UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 077/2018

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: CHOICE: Feira de Oportunidades

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A Feira de Oportunidades “Choice” é um projeto que tem por objetivo facilitar a interface aluno-empresa promovendo o contato entre estes, junto a Universidade Federal de Lavras, oferecendo a chance dos discentes analisarem e terem discernimento das diversas áreas que poderão atuar profissionalmente. A efetivação destas parcerias dar-se-á pelo convite, da comissão organizadora e da Universidade Federal de Lavras, às empresas, previamente analisadas, para a participação na feira e apresentação do perfil do profissional que a empresa almeja. A demonstração da empresa poderá ser feita em formas como estandes, workshops, palestras e minicursos, todos realizados pelas empresas em espaços disponibilizados pela universidade. Desta forma, os discentes têm a oportunidade de se cadastrarem e aderirem aos projetos de estágio obrigatório, estágios não supervisionados, programas de trainee e treinamentos que as empresas possam oferecer.Para fazer isso, a Feira conta com apoio de grupos de docentes, além de alunos participantes de EJs, núcleos de estudos, PETs, CAs e demais entidades vinculadas a UFLA para mediar o contato com empresas necessárias e proporcionar a realização do evento.A ideia de criação e a busca de inspiração para a realização desse projeto vêm por meio da observação e conhecimento de casos de sucesso similares em outras universidades por parte tanto dos docentes, quando dos discentes atuantes da equipe, que perceberam que tal atividade é importante não só para a formação profissional do aluno, como também para agregar benefícios à universidade, como na criação de projetos, extensões, apoios, credibilidade e renome à instituição de ensino.

Área Temática: Trabalho

Instituições Parceiras: Além da Universidade Federal de Lavras, instituições de ensino regionais e empresas nacionais e internacionais.

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras

Data de Início: 28/11/2018

Data de Término: 30/12/2025

Justificativa: Feira de Oportunidades “Choice” visa aumentar o engajamento acadêmico com as empresas e expandir o número de alunos contratados tanto efetivamente quanto para processos de estágio.

Caracterização dos Beneficiários: O público-alvo visado ao evento são os discentes, professores, servidores, e outros membros que compõe a comunidade acadêmica da UFLA, além de toda a comunidade que puder se beneficiar com o contato e disponibilidade das empresas e do evento, tal como produtores e comerciantes da região, universidades e institutos federais, alunos de universidades privadas e demais que possam comparecer.

Objetivos: A Feira de Oportunidades “Choice” tem como objetivo principal estabelecer o contato aluno-empresa, proporcionar o conhecimento à comunidade discente das áreas de atuação e meios mais efetivos de recrutamento para empresas, e assim, criar um ecossistema propício para o crescimento e desenvolvimento pessoal e empresarial dos participantes.Como objetivos secundários o evento visa a elaboração de projetos de parcerias que possibilitem a elaboração de atividades de pesquisa e extensão na universidade ao aproximar as empresas do ambiente acadêmico.

Metas: CHOICE: Feira de Oportunidades visa aumentar o engajamento acadêmico com as empresas e expandir o número de alunos contratados tanto efetivamente quanto para processos de estágio.

Fundamentação Teórica: A Feira de Oportunidade já é um tipo de evento popular em outras localidades, sejam próximas a Lavras ou em outros estados. Pode- se citar a Feira de Oportunidades que ocorre na UFMG, o “Mercado em Conexão”. De acordo com o site oficial, a sua última edição, de 2017, contou com 5000 participantes, 16 palestras e um público de 3500, tendo uma média de público de aproximadamente 220 pessoas por palestra, além de tudo isso, dos alunos selecionados para participar dos “pitchs”, eventos em que o aluno se apresenta para empresas específicas após passar por um pré-cadastro e testes. Além disso, deve-se ressaltar que há mais contratações que acontecem sem o controle mensurável da organização do evento.A UFSCar também realiza essa feira há anos, na sua 12ª edição, realizada em 2015, conseguiu atingir mais de 7000 estudantes. A PUCRS, durante seis edições de eventos reuniu 35000 visitantes, com 137 palestras e 106 empresas diferentes participaram, outro dado de extrema relevância que é fornecido é que 56% das empresas participantes são de grande porte, 21% de médio porte e 23% de pequeno porte.

Metodologia: A primeira edição conta com o objetivo de dar nome e força à Feira, a partir de um evento de inauguração com uma quantidade menor de empresas e atendendo áreas mais específicas. A edição prevista para 2019 já tem como objetivo contemplar a grande gama de cursos oferecidos pela universidade, além de tentar agregar novas formas de participação ativa do discente no evento.Como primeiro evento, temos o objetivo de reunir pelo menos 20 (vinte) empresas de diversas áreas para exibirem estandes, palestras, minicursos e demais atividades, além de proporcionar atividades culturais e de integração à comunidade acadêmica. Os eventos subsequentes têm a intenção de vincular mais empresas, angariar mais público e estabelecer parcerias mais fortes, também dando a oportunidades de alunos apresentarem projetos e pitchs para empresas e serem melhor direcionados com parcerias. Indicadores sobre índice de satisfação serão aplicados no dia do evento, bem como análises com o uso da ferramenta Net Promoter Score, ou NPS, que é uma métrica desenvolvida para medir o grau de satisfação e lealdade de clientes com sua empresa ou marca. O NPS é utilizado pelas maiores empresas do mundo como um indicador de satisfação de seus clientes. A métrica serve também para comparar o desempenho de diferentes áreas de uma empresa, abrindo caminho para perguntas mais específicas sobre a experiência do cliente e outras ações pontuais para melhoria dos processos de atendimento.

Impactos na Formação Discente: Esperamos trazer maior visibilidade para a Universidade Federal de Lavras, e, em consequência disto, gerar mais oportunidades aos discentes e maior vinculação de projetos externos com a universidade, de forma a aumentar o número de contratações e publicações da instituição. Estes impacto já foram avaliados de forma positiva, pois nas duas edições que ocorreram 2018 e 2019, muitos dos graduandos dos diversos cursos da comunidade acadêmica foram cadastrados e selecionas em processos de estágios nas empresas presentes e outras devido as capacitações que ocorreram ao longo dos anos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Uma das grandes importâncias do evento é a de trazer a interface aluno-empresa para dentro da universidade, proporcionando para estudantes tanto do primeiro período quanto do último a visão real do mercado, das possibilidades de emprego, além das oportunidades de melhoria profissional que essas empresas trarão ao corpo discente, a partir das palestras, minicursos, treinamentos, estágios obrigatórios, estágios não supervisionados, dentre várias gamas de possibilidades. Todavia, esse é só um dos lados do evento, estando as empresas junto a instituição, há também a possibilidade dos professores de conseguir parcerias, projetos, apoios e financiamentos para pesquisas, além de benefícios para a própria universidade sede como concretização de parcerias e fortalecimento do nome da instituição.Benefícios fora da instituição também são gerados com a presença do evento, devido ao fluxo de pessoas na cidade e no comércio, consequentemente com maior fluxo financeiro, além do conhecimento da cidade pelas empresas. Acarretará, também, uma aproximação da UFLA com outras instituições de ensino da região, pois como a feira é aberta, ela beneficia a comunidade acadêmica externa a universidade sede, o que gera também uma maior visibilidade no mercado.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O evento visa trazer empresas, instituições, agências e demais entidades públicas e privadas, participantes do meio coorporativo externo a universidade e junto a tal dar espaço para as próprias entidades vinculadas a universidade sede, como Empresas Juniores e Núcleos de Estudo, tendo espaços de exposição, palestras,minicursos, oficinais e demais atividades reservadas da maneira como decidido em negociação entre as partes. Também é previsto que os parceiros trarão materiais para suas palestras e Workshops e, caso queiram dar apoio ao evento, será em forma de produto e não de auxílio financeiro direto. Prevê-se, também, condições de contrato entre evento-empresa que visa beneficiar a comunidade acadêmica a fim de intercâmbio de produto-publicações, estreitando os laços com as empresas parceiras e afins, criando material acadêmico para os discentes da universidade sede.
Visa-se que as empresas participantes gerem vínculo e parcerias com o evento, participando de outras edições e estreitando laços tanto com o evento quanto com as outras partes que se beneficiarem de tal.

Resultados Esperados: Considerando as propostas apresentadas neste projeto, esperamos trazer maior visibilidade para a Universidade Federal de Lavras, e, em consequência disto, gerar mais oportunidades aos discentes e maior vinculação de projetos externos com a universidade, de forma a aumentar o número de contratações e publicações da instituição.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Indicadores sobre índice de satisfação serão aplicados no dia do evento, bem como análises com o uso da ferramenta Net Promoter Score, ou NPS, que é uma métrica desenvolvida para medir o grau de satisfação e lealdade de clientes com sua empresa ou marca. O NPS é utilizado pelas maiores empresas do mundo como um indicador de satisfação de seus clientes. A métrica serve também para comparar o desempenho de diferentes áreas de uma empresa, abrindo caminho para perguntas mais específicas sobre a experiência do cliente e outras ações pontuais para melhoria dos processos de atendimento.

Cronograma: Um projeto piloto será realizado no dia 28/11/2018 e este será um evento anual, com a inserção de novas empresas que atendam todos os cursos da Universidade Federal de Lavras.

Descrição Resumida:

A CHOICE: Feira de Oportunidades tem como objetivo principal
estabelecer o contato aluno-empresa, proporcionar o conhecimento à
comunidade discente das áreas de atuação e meios mais efetivos de
recrutamento para empresas, e assim, criar um ecossistema propício para o
crescimento e desenvolvimento pessoal e empresarial dos participantes.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Amanda Shimizu Gomes - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 03/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • Angélica Gonçalves Nogueira - Tipo: Voluntário - Início: 20/05/2019 - Término: 05/03/2020 - Vínculo: Inativo
  • BARBARA RODRIGUES DE SOUZA E LIMA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 07/05/2019 - Vínculo: Inativo
  • BARBARA RODRIGUES DE SOUZA E LIMA - Tipo: Voluntário - Início: 23/09/2019 - Término: 30/11/2019 - Vínculo: Inativo
  • Diego Chaves Barboza - Tipo: Voluntário - Início: 19/09/2019 - Término: 28/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • Eduarda Moraes Magossi Silva - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 28/11/2018 - Vínculo: Inativo
  • ELLEN NAIARA SANTOS HONORATO - Tipo: Voluntário - Início: 14/05/2019 - Término: 05/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • GABRIEL GOMES DE LIMA CARVALHO CHIAVOLONI - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 03/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • Getúlio Vilela Firmo - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 15/07/2019 - Vínculo: Inativo
  • Julia Ribeiro de Oliveira - Tipo: Voluntário - Início: 19/09/2019 - Término: 06/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • Laura Gaspar Scaldaferri - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/04/2019 - Vínculo: Inativo
  • Letycia Andrade Locha - Tipo: Voluntário - Início: 19/09/2019 - Término: 31/10/2019 - Vínculo: Inativo
  • Mariana de Fátima Ciríaco - Tipo: Voluntário - Início: 24/08/2020 - Término: 19/08/2019 - Vínculo: Inativo
  • Murilo da Silva Carrara - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 28/11/2018 - Vínculo: Inativo
  • Natalia de Castro Gonçalves - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/11/2019 - Vínculo: Inativo
  • Pablo Henrique Machado de Souza - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 08/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • Pablo Henrique Machado de Souza - Tipo: Voluntário - Início: 28/07/2019 - Término: 18/10/2019 - Vínculo: Inativo
  • Pablo Henrique Machado de Souza - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 09/08/2021 - Término: 08/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • PATRÍCIA BARRETO DE ALMEIDA FONSECA E SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/08/2019 - Vínculo: Inativo
  • Rafael Mendes de Melo - Tipo: Voluntário - Início: 19/09/2019 - Término: 05/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • Raiane Aparecida Manoel - Tipo: Voluntário - Início: 19/09/2019 - Término: 18/10/2019 - Vínculo: Inativo
  • Raiane Aparecida Manoel - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 11/08/2021 - Vínculo: Inativo
  • Renan Caixeta Carvalho - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/02/2019 - Vínculo: Inativo
  • Rhaiza Oliveira Amaral - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 27/11/2018 - Vínculo: Inativo
  • Sofia Baldoni Bauti - Tipo: Voluntário - Início: 14/05/2019 - Término: 31/07/2019 - Vínculo: Inativo
  • Thalita Cabral Rezende - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 03/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • Vanessa Marques Santana - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/04/2019 - Vínculo: Inativo
  • Victor Favero - Tipo: Voluntário - Início: 19/09/2019 - Término: 31/12/2019 - Vínculo: Inativo
  • Victória Nunes Pereira Chaves - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • Vinícius da Costa Ferreira de Figueiredo - Tipo: Voluntário - Início: 15/08/2019 - Término: 01/02/2019 - Vínculo: Inativo
  • Volnei Ângelo Frigeri Júnior - Tipo: Voluntário - Início: 22/10/2020 - Término: 04/02/2019 - Vínculo: Inativo
  • Yanka do Couto Bueno - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/04/2019 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • JOELMA REZENDE DURAO PEREIRA - Início: 03/09/2018 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SANDRO PEREIRA DA SILVA - Início: 03/09/2018 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • WISNER COIMBRA DE PAULA - Início: 03/09/2018 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FILIPE AUGUSTO GAIO DE OLIVEIRA - Início: 18/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GIANCARLA APARECIDA BOTELHO SANTOS - Início: 18/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ERNESTO LIPPI NETO - Início: 18/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ALFREDO RODRIGUES DE SENA NETO - Início: 18/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIANO VOGAS PEIXOTO - Início: 18/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FABIO DOMINGUES DE JESUS - Início: 18/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ROSA MARIA CABRAL - Início: 18/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FLAVIA MARIA DE OLIVEIRA BORGES SAAD - Início: 18/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
18/02/202131/12/202518/02/2021 - 16:05:1704/01/2023 - 08:37:33

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JOELMA REZENDE DURAO PEREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

E-mail Institucional: joelma.durao[em]ufla.br

E-mail Alternativo: jo_durao[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 25/10/2018 - 13:30:40

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/12/2018 - 14:23:42

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 11/12/2018 - 08:33:33

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JOELMA REZENDE DURAO PEREIRA: De 25/10/2018 a 30/04/2020.
  • JOELMA REZENDE DURAO PEREIRA: De 18/10/2021 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos