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DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 158/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: O trabalho com o gênero videoanimação em sala de aula

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O presente projeto elege como proposta o trabalho com o gênero videoanimação em sala de aula, considerando as demandas trazidas pela publicação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que "assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses." (BRASIL, 2018, p. 67). Nesse contexto, o projeto em pauta busca promover uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão, na medida em que congrega saberes que são necessários para um percurso formativo, que, efetivamente, possa contribuir para um exercício docente mais crítico e mais reflexivo. Ao propor ações que promovam o acesso às pesquisas realizadas sobre o trabalho com textos audiovisuais em sala de aula e ao registrar as experiências vivenciadas nas diferentes disciplinas do curso (estágios, projetos de prática como componente curricular, metodologias de ensino de língua portuguesa), busca-se empreender esforços para uma atuação teoricamente orientada, no âmbito da extensão. Assim, o projeto proposto se circunscreve no âmbito de uma discussão teórica acerca das potencialidades das videoanimações para a ampliação dos multiletramentos, bem como do desenvolvimento de projetos de intervenção em escolas públicas, com vistas a contribuir para o atendimento às demandas da sociedade da informação, qual seja, contribuir para que os alunos possam “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2018, p. 9).

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Escolas públicas de Lavras

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Escolas públicas de Lavras

Data de Início: 27/08/2019

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa: Com o advento das novas tecnologias da informação, tal tema, encarado do ponto de vista da formação dos profissionais que atuam dentro de sala de aula, assume posição de especial relevo, tendo em vista que os alunos estão inseridos nesse ambiente digital e multissemiótico fora da escola, motivo pelo qual as produções fílmicas podem contribuir para o processo de ensino da leitura, considerando-se as multissemioses e os multiletramentos necessários para compreendê-las. Dessa forma, o trabalho com as videoanimações em sala de aula, compreendendo os elementos constitutivos do gênero e as multissemioses inseridas nele, contribui para estreitar as barreiras entre a atuação profissional docente e as demandas da sociedade da informação, além de favorecer a formação de leitores proficientes. Isto posto, é imperativo propiciar novas incursões sobre os textos multissemióticos para um dimensionamento das questões culturais, estéticas, científicas, técnicas, artísticas constitutivas dos gêneros que circulam na sociedade da informação, de modo a estimular os diferentes sujeitos a (re)significar as práticas de leitura e de produção de textos que articulam diferentes semioses, de modo a considerar os efeitos dos diferentes recursos na construção das possibilidades de sentidos. Por isso, é importante propiciar espaços de formação docente para uma reflexão sobre as peculiaridades do trabalho com textos que exploram as múltiplas linguagens. Nesse sentido, o projeto em pauta poderá contribuir para uma qualificação do processo de formação de professores, para a ampliação dos multiletramentos por parte dos discentes e para a articulação entre sociedade e universidade.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: - compilar estudos teórico-metodológicos acerca do trabalho com as videoanimações em sala de aula;- elaborar atividades de leitura de videoanimações de modo a contribuir para a ampliação da proficiência leitora por parte dos alunos das escolas-parceiras;- ampliar experiências de atuação docente de modo a favorecer uma formação inicial voltada para as demandas da sociedade;- viabilizar experiências pedagógicas relacionadas ao trabalho com os textos audiovisuais.

Metas: .

Fundamentação Teórica: Esta proposta está assentada em uma discussão acerca do uso pedagógico de textos multissemióticos em sala de aula. Tomamos por base os textos dos PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais - (BRASIL, 1998) e a BNCC – Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017), bem como estudos que tratam da importância do trabalho com produções cinematográficas em sala de aula, com vistas a fundamentar teórica e metodologicamente o trabalho com videoanimações. Os PCN buscam promover uma organização mais sistematizada acerca dos conteúdos que são ensinados e como são ensinados nas aulas de Língua Portuguesa, perscrutando novas concepções de ensino mais adequadas às demandas da sociedade contemporânea. Já a BNCC (BRASIL, 2017) busca contemplar os textos multissemióticos, de modo mais explícito, evidenciando que “as práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. Nessa direção, o documento elege como uma das competências específicas de Língua Portuguesa para o ensino básico: “Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, uência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo”. (BRASIL, 2017, p. 85)Desse modo, na busca de contribuir com a discussão sobre o trabalho com textos multissemióticos em sala de aula, consideramos que as produções imagéticas são resultados de nossas escolhas e refletem a sociedade em que vivemos, e por essa propriedade, podemos dizer que elas veiculam os discursos presentes das comunidades sociais em que são produzidas. A produção de sentidos abarca a consideração dos diferentes recursos semióticos – palavras, olhar, gestos, cheiro, expressão facial, entre outras – para que, em harmonia, possa produzir sentidos. A linguagem é marcada pelas relações de poder presentes na sociedade, e além de marcada, é instrumento de reforço e manutenção dessas relações. Portanto, o exercício da leitura desse tipo de texto constitui um exercício político que contribui para a promoção da cidadania. No entanto, o uso didático de textos audiovisuais demanda uma reflexão. Desse modo, problematizar a leitura de textos audiovisuais e seu ensino é de extrema relevância para o processo formativo de professores.

Metodologia: O projeto contará com três tipos de procedimentos metodológicos: a) pesquisa teórica e elaboração de fichamentos; b) produção de sequências didáticas e projetos de intervenção em escolas. Os resultados das ações serão sistematizadas sob a forma de relatos de experiências. A avaliação será processual, por meio dos instrumentos: relatórios mensais, participação em reuniões, relatórios das escolas-parceiras.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto em pauta busca promover uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão, na medida em que congrega saberes que são necessários para um percurso formativo, que, efetivamente, possa contribuir para um exercício docente mais crítico e mais reflexivo. Ao propor ações que promovam o acesso às pesquisas realizadas sobre o trabalho com textos audiovisuais em sala de aula e ao registrar as experiências vivenciadas nas diferentes disciplinas do curso (estágios, projetos de prática como componente curricular, metodologias de ensino de língua portuguesa), busca-se empreender esforços para uma atuação teoricamente orientada, no âmbito da extensão.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: - subsidiar a sistematização de práticas educativas inovadoras, - organizar ações para a qualificação dos processos de formação docente, - promover a articulação universidade e comunidade,- desenvolver ações que possam contribuir para a melhoria das habilidades de leitura dos alunos de Educação Básica, viabilizando possibilidades de uma inserção na sociedade da informação,- produzir sequências didáticas para o trabalho com as videoanimações em sala de aula.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: As ações serão desenvolvidas em quatro etapas: formação teórico-metodológica (3 meses); b) elaboração das sequências didáticas (2 meses); c) desenvolvimento do projeto de intervenção (6 meses) e d) elaboração de relatórios (relatos de experiências) e revisão das sequências didáticas para distribuição para as escolas.

Descrição Resumida: O projeto teve como objetivos: compilar estudos teórico-metodológicos acerca do trabalho com as videoanimações em sala de aula; elaborar atividades de leitura de videoanimações de modo a contribuir para a ampliação da proficiência leitora por parte dos alunos das escolas-parceiras; ampliar experiências de atuação docente de modo a favorecer uma formação inicial voltada para as demandas da sociedade; e viabilizar experiências pedagógicas relacionadas ao trabalho com os textos audiovisuais.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • MARIA ALICE APARECIDA ASSIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 05/05/2021 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • JACILUZ DIAS FONSECA - Início: 27/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • JACILUZ DIAS FONSECA - Início: 27/08/2019 - Término: 17/09/2023 - Vínculo: Inativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • Danielle Weslaine Martimiano - Tipo: Voluntário - Início: 01/08/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LARISSA ALVARENGA DE SOUZA HONORATO - Tipo: Voluntário - Início: 03/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: HELENA MARIA FERREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

E-mail Institucional: helenaferreira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: helena.mferreira[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/08/2019 - 19:31:35

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 27/08/2019 - 19:33:38

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 29/08/2019 - 10:51:02

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • HELENA MARIA FERREIRA: De 27/08/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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