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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 014/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: O movimento no cotidiano da Educação Infantil

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Educação da Infância Nedi/Ufla e o Departamento de Educação Física da Universidade que busca desenvolver experiências e atividades relativas ao movimento e desenvolvimento motor das crianças atendidas no núcleo.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância Nedi/Ufla

Data de Início: 01/03/2020

Data de Término: 02/03/2025

Justificativa: O Nedi é uma instituição de educação infantil, pública da Universidade Federal de Lavras destinada ao atendimento educacional de crianças de 3 a 5 anos de idade. Atualmente conta com 6 turmas com 105 crianças no total. A equipe de trabalho é composta por 9 professoras EBTTs concursadas que atuam nas salas de aula e na coordenação da instituição. Em seu terceiro ano de funcionamento o Nedi busca parcerias com os departamentos da universidade para enriquecer sua proposta curricular, além de caracterizar-se como espaço também de pesquisa e extensão, já que as crianças vêm de diversos pontos da cidade de Lavras.

Caracterização dos Beneficiários: São considerados beneficiários os alunos e alunas dos cursos de Educação Física e Pedagogia, além de todas as crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância em que o projeto acontecerá. E também estudantes de pós-graduação e demais docentes interessados na temática.

Objetivos: - Trabalhar o desenvolvimento motor através de atividades lúdicas na educação infantil; - Compreender o movimento como parte fundamental no desenvolvimento motor na infância; - Aliar teoria e prática dos conhecimentos vivenciados pelos alunos do curso de Educação Física.

Metas:

- Organizar estudos sobre a importância do movimento para o desenvolvimento infantil, educação infantil e infâncias;
- Articular teoria e prática;
- Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças;
- Contribuir com o processo de formação inicial e continuada de estudantes e professoras da educação infantil.

Fundamentação Teórica: Em seu artigo 9º, a Resolução 5 de 2009 institui que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio das experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão. A Resolução pede ainda que as propostas pedagógicas recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais; ampliem a confiança e a participação das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem estar; possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais; incentivem a curiosidade, exploração, encantamento, questionamento e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações culturais.Vygotsky (2009) defende que o melhor estímulo para a atividade criadora na infância está na organização de vida e do ambiente, devido às necessidades reais geradas à criança. Educação, entendida correta e cientificamente não significa infundir de maneira artificial, de fora, ideias e sentimentos e ânimos totalmente estranhos às crianças. A educação significativa consiste em despertar na criança aquilo que existe nela, ajudar para que isso se desenvolva e orientar esse desenvolvimento. Ainda de acordo com as diretrizes, são as escolas de educação infantil, na elaboração da proposta curricular, de acordo com suas características, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas que estabelecerão modos de integração das experiências necessárias ao pleno desenvolvimento do educando. Nesse sentido uma parceria com o Departamento de Educação Física poderia contribuir para o trabalho da escola, estabelecendo relações entre infância, o movimento corporal e o desenvolvimento motor dos pequenos. Aliados a uma proposta lúdica que seria via de mão dupla para o Nedi e para a formação no Departamento de Educação Física.

Metodologia: Com características de pesquisa-ação, o projeto pretende elaborar o planejamento das experiências nos encontros de formação e executar as atividades monitoradas semanalmente com cada turma no Nedi, abordando experiências com movimento corporal, manuseio de objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar e brincar, afim de que as crianças utilizem o movimento como forma de expressão.

Impactos na Formação Discente: Aos discentes da Educação Infantil atendidos pelo Nedi Ufla as propostas contribuirão para o desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo Nedi, impactando seus modos de se locomover, brincar e aprender sobre o corpo. Aos discentes de graduação o projeto contribuirá para a compreensão da relação teoria e prática e dos impactos que a consciência corporal e de movimento têm no desenvolvimento humano.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto se dá na perspectiva de ensino, pesquisa e extensão, pois pretende, além do trabalho com as crianças, configurar-se como um espaço de formação e pesquisa para professores do Nedi e Departamento de Educação Física, incluindo os alunos de graduação, além de envolver as famílias com ações relativas aos temas relacionados à Educação Física e Infância.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: À medida que se desenvolve o projeto poderá impactar diretamente no desenvolvimento das crianças e famílias, além da melhoria da qualidade de formação aos discentes de graduação que terão oportunidade de vivenciar, executar e desenvolver atividades práticas.

Resultados Esperados: Espera-se que as crianças se desenvolvam plenamente no que se refere ao desenvolvimento motor, reconhecendo seus limites e potencialidades relativas ao próprio corpo. Espera-se ainda que a parceria contribua para a ampliação dos conhecimentos dos professores envolvidos acerca das particularidades da área de Educação Física e da Infância.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Organização de grupo de estudos do projeto;
Planejamento e desenvolvimento das ações para as turmas atendidas no núcleo;
Produção de artigo científico;
Divulgação do trabalho em eventos científicos internos e externos à UFLA.

Cronograma: Início em 01 de março de 2020 a 01 de março de 2021, assim organizados: Fevereiro e março/2020 – Seleção dos bolsistas ou voluntários do curso de Educação Física da Ufla; Abril – Elaboração do plano de atividades; Maio a julho – Início das experiências com as crianças do núcleo; julho – Socialização e avaliação das experiências e planejamento do segundo semestre; Agosto a dezembro – experiências com as crianças do núcleo Dezembro - Avaliação das experiências; Janeiro a março – fechamento do projeto/avaliação.

Descrição Resumida: O projeto visa a ampliação do repertório motor por meio de estudos e de propostas brincantes que envolvam corpo e movimento a serem realizadas com as crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância da Ufla.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Aline Cristina da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • Aline Cristina da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 17/05/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo
  • BEATRIZ VIEIRA DE SOUSA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • EDUARDO DUARTE DE OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Jaíny Silva Terra - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIVIA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA CAMILO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 22/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA CAMILO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/06/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • ALESSANDRO TEODORO BRUZI - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANA PAULA COELHO SILVA - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETÍCIA SILVA FERREIRA - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES - Início: 11/02/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIDIA GORIA VIANA - Início: 16/02/2024 - Término: 16/04/2024 - Vínculo: Inativo
  • LIDIA GORIA VIANA - Início: 16/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
02/03/202102/03/202227/01/2021 - 10:31:5211/05/2021 - 07:55:20
02/03/202202/03/202308/02/2023 - 10:42:4007/03/2023 - 09:43:30
02/03/202402/03/202505/02/2024 - 15:13:07Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO

Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

E-mail Institucional: pryscilladuarte[em]ufla.br

E-mail Alternativo: pryscilladuarte[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/02/2020 - 17:05:11

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 12/02/2020 - 17:15:22

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2020 - 11:19:53

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO: De 10/02/2020 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
24/11/2022 - 19:00:17A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)
24/11/2022 - 19:03:28A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)

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