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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 58/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto de Extensão do Laboratório Corpo, Cultura e Educação - PAIDEIA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto de pesquisa com interface em extensão visa promover um espaço de estudos interdisciplinares sobre a formação cultural de estudantes da licenciatura da Universidade Federal de Lavras UFLA aqui denominado PAIDEIA LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE CORPO, CULTURA E EDUCAÇÃO. Ao reunir docentes de diferentes departamentos e discentes de vários cursos de licenciaturas da FLA em torno de obras clássicas e pesquisas recentes sobre o pensamento, o discurso científico e o cotidiano das escolas, o projeto busca criar um ambiente favorável para encontros regulares para o estudo e o desenvolvimento de pesquisas teóricas e empíricas

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: As parcerias ainda não foram formalizadas.

Número Estimado de Participantes: 25

Locais de Realização: PAIDEIA - LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE CORPO, CULTURA E EDUCAÇÃO - DEF/UFLA

Data de Início: 04/08/2022

Data de Término: 04/08/2025

Justificativa:

O projeto pretende discutir a precária formação teórica e cultural dos licenciandos, bem como, busca assumir formas
que ajudem a superar:
- A despolitização do ato educativo, bem como a sua redução a cumprimento de normativas e tarefas governadas por
uma lógica tecnicista, burocrática e instrumental;
- A baixa autoestima de alunos da licenciatura, produzida num contexto social que, apesar das políticas de expansão
destes cursos na Universidade e das propagandas televisivas enaltecedoras da figura docente, ainda valoriza os
bacharelados e as profissões liberais;
- A descontinuidade de relações, cada vez mais velozes e superficiais, com os conteúdos, com as pessoas, com os
lugares que se vive dentro da Universidade e das escolas, as quais acabam por deseducar o exercício da concentração
seja sobre as imagens, seja sobre os textos que precisam ser compreendidos e refletidos para a vida e não
simplesmente para as provas e avaliações;
- A insuficiência de espaços na organização curricular dos cursos de licenciatura para o estudo da cultura
contemporânea, da tecnologia e dos artefatos culturais nela produzidos, especialmente do cinema e da literatura,
capazes de permitir ao professor uma melhor compreensão do tempo e do espaço social em que vive e atua;
- A desconsideração das virtualidades educativas de outros tempos e espaços de formação, bem como a desconsideração das cidades como espaço-tempo formativo e campo de disputa por direitos sociais.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes das Licenciaturas e demais cursos que se interessam pela temática sobre Corpo, Cultura e Educação.

Objetivos:

- Conceber processos de formação docente que considerem os sujeitos cujos pertencimentos de gênero, raça, classe
social, orientação sexual, entre outras produzem e são produzidas em relações assimétricas de poder;
- Politizar os olhares dos licenciandos sobre a educação e a sociedade contemporânea: pilares indispensáveis de uma
formação de professores com outra perspectiva ética e estética;
- Contribuir para o aumento da autoestima dos estudantes de licenciatura como estudantes e futuros professorespesquisadores na área de educação;
- Propiciar estudos teóricos continuados que se contraponham a rotatividade veloz de relacionamento com os
conhecimentos;
- Incitar os estudantes ao reconhecimento de suas próprias dificuldades por meio da análise de suas próprias ações,
filmadas ou não e, sobretudo ao desenvolvimento de pesquisas que também signifiquem a aprendizagem e a
construção de seus próprios conhecimentos;
- Fomentar a leitura de textos, de imagens em grupo de estudos, e sobretudo um clima que permita a expressão da
dúvida, a discussão das interpretações, a construção coletiva do conhecimento, capaz de produzir sujeitos seguros e
por isso mesmo, corajosos o bastante para se colocarem em questão;
- Desencadear novas pesquisas que utilizem metodologia da autoscopia em diferentes níveis de ensino e áreas do
conhecimento; A autoscopia é uma técnica de formação que se vale de videogravação de ações de um ou mais
sujeitos, numa dada situação, visando a posterior autoanálise delas. Em sua especificidade, essa metodologia supõe
dois momentos essenciais: a videogravação propriamente dita da situação a ser analisada e as sessões coletivas de
análise;
- Elaborar um material para publicação referente às experiências de formação cultural e as proposições metodológicas
focalizadas.

Metas:

- Consolidar uma formação docente que considere as virtualidades do espaço urbano como potencialmente educativas.Espaço este construído nas tensas relações entre o público e o privado, bem como entre o lugar de cidadão em oposição ao lugar de mero consumidor;
- Promover o diálogo entre estudantes/ professores da Universidade e a comunidade escolar local;
- Cultivar espaços nos cursos de licenciatura que vão além da perspectiva disciplinar e ao mesmo tempo,
dialeticamente, reconheçam a importância dessa perspectiva;
- Divulgar dados e análises inéditas para toda comunidade escolar da universidade sobre as possíveis transformações
das estratégias pedagógicas envolvendo a formação de professores no Ensino Superior;
- Ampliar projetos de extensão veiculados pela Universidade Federal de Lavras envolvendo essa inovadora abordagem
metodológica interdisciplinar;

Fundamentação Teórica:

Seu escopo está fundamentado no pensamento de autores da assim chamada Teoria Crítica da Sociedade, em especial de T. Adorno, M. Horkheimer e C. Türcke. Como filósofos que buscam compreender a realidade como uma produção histórica e social, reunindo tanto a tradição filosófica expressa por Marx e Engels como a manifesta por Sigmund Freud, Adorno e Horkheimer construíram as bases para o pensamento crítico de C. Türcke e oferecem subsídios para analisar e interpretar como a experiência estética pode na sociedade contemporânea contribuir para conscientização de mecanismos subjetivos reproduzidos nos cursos de formação de professores e que reproduzem a lógica concorrencial e destrutiva do modo de produção capitalista.
Portanto, além desses, a fundamentação teórica contará com o pensamento de Walter Benjamin (1893-1940) e Richard Sennett (1943-) e também com as reflexões de outros autores mais recentes.

Metodologia:

A pesquisa a ser realizada é de cunho qualitativo em interface com a extensão para a obtenção de dados teóricos e
empíricos. Destinada a resgatar elementos da cultura corporal de uma população, será organizada e desenvolvida com buscas de materiais bibliográficos como os arquivos do município, livros e periódicos; com o recolhimento de relatos orais, gravados e transcritos de entre os moradoras das cidades investigadas e, ainda com o registro de imagens fotográficas e filmagens dos locais apontados nos relatos e nos materiais bibliográficos.

Impactos na Formação Discente: Como um projeto com interface com a extensão, os participantes serão beneficiados com encontros e análises individuais e coletivas sobre cada uma das obras estudadas, bem como conhecerão os processos envolvidos com a formação cultural.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto reúne licenciandos, mestrandos, professores já formados e outros profissionais interessados na temática proposta, e sua perspectiva é a de que todos os participantes sejam ao mesmo tempo responsáveis pelo processo de construção e expressão dos conhecimentos. Nesse sentido, o olhar crítico, próprio da postura acadêmica conduzirá as questões que serão feitas em meio as leituras dos textos, as quais tendem a formar o corpus de futuras dissertações, projetos de intervenção e elaboração de artigos e resenhas, que serão publicadas em eventos de divulgação.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A escassez de experiências formativas que ultrapassam a configuração da sala de aula, que permitam aos professores e a universidade se experimentarem como aqueles que aprendem e aos alunos e escolas como aqueles que ensinam, que permitam o desenvolvimento de leituras e escritas em grupo, de ouvir o outro, de se voltar com apreço ao que ele diz, com a disposição de estabelecer nexos entre o que outros dizem e o que o eu diz.

Resultados Esperados: Espera-se que os participantes do projeto consigam se desfazer dos rígidos esquemas de percepção do mundo produzidos que trazem em si um modo de relacionamento entre as pessoas que não valorizam apenas o consumo, a descartabilidade, o prazer instantâneo e fugaz, o imediatismo, a pressa, a desqualificação, a indiferenciação dos processos de ensino e aprendizagem e principalmente, a indiferença entre seres humanos. Assim como ao conhecer diferentes possibilidades de ação. Por fim, também se espera que o projeto estimule a criação de espaços sociais que permitam aos estudantes reconhecer à comunidade envolvida, bem como incentive a produção de artigos e dissertações de Mestrado em Educação que versem sobre formação de professores.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Divulgação e participação do participantes no projeto de extensão;
Produção de trabalhos acadêmicos a serem divulgados em eventos de extensão;
Elaboração de Relatório final com os resultados obtidos ao longo da execução do projeto de extensão.

Cronograma: Como a previsão é de desenvolver ações ao longo de três anos, para cada semestre letivo haverá um mês de planejamento e divulgação, dois meses de reuniões abertas para o estudo de textos e o último mês para avaliação do trabalho e elaboração de relatórios sobre as ações desenvolvidas.

Descrição Resumida: A escassez de experiências formativas que ultrapassam a configuração da sala de aula, que permitam aos professores e a universidade se experimentarem como aqueles que aprendem e aos alunos e escolas como aqueles que ensinam, que permitam o desenvolvimento de leituras e escritas em grupo, de ouvir o outro, de se voltar com apreço ao que ele diz, com a disposição de estabelecer nexos entre o que outros dizem e o que o eu diz;

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ALANNA LUIZA REZENDE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARCIO NORBERTO FARIAS

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: marxio[em]ufla.br

E-mail Alternativo: marxio[em]def.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/08/2022 - 18:21:11

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/09/2022 - 14:48:19

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 08/09/2022 - 15:06:13

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARCIO NORBERTO FARIAS: De 04/08/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
01/09/2022 - 14:38:47Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (GUSTAVO PUGGINA ROGATTO)
01/09/2022 - 14:48:19Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
08/09/2022 - 15:06:13Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

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