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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 29/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Orquestra de Cordas da UFLA

Programa de Extensão: Programa Institucional de Música

Resumo da Proposta: Reunir a comunidade em geral à comunidade acadêmica, oferecendo a prática musical à diferentes classes sociais e faixas etárias; oferecer à região de Lavras recitais de música de câmara formados por um repertório que tem por objetivo não apenas o entretenimento, mas também a formação de público e o desenvolvimento artístico dos participantes.

Área Temática: Cultura

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 12

Locais de Realização: Centro de Cultura da UFLA

Data de Início: 20/03/2023

Data de Término: 07/12/2024

Justificativa: Além de desenvolver a concentração, a capacidade de raciocínio lógico e o senso estético, trazendo benefícios significativos para a saúde mental e emocional dos praticantes, a prática musical em conjunto reforça o senso de comunidade e estreita os laços entre a universidade e a comunidade. As apresentações públicas, além de servirem como uma importante representação da universidade, ajudam a ampliar o universo cultural daqueles que à elas se expõem, multiplicando as experiências desenvolvidas dentro do ambiente acadêmico.

Caracterização dos Beneficiários: As ações deverão atingir todo o corpo discente, docente e técnico administrativo, além da comunidade local e regional nas mais diversas classes socioeconômicas, culturais e politicas, estabelecendo parcerias para a promoção humana e o aprimoramento cultural da região de Lavras.

Objetivos: A Orquestra de Cordas da UFLA tem como objetivo oferecer espaço à comunidade em geral para a prática orquestral e o desenvolvimento da musicalidade, permitindo a integração da comunidade acadêmica com a cidade e estabelecendo o grupo como um elemento de identidade e representação da Universidade Federal de Lavras.

Metas: Realização de ensaios e concertos abertos ao público ou disponibilizados virtualmente em plataformas abertas.

Fundamentação Teórica:

A Constituição Federal (BRASIL, 1988), em seu art. 6º reconhece a educação como um direito social. No art. 205 da Carta Magna é expresso que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
A BNCC destaca dez competências gerais a serem desenvolvidas na educação básica, das quais cinco estão relacionadas à cultura. Neste sentido a terceira é a mais expressiva: “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.
A importância do aprendizado da arte encontra defesa em Fischer (2015). Em seu ensaio, intitulado “A necessidade da arte”, esse autor afirma que ao longo da história da humanidade a arte desempenhou diferentes funções: hora possibilitou a humanidade a transformar a natureza e o mundo que o circuncida, hora cumpriu a função de “ajudar o homem a reconhecer e transformar a realidade social” (p. 19). Ainda assim, “a arte jamais é uma mera descrição clínica do real. Sua função concerne sempre ao homem total, capacita o ‘Eu’ a identificar-se com a vida de outros, capacita-o a incorporar a si aquilo que ele não é, mas tem possibilidade de ser” (p. 19). Nesse sentido, o autor destaca que “a arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo” (p. 20).
Compartilhando de uma visão semelhante, Fonterrada (2008) destaca que “o mais significativo na educação musical é que ela pode ser o espaço de inserção da arte na vida do ser humano, dando-lhe possibilidade de atingir outras dimensões de si mesmo e de ampliar e aprofundar seus modos de relação consigo próprio, com o outro e com o mundo” (p.117).
Embora a educação musical faça parte das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular, Fonterrada (2008) aponta diversos desafios em sua concretização, como a inexistência nas escolas de salas, instrumentos musicais e materiais para a realização das aulas, a escassez de professores capacitados para a educação musical e a perda da tradição do fazer musical como elemento presente na escola e na comunidade de maneira geral. Frente a estes desafios a autora afirma que “caso se acredite no valor da música e da educação musical para o ser humano, e caso se compreenda que os costumeiros mecanismos de que se dispõem para a ação educativa não conseguem atender a demanda atual, será possível compartilhar da convicção de que as operações em rede são a única maneira disponível de responder às circunstâncias e atender às demandas da atualidade” (p. 349).
Entre as metodologias de educação musical, tem-se o Ensino Coletivo. Santos (2014, p.99) define o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais “como uma metodologia específica (ou seja, uma prática para o ensino e aprendizagem da técnica e dos conhecimentos musicais utilizados na execução de um instrumento musical realizada em conjunto) em que todos os participantes envolvidos aprendem uns com os outros e com o professor, e se desenvolvem em grupo”.
Santos (2014, p. 104) afirma que por meio do ensino coletivo de instrumentos musicais busca-se: “(a) a formação musical inicial dos conceitos e dos conteúdos da educação musical; (b) a formação inicial da técnica instrumental; (c) uma educação musical humanística, através do processo permanente de construção individual e coletiva; (d) a democratização do acesso ao estudo de um instrumento musical e a educação musical de um modo geral; (e) a orientação vocacional e o encaminhamento para o ensino especializado e eventual profissionalização; (f) uma experiência musical como paradigma de experiência humana”.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: LTC. 2015. 254p.
FONTERRADA, M. T. de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: UNESP, 2008. 364p.
SANTOS, A. R. P dos. O ensino em grupo de instrumentos musicais: um estudo de caso múltiplo em Portugal e no Brasil. Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical). Universidade do Minho, Instituto de Educação. 2014.

Metodologia: O grupo será desenvolvido através de ensaios e oficinas de música. Os ensaios acontecerão todas as semanas, às Terças e Quintas-Feiras, entre 19:00 e 21:00, nas salas do Centro de Cultura da UFLA. De acordo com a avaliação da coordenação, os participantes podem se reunir em grupos camerísticos, como duetos, trios ou quartetos, a fim de desenvolverem aspectos técnicos e musicais que são requeridos para a formação de um grupo maior. As oficinas serão realizadas ao longo da semana, em horários diversos, de acordo com a disponibilidade dos envolvidos. O repertório e o desenvolvimento técnico dos participantes deverão ser guiados pelo coordenador do projeto. A avaliação se dará através de um relatório desenvolvido a partir de registros audiovisuais das apresentações públicas, sejam da orquestra de câmara, dos grupos camerísticos formados pelos participantes ou dos participantes das oficinas de música.

Impactos na Formação Discente: As atividades promovidas pelo projeto ampliarão o universo cultural dos alunos ao promover não apenas o acesso à prática musical, mas também ao convívio com outros alunos da graduação e pós-graduação, docentes, técnicos administrativos, servidores terceirizados e com a população da região de Lavras que participa das diferentes atividades culturais.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: n/a

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Um dos problemas enfrentados pelos habitantes da região de Lavras é a escassez de uma oferta cultural consistente e acessível à população. O Programa Institucional de Música da UFLA é uma ação que tem o potencial de preencher uma parte desta lacuna, não apenas oferecendo apresentações públicas dos grupos envolvidos nos projetos, mas também convidando a população a tomar parte ativamente nestas atividades, tocando um instrumento ou cantando em nossos corais. Os projetos desenvolvidos neste programa são um importante espaço de convívio social e troca de experiências, aproximando a comunidade acadêmica a cidadãos de diferentes camadas da sociedade e contribuindo com a ampliação do universo cultural dos cidadãos da região.

Resultados Esperados: Realização de apresentações públicas realizadas não apenas dentro da universidade, mas também em igrejas, escolas públicas e privadas, museus, centros culturais e comunitários.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Enquanto sistemática de avaliação qualitativa, o projeto será avaliado levando em consideração os critérios apresentados pela Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2015).

Cronograma:

Reuniões semanais de planejamento de atividades;
Preparação das partituras e criação de material de estudo;
Estudos e prática;
Ensaios semanais e apresentações ao longo do ano.

Descrição Resumida: A Orquestra de Cordas da UFLA é um grupo dedicado ao estudo e interpretação do repertório escrito especificamente para cordas, priorizando o aperfeiçoamento técnico e musical de seus integrantes.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA BEATRIZ PEREIRA E SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANDARA DE PAULA GOULARTE - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GABRIEL ALVES RIBEIRO PAVANETTI - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • JEFERSON MARQUES PEREIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOSE SIDINEI RODRIGUES DIAS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PAULO MIGUEL PADUA LOPES SANTOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SAMANTHA DAS GRAÇAS LIMA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SOFIA AMARAL UCHÔA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • TAILANE HELENICE PEREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • VICTORIA VILANOVA TEODORO PAZ - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • JULIO SILVIO DE SOUSA BUENO FILHO - Início: 16/03/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CLEBER NOGUEIRA BORGES - Início: 16/03/2023 - Término: 12/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • LAISE VIEIRA GONCALVES RIBEIRO - Início: 20/03/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • DANIEL PAES DE BARROS PINTO - Início: 16/03/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUCAS ROCHA VIEIRA - Início: 16/03/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • WANDA KAROLINA DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 20/03/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Carlos Santana - Início: 20/03/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Camila Paez Munoz - Início: 20/03/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DANIEL PAES DE BARROS PINTO

Setor: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ESPORTE E CULTURA/PROEEC

E-mail Institucional: daniel.pinto[em]ufla.br

E-mail Alternativo: danielpbarros[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/01/2024 - 15:45:59

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 17/07/2024 - 13:38:39

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DANIEL PAES DE BARROS PINTO: De 16/03/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
19/01/2024 - 15:46:27Projeto de Extensão enviado para a PROEC para aprovação. (DANIEL PAES DE BARROS PINTO)
17/07/2024 - 13:38:39Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO)
Autorização da Chefia

Link do Arquivo: .


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Créditos