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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 140/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Filosofar infâncias: experiências filosóficas com crianças do Nedi

Programa de Extensão: FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS

Resumo da Proposta: Este projeto visa articular Infância, Filosofia e Educação através de uma proposta de filosofia com as crianças atendidas pelo Núcleo de Educação da Infância em que estas possam se expressar através da produção de artesanatos. Busca-se contribuir com a qualidade da Educação Infantil a partir de debates teóricos, planejamentos colaborativos e relatos de experiências. As produções artesanais e os pensamentos das crianças serão apresentados à comunidade em uma exposição no “Primeiro Círculo de Pensamento: Filosofia e Infância fazem arte no Nedi?”. Os resultados desses lastros formativos serão apresentados internamente para o grupo e à comunidade científico-pedagógica via publicações e eventos.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: .

Número Estimado de Participantes: 200

Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância - Nedi

Data de Início: 01/06/2021

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: A Filosofia é um campo do conhecimento que estuda o pensamento de forma abstrata, crítica, conceitual e problematizadora, sendo assim, considerado muito intangível para uma proposta na Educação Infantil. Contudo, vêm conquistando importante espaço em estudos e diálogos no âmbito educacional por oportunizar experiências que estimulam o pensamento de crianças de diferentes faixas etárias nos mais diversos níveis de escolaridade. A Filosofia é uma possibilidade para modificar os currículos e cotidianos de nossas instituições educacionais, que em sua maioria são permeados de competitividade, automatismos e acriticidade. Dessa forma, a Filosofia contribui na construção de experiências educativas mais críticas, sensíveis, reflexivas e criativas para o desenvolvimento de crianças pensantes, pois estimula o pensamento através de cada pergunta investida no cotidiano educativo, impulsionando a investigação, a ampliação do repertório de leituras de mundo e a possibilidade de (re)construção de conhecimentos. Assim, relacionar a Filosofia à Educação e à Infância se faz importante para que seja compreendida como uma experiência de reflexão, de estímulo ao pensamento crítico, ao questionamento e à criatividade em que as vozes, expressões e produções das crianças possam ser ouvidas, respeitadas e valorizadas. Logo, ampliar a possibilidade para que os pequenos vejam o mundo de múltiplas formas desde cedo, ao participar de experiências filosóficas podem transformar a si mesmos enquanto pensam e, consequentemente, o modo como veem e agem no e com o mundo.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários serão as crianças matriculadas no Nedi e suas famílias, as professoras e estagiárias que atuam no Nedi, como também professoras da rede pública de Lavras e os estudantes de graduação envolvidos com o projeto.

Objetivos: Este projeto extensionista tem como objetivo geral proporcionar às crianças e suas famílias, matriculadas no Núcleo de Educação da Infância (Nedi), experiências filosóficas, de modo que as crianças possam se expressar através da produção de artesanatos, inspirados em artistas e em artesãos da comunidade mineira. Como objetivos específicos temos: oportunizar um processo contínuo e colaborativo de formação aos estudantes da graduação, às famílias das crianças matriculadas no Nedi, e às/aos docentes da rede pública de Lavras; Socializar as produções artesanais e os pensamentos das crianças em uma exposição no “Primeiro Círculo de Pensamento: Filosofia e Infância fazem arte no Nedi?”. É também intuito desse projeto, produzir um artigo científico sobre a proposta desenvolvida para a socialização no meio acadêmico.

Metas:

O presente projeto tem como metas:
- Organizar um grupo de estudos sobre Filosofia com Crianças com os bolsistas, professoras e estagiárias do Nedi e demais pessoas da comunidade interessadas no tema;
- Organizar círculos do pensamento com crianças e famílias atendidas pelo Nedi;
- Articular teoria e prática envolvendo o tema da Filosofia com Crianças;
- Valorizar artistas/artesãos da comunidade mineira;
- Organizar uma exposição com as produções e pensamentos das crianças;
- Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças;
- Contribuir com o processo de formação iniciada e continuada;
- Contribuir para a articulação entre Educação, Filosofia e Infâncias.

Fundamentação Teórica:

“Crianças e filósofos têm em comum a capacidade de
maravilharem-se, de fazerem-se perguntas,
de interrogarem-se sobre o óbvio”.

ANGÉLICA SÁTIRO E IRENE DE PUIG

Relacionar Educação, Filosofia e Crianças foi o mote para o educador e filósofo estadunidense, Matthew Lipman, nos anos de 1960, elaborar o programa de ensino conhecido como “Filosofia para Crianças”. Programa esse que Angélica Sátiro e Irene de Puig (1999) refletem e debatem acerca da relação entre Filosofia e Educação Infantil, ao afirmarem que as crianças e os filósofos possuem especificidades pensantes em comum.
Essa premissa foi o incentivo para Lipmam. Este considerava que Filosofia e crianças poderiam caminhar de mãos dadas, uma vez que as crianças pensam abstratamente desde a mais tenra idade. E isso instigou o educador e o filósofo a incluir a Filosofia na Educação Infantil como uma possibilidade para ajudar as crianças a melhorarem a sua habilidade de pensar. Como nos contam Walter Koham e Ana Míriam Wuensch:
"[...] Parece haver algo na filosofia que rejeita qualquer tentativa de apropriar-se dela. Afirmando-se pelo pensamento, a filosofia antes abre do que fecha portas. Matthew Lipman sabe disso. Incomodava-lhe o modo como os filósofos tinham sistematicamente fechado suas portas para as crianças. Considerou este impedimento insensível e injusto. Lançou a ideia de que as crianças podem e merecem ter acesso à filosofia. Não apenas lançou uma ideia, mas criou uma instituição e desenvolveu materiais e metodologia para que esta ideia fosse uma realidade" (KOHAN; WUENSCH, 1998, p. 13).
A metodologia do programa criado por Lipmam objetivava conscientizar os educadores de que a sala de aula tradicional deveria ser transformada em uma comunidade de investigação, para tanto, as crianças deveriam participar ativamente de discussões, estabelecendo relações dialógicas de ensino filosófico para adquirir, cada vez mais, “um pensar crítico, criativo, ético e político” (SOUZA, 2013, p. 02). Nesse sentido, esse programa, ganhou importante repercussão nos Estados Unidos da América, expandindo-se para os demais países.
Dessa forma, o filósofo, pesquisador e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Walter Kohan, foi estudante de Lipmam, reconhecendo a importância do programa “Filosofia para crianças”, apontou alguns desafios para pensar tal proposta em seus aspectos institucionais, teóricos e metodológicos, sinalizando algumas modificações no programa original. Kohan sentia-se incomodado com a forma organizacional do programa, visto que era voltado para escolas privadas. Concentrou-se, assim, seus trabalhos em uma proposta para a escola pública, através do projeto “Filosofia com crianças”, ampliando a proposta original de Lipmam, defendendo a ideia de que seu projeto de composição de uma experiência filosófica é junto às crianças, em interação com elas, e não é algo desenvolvido para elas. Para Kohan (1999, p. 71):
"A filosofia não se aplica. Se pratica, se vive, se tem uma experiência dela. Para isso, não pode haver receitas, manuais ou fórmulas prontas, mas sim a própria filosofia, suas perguntas, e seus métodos desenvolvidos ao longo de sua história. A prática da filosofia com crianças – referindo-se ou não ao dispositivo particular de textos e métodos que Lipman propõe para ela – está dando lugar a filosofias e será provavelmente o veículo para o surgimento de filosofias das crianças".
Nessa perspectiva, Kohan com seu projeto de “Filosofia com crianças” aproxima filosofia e criança em uma relação horizontal e multidimensional. Esse projeto busca proporcionar às crianças momentos de reflexão e (re)construção de um pensamento mais consciente, crítico e criativo, por meio da Filosofia, no mundo onde vivem.
Logo, filosofar com crianças não é ensinar a história da Filosofia. Filosofar com crianças é proporcionar que a Filosofia seja uma experiência. Portanto, podemos possibilitar que o ambiente educacional possa se transformar em espaços de reflexão convidativos para que as crianças possam filosofar, se autotransformar e estimular a transformação ao seu redor. Assim, é importante pensarmos a Infância como um tempo único e singular, que carece de interações e reflexões proporcionadas pelas experiências filosóficas e que exige o reconhecimento de suas vozes, de suas produções, de seus pensares.

Metodologia: A composição metodológica assumida para o desenvolvimento do presente projeto entrecruza o referencial teórico-metodológico da pesquisa participante ao referencial teórico-metodológico do projeto de Filosofia com Crianças desenvolvido por Walter Kohan. Para tanto, será pautada pela proposição colaborativa entre professora coordenadora, estudantes de graduação e demais professoras e estagiárias, de experiências filosóficas com as crianças de três a cinco anos, matriculadas no Nedi. De acordo com Carlos Brandão (2007), a pesquisa participante deve ser pensada como um processo dinâmico de ação social comunitária realizada junto com e a serviço da comunidade, aspirando, assim, a participação de processos mais amplos e contínuos para a construção progressiva de saberes partilhados, abrangentes e sensíveis. A metodologia de Kohan propõe os seguintes momentos para composição de uma experiência de pensamento: “disposição inicial” (atividade prévia ao trabalho textual), “vivência (leitura) de um texto”, “problematização do texto” (levantamento de temas e/ou questões), “escolha de temas/discussões” (buscando focar o problema ao qual se pretende direcionar a discussão), “diálogo” (troca de ideias e argumentos) e “para continuar pensando” (atividade posterior à discussão, coletiva ou individual, destacando ou retomando alguma dimensão da experiência). Dessa forma, para a atividade de síntese, será proposto a produção de artesanatos (inspirados em artistas e artesãos mineiros) a partir da contação, cantação ou mediação de histórias e posterior discussão filosófica. Com essa perspectiva, para o desenvolvimento do projeto serão organizados: momentos de formação para o aprofundamento e reflexão sobre a proposta de “Filosofia com Crianças”, envolvendo os participantes do projeto, bem como docentes e demais graduandos interessados no tema, reuniões entre estudantes de graduação e professora coordenadora do projeto para a estruturação das experiências filosóficas, encontros dos discentes participantes do projeto com os grupos de crianças da Educação Infantil e reuniões bimestrais para apresentação, discussão, avaliação e reestruturação da proposta. Portanto, a avaliação será processual e terá como instrumento notas/diários de campo escritos pelos discentes participantes do projeto, círculos dialógicos para a análise das experiências filosóficas com as crianças, além de entrevistas dialógicas e/ou questionários envolvendo toda a comunidade envolvida. A socialização do projeto se dará por meio de publicação no site e nas redes sociais do Nedi, nos veículos de comunicação da UFLA, através da Diretoria de Comunicação (Dcom), por meio de uma exposição das produções artesanais e pensantes das crianças e, sobretudo, por meio de eventos acadêmicos.

Impactos na Formação Discente: As propostas deste projeto contribuirão para o desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo Nedi, impactando seus modos de pensar, interagir e brincar. Na formação das/dos estudantes de graduação envolvidos, o projeto contribuirá para que possam relacionar teoria e prática, compreendendo as especificidades das crianças e suas infâncias para construírem práticas emancipadoras que valorizem o pensar das crianças e oportunizem o protagonismo infantil.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações do projeto assumem o tripé ensino, pesquisa e extensão por estar vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil (Nepi) que, dentre outras ações, estuda e investiga questões com o propósito de (re)construir o quefazer pedagógico e os anseios da realidade educativa da instituição de Educação Infantil. Como o Nedi é uma instituição da universidade federal, as possibilidades do tripé acadêmico se ampliam, por ser um espaço potente de experiências, práticas, relações, interações, estudos, problematizações e investigações. Além disso, o projeto busca proporcionar a interação entre a Filosofia, a Educação e a Infância em forma de práxis investigativa na instituição de Educação Infantil, dada a atuação colaborativa de docentes e estudantes participantes do projeto junto às crianças e seus familiares. Logo, as reflexões fundamentadas pelos referenciais teóricos, metodológicos, filosóficos e científicos proporcionam (re)pensar o cotidiano do fazer docente com as crianças e para/com a comunidade (professores dos cursos de graduação, professores da educação básica, discentes, crianças e seus familiares). Logo, este projeto poderá propiciar encontros, ecoar e comunicar de forma construtiva a experiência de pensamento de diferentes sujeitos sociais, contribuindo com o processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, com a formação de estudantes de graduação, com o protagonismo infantil, com a investigação e produção de conhecimentos para o campo da Infância, da Filosofia e da Educação.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: As propostas do projeto extensionista visa articular crianças e suas famílias estimulando o filosofar e o fazer artesanatos almejando a autotransformação e transformação da sociedade. O impacto social será em relação à valorização das produções e pensamentos das crianças, assim como à valorização de artistas/artesãos mineiros. Além disso, impactará para a melhoria da qualidade da Educação Infantil.

Resultados Esperados: Contribuir para a melhoria da educação básica na etapa da Educação Infantil; Propiciar estudos teórico-metodológicos que subsidiem a prática pedagógica de docentes nas instituições de Educação Infantil; Promover o diálogo entre discentes, docentes, a comunidade escolar local e a UFLA; Fomentar o estudo de questões relacionadas à Educação, Filosofia e Infância; Desenvolver projetos, grupos de estudos, círculos de pensamento e unidades didáticas da Filosofia com Crianças, tanto para os/as docentes em formação inicial e continuada, quanto para as famílias das crianças do Nedi; Contribuir com o processo formativo dos discentes de graduação envolvidos no projeto, a fim de que construa competências e saberes necessários à sua formação e prática profissional; Fazer com que a comunidade escolar reconheça a importância das experiências filosóficas para o desenvolvimento integral das crianças; Desenvolver a criatividade, as experiências que atravessam o pensar, o resgate de elementos da infância, a valorização da arte e do artesanato mineiro através da produção de artesanatos pelas crianças com materiais alternativos; Valorizar e socializar a produção infantil; Produzir material científico que contribua para reflexão e o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e extensão sobre a Filosofia com Crianças no contexto da Educação Infantil.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Organização de Grupo de Estudos sobre Filosofia com Crianças;
Planejamento das ações com cada um dos grupos de crianças que compõem a Educação Infantil do Nedi;
Desenvolvimento das ações com as crianças e as famílias;
Avaliação das atividades desenvolvidas;
Organização de evento para apresentar pensamentos e artesanatos das crianças;
Produção de artigo científico;
Divulgação do trabalho em eventos científicos internos e externos à UFLA.

Cronograma: Ano de 2021: Maio/Junho – Seleção dos bolsistas – estudantes de graduação da licenciatura em Pedagogia, em Letras e em Filosofia interessados na temática Filosofia com Crianças na Educação Infantil. Encontros para a organização das ações e planejamento do projeto de modo amplo. Junho – Grupo de estudos para aprofundamento do tema. Preparação de estratégias de comunicação entre as famílias e a escola. Primeira reunião com as famílias, coordenadora do projeto e discentes para apresentação do projeto. Produção de vídeos e/ou podcasts com foco na apresentação dos participantes. Planejamento das ações com cada um dos grupos de crianças que compõem a Educação Infantil do Nedi. Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas e organização das próximas ações. Junho/Julho/Agosto - Seleção do material para as experiências filosóficas e para o desenvolvimento dos artesanatos. Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas no trimestre e ajustes (se necessários). Setembro/Outubro/Novembro/Dezembro – Organização e realização do “Primeiro Círculo de Pensamento: Filosofia e Infância fazem arte no Nedi?” (com contação de história, apresentação artística, exposição de fotos e das produções das crianças). Ano de 2022: Janeiro/Fevereiro/Março/Abril/Maio – Produção de artigo científico. Sistematização das ações desenvolvidas no ano anterior para avaliação e reestruturação do projeto (se necessário).

Descrição Resumida: O projeto é uma proposta de Filosofia Com as Crianças em que estas possam se expressar através da produção de artesanatos. Visa propiciar encontros, ecoar e comunicar de forma construtiva a experiência de pensamento de diferentes sujeitos sociais, contribuindo com o processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, com a formação de estudantes de graduação, com o protagonismo infantil, com a investigação e produção de conhecimentos para o campo da Infância, da Filosofia e da Educação.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • DEBORA IZABEL DE CARVALHO ALVARENGA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • FELIPE REIS OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 16/06/2023 - Vínculo: Inativo
  • LIVIA DE SEIXAS MARCOLINO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • SAMANTA AFFA FERREIRA NARCISO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SAMANTA AFFA FERREIRA NARCISO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Samely Cristina dos Santos - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Samely Cristina dos Santos - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 23/03/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANA PAULA COELHO SILVA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETÍCIA SILVA FERREIRA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO - Início: 01/11/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIVANIA MARIA VALERIO HONORIO - Início: 01/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIDIA GORIA VIANA - Início: 01/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ERICA ALVES BARBOSA - Início: 04/04/2024 - Término: 04/04/2024 - Vínculo: Inativo
  • ERICA DOS SANTOS FLAUSINO - Início: 04/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 26/08/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Cristiane Fatima Silveira - Início: 14/10/2021 - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Ativo
  • André José dos Santos - Início: 14/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Juliana Azi Martins Achá - Início: 01/02/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Sônia Mara de Carvalho Silva - Início: 15/03/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Ativo
  • Paula Ribeiro - Início: 15/03/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Ativo
  • Rosilene Maria da Silva Gaio - Início: 15/03/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Ativo
  • Leilaine Beatriz Garcia - Início: 17/03/2022 - Término: 31/07/2023 - Vínculo: Ativo
  • Nandara Kelly de Souza Baltar - Início: 23/03/2022 - Término: 31/07/2022 - Vínculo: Ativo
  • Henrique Resende Corrêa - Início: 06/04/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Alessandra dos Santos Leandro - Início: 26/04/2022 - Término: 08/03/2023 - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
02/06/202231/12/202415/06/2023 - 09:41:3326/08/2024 - 11:02:01

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO

Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

E-mail Institucional: cristiane.botelho[em]ufla.br

E-mail Alternativo: cristianepbotelho[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 24/05/2021 - 18:16:20

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 15/09/2021 - 11:41:12

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 17/09/2021 - 09:59:00

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES: De 24/05/2021 a 01/06/2022.
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES: De 29/08/2022 a 26/08/2024.
  • CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO: De 26/08/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
15/09/2021 - 11:39:39Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (ANA PAULA COELHO SILVA)
15/09/2021 - 11:41:12Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (ANA PAULA COELHO SILVA)
17/09/2021 - 09:59:00Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)
29/08/2022 - 14:21:02A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos