UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 097/2012

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Ginástica e Saúde

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O objetivo do projeto é oferecer aulas de ginástica localizada, step, alongamento e aero jump, aos servidores e alunos da UFLA como forma de disponibilizar o material adquirido pelo PAPP a este grupo. Possibilitar aos mesmos a prática de atividade física orientada além de um laboratório de atuação prática aos alunos do curso de Educação Física.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 90

Locais de Realização: Ginásio de Ginástica - DEF

Data de Início: 06/02/2012

Data de Término: 31/12/2027

Justificativa: A proposta de desenvolver um projeto de extensão voltado à promoção da atividade física fundamenta-se ao incentivo de práticas que favoreçam a saúde, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida. Considerando a rotina acadêmica e administrativa dos trabalhadores, no qual são expostos a níveis elevados de estresse e longos períodos de inatividade física. Paralelamente, o projeto se justifica pela contribuição à formação dos alunos do curso de Educação Física, que terão a oportunidade de vivenciar, na prática, situações de planejamento, organização e condução das aulas. Esse processo fortalece a teoria e a prática, além de ampliar as competências profissionais em contextos reais de intervenção.

Caracterização dos Beneficiários: O projeto é destinado aos servidores e trabalhadores da UFLA.

Objetivos: O projeto tem como objetivo proporcionar a prática de atividade física aos trabalhadores e servidores da universidade, a partir da realização de aulas de funcional, promovendo melhorias na saúde (física e mental). Como objetivos específicos é possível citar: aumentar o nível de atividade física dos participantes e assim diminuindo o sedentarismo, estimular hábitos de vida ativo, e oferecer um espaço de convivência, socialização e fortalecimento de vínculo entre os servidores.

Metas: Como metas, o projeto visa proporcionar a comunidade a prática de exercício físico, diminuir o sedentarismo, promover melhorias na saúde mental e física dos participantes.

Fundamentação Teórica: A Atividade física regular é amplamente reconhecida como um dos principais fatores de promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. O que contribui na redução de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido com dois encontros semanais, realizados
no ginásio de ginástica da UFLA. As aulas terão duração média de 50 a 60 minutos, conduzidas por estudantes de Educação Física da UFLA, sob supervisão de um profissional de Educação Física. As atividades serrão planejadas de forma progressiva, contemplando exercícios de alongamento, condicionamento físico geral, atividades aeróbicas, circuitos funcionais e exercícios de fortalecimento muscular, respeitando as necessidades e limitações individuais de cada participante. Os estudantes envolvidos terão papel ativo em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a execução e avaliação das atividades, possibilitando a vivência na prática e o desenvolvimento de competências profissionais.

Impactos na Formação Discente: Laboratório de prática pedagógica para os estudantes de Educação Física da UFLA

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As atividades possuem caráter extensionista, portanto, são laboratório de ensino e pesquisa para os estudantes de Graduação, nas diversas áreas que se relacionam com a atividade física. O projeto pretende conduzir mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborando efetivamente para a formação profissional dos discentes de graduação do curso de Educação Física e para a formação pessoal dos demais graduandos participantes do projeto. Para isto, a relação ensino, pesquisa e extensão, acontecerá pela oportunidade de vivenciar, ensinar e aprender novas metodologias de ensino da prática de aulas coletivas.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto contribui na oportunidade de práticas regulares de exercício físico para promover a saúde, bem-estar e integração social. Esses impactos positivos se estendem à sociedade, uma vez que trabalhadores mais saudáveis e motivados tendem a desempenhar suas funções com maior satisfação.

Resultados Esperados: Espera-se que com o desenvolvimento do projeto tenha a promoção de saúde e lazer aos participantes, redução do estresse, favorecer a integração social. Para os estudantes de educação física o desenvolvimento de competências práticas relacionadas ao planejamento, organização e condução de aulas práticas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O indicadores de participação será através do número de participantes inscritos no projeto, com chamada em todas as aulas, para identificar a frequência de cada indivíduo.

Cronograma: Atividades a serem desenvolvidas no cronograma são: Aulas 2x por semana para os participantes com duração de 60min em média, eventos em relação aos feriados do ano. As aulas do projeto seguem em calendário acadêmico da UFLA e durante os períodos de férias ou recesso não há aula.

Descrição Resumida: O projeto oferece aulas coletivas de condicionamento físico aos servidores, técnicos administrativos, discentes e membros externos. A principal modalidade é o treinamento funcional, que utiliza movimentos básicos como correr, saltar e agachar, utilizando o peso do próprio corpo e pesos livres. A prática melhora a força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, bem como reduz níveis de ansiedade e estresse, melhorando a qualidade de vida.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • KAIQUE ALISSON DE SOUZA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SAMANTA REIS PEREIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 25/07/2013 - Término: 31/08/2014 - Vínculo: Inativo
  • VITÓRIA IZABELA AUGUSTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Caroline Santiago dos Santos - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Adrielle Caroline Ribeiro Lopes - Início: 08/01/2024 - Término: 14/04/2025 - Vínculo: Inativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/10/202231/12/202712/09/2022 - 16:27:5304/01/2023 - 08:40:26

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: luizhenrique[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lhrmaciel[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: Nenhuma

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 05/03/2012 - 14:18:31

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL: De 29/08/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
06/06/2016 - 00:00:00O projeto não foi realizado. (JARDEL MAXIMILIANO DOS SANTOS DIAS)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.96.0

Créditos