UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 004/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: UFLA Free Runners

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto UFLA Free Runners faz parte do programa UFLAdventure, e possui como objetivo desenvolver a prática do Parkour dentro do campus universitário, apresentando um novo olhar para o ambiente em que convivemos, trazendo uma perspectiva diferente para o pertencimento à instituição. A partir da exploração dos locais, realizaremos filmagens e veicularemos nos canais adequados.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Não há

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Campus da UFLA

Data de Início: 18/12/2019

Data de Término: 18/12/2029

Justificativa: O projeto se orienta por práticas corporais que buscam levar o ser humano ao contato com o ambiente natural, desenvolver a consciência ambiental, proporcionar atividades diferenciadas envolvendo a natureza e/ou risco calculado oportunizando momentos de prazer e divertimento.Apesar da história mencionar o surgimento de um grande número de práticas de esportes de aventura durante os anos 70, foi somente durante a década de 1990 que ocorreu uma grande divulgação dos esportes de aventura como novas práticas esportivas, o que proporcionou sua massificação, ocasionando a elevação do número de praticantes (PEREIRA e ARMBRUST, 2010). Atrelou-se a isso o vislumbre sobre esses esportes como válvulas de escapes dos centro urbanos para alívio do estresse, mudança de rotina e preocupações com o corpo e também com a natureza.

Caracterização dos Beneficiários:

Objetivos: Objetivou-se trazer para os educandos vivências em modalidades ligadas à natureza, questionar os espaços usados para as práticas físicas e incentivar a consciência ambiental.

Metas:

Fundamentação Teórica: Os Esportes de Aventura englobam as práticas corporais que aproximam o ser humano e ambiente natural, desenvolvendo consciência ambiental através de práticas diferenciadas. A metodologia adotada se inspirou na reflexão de Michel de Certeau (1994), sobre as possibilidades de relação das pessoas com os espaços da cidade no cotidiano.

Metodologia: O projeto se desenvolverá com a exploração espacial de um local dentro do campus, seguido de edição de imagens e veiculação. Junto com isso, treinos práticos favorecerão a auto confiança e a habilidade dos participantes. Não previmos métodos de avaliação.Para isso, a equipe será dividida em 4 sub-equipes.A primeira será responsável pela escolha do local e dos procedimentos burocráticos de autorização de uso, no mês anterior da exploração do espaço.A segunda terá a função de fazer as filmagens e posterior edição e veiculação deste material a partir do canal UFLAdventure.A terceira sub-equipe comandará as ações práticas dentro do local selecionado.E a quarta será responsável pelos treinos técnicos específicos.Em todos os momentos as equipes participarão de maneira conjunta das atividades.

Impactos na Formação Discente:

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para os integrantes do projeto, ele poderá resultar em uma reflexão sobre o diálogo com os participantes, a abordagem pedagógica aos temas ligados à Educação física, o que culmina em um aprimoramento dos conhecimentos necessários à prática docente através da experiência.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Resultados Esperados: Pretendemos atingir como resultado que a realização do Parkour no espaço universitário possa permitir que os participantes olhem para esse espaço sob nova perspectiva e explorem de forma diferente o tempo/espaço acadêmico. Cria-se a possibilidade para que se atribua e amplie o significado destes que, muitas vezes, não tem sua importância reconhecida e são subestimados no seu potencial educativo, já que na maior parte do tempo, os estudantes não os percebem. A tomada de consciência sobre esses locais e o estabelecimento de relações que ocorrem é importante, pois faz com que os estudantes entendam o lugar que vivem e se compreendam como parte integrante de um organismo, tendo as suas interações reflexos que ecoam das mais diversas formas. Fazendo a transferência para o campo dos esportes de aventura e meio ambiente, pretende-se como resultado o questionamento dos locais utilizados para as práticas corporais e o desprendimento da concepção de um único espaço para a Educação Física. Além do fortalecimento da percepção dos estudantes como seres integrantes, dependentes e transformadores do ambiente, conhecedores de si próprios e confiantes de suas capacidades em diferentes âmbitos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Cronograma: Dezembro/19 a fevereiro de 2020 - Elaboração do projeto escrito e formação da equipe inicialMarço - procura pelos primeiros espaços e captação das autorizaçõesDe abril em diante - Exploração dos espaços, edição e veiculação das imagens, treinos práticos e participação do grupo de estudos UFLAdventure.

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • GILIARDE ANTONIO DOS SANTOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • Gustavo Silva de Freitas - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Gustavo Silva de Freitas - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 12/01/2022 - Vínculo: Inativo
  • Gustavo Silva de Freitas - Tipo: Voluntário - Início: 05/05/2020 - Término: 08/07/2020 - Vínculo: Inativo
  • Gustavo Silva de Freitas - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • MARCOS RIBEIRO ANDRADE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • WARLEY COSTA RAFAEL - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: raoni[em]ufla.br

E-mail Alternativo: raoni13[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 03/02/2020 - 10:36:27

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 04/02/2020 - 10:05:43

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 10/02/2020 - 09:57:01

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO: De 18/12/2019 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/12/2019 - 00:00:00Projeto interessante e importante na área de atuação. Entretanto, é necessário: ampliar as explicações em todas as caixas solicitadas. Gentileza realizar as modificações e ressubmeter o projeto. (DANIELA MEIRELLES ANDRADE)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos