UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 22/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Política por todos os cantos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

O projeto de extensão "Política por todos os cantos" visa fomentar discussões sobre política e suas diversas temáticas, fazendo uso de metodologias ativas, alinhado aos conceitos de educação popular em Paulo Freire e ao de emancipação social em Antonio Gramsci. O público alvo das atividades são associações, escolas, equipamentos públicos, universidades, conselhos municipais e comunidade.
A inserção ativa e crítica da população na gestão pública é fundamental para que cidadãs e cidadãos compreendam melhor o funcionamento das instituições públicas e das instâncias de representação e de participação política, podendo incidir de forma mais contundente e adequada no sentido de garantir seus direitos e expor suas opiniões.
Outro aspecto importante dos espaços de formação propiciados por esta proposta é a possibilidade de fortalecimento de redes e de fomento de ações coletivas a partir da interação e da identificação de demandas comuns.
A participação cidadã e o controle social dependem também do conhecimento dos espaços, de seu funcionamento, mas também das relações de confiança e de parceria que são estabelecidas no interior da sociedade civil. Deste modo, pretende-se fomentar não somente uma participação individual dos agentes públicos e dos cidadãos, como também qualificar a participação coletiva.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: Associações comunitárias, escolas, equipamentos públicos, universidades e demais espaços públicos.

Data de Início: 01/01/2023

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: O objetivo da extensão é aproximar a comunidade universitária e a sociedade em geral das temáticas tratadas pela academia. Acredita-se ser importante inserir e desenvolver o debate sobre as questões da política, democracia e políticas públicas no cotidiano universitário e da sociedade em geral. Desta forma, o entendimento mais amplo da importância das instituições democráticas e do conhecimento adequado acerca das políticas públicas visa desenvolver tanto nos estudantes que vierem a ser vinculados no projeto como na comunidade universitária, escolar e na sociedade em geral uma postura crítica diante dos temas propostos.

Caracterização dos Beneficiários: Pessoas pertencentes à associações comunitárias, estudantes e professores do ensino básico e superior de instituições públicas, servidores públicos, conselheiros municipais, dentre outras pessoas interessadas.

Objetivos:

1) Realizar debates e um processo formativo com os discentes da UFLA, especialmente do curso de Administração Pública, em parceria com o Observatório de Políticas Públicas, no sentido de prepará-los para a temática e para a atuação junto à sociedade;
2) Promover e consolidar parcerias entre o projeto e equipamentos públicos localizados no município de Lavras;
3) Dialogar com as instituições e especialmente com a sociedade civil sobre as necessidades e nível do debate instalado sobre temas relevantes acerca do ambiente democrático e as políticas públicas;
4) Promover discussões sobre temas e conceitos fundamentais da política, de modo a favorecer o pensamento questionador sobre o sistema político e sobre a participação social.

Metas:

Realização de uma oficina quinzenalmente nos espaços a qual se propõe o projeto.
Elaboração de dois jogos educativos.

Fundamentação Teórica: O Estado e a democracia não são estáticos. Ao contrário, são entidades dinâmicas e, nesse sentido, permanentemente sujeitas a transformações e mudanças. O Estado pode assim alterar sua configuração geral, seja para atender suas próprias necessidades, seja para se adequar às exigências impostas a ele por novos contextos sociais , econômicos ou políticos. Ele também pode experimentar mudanças significativas nas ocasiões em que procura, por força da conjuntura, atender às demandas decorrentes de seu relacionamento com a sociedade civil. A democracia também é dinâmica, sendo grave erro imaginar que ela apresente características fixas ou estáticas. Ela, na verdade, é configurada no próprio processo democrático, que, ao se expandir ou se disseminar, incorpora novos aspectos e dimensões, de modo a aprofundar e multiplicar suas características. Nessa perspectiva, a democracia também está sujeita a mudanças que, na maioria dos casos, resulta de sua própria dinâmica, ou seja, da agitação social ou política que ela pressupõe. Bom exemplo de sua capacidade de assimilar mudanças e de seu dinamismo é a atual tendência em valorizar a democracia participativa em detrimento da democracia representativa, que predominava ainda em meados do século XX. A democracia participativa, que adquire uma dinâmica mais acentuada nas últimas décadas, implica novas formas de relacionamento entre o Estado e a Sociedade. Este relacionamento se torna muito mais direto já que ele é configurado em um contexto marcado pela proliferação de formas distintas de participação social nas sociedades democráticas.

Metodologia:

As oficinas serão compostas de:
1. Discussão inicial sobre política, com a participação de todas a pessoas presentes;
2. Aplicação de uma dinâmica sobre coletividade;
3. Aplicação dos jogos temáticos – sistema político brasileiro e três poderes, mulheres e desigualdade na política, direito ao voto na história do Brasil, processo eleitoral etc.
A utilização de jogos é uma metodologia alternativa que pretende cativar a atenção do público alvo e tornar divertido o processo de aprendizagem.

Impactos na Formação Discente:

O projeto tem impacto significativo na formação discente ao proporcionar o exercício de estudos dos conteúdos teóricos, o exercício das habilidades de mediação de debates e a prática na organização e planejamento de atividades.
Os estudantes envolvidos também irão participar de processos de mobilização social e educação, vivenciando estratégias e metodologias participativas, de estímulo à interação social e à atuação no espaço público.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As atividades de extensão devem estar vinculadas tanto ao ensino - à formação acadêmica dos educandos - quanto às atividades de pesquisa. Em outras palavras, a atividade de extensão deve promover a ocasião para que o educando una o aprendizado com sua atuação prática de modo a favorecer tanto a aquisição dos conhecimentos requeridos por sua formação quanto a aquisição de uma consciência cidadã, capaz de respeitar e de agir conjunta e democraticamente com os diversos setores sociais. A extensão deve ainda implicar nesse processo não apenas os educandos, mas também os docentes e os técnicos administrativos, fato que implica promover uma transformação qualitativa e democrática de seus quadros. A extensão busca também favorecer a integração nesse processo de todos os implicados na atividade, sejam eles pertencentes à universidade ou à sociedade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto tem uma conexão multilateral com os demais setores da sociedade, unindo o conhecimento e a experiência adquiridos na academia com o saber popular e estabelecendo conexões com organizações de outros segmentos da sociedade para criar parcerias entre instituições. Ainda, contribui de forma direta e indireta para a criação, aplicação e monitoramento de políticas públicas por meio de suas atividades em equipamentos públicos e incentivando o controle social destas.

Resultados Esperados:

Considerando os objetivos deste projeto de extensão, pretende-se gerar os seguintes resultados:
1.Promover a melhoria no nível de comunicação, informação e discussão sobre a democracia, cidadania, controle social e políticas públicas;
2.Promover a melhoria do exercício do controle social e da cidadania;
3.Contribuir para a construção de possibilidades de reflexão sobre papéis, comportamentos e práticas no que tange à democracia e cidadania no país;
4.Produção de materiais didáticos (cartilhas) que poderão ser utilizados pelos participantes em outros contextos e momentos, gerando aprendizado.

Enfim, espera-se que as oficinas contribuam para a construção e permanência de uma cultura democrática no município. Também, objetiva-se contribuir para o fortalecimento da participação social seja nos ambientes institucionalizados ou através de movimentos populares e para o controle social sob as políticas públicas implementadas em âmbito municipal.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A avaliação será realizada mensalmente, em formato de reuniões, tanto dos membros do projeto através de avaliação de desempenho com critérios previamente estabelecidos, quanto do projeto através da revisão dos objetivos específicos previamente definidos. E também por meio de feedback das pessoas participantes.

Cronograma:

Jan e fev 2023: Realização de estudos teóricos e atualização de jogos; Realização de oficina em disciplina eletiva da graduação “Gestão Socioambiental”. Articulação com o conselho municipal de direito da população LGBT+ para realização de oficina.
Mar: Realização de oficinas sobre políticas públicas e controle social na disciplina do curso de graduação em Administração Pública de “Modelos de análises de políticas públicas”. Articulação com escola para realização de oficinas. Realização de oficina com o conselho municipal de direito da população LGBT+. Articulação para realização de oficinas no Centro Integrado de Mulheres e Conselho Municipal de Direito das Mulheres.
Abr e mai: Realização de oficinas no Centro Integrado de Mulheres e Conselho Municipal de Direito das Mulheres.
Jun e jul: Realização de tardes de jogos.
Ago: Elaboração de jogo sobre “cidadania”.
Set: Articulação com os CRAS’s do município para realização de oficinas. Realização de oficina em disciplina eletiva da graduação “Gestão Socioambiental”. Elaboração de jogo sobre “cidadania”.
Out: Realização de duas oficinas em CRAS’s do município com o jogo “cidadania”. Elaboração de jogo sobre “direito à cidade”.
Nov: Realização de oficinas na disciplina “Modelos de análises de políticas públicas”. Elaboração de jogo sobre “direito à cidade”.
Dez: Realização de tarde de jogos com o jogo “Direito à cidade”.
Jan 2024: Planejamento de oficinas sobre as eleições municipais.
Fev: Realização de oficina em disciplina eletiva da graduação “Gestão Socioambiental”. Articulação com os CRAS’s do município para realização de oficinas.
Mar: Realização de oficina na disciplina “Gestão Socioambiental”. Articulação com escola para realização de oficinas. Realização de duas oficinas em CRAS’s do município.
Abr e mai: Realização de oficinas com associações do município.
Jun e jul: Promoção de tarde de jogos no canteiro do departamento com foco nas eleições municipais. Promoção de atividades em praças do município com foco nas eleições municipais.
Ago e set: Realização de oficina em disciplina eletiva da graduação “Gestão Socioambiental”. Promoção de atividades em praças do município com foco nas eleições municipais.
Out e nov: Realização de oficinas na disciplina do curso de graduação em Administração Pública de “Modelos de análises de políticas públicas”. Realização de oficina na disciplina “Gestão Socioambiental”.
Dez: Finalização do projeto e balanço sobre as atividades desenvolvidas.

Descrição Resumida: O projeto de extensão "Política por todos os cantos" visa fomentar discussões sobre política e suas diversas temáticas, fazendo uso de metodologias ativas, alinhado aos conceitos de educação popular em Paulo Freire e ao de emancipação social em Antonio Gramsci. O público alvo das atividades são associações, escolas e equipamentos públicos, universidades e conselhos municipais.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • FABIO MOREIRA COGUE - Tipo: Voluntário - Início: 01/01/2023 - Término: 01/01/2023 - Vínculo: Inativo
  • KELLEN CRISTINA DE ABREU - Tipo: Voluntário - Início: 01/01/2023 - Término: 01/01/2023 - Vínculo: Inativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUCIANA BRAGA SILVEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: lucianabraga[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lubragasil[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/02/2023 - 11:03:38

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/03/2023 - 10:52:55

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUCIANA BRAGA SILVEIRA: De 14/02/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/03/2023 - 10:52:55Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HELOISA ROSA CARVALHO)
23/03/2023 - 20:32:57Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 22/2023 (LUCIANA BRAGA SILVEIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos