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Índice:
Número de Registro: 162/2025
Título: MARKETING DO SETOR DE SEMENTES DA UFLA: UMA ESTRATÉGIA DE VISIBILIDADE INTERNACIONAL
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O Laboratório Central de Pesquisa em Sementes (LCPS), situado no Setor de Sementes do Departamento de Agricultura da UFLA, é um centro multiusuário e interdisciplinar, vinculado à Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL). Com 1.166 m², reúne hoje diversos laboratórios atendendo todas as subáreas da pesquisa em sementes.Acrescido a isso, o LCPS também conta com o Laboratório de prestação de serviços para produtores de sementes (LAS/UFLA), sendo este hoje, credenciado no Ministério da Agricultura e reconhecido como o único laboratório de análise de sementes credenciado dentro de uma instituição pública de ensino do Brasil, além de ter o NESem (núcelo de estudos em sementes) vinculado ao setor. Mesmo sendo um setor de grande relevância nacional, ainda assim, os trabalhos desenvolvidos aqui, as pesquisas e seus resultados são pouco divulgados em plataformas que hoje sabidamente, são o principal meio de comunicação entre os jovens. Diante do exposto, este projeto tem por objetivo promover a divulgação do setor de sementes da UFLA, com enfoque nas ações de desenvolvimento científico e tecnológico realizadas por estudantes, técnicos e docentes. Para tal, será adotada uma estratégia baseada em três meios de comunicação largamente difundidos na Internet comercial dos dias atuais: 1) um perfil na rede social “Instagram”; 2) um repositório de vídeos na rede social “YouTube”; 3) divulgação das ações do setor na rede social profissional Linkedin. Os principais resultados esperados deste projeto são: 1) divulgação das atividades realizadas pelo Setor de sementes da UFLA; 2) difusão do conhecimento acerca da matéria prima sementes; 3) despertar do interesse de estudantes de graduação ou até mesmo daqueles que ainda não adentraram a universidade, sobre a matéria prima sementes e o mercado de trabalho para quem atua na área; 4) divulgação de oportunidades profissionais de bolsas, capacitações, estágios e empregos; 5) qualificação de discentes e docentes vinculados ao projeto no assunto sementes e quanto ao uso dos meios de comunicação selecionados; 6) divulgação das pesquisas, compra de equipamentos, viagens técnicas, tudo relacionado as ações do setor de sementes.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: NÃO HÁ
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Data de Início: 25/10/2025
Data de Término: 31/12/2028
Justificativa: A Universidade Federal de Lavras (UFLA) consolidou-se como uma das principais instituições de ensino e pesquisa na área de produção e tecnologia de sementes no Brasil. Com um histórico de desenvolvimento que remonta à década de 1970, o setor tem sido fundamental para a qualificação de profissionais e para a evolução da produção de sementes no país. Atualmente, o Laboratório Central de Pesquisa em Sementes (LCPS), situado no Setor de Sementes do Departamento de Agricultura da UFLA, é um centro multiusuário e interdisciplinar, vinculado à Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL). Com 1.166 m², reúne hoje os laboratórios de análise de sementes, laboratório de vigor, laboratório de fisiologia, laboratório de biotecnologia, laboratório de análise de imagens, além de infraestrutura para beneficiamento, secagem, armazenamento, tratamento de sementes, anfiteatro para aulas teóricas, salas de práticas e diversas áreas de apoio à pesquisa, como câmaras de germinação, casas de vegetação e canteiros. Acrescido a isso, o LCPS também conta com o Laboratório de prestação de serviços para produtores de sementes (LAS/UFLA), sendo este hoje, credenciado no Ministério da Agricultura e reconhecido como o único laboratório de análise de sementes credenciado dentro de uma instituição pública de ensino do Brasil, além de ter o NESem (núcelo de estudos em sementes) vinculado ao setor. Cerca de 90% dos egressos do programa atuam no setor de sementes, seja em empresas privadas ou instituições públicas. As pesquisas desenvolvidas na UFLA têm influenciado diretamente a produção e qualidade das sementes no Brasil, com projetos voltados para novas culturas, como nabo forrageiro, macaúba, jojoba, mamona e girassol, além da validação de metodologias de análise que hoje fazem parte das normas oficiais do setor. Apesar do histórico relevante e das imensas contribuições ao setor sementeiro brasileiro, fruto de anos de dedicação de seus membros, o que se faz hoje no setor, como pesquisas, patentes, equipamentos adquiridos, reformas, cursos, ainda tem pouca visibilidade. Hoje, o que se percebe é que a sociedade vive um momento marcado pelo fluxo frenético de diversos tipos de informações sendo disponibilizadas simultaneamente. Nesta era digital, a quantidade de dados, informações e conhecimentos cresce vertiginosamente a cada instante. Em um cenário profuso como esse, a extensão universitária pode assumir um papel de destaque na apropriação de mecanismos e ferramentas confiáveis para a divulgação científica, contribuindo na disponibilização simplificada de informações cientificamente fundamentadas, além de visibilidade que tanto almejamos. A realização de ações de divulgação científica em linguagem popular permite o intercâmbio de informações entre a universidade e o público externo à comunidade acadêmica, oportunizando um espaço acessível e de amplo alcance, quando também considerada a utilização de mídias digitais como meios alternativos, para a troca de conhecimentos, experiências e vivências, tornando-se, assim, um elo entre o campo acadêmico e a sociedade.
Caracterização dos Beneficiários: De modo geral, todo e qualquer cidadão interessado no insumo semente se beneficiará com a presente proposta, destacando-se: 1) estudantes de Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas ou particulares, que desejem ingressar nos cursos de Agronomia, Biologia ou Engenharia Florestal; 2) estudantes que desejam ingressar no programa de pós graduação em Fitotecnia da UFLA, sub área, sementes; 3) estudantes de graduação, pós graduação e profissionais da área, interessados nas pesquisadas realizadas no setor; 4) empresas que buscam parcerias para realização de experimentos; 5) estudantes de graduação, pós graduação e profissionais da área interessados em fazer os cursos de capacitação ofertados.
Objetivos: Os principais objetivos deste projeto são: 1) divulgar atividades de desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico realizadas pelo LCPS; 2) difundir o conhecimento acerca do insumo sementes; 3) despertar o interesse de estudantes que desejem conhecer a área sementeira e exercê-la como profissão; 4) despertar o interesse de profissionais de outras áreas que desejem conhecer mais sobre a semente; 5) divulgar oportunidades profissionais de bolsas, capacitações, estágios e empregos; 6) qualificar discentes e docentes através de cursos; 6) divulgar as ações sociais realizadas pelo NESem (núcleo de estudos em sementes); 7) contribuir com o papel institucional de combate às fake news e ao negacionismo da ciência, por meio do compartilhamento de informações confiáveis na área sementeira; 8) apresentar e debater junto à sociedade as últimas descobertas e realizações na área.
Metas:
Visando atingir os objetivos previamente citados, as principais metas deste projeto são: 1) divulgar semanalmente pelo menos um reels ou postagem no feed sobre atividades de desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico realizadas pelo LCPS; 2) divulgar semanalmente pelo menos um reels ou postagem no feed sobre alguma curiosidade acerca do insumo sementes; 3) divulgar semanalmente pelo menos um reels ou postagem no feed sobre ações passadas realizadas ou pelo NESem ou pelo setor de sementes. 4) divulgar semanalmente pelo menos um reels ou postagem no feed sobre os reultados de pesquisas realizados pelos docentes do setor 5) divulgar semanalmente pelo menos um reels ou postagem no feed sobre cursos, estágios e oportunidades, seja da área sementeira, seja de área correlata. As metas acima, tem como base a plataforma digital “Instagram”, sendo replicadas nas plataformas Linkedin e quando cabível, Youtube. Detalhes específicos acerca da utilização de cada um destes meios de comunicação são apresentados na seção de “Metodologia”
Fundamentação Teórica: O Setor de Sementes do Departamento de Agricultura da UFLA, é um centro multiusuário e interdisciplinar, vinculado à Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL). Com 1.166 m², reúne hoje diferentes laboratórios para atender todas as demandas para averiguação da qualidade da matéria prima sementes. As pesquisas desenvolvidas na UFLA têm influenciado diretamente a produção e qualidade das sementes no Brasil, com projetos voltados para novas culturas, além da validação de metodologias de análise que hoje fazem parte das normas oficiais do setor. Apesar do histórico relevante e das imensas contribuições ao setor sementeiro brasileiro, fruto de anos de dedicação de seus membros, o que se faz hoje no setor, como pesquisas, patentes, equipamentos adquiridos, reformas, cursos etc... ainda tem pouca visibilidade, havendo necessidade de uma ampliação das nossas ações a fim de trazer mais visibilidade, captação de recursos e conhecimento na área para o setor de sementes da UFLA, sendo que hoje, o melhor meio para tal, é lançar mão do uso das mídias sociais (MD). As MD além de popularizar o conhecimento científico, também permitem ampliar o alcance e interações com o público externo. As mídias digitais mudaram de forma impactante o modo como as pesquisas científicas e os seus resultados são apresentadas ao público geral. Se, anteriormente, as informações eram publicadas em periódicos e eventos científicos e então divulgadas lentamente por meio da imprensa escrita ou televisionada, atualmente, os resultados e conclusões de artigos científicos, ações sociais etc... que acabaram de ser publicados, podem alcançar os demais segmentos da sociedade em questão de minutos. Mídias digitais alcançam reconhecidamente um número cada vez maior de pessoas e são um meio eficiente de acesso e compartilhamento de informações de forma rápida e interativa. Segundo o relatório Digital 2024: Global Overview Report, publicado pelo site Datareportal, no início de 2024, o Brasil contava com mais de 187,9 milhões de usuários de internet, representando um percentual de 86,6% de toda a população. Destes, mais de 144 milhões são usuários de mídias sociais. A média brasileira de tempo gasto na internet diariamente é de 9 horas e 13 minutos, sendo que a média diária de tempo gasto utilizando exclusivamente redes sociais chega a 3 horas e 37 minutos. Dentre as principais mídias sociais utilizadas regularmente pelos brasileiros destacam-se o Tiktok, Whatsapp, Youtube, Instagram, Facebook e o X (Twitter) sendo o Instagram, a plataforma mais viável para a divulgação e compartilhamento de conteúdos científicos direcionados ao público em geral, sendo uma importante ferramenta para a educação informal, a alfabetização científica e a visibilidade das próprias descobertas científicas. Dessa forma, das plataformas citadas, pretende-se com o presente projeto, utilizar duas das ferramentas citadas, acrescida da plataforma profissional LinkedIn para 1) divulgar atividades de desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico realizadas pelo LCPS; 2) difundir o conhecimento acerca do insumo sementes; 3) despertar o interesse de estudantes que desejem conhecer a área sementeira e exercê-la como profissão; 4) despertar o interesse de profissionais de outras áreas que desejem conhecer mais sobre a semente; 5) divulgar oportunidades profissionais de bolsas, capacitações, estágios e empregos; 6) qualificar discentes e docentes através de cursos; 6) divulgar as ações sociais realizadas pelo NESem (núcleo de estudos em sementes); 7) contribuir com o papel institucional de combate às fake news e ao negacionismo da ciência, por meio do compartilhamento de informações confiáveis na área sementeira; 8) apresentar e debater junto à sociedade as últimas descobertas e realizações na área.
Metodologia:
A escolha de uma estratégia de marketing adequada é fundamental para garantir um maior alcance e engajamento do público-alvo. Neste sentido, a utilização de meios de comunicação como “Instagram”, “YouTube” e “Linkedin” se torna uma boa opção para atender aos objetivos deste projeto, uma vez que estas ferramentas são amplamente difundidas e permitem a transmissão da informação de forma instantânea. Por serem mais do que simples plataformas de compartilhamentos de fotos, vídeos e áudios, estes aplicativos têm sido comumente utilizados em estratégias de “marketing digital” para promover uma aproximação entre comunicadores e seus públicos-alvo. O presente projeto contará com o apoio de uma equipe de trabalho formada majoritariamente por discentes de graduação, nos quais terão diferentes papéis envolvidos em ações de divulgação científica. Assim, a equipe de trabalho será organizada de forma rotativa, em funções como: redatores de conteúdo, editores de imagem/vídeo, produtores, apresentadores/prelecionistas, operadores do perfil institucional e revisores (este último, necessariamente, um docente). Serão realizadas ações de divulgação científica, de forma presencial, nos eventos institucionais de extensão, tais como o UFLA Faz Extensão, UFLA de Portas Abertas, Workshop de Inovações Tecnológicas do setor sementeiro, CIUFLA e CONEX entre outros eventos que vierem a serem criados. Paralelamente, serão mantidas ações de divulgação científica no perfil do Instagram de forma contínua ao longo do projeto. A criação e manutenção do perfil do setor de sementes no Instagram, Youtube e LinkedIn, seguirá as orientações contidas no Guia de Mídias Sociais da UFLA. Os seguintes critérios serão adotados para o gerenciamento do perfil do presente projeto: 1. o projeto contará com um coordenador de perfil, que será um servidor efetivo do setor de sementes, responsável pelos conteúdos publicados, pelas interações com o público e pelo armazenamento e troca regular da senha do perfil. Cabe ainda ao coordenador compor, treinar e coordenar a equipe responsável pelo perfil, monitorar o trabalho da equipe de trabalho e remover, tão logo tome conhecimento, qualquer publicação que contenha erros e/ou atentem contra a segurança da informação. 2. Deverá haver uma frequência de postagens: publicação semanal no Instagram através do perfil institucional de pelo menos 3 stories e 1 feed, replicados nas demais plataformas. 3. Deverá haver uma rotina de monitoramento: o monitoramento do perfil será realizado diariamente pela equipe de trabalho, conforme as seguintes rotinas: Leitura de todas as mensagens e comentários; Respostas imediatas para demandas imediatas; Encaminhamento de dúvidas e/ou críticas para outros setores relacionados; Análise de menções ao perfil institucional e busca por palavras-chaves, como por exemplo: DAG, Sementes, UFLA, Setor. 4. A equipe responsável pelo projeto atenderá às diretrizes da Resolução Normativa CUNI No 063, de 23 de novembro de 2022, do Guia de Mídias Sociais, assim como respeitará o Manual de Identidade Visual da UFLA. 5. Ao final de cada mês, deverá ser apresentado ao coordenador do projeto, métricas como: Número de seguidores registrados do perfil; Engajamento (por exemplo: quantidade de Curtidas, quantidade de comentários e quantidade de mensagens diretas realizadas com eventuais interlocutores); Alcance das publicações; Quantidade de publicações realizadas e removidas. Sobre as plataformas: No Instagram: a) divulgar ações científicas e tecnológicas executadas por alunos, técnicos e docentes vinculados ao setor de sementes; b) apresentar as linhas de pesquisa e atuação profissional dos docentes vinculados ao setor; c) apresentar de forma mais ilustrativa as disciplinas promovidas pelos docentes do setor; c) publicar o calendário de defesas dos trabalhos de conclusão de curso em cada semestre, aproximando os alunos em diferentes estágios de formação; d) divulgar editais e oportunidades (ex: iniciação científica, monitoria, estágio etc.) que possam ser de interesse dos estudantes; e) divulgar as ações do setor em geral. No YouTube: a) armazenar vídeos explicativos acerca do universo sementes; b) armazenar vídeos de divulgação de eventos vinculados ao setor de sementes e a UFLA; c) armazenar vídeos de minicursos de interesse; d) armazenar outros vídeos de interesse. No LinkedIn: a) divulgar as ações do setor de sementes; b) divulgar os eventos do setor de semente e eventos correlatos à área que ocorreram na UFLA; c) divulgar as oportunidades de empregos, estágios e trainees das empresas parceiras. O discente selecionado deverá até o quinto dia útil de cada mês, apresentar ao coordenador do projeto, um plano de ações para o mês seguinte, com a quantidade (definida acima) e o conteúdo das postagens.
Impactos na Formação Discente: Espera-se que os discentes vinculados a este projeto aprofundem seus conhecimentos técnicos e científicos sobre o universo sementes. Além disso, irão desenvolver ainda habilidades de síntese e adaptação de conteúdos científicos para uma linguagem apropriada para a população em geral. Outro ponto importante é que estes alunos também terão um contato direto com o público externo à comunidade acadêmica, por meio dos eventos institucionais de pesquisa e extensão e pelos canais de comunicação oferecidos pelo Instagram, permitindo a formação de um elo real e dinâmico entre a universidade e a comunidade. Finalmente, espera-se qualificar profissionalmente todos os envolvidos neste projeto com relação ao uso dos meios de comunicação selecionados e ao uso de ferramentas largamente difundidas no marketing digital contemporâneo. Ademais, espera-se que o projeto impacte a formação discente dos alunos não vinculados diretamente ao projeto, mas que se beneficiarão dos resultados nele desenvolvidos, ao ampliar seus conhecimentos acerca da semente oportunizando uma formação mais consistente e integrada.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para o desenvolvimento do projeto, é fundamental a manutenção do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, o qual é indissociável por natureza e servirá como base de sustentação das atividades propostas. De forma específica, a própria natureza do projeto, que visa alcançar a sociedade para além dos muros da universidade, está inserida no pilar “extensão”; a realização de “pesquisas” será tarefa recorrente ao longo deste projeto, uma vez que se trata da divulgação da matéria prima sementes; finalmente, como serão apresentadas ações científicas e tecnológicas realizadas por estudantes e profissionais do setor de sementes da UFLA, tem-se a presença do pilar “ensino”.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Dentre os principais impactos positivos que este projeto trará para a sociedade, estão a conscientização da população acerca da importância do uso de semente de qualidade, promovendo amplo acesso à informação para estudantes e profissionais que desejem conhecer mais sobre esta área do conhecimento. Também serão divulgadas oportunidades de bolsas de estudo, capacitações, intercâmbios, estágios e empregos, que favorecerão o amplo acesso a tais iniciativas, impactando positivamente a sociedade em termos de possibilidades de aprimoramento profissional. Além disso, será promovida a conscientização dos estudantes com relação à importância da aplicação de seus conhecimentos para a promoção do bem-estar social. Uma vez que os meios de comunicação a serem adotados são gratuitos e largamente difundidos, espera-se atingir pessoas de diferentes camadas sociais e níveis de escolaridade.
Resultados Esperados: Os principais resultados esperados deste projeto são: 1) divulgação das atividades realizadas pelo Setor de sementes da UFLA; 2) difusão do conhecimento acerca da matéria prima sementes; 3) despertar do interesse de estudantes de graduação ou até mesmo daqueles que ainda não adentraram a universidade, sobre a matéria prima sementes e o mercado de trabalho para quem atua na área; 4) divulgação de oportunidades profissionais de bolsas, capacitações, estágios e empregos; 5) qualificação de discentes e docentes vinculados ao projeto no assunto sementes e quanto ao uso dos meios de comunicação selecionados; 6) divulgação das pesquisas, compra de equipamentos, viagens técnicas, tudo relacionado as ações do setor de sementes.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Para o perfil do Instagram, serão utilizados os seguintes indicadores de acompanhamento: 1) número de postagens; 2) quantidade de seguidores. 3) alcance das publicações. Os indicadores serão avaliados a cada mês. Embora a quantidade de seguidores seja um parâmetro “cru”, ela reflete, em algum grau, o alcance das postagens realizadas e o nível de engajamento do público-alvo com o conteúdo disponibilizado. Para o canal do YouTube, serão utilizados os seguintes indicadores de acompanhamento: 1) número de vídeos; 2) número de inscritos; 3) número de curtidas e comentários. Assim como com o perfil do Instagram, os indicadores serão avaliados a cada mês. Para a plataforma Linkedin, serão utilizados os seguintes indicadores de acompanhamento; 1) número de postagens; 2) números de inscritos; 3) número de curtidas e 4) números de compartilhamentos.
Cronograma:
Janeiro de 2026: captação de discentes para realização dos projetos Fevereiro de 2026: treinamento dos membros com relação às ferramentas a serem utilizadas e início das atividades no Instagram, YouTube e LinkedIn. Março em diante: desenvolvimento das atividades de forma autônoma pelos discentes vinculados ao projeto, com documentação dos resultados obtidos e supervisão dos docentes membros
Descrição Resumida: Projeto para maior divulgação do setor de sementes da UFLA, quanto as suas ações sociais, pesquisas, resultados de pesquisas, projetos, bolsas, editais, vagas de empregos, etc....com enfoque nas ações de desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico realizadas por estudantes, técnicos e docentes do setor de sementes da UFLA.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RAQUEL MARIA DE OLIVEIRA PIRES
Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA
E-mail Institucional: raquelmopiresufla.br
E-mail Alternativo: raquel.mopiresgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 23/10/2025 - 09:48:08
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 23/10/2025 - 09:56:56
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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