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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 25/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Pesquisador Mirim

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto consiste na realização de ações de educação em saúde em escolas públicas e privadas do município de Lavras e entorno.Serão realizadas atividades de cunho educativo, sobre a temática das doenças negligenciadas, tendo como público alvo estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Prefeitura Municipal de Lavras.Vigilância em Saúde de Lavras.

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Escolas públicas e privadas do município de Lavras e entorno.

Data de Início: 05/09/2019

Data de Término: 05/09/2025

Justificativa: Diante da consciência da importância da popularização dos conhecimentos gerados na área de ciência e tecnologia, valorizado em uma perspectiva mundial, a UFLA entende que o processo de democratização dos conhecimentos gerados na academia deve atingir linearmente a sociedade. Neste sentido, novos questionamentos relativos à responsabilidade social e à conquista da cidadania são igualmente incorporados à missão desta universidade, de modo que os indivíduos desenvolvam maior consciência e responsabilidade. A UFLA entende que o desenvolvimento científico e tecnológico deve atingir o cidadão comum, que muitas vezes está longe do ambiente formador da pesquisa, mas que deve possuir um pensamento crítico e reflexivo para se posicionar diante dos problemas que o cercam. Em face à Saúde coletiva os conhecimentos gerados, por meio de investigações e a compreensão do processo saúde-doença das populações alvo e de seus determinantes (fatores de risco), servirão de subsídios para o planejamento e monitoramento de ações, antecedendo aos desfechos maléficos e promovendo saúde. Para promoção de uma discussão coerente, a academia deverá ter o papel de dotar o indivíduo de formação e informação, para que este se torne um cidadão consciente de seus direitos e deveres e capaz de exercer a democracia, lidando com o diferente e influindo no caminho das soluções técnico-científicas. Para isso, é preciso que os resultados científicos e tecnológicos sejam divulgados para além da academia e alcancem a sociedade. Diante do exposto, a presente proposta tem por objetivo disseminar e democratizar a informação produzida pela UFLA, além daquela largamente consagrada no meio científico, sobretudo na área de saúde, através da criação de um programa intitulado "Pesquisador Mirim", como ferramenta facilitadora para a Popularização da Ciência e da Tecnologia, entre estudantes do ensino infantil, fundamental e médio. O Pesquisador Mirim é um programa capaz de divulgar e popularizar a ciência no ambiente escolar, por entender que a criança e o adolescente são mais permissíveis à mudança de comportamento, com a incorporação de atitudes conscientes que podem beneficiar a comunidade onde está inserido. Sob a ótica da academia, a realização de atividades de educação em saúde, junto ao público leigo, contribui sobremaneira com a formação de futuros profissionais com ampla base de conhecimento técnico e científico, voltado para a aplicação direta em diferentes áreas Parasitologia Humana e Animal.

Caracterização dos Beneficiários: Público escolar e familiares.

Objetivos: Ministrar palestras em escolas da rede pública e privada de Lavras nos temas realacionados às doenças negligenciadas e doenças emergentes.

Metas: Realizar palestras sobre os temas em todas as escolas da rede pública e privada do município de Lavras.

Fundamentação Teórica: Para se produzir saúde e não apenas tratar doenças é fundamental a incorporação progressiva de ações de formação e informação da população. Estas são entendidas como um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas que objetivam: a promoção da saúde; a prevenção de riscos, agravos e doenças; a compressão da morbidade; a redução dos anos perdidos por incapacidade e o aumento da qualidade de vida dos indivíduos e populações. A popularização da ciência e tecnologia através de atividades de Educação em Saúde não consiste em decidir o que é importante para o indivíduo, mas sim em facilitar as condições para as pessoas encontrarem a melhor forma de se cuidar, tendo atitudes conscientes, decidindo por seu projeto de vida e com isso, tendo o poder de agir de forma esclarecida e responsável. Apesar da elevada morbimortalidade das doenças transmissíveis e não transmissíveis, verifica-se ainda o desconhecimento sobre as medidas profiláticas e terapêuticas mais adequadas. Atenção deve ser dada às doenças transmissíveis, sobretudo as infecciosas e parasitárias. Até a década 30, as doenças transmissíveis eram a principal causa de morte no Brasil. Graças à reforma sanitária, ao desenvolvimento de novas tecnologias (vacinas, antibióticos, etc), à ampliação do acesso aos serviços de saúde e às medidas de controle, esse quadro se reverteu significativamente. Porém, mesmo diante dos notórios avanços obtidos para controlar essas doenças, elas ainda se constituem como importante problema de saúde pública no país. Fatores de ordem biológica, geográfica, ecológica, social, cultural e econômica atuam simultaneamente na produção, distribuição e controle das doenças. O controle de doenças vetoriais, tais como: dengue, Chikungunya, Zika, doença de Chagas, malária, leishmanioses, esquistossomose e febre amarela, depende de ações conjuntas de todos os níveis de atenção à saúde e principalmente de ações individuais. Adicionalmente, serão trabalhados temas relacionados às doenças emergentes, como a Covid-19. A educação em saúde é uma estratégia importante para o controle de qualquer enfermidade e minimização de seus efeitos, pois gera um espaço onde é possível discutir conceitos relacionados ao ciclo, à sintomatologia, ao aspecto zoonótico e aos hábitos e atitudes da população (MENEZES et al., 2014). Com essa aproximação, o adequado desenvolvimento de ações de prevenção e promoção de saúde, realmente eficazes e duradouras torna-se mais palpável, pois elas são desenvolvidas com base nas percepções das comunidades afetadas (BORGES et al 2009).

Metodologia: Como instituição consagrada na área de pesquisa científica, a UFLA possui vários pesquisadores que foram contemplados com financiamento de agências de fomento, e cujos resultados foram divulgados no meio científico. Nesta proposta, pretende-se reformular a apresentação dos resultados adequando-a ao público leigo, a fim de garantir a execução de ações de popularização da ciência e da tecnologia.Serão ministradas palestras, 50 minutos, em todas as escolas da rede pública e privada do município de Lavras.As palestras serão ministradas por estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos da instituição.

Impactos na Formação Discente: Inclusão na sociedade, tratando de temas de extrema relevância social e em saúde.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A UFLA demonstra competência exemplar em seu corpo docente e na condução dos Programas de Pós-Graduação que criou ao longo desses 25 anos como Universidade. Os programas de pós-graduação da instituição possuem conceito quatro ou cinco e dois tem conceito seis na CAPES e todos são recomendados por esse órgão. Além disso, a UFLA busca uma crescente internacionalização estimulando as publicações em revistas internacionais e parcerias com instituições estrangeiras. Neste cenário de instituição de pesquisa consagrada, a presente proposta agrega professores que já possuem produtividade científica internacional e parcerias com instituições do exterior. A partir do desenvolvimento científico e tecnológico decorrente dos avanços na área de tecnologia da informação incluindo as novas formas de comunicação, a ciência e tecnologia passaram a ser fundamentais e determinantes para o desenvolvimento econômico e social de uma região e também de um país. Para isso, a academia deverá ser fonte de progresso e divulgação científica, mas também deverá ouvir mais a sociedade e, por outro lado, a sociedade deverá acompanhar mais esse desenvolvimento, por meio da sua divulgação para um público amplo.Diante do exposto, entende-se que este projeto faz a articulação entre os três pilares da universidade:ensino - com a participação de estudantes de graduaçãopesquisa - com a participação de pesquisadores e estudantes de pós-graudaçãoextensão - com a divulgação do conhecimento produzido.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A educação em saúde é a base para os programas de controle.

Resultados Esperados: O Projeto Pesquisador Mirim tem um foco claro no levantamento de informações, na geração de instrumentos de divulgação e na popularização de conhecimentos na área de ciência e tecnologia junto a estudantes da rede pública e privada (ensino infantil, fundamental e médio). Logo, os resultados esperados do projeto apresentam impactos potenciais na melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que as crianças e adolescentes informados tem pensamento crítico e reflexivo para se posicionar diante dos problemas que o cercam, desenvolvendo assim maior consciência e responsabilidade frente aos problemas de saúde. Além disso, funcionam como multiplicadores da informação.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Número de ações realizadas.

Cronograma: Realização de pelo menos uma palestra/atividade de educação em saúde por mês, durante todo o período do projeto.

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • THALES AUGUSTO BARCANTE - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAMILA SOUZA DE OLIVEIRA GUIMARAES - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ROBERTA FERRACO SCOLFORO - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SIDNEY DE ALMEIDA FERREIRA - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • JOSE CHEREM - Início: 01/01/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • INGRID MARCIANO ALVARENGA - Tipo: Voluntário - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIANA ALMEIDA TORQUETE - Tipo: Voluntário - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LEANDRO MATA DA ROCHA MELO - Tipo: Voluntário - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ALEXANDRA ALMEIDA PINHEIRO CHAGAS FERNANDES - Tipo: Voluntário - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANIEL ISNARD MOULIN GOMES - Tipo: Voluntário - Início: 05/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA

E-mail Institucional: joziana[em]ufla.br

E-mail Alternativo: jbarcante[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/04/2022 - 11:58:17

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 21/04/2022 - 09:36:25

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 26/04/2022 - 08:11:50

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE: De 05/09/2019 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/04/2022 - 23:49:33Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (ELLEN KRIS FAGUNDES E SOUZA FERREIRA)
21/04/2022 - 09:36:25Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (VITOR LUIS TENORIO MATI)
26/04/2022 - 08:11:50Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos