Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 044/2021
Título: Veterinário aprendiz voluntário: ações de cuidados e diagnósticos
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto de extensão “Veterinário Aprendiz Voluntário” foi criado em 2015 sob orientação da professora Josilene Seixas com o objetivo de incentivar os acadêmicos de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) a participarem como voluntários em situações em que os animais se encontram vulneráveis, bem como propiciar campo de atuação prática para as mais diversas atuações da saúde única e medicina veterinária do coletivo. A atuação dos alunos no Parque Francisco de Assis, um abrigo de cães sem fins lucrativos localizado em Lavras, Minas Gerais, vai desde o cuidado diário dos cães que se encontram em estado de saúde delicado e auxílio clínico e cirúrgico aos residentes e veterinários que atuam no local, a recreação, avaliação comportamental e cuidados higiênicos básicos como banho e tosa. Desta forma, além dos alunos atuarem como voluntários, fazendo um trabalho social e auxiliando na manutenção do canil, serão uma mão de obra mais especializada, atuando também como vigilantes da saúde pública, ao contribuir no diagnóstico, e consequentemente no controle de doenças e zoonoses que ocorrem em nosso município.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Parque Francisco de Assis - Lavras
Número Estimado de Participantes: 25
Locais de Realização: Parque Francisco de Assis – Lavras; dependências do DSA e DMV – UFLA.
Data de Início: 01/03/2021
Data de Término: 31/08/2030
Justificativa: O projeto justifica-se por unir o aprendizado e treinamento dos alunos do curso de graduação em medicina veterinária, às ações de cidadania e Saúde Pública, coordenados e tutorados por um professor coordenador da UFLA. Além disso, envolve pesquisas e formação de residentes médico veterinários, ocorrendo assim a interação entre ensino e pesquisa e aplicação em um projeto de extensão. Durante os 5 anos em que o projeto se manteve ativo, mais de 100 alunos puderam se beneficiar do aprendizado por ele oferecido, gerando diversas publicações de resumos em congressos (sendo um destes premiado como o melhor resumo do CONEX-UFLA em 2018), atividades anexas de pesquisa e extensão e cursos práticos e teóricos semestrais para capacitação dos discentes. Pretende-se, portanto, dar continuidade a esta atividade que se mostrou muito satisfatória para todos os envolvidos ao criar uma reciprocidade de benefício entre a entidade sem fins lucrativos, o município e os alunos envolvidos no projeto.
Caracterização dos Beneficiários: Instituição sem fins lucrativos (abrigo de cães)
Objetivos: Praticar a medicina veterinária de abrigos; contribuir com a Saúde Pública do município de Lavras; treinar acadêmicos do curso de medicina veterinária.
Metas: Conjugar a prática da Medicina Veterinária com a Saúde Pública, proporcionando aprendizado e treinamento aos discentes do curso de Medicina Veterinária em situações rotineiras em abrigo de animais com alta demanda de trabalho.
Fundamentação Teórica: A Medicina Veterinária de Abrigos é pouco conhecida no Brasil até mesmo no meio acadêmico devido à ausência de disciplinas que tratem sobre o tema, que está diretamente relacionado à Medicina Veterinária do Coletivo. Apesar de envolver a medicina de pequenos animais, saber tratar somente o indivíduo, de forma isolada, não é suficiente dentro de um abrigo ou de qualquer local onde há muitos animais em contato direto. É necessário saber tratar grupos de animais, onde o controle e prevenção de doenças são diferentes comparados a um indivíduo isolado. É importante que os discentes compreendam que o papel do Médico Veterinário em abrigos de animais não se limita a realizar castrações e eutanásia humanitária, além de cuidados individuais. A Medicina Veterinária de Abrigos envolve o conhecimento de zoonoses e sua relação com a Saúde Pública, e utilização correta dos exames diagnósticos e das práticas clínicas e ambulatoriais (https://www.sheltervet.org; http://www.agrarias.ufpr.br/portal/mvc/).
Metodologia: Atividades práticas veterinárias aplicadas à rotina de um abrigo de cães, acompanhamento do trabalho de médicos veterinários residentes no local.
Impactos na Formação Discente: Experiência em promoção da saúde dos animais, da comunidade e cuidados com o meio ambiente, vivenciando o conceito da Saúde Única; estímulo do pensamento crítico com relação à atuação do médico veterinário em abrigos.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto envolve acadêmicos de diferentes níveis: discentes de graduação, pós-graduação e residência, com atividades voltadas para o ensino e desenvolvimento de pesquisa em todos os níveis.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Atendimento de instituição sem fins lucrativos, que alberga cães abandonados, que por sua vez são fômites de diversas zoonoses. Logo, melhorando a qualidade de vida desses animais, os tirando da rua e arrumando tutores para eles, melhoramos a saúde da s pessoas e da sociedade
Resultados Esperados: Capacitação dos envolvidos; melhora na qualidade de vida dos animais abandonados; impacto positivo na Saúde Pública.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Confecção de relatórios das atividades desenvolvidas; discussão dos resultados observados; divulgação do trabalho realizado.
Cronograma: Rotina de visitas semanais ao Parque São Francisco de Assis, reuniões quinzenais de discussão e planejamento e elaboração de relatórios.
Descrição Resumida: Atuação prática voluntária em abrigo de cães: higiene básica e cuidado diário dos animais, auxílio clínico e cirúrgico aos veterinários, recreação, avaliação comportamental, vigilante da saúde pública contribuindo no diagnóstico e controle de doenças e zoonoses. Experiência em promoção da saúde dos animais, da comunidade e cuidados com o meio ambiente, vivenciando o conceito da Saúde Única; Medicina Veterinária de Abrigos e Medicina Veterinária do Coletivo.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MARIA RAQUEL ISNARD MOULIN
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: moulinufla.br
E-mail Alternativo: raquelisnardyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/02/2021 - 16:10:42
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/02/2021 - 22:57:13
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/02/2021 - 16:09:02
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos