Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 157/2012
Título: MELHOR AMIGO
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Segundo a WSPA, há cerca de 500 milhões de cães no mundo, e 75% estão soltos nas vias públicas, por falta de consciência e ética daqueles que praticam o abandono desses animais. A OMS considera ineficaz e indigno o método baseado em captura e eliminação de cães e gatos como forma de controle da população animal e de zoonoses, sendo um método ineficiente, oneroso para os cofres públicos e totalmente sem ética. A OMS preconiza o controle da natalidade de cães e gatos associado a atendimentos veterinários gratuitos ou de baixo custo, e recomenda a educação da comunidade. O Projeto, desde 2007, realiza atendimentos clínicos e cirúrgicos variados aos animais da Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais, aos comunitários e aos pertencentes a proprietários de baixa renda. Também integra o Programa de Formação Continuada na Educação Básica, realizando palestras para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, abordando temas como guarda responsável, direitos dos animais e legislação.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 200
Locais de Realização: .
Data de Início: 01/01/2012
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa: Questões como bem-estar animal e guarda responsável de animais são temas que têm sua importância reconhecida no mundo moderno, ganhando voz devido ao grande número de animais abandonados nas ruas e crescentes relatos de casos de maus-tratos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ineficaz e indigno o método baseado em captura e eliminação de cães e gatos como forma de controle da população animal e de zoonoses, sendo um método ineficiente, oneroso para os cofres públicos a longo prazo e totalmente sem ética, pois animais saudáveis seriam eutanasiados diariamente. Segundo a OMS, o melhor modo de combater o aumento exponencial de animais abandonados é o controle de natalidade de cães e gatos, realizado por métodos humanitários e eficazes, associado a atendimentos veterinários, educação e conscientização da comunidade.
Caracterização dos Beneficiários: Animais pertencentes à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, animais comunitários e animais resgatados das ruas e mantidos por entidades de proteção animal/protetores independentes. As principais entidades de proteção animal atendidas são sediadas em Lavras, sendo a Associação Animais Nossos Irmãos e a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais.
Objetivos: O Projeto, desde 2007, trabalha pelo bem-estar animal e pela saúde pública de Lavras, realizando atendimentos veterinários gratuitos ou a baixo custo aos animais da população em condições de vulnerabilidade socioeconômica, aos animais comunitários e aos animais resgatados das ruas e mantidos por entidades de proteção/protetores independentes. As atividades veterinárias do Projeto são realizadas por profissionais de diversos setores do DMV/UFLA, além da participação voluntária de acadêmicos. O Projeto também tem o objetivo de difundir os conceitos de bem- estar e direitos dos animais, além de esclarecer a população sobre esse tema tão importante. Maus-tratos e abandono de animais refletem diretamente em uma saúde pública inadequada e precária, característica de países subdesenvolvidos. Por isso, a adoção de um animal requer muita consciência e responsabilidade.
Metas: Preocupação com bem-estar animal e saúde pública é indicativo de uma população civilizada e desenvolvida, e o Projeto Melhor Amigo acredita que o animal merece consideração pelo que é, pelo caráter ímpar de sua existência, pelo fato de, simplesmente, estar no mundo. Sendo assim, O Projeto busca incentivar a população ao ato de adoção e à guarda responsável de animais, reforçando a necessidade de práticas regulares de vacinação, de esterilização cirúrgica e do não abandono, além da possibilidade de procurarem atendimento veterinário especializado a baixo custo para seus animais.
Fundamentação Teórica: De acordo com a Associação Mundial de Veterinária (WVA) existem mais de 200 milhões de cães abandonados no mundo, incluindo animais de tutores que são deixados intencionalmente não domiciliados, animais de companhia perdidos e “cães selvagens”, ou seja, que nascem nas ruas. Dessa forma, ao longo dos anos observa-se que estas estatísticas vêm aumentando acentuadamente, principalmente no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais errantes, sendo cerca de 10 milhões de felinos e 20 milhões de caninos. Este quadro leva a uma série de problemas na sociedade, entre eles, comprometimento com o bem-estar e saúde desses animais, sendo estes expostos a diversas situações de abuso e maus-tratos, assim como uma ameaça à segurança e saúde humana (zoonoses) e ambiental. Questões como bem-estar e guarda responsável de animais são temas imprescindíveis no mundo atual. A OMS considera ineficaz e indigno o método baseado na captura e eliminação de cães e gatos como forma de controle da população animal e de zoonoses, e preconiza os métodos de esterilização cirúrgica como forma de reduzir a taxa de natalidade e, consequentemente, o abandono de animais por seus tutores; associado a atendimentos veterinários, educação e conscientização da comunidade. Os animais devem ser respeitados até o fim de suas vidas e NUNCA devem ser vítimas de maus-tratos e abandono. Tais ações são o reflexo da falta de ética e de conscientização de quem as pratica e são, inclusive, condenadas pela lei. Por isso, a adoção de um animal requer muita consciência e responsabilidade. Quem já tem um animal em casa não deve, NUNCA, abandoná-lo, nem se ele estiver velho ou doente. Um animal velho precisa de cuidados e compreensão, como qualquer ser humano idoso, e um animal doente precisa de cuidados veterinários, como qualquer pessoa que precisa de cuidados médicos. A UNESCO aprovou em 1978 a Declaração Universal dos Direitos do Animal, seguindo a mesma trilha filosófica da Declaração Universal dos Direitos do Homem, votada pela ONU. Na Declaração está escrito: “Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência. Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos”.
Metodologia: O Projeto, desde 2007, trabalha pelo bem-estar animal e pela saúde pública de Lavras, realizando atendimentos veterinários gratuitos ou a baixo custo aos animais da população em condições de vulnerabilidade socioeconômica, aos animais comunitários e aos animais resgatados das ruas e mantidos por entidades de proteção/protetores independentes. As atividades veterinárias do Projeto são realizadas por profissionais de diversos setores do DMV/UFLA, além da participação voluntária de acadêmicos. O referido Projeto faz parte de um trabalho contínuo em busca da melhoria da saúde pública do Município e também da qualidade de vida dos animais. Por isso, conta-se com a mobilização e a colaboração de toda a comunidade local, pois a responsabilidade é de todos.
Impactos na Formação Discente: O aluno deverá realizar prática acadêmica que amplie sua formação. Deverá realizar as atividades programadas pelo projeto de extensão: Acompanhar e auxiliar os atendimentos clínicos e os procedimentos cirúrgicos, Acompanhar o pós-operatório dos animais atendidos pelo projeto, Acompanhar a orientação geral passada aos tutores dos animais, Acompanhar e participar da rotina clínico-cirúrgica do Hospital Veterinário. Participar de reuniões interdisciplinares para planejamento das atividades e práticas programadas. Apresentar relatório relativo ao período de trabalho mensalmente. Seguir orientação e supervisão técnico-acadêmica para o trabalho programado. Participar do "Congresso Anual de Extensão da UFLA", com apresentação de resultados.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para a realização deste trabalho, o Projeto também oferece informações sobre guarda responsável de animais de estimação e orienta os tutores sobre os cuidados necessários com seus animais, além de conscientizar a população sobre a importância do adequado tratamento médico veterinário. Essas ações têm caráter extensionista e contam com a participação dos profissionais médicos veterinários (médicos veterinários residentes e docentes) e dos discentes envolvidos nas atividades. O Projeto encontra-se em atividade desde 2007 e os animais são submetidos à avaliação clínica, a exames pré-operatórios diversos e a procedimentos cirúrgicos variados, quando necessário. Tais atendimentos configuram atividades de pesquisa, pois os profissionais médicos veterinários exercem seu conhecimento técnico e científico diariamente em prol da saúde dos pacientes atendidos. As atividades de ensino são constantes na rotina do projeto, uma vez que os discentes envolvidos acompanham todas as etapas de trabalho.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A preocupação com a superpopulação de cães e gatos na cidade de Lavras originou ações quanto à implantação de um Projeto de Extensão para proporcionar melhoria na qualidade de vida destas espécies. A conscientização de que a esterilização cirúrgica de cães e gatos se faz necessária, aliada ao oferecimento de atendimentos médicos veterinários especializados, propicia uma maior tranquilidade ao futuro dos animais, evitando dor, fome e sofrimento. As comunidades carentes são as principais responsáveis pela expansão da quantidade de cães e gatos errantes, o que gera um sério problema de saúde pública; portanto, este trabalho visa à conscientização principalmente desta classe social. Ressalta-se que os tutores e/ou responsáveis pelos animais atendidos são acompanhados e orientados durante todo o período de tratamento clínico e/ou de pós-operatório dos animais, até a alta dos pacientes.
Resultados Esperados: O Projeto encontra-se em atividade desde 2007 e o procedimento padrão é que os animais sejam submetidos à avaliação clínica geral e aos exames pré-operatórios e, estando hígidos, são encaminhados à cirurgia, permanecendo em acompanhamento durante o período pós-operatório também. Os procedimentos cirúrgicos são variados, de acordo com o quadro apresentado por cada paciente. Dos animais atendidos pelo Projeto, alguns são portadores de afecções sistêmicas, permanecendo em tratamento clínico. Pretende-se, portanto, dar continuidade às atividades diárias do Projeto, alcançando um número cada vez maior de animais de companhia e uma conscientização crescente de toda a comunidade.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O acompanhamento do projeto pode ser feito com base nos resultados apresentados nos trabalhos do Congresso de Extensão da UFLA.
Cronograma: O Projeto não segue um cronograma pré-determinado, uma vez que a realização dos procedimentos médicos-veterinários é diária, de acordo com a rotina do Hospital Veterinário da UFLA.
Descrição Resumida: Segundo a OMS, o melhor modo de combater o aumento exponencial de animais abandonados é o controle de natalidade associado a atendimentos veterinários e educação da comunidade. O Projeto Melhor Amigo tem o intuito de oferecer atendimentos clínicos e cirúrgicos veterinários gratuitos, ou de baixo custo, para animais de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, aos animais comunitários e àqueles resgatados das ruas e mantidos por entidades de proteção animal/protetores independentes.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: GABRIELA RODRIGUES SAMPAIO
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: gabsampaufla.br
E-mail Alternativo: gabsampadmv.ufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 08/11/2011 - 14:35:30
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 08/11/2011 - 19:02:07
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 05/03/2012 - 14:38:21
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos