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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 137/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: LABORATÓRIO DE DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto “Laboratório de Didática e formação docente” tem como objetivo desenvolver encontros de estudos e diálogos entre estudantes dos cursos de graduação, pós graduação e docentes da educação básica e superior sobre o papel da Didática no processo de constituição da identidade profissional e da ação docente. Busca favorecer a análise e reflexão acerca da ação docente com vistas ao aprimoramento das práticas de ensino e entendimento das nuances e possibilidades que cercam a ação docente nos diferentes contextos formativos (da educação básica ou da educação superior). O projeto pauta-se na ideia de que ao priorizarmos as discussões acerca da Didática e das práticas de ensino na formação inicial e continuada de professores, questões afetas ao desenvolvimento do raciocínio pedagógico (Shulman, 1987) necessário à atuação docente são potencializadas e permitem a qualificação dos processos de ensino e, por consequência, dos processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos no processo formativo. Os encontros serão bimestrais, podendo ocorrer na UFLA ou nos contextos de trabalho dos docentes envolvidos (redes/escolas).

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Instituições de Educação Básica e Superior

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: UFLA e Escolas/Instituições de Educaçã básica e Superior

Data de Início: 25/08/2019

Data de Término: 31/08/2026

Justificativa: O projeto insere-se na busca pela necessária qualificação dos processos formação docente e das práticas de ensino realizadas no contexto da sala de aula. Ao possibilitar as discussões acerca da produção de conhecimento no campo da Didática, estamos favorecendo a qualificação das condições e modos de ensinar e, por consequência do aprender, das diferentes disciplinas escolares do currículo da educação básica e do ensino superior. Dada a complexidade e especificidade do ensinar e aprender, objeto de estudo específico da Didática, o projeto em tela traz contribuições significativas ao debate e à qualificação das práticas de ensino e de aprendizagem.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: Objetivo Geral:- Fomentar reflexões acerca do papel da Didática na formação dos professoresObjetivos específicos:- Oportunizar o densenvolvimento de encontros de estudos e diálogos entre estudantes dos cursos de graduação, pós graduação e docentes da educação básica e superior, das redes públicas e particulares sobre o papel da Didática no processo de constituição da identidade profissional e da ação docente. - Favorecer a análise e reflexão acerca da ação docente com vistas ao aprimoramento das práticas de ensino e entendimento das nuances e possibilidades que cercam a ação docente nos diferentes contextos formativos (da educação básica ou da educação superior). - Promover a aproximação e interlocução entre a universidade e a escola, entre o contexto de formação e o contexto profissional com vistas à qualificação das práticas de ensino e dos processos de aprendizagem.

Metas: .

Fundamentação Teórica: O projeto “Laboratório de Didática e formação docente” tem como objetivo desenvolver encontros de estudos e diálogos entre estudantes dos cursos de graduação, pós graduação e docentes da educação básica e superior, das redes públicas e particulares sobre o papel da Didática no processo de constituição da identidade profissional e da ação docente. Busca favorecer a análise e reflexão acerca da ação docente com vistas ao aprimoramento das práticas de ensino e entendimento das nuances e possibilidades que cercam a ação docente nos diferentes contextos formativos (da educação básica ou da educação superior). O projeto pauta-se na ideia de que ao priorizarmos as discussões acerca da Didática e das práticas de ensino na formação inicial e continuada de professores, questões afetas ao desenvolvimento do raciocínio pedagógico (Shulman, 1987) necessário à atuação docente são potencializadas e permitem a qualificação dos processos de ensino e, por consequência, dos processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos no processo formativo. A análise da atuação docente seja por meio de relatos orais ou por meio do uso de “casos de ensino” (Shulman, (1987); Nono e Mizukami (2007)) possibilitam a elucidação de situações dilemáticas vivida pelos/as docentes, bem como a ressignificação dos conhecimentos profissionais, avançando na proposição de alternativas para superação dos desafios e dilemas encontrados no dia a dia da sala de aula.

Metodologia: As ações contarão com encontros temáticos que problematizem a ação docente no contexto da sala de aula, o aprofundamento e entendimento das práticas de ensino desempenhadas ou necessárias à qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Poderão ocorrer momentos de relatos de experiência, comunicações e debates tendo sempre o tema ensinar e a ação docente como desencadeador das discussões, bem como a análise de casos de ensino envolvendo situações reais de ensino, provocando a reelaboração, ressignificação e consolidação de conhecimentos profissionais. Os encontros formativos contarão com registros sistemáticos dos encontros e relatórios de demandas apresentadas pelo grupo, bem como os avanços nas discussões e resolução de dilemas existentes ao longo das práticas de ensino e ação docente.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações do Projeto se desenvolverão em articulação com as ações desenvolvidas pelo grupo Grupo de Pesquisa sobre a formação docente e práticas Pedagógicas – FORPEDI, no que se refere às questões de ensino, as ações articulam-se com componentes curriculares que dialogam diretamente com os aspectos didáticos pedagógicos, notadamente a disciplina de Didática (no âmbito da Graduação) e com a disciplina Formação de professores: contextos e práticas (no âmbito da Pós-Graduação em Educação). No que se refere à pesquisa, a ações desenvolvidas permitem a investigação e qualificação de questões que cercam a Didática, as práticas de ensino e os processos de aprendizagem, bem como a constituição da identidade profissional e as demandas colocadas à formação docente, numa dimensão potencializadora de elaboração de conhecimentos profissionais a partir de elaborações e investigações teóricas (realizadas na graduação e pós-graduação) emergindo a produção de novos conhecimentos. Já no que tange à dimensão extensionista, o projeto permite a interlocução entre o espaço da universidade e o contexto de trabalho, bem como entre os diferentes sujeitos/docentes envolvidos no projeto, permitindo a troca de ideias e experiências como também a reelaboração e ressignificação dos conhecimentos profissionais e saberes docentes.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Espera-se que ao final do Projeto: - O distanciamento ainda presente entre a universidade e a escola de educação básica possa ter diminuído, oportunizando mais espaço para o diálogo e produção de conhecimento; Que os participantes possam reconhecer o contexto da sala de aula e da escola como espaço de produção de conhecimentos e saberes profissionais; Que os participantes possam valorizar o outro enquanto par profissional e apoio na resolução, análise e solução de problemas afetas à prática de ensino, reconhecendo os conhecimentos didáticos como imprescindíveis à qualificação da ação docente e consolidação da identidade profissional.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: setembro/2019 – Divulgação do projeto de extensão; Setembro a outubro de 2019 – Organização dos temas de estudo e abertura de inscrições; Novembro – Realização do primeiro encontro de formação; Dezembro de 2019 – Análise acerca das impressões e demandas trazidas pelos participantes no primeiro encontro e redirecionamento do Cronograma inicial e temas sugeridos. Janeiro de 2020 a Dezembro de 2022 - Encontros bimestrais de estudo e formação acerca de temas afetos à Didática e às práticas de Ensino. Ao final de cada semestre: Organização de relatório de trabalho com a equipe, demandas apresentadas e reorganização das ações para o próximo semestre. Dezembro de 2022 – Organização de relatório final.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • CARLOS ALBERTO DELFIM NUNES JÚNIOR - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • JOAO DANIEL PAULO DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/01/2022 - Término: 10/11/2022 - Vínculo: Inativo
  • Joice Rodrigues - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 05/01/2022 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo
  • Yasmim Hélen Quirino - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/11/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA

Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

E-mail Institucional: francine.lima[em]ufla.br

E-mail Alternativo: francinedepaulo[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 25/08/2019 - 20:06:43

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 25/08/2019 - 21:58:59

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 26/08/2019 - 15:52:27

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA: De 25/08/2019 a 31/08/2022.
  • FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA: De 08/02/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
08/02/2023 - 17:07:18A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos