UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 034/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Produção de ovos em sistema caipira no Setor de Avicultura da Universidade Federal de Lavras

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A produção de ovos em sistema caipira de criação esta sendo demandada pela sociedade que pressiona os produtores de ovos a ofertarem ovos de qualidade e que atendam condições de bem-estar às aves. O envolvimento de discentes nas rotinas executadas no setor de avicultura pode proporcionar ambiente ideal para a qualificação de um profissional com formação diferenciada, sendo estimulado o estudo e a discussão dos motivos das rotinas de manejo realizadas e da adoção e alteração e modernização de práticas de manejo para a produção de ovos que ofereçam segurança aos consumidores, seja sustentável, atendam as legislações vigentes e ao desejo por melhor bem-estar na cadeia produtiva de ovos. A manutenção do setor com um plantel de poedeiras em sistema caipira serve como modelo para atividades de ensino, pesquisa e de extensão, que poderão ser realizadas. Na área da extensão permitirá oferta de consultorias a produtores e de cursos na instituição com foco em pequenos produtores da agricultura familiar.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Hendrix Genetics LTDA (realiza a doação das pintainhas de poedeiras);BIOGENIC GROUP (realiza doação de ingredientes para ração).

Número Estimado de Participantes: 5

Locais de Realização: Setor de Avicultura, Departamento de Zootecnia, Campus UFLA, Lavras – MG.

Data de Início: 01/10/2019

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: O envolvimento de discentes nas atividades diárias realizadas na avicultura é uma ferramenta a mais na formação técnica e profissional, consolidando a formação pessoal. O projeto possibilitará ao discente que apresente perfil e desejo de atuar na avicultura um treinamento prático dentro do setor de Avicultura e com orientação docente. Existe demanda crescente tanto na agricultura familiar, quando por empresários da produção de ovos por profissionais que entendam da produção de ovos em sistemas alternativos ao sistema industrial o que permite ao futuro profissional um diferencial em sua formação como Zootecnista.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários são produtores rurais, que desejam receber treinamento na criação de poedeiras em sistema caipira de produção. Empresários rurais que já produzem ovos em sistema intensivo e desejam diversificar a produção de ovos para atender nichos de consumidores de ovos que desejam ovos produzidos por aves com bem-estar plenamente atendido. Discentes da instituição e de outras instituições dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária dentre outros, que desejam ampliar os conhecimentos em avicultura alternativa. Técnicos de instituições de extensão rural que desejam obter conhecimentos e recomendações para transmitir a produtores de ovos em agricultura familiar.

Objetivos: Envolvimento de acadêmicos na rotina do Setor de Avicultura da UFLA propiciando contato com os sistemas de produção de ovos realizados no setor de avicultura (sistema industrial e sistema caipira), melhorando o aprendizado discente e auxiliando na manutenção do plantel mantido neste setor. Realização de atividades práticas que necessitam atitude profissional com responsabilidade da manutenção e aprimoramento das técnicas de manejo; controle zootécnico durante a criação das pintainhas futuras poedeiras, controle zootécnico produção de ovos; Organização de eventos e participação nos eventos de extensão.

Metas: Ofertar cursos em eventos internos como UFLA faz Extensão. Ofertar cursos de extensão coordenado pelo grupo de estudos (GAVA) para produtores, discentes e técnicos da área da produção de ovos. Receber visitação de grupos de produtores e de cursos de capacitação ofertados pelo SENAR. Manter ativo o Grupo de Estudos em Avicultura Alternativa (GAVA) e auxiliar nas aulas práticas das disciplinas de Avicultura oferecidas pelo Setor de Avicultura DZO, para os cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária.

Fundamentação Teórica: No Brasil a produção de ovos vem crescendo ano a ano e em 2018 a produção nacional de ovos comerciais foi estimada em 40 bilhões de unidades, segundo o relatório anual da ABPA (2018). Neste senário de crescimento constante da produção de ovos, outras mudanças são observadas, com a sociedade exercendo um papel de destaque opinando e direcionando como querem que o produto chegue a sua mesa. Dessa maneira, questões de bem estar animal estão em alta e influenciando e forçando os produtores a mudarem o modo de como as galinhas são criadas. Com a demanda crescente pelo produto “ovos produzidos por galinhas livre de gaiolas”, surge oportunidade de novos negócios visando a obtenção desse tipo de ovo, seguindo as recomendações técnicas e legais para a sua produção e incluído ai a agricultura familiar, que é carente de informações técnicas e tecnologias adaptadas a essa realidade. Os conceitos de bem-estar animal, discutidos mundialmente e aplicados mais intensivamente a cada ano por pressão da sociedade, foram aprovados pelo “Conselho de Bem-estar dos animais de Produção”, Farm Animal Welfare Council, que em 1993, definiu os padrões de bem-estar para animais de produção envolvendo cinco liberdades, que são: livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor, ferimentos e doenças; livre para expressar seu comportamento natural e livre de medo e angustia (FAWC, 1993). No Brasil em 2008 foi lançado um selo de certificação de bem-estar animal, que recebe a demonimação: “Certified Humane Brasil”, criado pelo Humane Farm Animal Care, organização dedicada à melhoria das condições de vida dos animais de produção. A necessidade de discentes no Setor de Avicultura é constante e até o momento é feita por participantes de projetos de pesquisa, que ficam apenas envolvidos com seus projetos, não tomando contato com as demais atividades do setor.ABPA BR. Relatório Anual 2018. Disponível em: http://abpa-br.com.br/storage/files/relatorio-anual-2018.pdf, Acesso em: 21 ago. 2019.FARM ANIMAL WELFARE COUNCIL (FAWC). Farm Animal Welfare Council: Report on priorities for animal Welfare research and development, London, 1993. 27p.

Metodologia: Os alunos deverão acompanhar e se envolver na rotina diária do Setor de Avicultura e realizar atividades como o arraçoamento das aves, colheita dos ovos, registro da produção diária, registro do consumo de ração, acompanhamento do preparo das rações, acompanhamento sanitário das aves com minitoramento das normas de biosseguridade do setor e se reunir frequentemente com o grupo de trabalho do setor para discutir as rotinas de manejo, entendendo suas finalidades e outras dúvidas que possam ser de interesse, avaliando o desempenho das aves mediante analise dos dados colhidos durante a execução das atividades mencionadas.

Impactos na Formação Discente: Os discentes envolvidos nas atividades do projeto, apresentarão diferencial técnico em avicultura especificamente em avicultura alternativa, área da avicultura que vem apresentando crescimento continuo em sua demanda e ampliação na produção de ovos diferenciados por grandes empresas produtoras de ovos. Um aluno com esse diferencial em sua formação, poderá competir com mais segurança por vagas que frequentemente surgem no mercado de trabalho.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto propicia uma inter-relação entre o que se aprende em sala e em estudos dirigidos com a pesquisa realizada no próprio setor e em levantamentos bibliográficos nessa área do conhecimento e sua aplicação e validação na rotina do Setor de Avicultura o que faz do projeto uma ferramenta na formação de pessoas e na difusão de conhecimento via atividades extensionistas, como cursos, palestras, consultorias a produtores das diversas categorias e foco na agricultura familiar.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A relação com a sociedade é direta e pode trazer impacto na melhoria da produção de ovos diferenciados na agricultura familiar, que poderá comercializar o excedente da produção, quando se verifica que com poucas ações técnicas faz com que as galinhas criadas podem aumentar e melhorar sua produção de ovos. Se relaciona também com empresas já atuantes na produção de ovos, possibilitando diversificar a produção como ovos com bem-estar animal agregado, melhorando imagem da empresa e do produto e sendo um bom marketing empresarial, possibilitando aumento de mão de obra nestas empresas.

Resultados Esperados: Obtenção de bons resultados zootécnicos para que a criação a criação de poedeiras do setor de avicultura possa realmente servir como modelo de criação a ser utilizado nas atividades de extensão e também no ensino e na pesquisa.Os resultados poderão ser apresentados em Congresso de Extensão e em cursos oferecidos a produtores e profissionais da área que se interessam pela produção de ovos em sistema caipira e que desejam se capacitar nos princípios técnicos científicos e legais da criação de poedeiras em sistema caipira de produção. A formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho atual; Envolvimento dos estudantes na rotina de manejo do Setor de Avicultura da Universidade; Verificação dos índices zootécnicos observados, engajamento do bolsista com crescimento profissional e satisfação pessoal.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

O projeto será acompanhado de duas maneiras:
1. Avaliando o envolvimento, cumprimento das escalas e interesse demonstrado pelos bolsistas individualmente e em reuniões frequentes com toda a equipe para discutir os problemas surgidos e os aspectos técnicos ligados a rotina da manutenção da criação.
2. Pelo registro das atividades de extensão realizadas ao longo do semestre e do ano, como os encontros técnicos e o número de participantes e o numero de pessoas que podem procurar assistência e informação sobre a produção de ovos em sistema caipira.

Cronograma:

O projeto deverá ser desenvolvimento continuamente, ao logo dos períodos letivos e ao longo dos ciclos de produção das aves no Setor de Avicultura, onde continuamente é mantido um plantel de galinhas poedeiras em sistema de criação em piquetes (caipiras) cerca de 300 galinhas em produção e outras mil em sistema industrial em gaiolas.
Os bolsistas vinculados ao projeto deverão fazer o acompanhamento das atividades diárias e coleta de dados por um período de um ano, podendo ser estendido este prazo sempre que houver necessidade e disponibilidade de bolsas.
As atividades serão definidas em reuniões semanais, com a confecção de escalas de trabalho para adequar os horários disponíveis dos estudantes as atividades do setor de Avicultura.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • JOSE IRINEU INACIO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 03/08/2020 - Vínculo: Inativo
  • Luiz Eduardo Neris de Oliveira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Thiago do Carmo Leandro - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Thiago do Carmo Leandro - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/10/201931/12/202428/10/2021 - 08:54:32Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: EDISON JOSE FASSANI

Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

E-mail Institucional: fassani[em]ufla.br

E-mail Alternativo: fassani[em]bol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/02/2021 - 08:13:45

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 15/02/2021 - 11:00:14

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2021 - 15:05:57

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • EDISON JOSE FASSANI: De 22/08/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos