). Evidências de longo prazo mostram queda persistente de rendimentos depois do primeiro filho, associada a interrupções na trajetória, escolhas ocupacionais mais compatíveis com o cuidado e vieses organizacionais (Budig & England, 2001). No Brasil, estudos indicam redução da participação e maior precariedade entre mães, sobretudo com filhos em idade pré-escolar, reforçando a necessidade de ações práticas de apoio, redes e qualificação (Petterini & Gonçalves, 2024). Referências BUDIG, Michelle J.; ENGLAND, Paula. The wage penalty for motherhood. American sociological review, v. 66, n. 2, p. 204-225, 2001. CORRELL, Shelley J.; BENARD, Stephen; PAIK, In. Getting a job: Is there a motherhood penalty?. American journal of sociology, v. 112, n. 5, p. 1297-1338, 2007. PETTERINI, Francis; GONÇALVES, Jeniffer. Motherhood penalty: The Brazilian peculiarity. Societal Impacts, v. 4, p. 100081, 2024.
Metodologia:
O projeto será desenvolvido nas seguintes etapas: 1.Planejamento: desenho do questionário e roteiro de entrevistas; 2.Coleta de dados: aplicação presencial/online com amostra de conveniência (mães em redes parceiras); registro de contatos para rede de apoio. 3.Análise dos dados: estatística descritiva e síntese temática. 4.Planejamento das ações formativas com base nos resultados da etapa anterior 5.Execução de rodas de conversa, oficinas e treinamentos, com orientação profissional (organização de rotina, rede de apoio, direitos, trilhas de qualificação e oportunidades locais). 6.Produção de material acessível (cartilha/vídeo) e relatório com registro e avaliação das atividades elaborados pelos discentes.
Impactos na Formação Discente:
-Competências técnicas por meio de pesquisa aplicada (desenho de instrumentos, coleta e análise básica quanti/quali), comunicação científica e extensionista, ética com populações vulnerabilizadas. -Competências socioemocionais através de mediação de grupos, escuta qualificada, comunicação clara, análise crítica e sensibilidade social. -Vivências práticas na participação em coleta presencial/online, facilitação de rodas de conversa/oficinas, devolutiva para a comunidade. -Criação de repertório teórico-prático a respeito de gênero, trabalho e cuidado; interseccionalidades; políticas e redes de apoio. -Produção de portfólio e produtos: relatório sintético do diagnóstico, material de devolutiva (cartilha/vídeo) e comprovação de participação nas ações.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
-Ensino: integração com conteúdos de componentes curriculares como metodologia, relações interpessoais e gênero no trabalho, projetos integradores, estatística; -Pesquisa: diagnóstico empírico local e sistematização; -Extensão: oficinas/rodas e devolutivas públicas, com membros da comunidade externa à universidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto impacta diretamente mulheres, fortalece redes locais (escolas, saúde, assistência, associações), amplia acesso à informação e apoio, e promove recomendações práticas para empregabilidade/empreendedorismo materno, com potencial de replicação regional. Indiretamente, contribui para a equidade de gênero nas organizações e para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. Além disso, dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo de maneira integrada para a promoção da equidade de gênero, da educação de qualidade e do trabalho decente. Entre os ODS mais diretamente relacionados, destacam-se:ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS 10 – Redução das Desigualdades.
Resultados Esperados:
-Diagnóstico das barreiras e facilitadores enfrentados por mulheres mães. -Formação de estudantes em pesquisa e práticas extensionistas. -Criação de espaços de troca e fortalecimento entre mulheres mães. -Produção de cartilha/vídeo com recomendações publicadas.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
-Número de participantes nas oficinas e rodas de conversa. -Nível de satisfação das participantes (via questionários de avaliação). -Produção de materiais (relatórios, cartilha, artigos). -Envolvimento de discentes em todas as etapas (número de estudantes bolsistas/voluntários).
Cronograma:
Jul-Set/2025:Planejamento do projeto; elaboração do roteiro de entrevistas; seleção de participantes Out/2025-Mar/2026: Realização das entrevistas semiestruturadas Abr-Jun/2026: Análise de dados e elaboração de relatório parcial Jul–Dez/2026: Realização das primeiras oficinas e rodas de conversa Jan-Jun/2027: Continuidade das intervenções; elaboração de cartilha digital Jul/2027: Avaliação final, elaboração de relatórios e submissão de artigo científico
Descrição Resumida: Projeto voltado para avaliação do impacto da maternidade na carreira das mulheres mães e para suporte ao desenvolvimento de suas carreiras após a maternidade.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ANA CLAUDIA FESTUCCI DE HERVAL
Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
E-mail Institucional: ana.festucciufla.br
E-mail Alternativo: anafestuccioutlook.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/10/2025 - 10:08:57
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 10/10/2025 - 11:04:18
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.15
Créditos