Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 7/2022
Título: Robótica Educacional Inclusiva
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Este projeto é uma parceria do Laboratório de Educação Conectada (LEduC) com o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), onde educandos do CEDET comparecem semanalmente no LEduC para receberem aulas de robótica com discentes da UFLA, objetivando o desenvolvimento do potencial de crianças com sinais de capacidade superior.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET)
Número Estimado de Participantes: 20
Locais de Realização: Laboratório de Educação Conectada (LEduC)
Data de Início: 01/03/2016
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa:
É comum o entendimento de que crianças e jovens com algum tipo de déficit ou obstáculo à aprendizagem precisem de um acompanhamento especial. Mas o que muitas pessoas não imaginam é que as crianças com capacidades, habilidades e talentos acima da média também necessitam de um apoio direcionado para desenvolver suas potencialidades. Movida por essa constatação, a educadora e psicóloga Zenita Cunha Guenther idealizou o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), que se tornou realidade em Lavras desde 1990. Para a condução do projeto, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) dá sua contribuição, onde estudantes e servidores dedicam tempo e empenho para ajudar a colocar em prática planos de trabalho individuais e coletivos que buscam conduzir esses jovens na expansão de seus talentos. A Universidade cede espaço físico para a realização de atividades com os alunos. As áreas pedagógicas contempladas pelo CEDET são “Criatividade, habilidades e expressão”, “Humanidade, comunicação e organização” e “Ciências, investigação e tecnologia”. Os jovens, de acordo com suas aptidões, têm acompanhamento com música, teatro, astronomia, robótica, entre outras.
Caracterização dos Beneficiários: Grande parte dos alunos acompanhados pelo CEDET são oriundos de escolas públicas e, na maioria das vezes, não possuem condições financeiras para investir no desenvolvimento de seu potencial. O CEDET mantém parceria com todas as escolas públicas do município, além de duas particulares. Os professores das escolas recebem uma ficha de avaliação para que possam utilizá-la na observação dos alunos, de forma a identificar aqueles que se destacam por alguma característica. As crianças normalmente são identificadas entre o 4° e 6° ano do ensino fundamental, passam por nova avaliação pela equipe do CEDET e, se incluídas no projeto, são acompanhadas até o fim do ensino médio. Depois desse período, muitos deles se tornam voluntários, auxiliando novos talentos.
Objetivos: Oferecer apoio às ações do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), trabalhando o ensino de robótica para estudantes do ensino fundamental das escolas públicas.
Metas: Ofertar duas turmas de 10 alunos por semestre para o desenvolvimento de atividades de robótica.
Fundamentação Teórica:
O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) segue a metodologia “Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento” desenvolvida por Zenita Cunha Guenther, doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela South Florida University. Em Lavras, no início da década de 1990, Dra. Zenita ajudou a criar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), instituição reconhecida pela assistência a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Mas ela não se esqueceu também do outro extremo: crianças e jovens com habilidades diferenciadas. Como a escola não consegue prestar a assistência para o desenvolvimento desses talentos, instituições que possam assumir essa tarefa prestam um serviço à sociedade. São capacidades que, se desenvolvidas e utilizadas para o bem, tendem a beneficiar não só ao indivíduo, como também a seu entorno. Mantido pela prefeitura de Lavras, o CEDET tem também o suporte da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT) que, entre outras contribuições, é responsável pela identificação de voluntários na sociedade, que possam auxiliar a manter a missão de desenvolver potenciais. O projeto de Robótica Educacional Inclusiva traz sua contribuição para o CEDET desde 2016, recebendo os estudantes desse centro no Laboratório de Educação Conectada, ministrando aulas de robótica.
Metodologia: Preparação de material para ensino de robótica e ministração de aulas semanais ao público atendido.
Impactos na Formação Discente: Esse projeto traz o desenvolvimento das habilidades de ensinar e responsabilidade social.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A robótica utilizada para fins educacionais é fonte de pesquisa multidisciplinar nas áreas de mecânica, automação e controle, informática, psicologia e educação.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
O projeto é um instrumento lúdico para desenvolver competências em conteúdos específicos da educação básica, tais como matemática e física. Os estudantes atendidos poderão ter a oportunidade de interagir com novas tecnologias no desenvolvimento de competências em crianças com capacidades, habilidades e talentos acima da média.
Resultados Esperados:
A robótica educacional, devido à sua natureza dinâmica, interativa e lúdica, atua como um motivador importante para aprendizagem de conteúdos escolares. O potencial multi e interdisciplinar da robótica educacional para aprendizagem de conteúdos curriculares estabelece um lócus de possível sinergia entre escolas do ensino fundamental e a universidade para o desenvolvimento do presente projeto.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: atender 2 turmas de 10 alunos por semestre.
Cronograma:
Semestralmente são trabalhadas ações de: - Preparação de materiais didáticos pelos estudantes da UFLA - Ministração de aulas de robótica pelos estudantes da UFLA para os estudantes do CEDET; - Elaboração de Relatórios; - Competição de robótica entre os participantes.
Descrição Resumida: Projeto em parceria do Laboratório de Educação Conectada (LEduC) com o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), onde educandos do CEDET comparecem semanalmente no LEduC para receberem aulas de robótica com discentes da UFLA, objetivando o desenvolvimento do potencial de crianças com sinais de capacidade superior.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JOAQUIM QUINTEIRO UCHOA
Setor: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO APLICADA
E-mail Institucional: joukimufla.br
E-mail Alternativo: joukimyahoo.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 30/07/2021 - 09:50:05
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/02/2022 - 16:03:14
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/03/2022 - 17:21:30
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos