UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 2015/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Investigação de causas de morte e orientação para prevenção de perdas por doença e morte de bovinos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Realização de necropsias e exames histo e citopatológicos de bovinos, com objetivo de diagnóstico de enfermidades, as quais impactam significativamente a produção pecuária. As atividades incluem parceria no diagnóstico de doenças de bovinos em casos atendidos pelo Setor de Grandes Animais do HV – UFLA, atendimento a produtores rurais, visitas a propriedades rurais para realização de necropsias, coleta de materiais, levantamento de dados epidemiológicos e orientação de produtores/criadores de bovinos. Todas as atividades envolvem a participação de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação da Medicina Veterinária inseridos no projeto.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Setor de Grandes Animais do Hospital Veterinário da UFLA e outros setores e departamentos da UFLA, empresas agropecuárias, agroindústrias, laboratórios de diagnóstico veterinário, médicos veterinários autônomos.

Número Estimado de Participantes: 300

Locais de Realização: Dependências do Setor de Patologia Veterinária/DMV/UFLA, Setor de Grandes Animais do HV – UFLA e propriedades rurais da Região de abrangência do serviço de diagnóstico do SPV.NÚMERO ESTIMADO DE PARTICIPANTES: aproximadamente 300, incluindo pessoas que executarão as atividades e da comunidade beneficiada.

Data de Início: 02/05/2021

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: JUSTIFICATIVA: Muitas doenças que ocorrem nos bovinos não têm diagnóstico concluído. Isso acarreta perdas econômicas decorrentes de tratamentos incorretos, quedas nos índices de produção em animais com doença clínica e subclínica, bem como decorrem de perdas por mortes de bovinos. Além das perdas na pecuária devem ser considerados os riscos aumentados de transmissão de doenças zoonóticas quando não correta e/ou precocemente diagnosticadas. As zoonoses podem ser veiculadas por animais de produção como bovinos e incluem doenças graves e frequentes na área de abrangência do projeto, como Raiva, Tuberculose e Brucelose que, se não diagnosticadas adequadamente, oferecem risco para a saúde da população humana em contato e/ou que consome subprodutos de animais afetados. Além disso, a necrópsia e o exame histológico são exames importantes para a conclusão diagnóstica de muitas dessas enfermidades de bovinos e têm custos relativamente baixos. A conclusão diagnóstica gera subsídios para a orientação de produtores rurais. As atividades contam com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, oferecendo-lhes oportunidade de experiência em um campo de trabalho que será de grande importância para o seu futuro profissional.

Caracterização dos Beneficiários:

- Estudantes de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária participantes do Projeto como bolsistas ou voluntários.
- Produtores rurais /criadores de bovinos do município de Lavras e municípios da Região (Campo da Vertentes, Sul e Sudoeste de Minas),
- Médicos veterinários e Zootecnistas que atuam em clínica, cirurgia, produção e reprodução de bovinos na UFLA, a campo, representantes de empresas de produtos/insumos veterinários/agropecuários.

Objetivos: OBJETIVOS: Realização de necrópsias, exames histopatológicos e citopatológicos de bovinos, incluindo visitas a propriedades criadoras e mantenedoras de bovinos, com finalidade de diagnóstico de doenças, capacitação de estudantes de pós-graduação e de graduação na área de diagnóstico em veterinária, com orientação para produtores e criadores de bovinos. A médio e longo prazo o projeto tem como meta levar à diminuição dos prejuízos causados por doenças não-diagnosticadas ou com diagnóstico incorreto, bem como geração de linhas de pesquisa a partir dos resultados da extensão na área de Patologia Veterinária e aprimoramento dos profissionais e futuros profissionais envolvidos no projeto.

Metas:

- Concluir o diagnóstico de doenças de bovinos através dos exames realizados pela equipe que atua no projeto de extensão;
- Aperfeiçoar a divulgação dos serviços de diagnóstico prestados pelo projeto e a logística para a sua execução;
- A partir da casuística dos diagnósticos realizados publicar informativos em linguagem acessível para orientação de produtores rurais /criadores de bovinos e técnicos que atuam no campo na prevenção e controle das doenças mais frequentes/impactantes.

Fundamentação Teórica: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: As enfermidades de maior impacto na criação de bovinos compreendem doenças infecciosas, parasitárias, tóxicas, metabólicas e deficiências minerais (RIET CORREA et al., 2007, BARROS, 2016). No caso das deficiências minerais, o primeiro passo deve ser o exame do rebanho e isso implica visitas a propriedades criadoras de bovinos (TOKARNIA et al., 2010). Instituir a realização de necrópsia como rotina na prática veterinária proporciona aperfeiçoamento profissional, uma vez que permite confirmar ou não a suspeita clínica, além de propiciar a compreensão dos achados clínicos (BARROS, 1988). A necrópsia permite ainda a coleta de material para exames microbiológicos, parasitológicos e toxicológicos, fundamentais para o diagnóstico, embora, por vezes, seja o único meio disponível para se chegar ao diagnóstico de determinadas enfermidades (GONÇALVES et al., 2013). Além disso, a necrópsia é excelente forma de acesso a órgãos para confecção de "imprints" ou esfregaços de tecidos, ou, por vezes, o meio mais prático e ficaz para se confirmar determinadas doenças como, por exemplo, a babesiose cerebral (PEIXOTO; BARROS, 1998).As enfermidades podem afetar diferentes sistemas orgânicos, dependendo da espécie animal afetada e de seu estado imunológico; do agente causador e de sua patogenia (ZACHARY, 2013). Os distúrbios do sistema nervoso abrangem um grupo importante de doenças. Em um levantamento com 6.021 bovinos necropsiados no Rio Grande do Sul, aproximadamente 10% tinham sinais clínicos neurológicos. Os índices de ocorrência da raiva bovina no estado de Minas Gerais têm sido relacionados ao aumento de rebanhos bovinos e a características geográficas, que são favoráveis às populações de morcegos (LOPES et al., 2015). As práticas adotadas nas propriedades para prevenção da raiva também influenciam os índices das doenças, com observação de falhas na prevenção da doença (OLIVEIRA et al., 2016), atribuídas à falta de orientação de criadores de bovinos.As atividades previstas para serem executadas no presente projeto visam, além da redução de perdas econômicas decorrentes das doenças de bovinos, custo com medicações incorretas/desnecessárias e morte, o treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto. Segundo Riet-Correa et al. (2007), a formação de recursos humanos capacitados para realizar diagnóstico das doenças dos animais contribuirá para o aumento dos conhecimentos sobre as doenças em herbívoros no Brasil.

Metodologia: METODOLOGIA E AVALIAÇÃO: As atividades compreendem recebimento de cadáveres de bovinos para necrópsia no Setor de Patologia Veterinária ou realização das necrópsias a campo, nas propriedades rurais que solicitam assistência para o diagnóstico e controle de doenças. Amostras colhidas nas necrópsias são fixadas em formol, clivadas, processadas e coradas para exame histológico.

Impactos na Formação Discente: A participação nas atividades do projeto constitui formação em serviço, com treinamento na execução de técnicas, leitura e interpretação de exames; experiência de trabalho em equipe, bem como constitui oportunidade de contato com propriedades e proprietários de animais, contribuindo para a preparação dos discentes à vida profissional.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: O serviço de diagnóstico em patologia, além da contribuição para a comunidade local/regional, especialmente criadores e produtores rurais, tem oferecido, através de sua casuística, oportunidade de treinamento para os estudantes de graduação que cursam as disciplinas relacionadas à Patologia (Patologia Geral Veterinária, Patologia Especial Veterinária e Diagnóstico post-mortem) do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, bem como oportunidade de aperfeiçoamento no diagnóstico para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFLA, área de concentração em Patologia. As atividades da extensão constituem base para a pesquisa, uma vez que muitos dos casos diagnosticados requerem mais investigação, incubando linhas de pesquisa. Vários projetos de pesquisa desenvolvidos ou em andamento no Setor tem origem no serviço de extensão, como “Diagnóstico histopatológico, imuno-histoquímico e molecular das principais causas infecciosas de aborto em bovinos em Minas Gerais” e “Tripanossomíase em bovinos”.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O diagnóstico correto das enfermidades permite reduzir os prejuízos causados pelas doenças e mortes de bovinos e favorece a adoção de medidas mais assertivas de tratamento, controle e prevenção das doenças, incluindo as zoonoses. Os números de exames realizados/ano, número de propriedades visitadas/ano para realização de exames e orientações, número de discentes orientados no projeto, número de discentes egressos e sua colocação no mercado de trabalho são indicadores da qualidade e do impacto do Projeto de extensão no DMV/FZMV/UFLA.

Resultados Esperados: RESULTADOS ESPERADOS: Ampliação das atividades de diagnóstico de doenças em bovinos, melhoria nas práticas de prevenção e controle de doenças, redução de perdas por doença e morte de bovinos por falta de diagnóstico adequado, especialmente com a atuação em propriedades rurais da região; além de oportunidade de experiência e treinamento para estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos no Projeto e abertura de novas linhas de pesquisa ligadas a área de patologia.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O diagnóstico correto das enfermidades permite reduzir os prejuízos causados pelas doenças e mortes de bovinos e favorece a adoção de medidas mais assertivas de tratamento, controle e prevenção das doenças, incluindo as zoonoses. Os números de exames realizados/ano, número de propriedades visitadas/ano para realização de exames e orientações, número de discentes orientados no projeto, número de discentes egressos e sua colocação no mercado de trabalho são indicadores da qualidade e do impacto do Projeto de extensão no DMV/FZMV/UFLA.

Cronograma: CRONOGRAMA: 01/05/2020 a 01/05/2021. Trata-se de um projeto contínuo, sem períodos definidos por etapas, pois todas as atividades descritas podem ser realizadas todos os dias do período do projeto.

Descrição Resumida: O projeto de extensão baseia-se nos exames de necropsia, histo e citopatologia para o diagnóstico de doenças de bovinos, incluindo o diagnóstico de zoonoses, com orientações de prevenção e controle de doenças. Docentes, discentes de graduação e pós-graduação participam do Projeto, que é contínuo e beneficia produtores rurais, médicos veterinários autônomos ou que atuam em cooperativas ou empresas e que solicitam apoio no diagnóstico de doenças de bovinos.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA BEATRIZ DE SOUZA DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 08/05/2022 - Término: 23/09/2022 - Vínculo: Inativo
  • Ana Beatriz dos Santos Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 16/01/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Ana Paula Cassiano da Silva - Tipo: Voluntário - Início: 23/11/2023 - Término: 31/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • Anthony Rene Ramos Redondo - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/07/2022 - Término: 23/09/2022 - Vínculo: Inativo
  • Beatriz Ketelin Sousa Vasconcelos - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 29/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Bruna do Amaral Gurgel - Tipo: Voluntário - Início: 14/06/2022 - Término: 10/03/2022 - Vínculo: Inativo
  • DANIEL WOUTERS - Tipo: Voluntário - Início: 21/09/2022 - Término: 23/09/2022 - Vínculo: Inativo
  • HELLEN KELLER COSTA DE OLIVEIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Isabella Guimarães Gonçalves - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 22/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • JULIA MARILIA SILVA NASCIMENTO - Tipo: Voluntário - Início: 19/12/2023 - Término: 29/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Júlia Teixeira Naves - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 28/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Karine Rabelo de Oliveira - Tipo: Voluntário - Início: 07/07/2022 - Término: 14/03/2022 - Vínculo: Inativo
  • Letícia Landi Brandão Peres Pereira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 26/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • LUIZA PRINA AGUIDA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 24/09/2023 - Vínculo: Inativo
  • Magali Souza de Faria - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 08/08/2023 - Vínculo: Inativo
  • MARCELA FERRARI SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 16/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Matheus Pedroso Ferreira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 26/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Nayara Toledo da Silva - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Nayara Toledo da Silva - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 29/09/2022 - Vínculo: Inativo
  • Paola Maria Silva Santos - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 10/03/2022 - Vínculo: Inativo
  • Pedro Henrique de Castro - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 10/03/2022 - Vínculo: Inativo
  • Raquel Leite Urbano - Tipo: Voluntário - Início: 06/06/2022 - Término: 29/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • STEPHANY VALERI DE ALBUQUERQUE MARQUES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 10/03/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • ANGELICA TEREZINHA BARTH WOUTERS - Início: 13/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DJEISON LUTIER RAYMUNDO - Início: 13/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARY SUZAN VARASCHIN - Início: 13/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FLADEMIR WOUTERS - Início: 13/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • ALICE FONTE BASSO LIMA - Tipo: Voluntário - Início: 13/02/2020 - Término: 20/02/2021 - Vínculo: Inativo
  • ADRIANA SILVA ALBUQUERQUE - Tipo: Voluntário - Início: 13/02/2020 - Término: 16/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • DANIELLA CORREA ABDALLA - Tipo: Voluntário - Início: 13/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • HECTOR RUBEN AVILA ADARME - Tipo: Voluntário - Início: 13/02/2020 - Término: 31/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • DÉBORA NOVAIS MATIAS - Tipo: Voluntário - Início: 13/02/2019 - Término: 20/03/2020 - Vínculo: Inativo
  • LETICIA SALLA DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 13/02/2020 - Término: 12/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • MARCUS VINÍCIUS LIMA NUNES - Tipo: Voluntário - Início: 13/02/2020 - Término: 31/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • MAIRA MEIRA NUNES - Tipo: Voluntário - Início: 08/03/2021 - Término: 28/02/2023 - Vínculo: Inativo
  • WHENDRIL GERVASIO DE OLIVEIRA - Tipo: Voluntário - Início: 02/05/2020 - Término: 28/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • LAIS MARIA VIANA - Tipo: Voluntário - Início: 01/09/2021 - Término: 20/08/2023 - Vínculo: Inativo
  • MARIA EDUARDA DE SOUZA TEIXEIRA CAMPOS - Tipo: Voluntário - Início: 09/11/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUCAS EMANUEL DOS SANTOS MESQUITA - Tipo: Voluntário - Início: 05/07/2021 - Término: 16/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • DANIEL WOUTERS - Tipo: Voluntário - Início: 01/03/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GABRIELA CORREA LEONCIO - Tipo: Voluntário - Início: 01/03/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • VICTOR PROCÓPIO RODRIGUES DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 04/09/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARISTELA APARECIDA OLIVEIRA DIAS - Tipo: Voluntário - Início: 18/03/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
03/05/202203/05/202306/10/2022 - 08:00:0210/10/2022 - 16:30:28
04/05/202331/12/202425/05/2023 - 16:50:2425/05/2023 - 22:14:36

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FLADEMIR WOUTERS

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA

E-mail Institucional: flademir[em]ufla.br

E-mail Alternativo: flademirwouters[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/12/2019 - 18:46:31

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/12/2019 - 19:40:45

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/12/2019 - 12:07:24

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FLADEMIR WOUTERS: De 19/12/2019 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/05/2021 - 13:27:11A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)
20/05/2021 - 15:21:10A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos