UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 072

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: INCLUSÃO SOCIAL – APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O presente projeto é baseado em um programa em execução no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS, o qual o autor desse projeto foi coordenador entre 2018 e 2019. Parte-se do pressuposto de que o aluno com deficiência usuário da APAE, com raras exceções, não possui convívio com outras pessoas e atividades além dos muros da APAE e do lar, de modo que a rotina desse usuário é baseada entre ida para a instituição e volta para a casa. Na grande maioria dos casos, a pessoa com deficiência é extremamente capaz da realização de atividades básicas, que, por paradigma da sociedade, são impedidas de realizar, levando a um sentimento de incapacidade que a induz a uma reclusão cada vez mais severa. Na contra mão do exposto, o presente projeto tem por objetivo propiciar a integração dos usuários da APAE do município de Lavras, por meio de atividades práticas no setor de Olericultura e do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da UFLA, CDTT, como semeadura e produção de mudas de hortaliças, tratos culturais como capina manual, irrigação, colheita, classificação, limpeza, embalagem, etc., com potencial de expansão para outros setores da universidade. Neste sentido, um grupo pré-selecionado de alunos usuários da APAE de Lavras virão, por meio de transporte fornecido pela instituição, até o setor de Olericultura e no CDTT do DAG UFLA e, futuramente, em outros setores, com a finalidade de participar de duas horas de atividades práticas semanais, sob supervisão dos funcionários da APAE, do coordenador do projeto e de técnicos do setor. Com a implementação do proposto no campus da UFLA, espera-se que ocorra a inclusão dos alunos usuários nos projetos, que pode resultar em uma melhoria da qualidade de vida dos mesmos, bem como atender a uma demanda da comunidade. É esperado ainda, conforme casos de sucessos do IFSULDEMINAS, que alguns usuários possam ser inseridos no mercado de trabalho em função de melhorias no convívio, na coordenação motora, na independência, nas noções de responsabilidades, direitos e deveres.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: APAE Lavras e IFSULDEMINAS

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Setor de Olericultura e Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia do Departamento de Agricultura da UFLA.

Data de Início: 05/10/2020

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa: O crescimento pessoal, a valorização do trabalho, a capacidade de se sentir viável, o preparo técnico e pessoal para o mercado de trabalho, etc., são consequências do envolvimento dos usuários da APAE com atividades práticas disponibilizadas por um projeto modelo, que, atualmente, se transformou em um PROGRAMA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS, o qual o proponente foi coordenador entre 2018 e 2019, quando trabalhava naquela instituição. Na modalidade de programa, há agora a possibilidade de angariar recursos, ministrar cursos, oficinas, etc., sendo um pleno caso de sucesso na extensão universitária.No entanto, com a aprovação do coordenador das ações no Campus Inconfidentes em um concurso na Universidade Federal de Lavras em março de 2019, a coordenação foi transferida para outro coordenador. Porém, devido ao sucesso do projeto, agora programa, foi lançada a ideia da expansão de sua ideia em nível universitário, utilizando a experiência e colaboração dos membros do IFSULDEMINAS na implantação do mesmo na UFLA.Neste sentido, a ideia do projeto está sendo estendida, sob adaptações necessárias, para a cidade de Lavras. No momento, uma conversa inicial e um convite já foram feitos com a diretora da APAE de Lavras, Ellen Mirian Lopes Carvalho, com o objetivo de iniciar as atividades no campus universitário. Na UFLA, o objetivo é atender a princípio alunos da APAE de Lavras, com possibilidade de expansão a cidades circunvizinhas como Perdões, Nepomuceno, Itumirim, etc.

Caracterização dos Beneficiários: Pais e alunos usuários da APAE Lavras.

Objetivos: Proporcionar contato com a natureza, despertar o interesse e o respeito pelo meio ambiente e motivar o envolvimento em tarefas de longo prazo, considerando que o cultivo da terra faz parte da experiência dos alunos, além de ser uma atividade de trabalho integradora. O objetivo primordial é o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição permanente de conhecimentos e habilidades, a formação de atitudes, a apreensão do saber técnico, a mobilização das potencialidades individuais para a tomada de decisões e, consequentemente, propiciar a oportunidade de vivenciar o papel de agente criador e transformador que, muitas vezes, se perde no processo do adoecimento.

Metas:

- A cada ano, treinar ao menos oito alunos usuários da APAE quanto às habilidades físicas motoras, de concentração, intelectual e no quesito de trabalho.
- A cada ano, iserir ao menos um aluno usuário da APAE no mercado de trabalho.
- Inserir, a cada ano, ao menos cinco alunos da UFLA na convivência com a pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Fundamentação Teórica: As raízes da "deficiência" são marcadas por rejeição e preconceito. Ao longo do tempo, famílias são empenhadas em buscar soluções para que os deficientes alcancem condições de inclusão, com direitos de qualquer outro cidadão. Surgiram então as associações capazes de assistir as pessoas com deficiência. Convivendo com um Estado desapercebido, tinham a missão de educar, suprir necessidades e lutar por direitos, na perspectiva da inclusão. Essa mobilização contou com apoio de profissionais que empreenderam estudos e pesquisas, buscaram informações no exterior com pessoas de outras nacionalidades que também sofriam uma imposição que tendia a aniquilar os "descapacitados". No Brasil, essa mobilização começou a prestar serviços de educação, saúde e assistência social, em locais denominados como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos dos deficientes, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas, organizadas em mais de duas mil unidades em todo o Brasil. A mobilização em torno da pessoa com deficiência, impulsionada pela Declaração dos Direitos Humanos, que culminou na criação das Apae’s, convencionou-se a tratá-la como o "Movimento Apaeano", que é uma rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. O Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País. 18,60% foram declaradas pessoas com deficiencia visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental. Deste total, apenas 1% está no mercado de trabalho, o que sugere uma ineficiência do sistema para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas que mostra um imenso terreno para ações que visem o trabalho de inclusão. Partindo da concepção de que todos são capazes de aprender, o estímulo e a garantia da elevação do nível de escolaridade dos educandos e a maximização de suas potencialidades, possibilitam seu desenvolvimento pessoal e a inclusão. Assim, amplia oportunidades no mundo de trabalho para que possam ser desenvolvidas por alianças estratégicas acordadas em parcerias e interfaces interinstitucionais, o que é indispensável à garantia de oportunidades e permanência no trabalho para as pessoas com deficiência.

Metodologia: É essencial não perder de vista o objetivo primeiro das APAE’S, que é a formação integral e integrada da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.Diante disso, deve-se considerar que apesar de o processo de capacitação dos educandos acontecer por meio de atividades laborais, não tem como objetivo eminente profissionalizá-los, mas sim prepará-los para serem independentes e autônomos em sua vida cotidiana.Inicialmente, no IFSULDEMINAS o projeto foi cadastrado como Oficina de Formação para o Trabalho que objetivava o desenvolvimento humano laboral, possibilitando que o indivíduo exercesse a habilidade em qualquer situação de trabalho. O educando deve aprender a identificar, discriminar e utilizar distintas ferramentas para realizar operações laborais polivalentes que lhe permitam, progressivamente, aumentar o domínio sobre os instrumentos de trabalho usuais nas diversas oficinas oferecidas pela APAE.Da mesma forma, na Universidade Federal de Lavras o projeto terá como objetivo o atendimento dos alunos usuários das APAE’s da cidade de Lavras com possibilidade de expansão a outras cidades. Após triagem inicial feita pela própria APAE, os alunos serão recepcionados no Setor de Olericultura e no CDTT do Departamento de Agricultura da UFLA – DAG, onde permanecerão por um período de duas horas semanais, atuando em atividades supervisionadas como semeadura para produção de mudas de hortaliças, transplante de mudas para canteiros, colheita de hortaliças, limpeza e manutenção de ambiente de cultivo, preparo de composto orgânico, tratos culturais diversos, etc. Com o constante cultivo de hortaliças, é esperado que o volume produzido no setor de Olericultura e no CDTT aumente, de modo que o resíduo seja comercializado com fins de arrecadar fundos para a manutenção do projeto, como compra de insumos para execução do mesmo. Posteriormente, poderá ocorrer a adesão de outros setores do DAG, bem como de outros departamentos da UFLA. O transporte dos alunos até o Campus Universitário será de responsabilidade das unidades atendidas. É esperado que alguns alunos, quando já trabalhados nessa primeira etapa, possam ser promovidos para uma etapa de qualificação profissional quando essa for oferecida, visto que os mesmos podem apresentar significativa evolução nas habilidades trabalhadas anteriormente no projeto.

Impactos na Formação Discente: Os discentes da UFLA, tanto de graduação quanto de pós, estarão dietamente envolvidos com a execução do projeto. Além das melhorias das capacidades cognitivas e motoras dos beneficiários, os discentes a UFLA também evoluem em cidadania extensionista, aprendendo sobre o papel da Universidade em melhorar a qualidade de vida à pessoa com deficiência múltipla e intelectual.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Por meio de técnicas aplicadas em aulas práticas relacionadas à Olericultura, atreladas a projetos de pesquisa, será possível fazer extensão por meio da inclusão de alunos da APAE em atividades práticas semanais, dentro do ambiente universitário.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Trazer o usuário da APAE para dentro do domínio universitário é de grande valia e impacto. A maioria dos usuários tem a rotina resumida em "casa - APAE" e "APAE - casa". Quando adentram a universidade para execução de tarefas nos setores, tem-se um ganho ímpar de qualidade de vida, uma vez que o usuário passa a enxergar sua capacidade de trablho, podendo ser treinado e inserido no mercado de trabalho.

Resultados Esperados: Proporcionar hábitos e atitudes para o trabalho como: pontualidade, continuidade, compromisso, responsabilidade e cooperação;- Trabalhar aspectos referentes ao autocuidado (higiene pessoal e ambiental) e automanutenção (alimentação e vestuário);- Propiciar a reconstrução da cidadania - Direitos e Deveres, e noções de saúde e segurança no trabalho;- Possibilitar continuidade de crescimento individual aumentando o nível de autonomia e independência;- Fortalecer a autoestima e a autoconfiança;- Reinserção social dos alunos;- Trabalhar conceitos e regras;- Propiciar a convivência, a ampliação do relacionamento social e a formação profissional;- Favorecer ao indivíduo a oportunidade de vivenciar o papel de agente criador e transformador;- Estimular, por meio do conhecimento de horticultura, o interesse pelo manuseio das plantas e o cuidado com o meio ambiente;- Visar o desenvolvimento integral dos aspectos físicos, psicológicos, cognitivo, vocacional e social;- Desenvolver habilidades manuais e coordenação motora global;- Desenvolver aptidão para o uso das ferramentas adequadas para cada procedimento com a orientação de profissional qualificado, quando possível, visando melhoria de suas condições psicomotoras, uso e conservação do solo, noções de tempo, clima, umidade, fertilização e quantidade;- Estimular a criatividade, por meio de ações que despertem a atenção para plantas e flores;- Adquirir noções de espaço, tempo, quantidade, preço, pesos e medidas;- Usar produtos para o consumo dos alunos e a comercialização do resíduo;- Promover a integração da família e da comunidade junto ao aluno nas atividades para o trabalho;- Criar hábitos de higiene e limpeza dos alunos com relação a si e aos materiais utilizados na horta e outros setores e estimular o uso de luvas, aventais, ferramentas e acessórios.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Relatórios semanais das atividades desenvolvidas nos setores.

Cronograma:

Planejamento da retomada das atividades: outubro a dezembro de 2020.
Triagem dos alunos: Janeiro de 2021.
Início das atividades: Fevereiro de 2021.
Elaboração de relatórios: constante.
Reuniões periódicas de autoavaliação: trimestral.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • RAYANI MACIEL DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/05/2023 - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • VALTER CARVALHO DE ANDRADE JUNIOR - Início: 05/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUCIANE VILELA RESENDE - Início: 05/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SEBASTIAO MARCIO DE AZEVEDO - Início: 05/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOSE EDUARDO BRASIL PEREIRA PINTO - Início: 01/04/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SUZAN KELLY VILELA BERTOLUCCI - Início: 01/04/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • GIULIANA RAYANE BARBOSA DUARTE - Início: 05/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • STEFANY MARTINS DA SILVA LINO - Início: 05/10/2020 - Término: 19/06/2023 - Vínculo: Inativo
  • STEFANY MARTINS DA SILVA LINO - Início: 02/01/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GIULIA NAYARA DUARTE - Início: 01/04/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • SYLMARA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 05/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SYNARA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 05/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LISSA IZABEL FERREIRA DE ANDRADE - Tipo: Voluntário - Início: 23/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JANDEILSON PEREIRA DOS SANTOS - Tipo: Voluntário - Início: 23/03/2022 - Término: 30/12/2022 - Vínculo: Inativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
06/10/202331/12/202615/07/2023 - 15:06:51Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CLEITON LOURENCO DE OLIVEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

E-mail Institucional: cleiton.oliveira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: cleiton_agro[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/10/2020 - 10:09:04

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/10/2020 - 08:20:22

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/10/2020 - 14:24:43

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CLEITON LOURENCO DE OLIVEIRA: De 05/10/2020 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos