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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 60/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Práticas empreendedoras: experiências cooperativas e criativas na escola

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A proposta do Projeto “Práticas Empreendedoras”, utiliza de metodologias ativas para estimular o comportamento crítico-reflexivo dos estudantes, diante da aplicação de estratégias de aprendizagem. Sendo assim, o Design Thinking (DT) é um processo criativo, de modo a transformar ideias em possíveis protótipos (FILATRO; CAVALCANTI, 2018). Então, como metodologia ativa, o DT estimula o estudante à curiosidade e à criatividade, por meio da participação e interação com a metodologia. O Projeto busca aproximar o contexto externo do ambiente escolar, incentivando e promovendo ações, seja por meio de bate-papo com empreendedores locais, cursos, oficinas, visita técnica e a proposta de criação de protótipos, com exposição e/ou demonstração na feira cultural empreendedora. Logo, a promoção do conhecimento e da construção da aprendizagem ocorre, por meio do envolvimento e das entregas das atividades, da experimentação e do trabalho coletivo, proporcionado pela metodologia ativa. Portanto, faz-se necessário a reflexão crítica sobre a ideia de empreender, a partir das normativas e currículos educacionais, para a construção de uma pedagogia empreendedora comprometida com a sua finalidade, não apenas para a preparação de sujeitos inseridos no mercado de trabalho, mas capazes de realizar ações de melhorias para a sua condição de vida e da sociedade.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras:

Escolas Públicas
Departamento de Administração e Economia (DAE)
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INBATEC)
Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Setor Público (NIESP)
Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Escolas Públicas e Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Data de Início: 01/04/2023

Data de Término: 31/03/2028

Justificativa: A partir da concepção de que a escola, enquanto espaço de contribuição para uma prática pedagógica-reflexiva, crítica e transformadora em experiências empreendedoras, a partir de metodologias ativas, possa promover um ambiente oportuno para trocas e aprendizagens que aproximam escola-comunidade, de modo que o conhecimento desenvolvido na Universidade deve voltar-se para o desenvolvimento local. Então, nesse propósito, o Projeto visa estimular práticas empreendedoras nos estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da ferramenta Design Thinking, estimulando a colaboração dos professores e da equipe técnica e pedagógica, desde a sensibilização, para inserir o Projeto na instituição de ensino, até a realização da feira cultural empreendedora.

Caracterização dos Beneficiários: Alunos e alunas de escolas públicas.

Objetivos:

Proporcionar experiências de estudo, criação, planejamento e execução de práticas empreendedoras;
Reconhecer e refletir sobre problemas, interesses, desejos, autoconhecimento;
Simular práticas criativas empreendedoras em cooperação;
Ampliar conhecimentos para o mercado de trabalho;
Estimular a investigação científica.

Metas:

Meta 1. Envolver os professores nas ações do Projeto, como representantes das equipes para identificar cursos e oficinas direcionadas às áreas de interesse dos estudantes;
Meta 2. Realizar bate-papo com empreendedores locais, visita técnica, cursos e oficinas, a fim de promover a identificação dos estudantes com a temática empreendedora;
Meta 3. Ministrar aula sobre a ferramenta Design Thinking;
Meta 4. Discutir as aplicações da ferramenta para o contexto local;
Meta 5. Envolver Núcleos de pesquisa da Universidade Federal de Lavras para ações direcionadas. Ex: Oficina financeira; oficina de marketing; Oficina de construção de modelo de negócio; afins.
Meta 6. Realizar a feira cultural empreendedora, para exposição e/ou demonstração da produção desenvolvida pelos estudantes.

Fundamentação Teórica:

Os estudos referentes ao empreendedorismo têm possibilitado ampliar as discussões acerca de sua importância para a construção de um currículo pedagógico, a fim de que os estudantes possam desenvolver habilidades para assumir responsabilidades (FAYOLLE; GAILLY, 2015; VERDUIJN; BERGLUND, 2019; IWU et al., 2019). Logo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca o empreendedorismo como eixo estruturante a ser desenvolvido por meio de estratégias múltiplas e/ou metodologias ativas, para a promoção de experiências práticas em que os estudantes possam desenvolver produtos/serviços e habilidades (BRASIL, 2018).
Sob essa perspectiva, a nova BNCC apresenta a empregabilidade, o empreendedorismo e o mundo do trabalho como possibilidade para aproximar o contexto externo das práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, promover o protagonismo do estudante (BRASIL, 2018). Assim, as práticas empreendedoras devem estar alinhadas com o contexto local (BRASIL, 2018), tanto para as ações de visam estimular a construção e gestão de negócio quanto para o desenvolvimento de habilidades (UNCTAD, 2011; GUIMARÃES; SANTOS, 2020), que possa contribuir para o desenvolvimento local (STEYAERT, 2007; UNCTAD, 2011; ARAUJO; DAVEL, 2018; DIMOVE; PISTRU, 2019).
Ao desenvolver práticas que possa contribuir para o desenvolvimento local, observa-se uma oportunidade didática acerca do empreendedorismo para o desenvolvimento social, econômico (STEYAERT, 2007; DIMOVE; PISTRU, 2019) e para a promoção de um ambiente escolar voltado a experimentação, a investigação e aspectos de cooperação (FAYOLLE; VERZAT; WAPSHOTT, 2016; ARAUJO; DEVAL, 2019; SCHAEFER; MINELLO, 2020).
À vista disso, Freire (2006; 2016; 2019) ressalta a finalidade da educação para a transformação social, na medida em que as práticas desenvolvidas estejam articuladas com as experiências e vivências dos estudantes, a fim de que o processo de ensino-aprendizagem seja uma experiência com significado para os sujeitos.
Atualmente, o empreendedorismo, no cotidiano escolar, apresenta-se como um programa para preparar os jovens para as novas exigências do mercado de trabalho. Os valores e práticas nessa perspectiva podem ser compreendidos em um processo de individualização (JESUS et al., 2022). Identifica-se, juntamente com a análise da BNCC, termos como: responsabilidade, flexibilidade e resiliência que integram a racionalidade neoliberal: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação [...]” (BRASIL, 2018, p. 10). Assim, métodos que privilegiem ações de cooperação e coletividade devem ser planejados, a fim de evitar que o modelo neoliberal não esteja direcionado para a formação tecnicista e limitada de sujeitos, visando apenas a concentração de lucros, sustentado sobre os pilares da competição.
Entendendo que as reformas educacionais no Brasil, por meio da nova BNCC, estão cada vez mais pautadas pela lógica do mercado, torna-se questionável se o papel da educação é reproduzir a mentalidade empresarial, a partir de programas e projetos elaborados por instituições privadas. A intenção não é negar a importância de uma formação que prepara os jovens para o mercado de trabalho e nem negar a possibilidade de parcerias público-privadas que sirvam para uma pedagogia empreendedora na formação dos jovens. Mas, faz-se necessária a crítica sobre o papel da educação como espaço de formação humana para a atuação transformadora na sociedade, tendo em vista suas contradições.
A educação pode contribuir para uma pedagogia empreendedora na formação do jovem, mas sem idealizações e sem o imperativo de que essa seja a única alternativa. Além disso, a educação deve atuar numa formação que questiona os valores individualistas. O empreendedorismo nessa perspectiva deve ser pautado como mais uma política social, inclusive para a esfera da aprendizagem, consolidando valores de cooperação e práticas que possam refletir em mudanças significativas.
Do ponto de vista social, a atividade do empreendedor é antiga, sobretudo na realidade histórica do Brasil. Ao longo do tempo, o conceito apresentou mudanças e reflete a passagem de uma sociedade, antes caracterizada pela produção manufatureira e agrária para uma produção mercantil, até chegar aos modelos de produção atuais (LUCENA et al., 2014). E já que acompanha a história social e cultural das sociedades, empreender adquire diferentes significados, esse olhar reflexivo permite não apenas a reprodução de uma lógica excludente, das relações de produção atuais, mas ainda que inseridos no contexto em que vivemos, permite elaborar e atuar numa perspectiva que reduza as relações desiguais.

Metodologia:

A fim de nortear os estudantes para o desenvolvimento das atividades, será aplicado o design thinking (DT), a fim de que as etapas (imersão, ideação, prototipação) está alinhado com a realização de bate-papos com empreendedores locais, cursos, oficinas, visita técnica, modelo de negócio e outros. Dessa maneira, ao final da experiência, a realização da feira cultural empreendedora para a exposição e troca de experiência acerca do que foi produzido pelos estudantes, por meio de protótipos e/ou laboratório (demonstração).
Para tanto, serão realizadas atividades presenciais, por meio de aulas, bate-papo, cursos, oficinas, encontros com os professores e o acompanhamento semanal. As ações são realizadas a partir da demanda apresentada durante o acompanhamento semanal, pelos professores e os estudantes, a fim de que a participação dos sujeitos seja essencial para alcançar os objetivos.

Desenvolvimento de modelo de negócio;
Previsão de início: 01 de maio de 2023;
Previsão de término: julho de 2023

Impactos na Formação Discente:

O projeto está diretamente vinculado a extensão universitária, a qual está prevista na Constituição Brasileira no artigo 207. Tendo como base o papel em âmbito social que a universidade deve cumprir, a inserção do discente em uma atividade extensionista é de suma importância na reafirmativa deste cumprimento e na desenvoltura do aluno.
O discente integrante de uma atividade de extensão tem a oportunidade de levar seus conhecimentos construídos em sala de aula para a comunidade externa ao ambiente acadêmico. Isso contribui de maneira positiva a medida em que ele aprende na prática sua futura profissão, ganhando experiência e democratizando o conhecimento por meio da prestação de serviços à sociedade. Dessa forma, com o novo horizonte o aluno poderá entender o que realmente deve ser feito para empreender no mercado de trabalho, do que as pessoas precisam e o que lhe satisfaz mais profissionalmente e pessoalmente.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto fomenta o ensino na medida em que estudantes da UFLA tornam-se professores do conteúdo do empreendedorismo, além de fomentar a pesquisa, na medida em que compartilham de suas experiências. Outro destaque é a parceria com a INCUBATEC, que é a coordenadoria responsável pela incubadora e desenvolvimento de empresas/startups e convites para outros Núcleos de Estudos da universidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O projeto tem como intuito o desenvolver para o empreendedorismo os alunos da escola selecionada. Sendo que, estes terão a oportunidade de expor os projetos desenvolvidos em um evento. Neste evento os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades, as quais poderão gerar interesse pelo ingresso ao ensino superior. Além disso, o projeto beneficiará o aluno que ao sentir-se motivado a progredir no campo do empreendedorismo, poderá elevar suas habilidades no negócio desenvolvido e assim podendo mudar sua própria realidade financeira.
Além disso, o empreendimento que poderá ser de âmbito social e comercial poderá gerar oportunidades de emprego e renda para a comunidade. Caso o empreendimento seja de âmbito social o bairro em que o aluno reside também pode ser beneficiado com diversas campanhas e projetos que poderão ser desenvolvidos. Isso contribuirá com ênfase na criatividade, no incentivo ao trabalho em grupo na escola e futuramente influenciando da universidade, trazendo benefícios para eles, comunidade e sociedade.

Resultados Esperados: Como resultado é esperado o desenvolvimento do comportamento crítico dos estudantes, conforme eles vão experienciando práticas empreendedoras no ambiente escolar, de modo que eles desenvolvam habilidades e possam aplicá-las em outras situações. Além disso, a responsabilidade e a disciplina para com as atividades propostas. Também é esperado que os estudantes ampliem seus repertórios quanto a conhecimentos teóricos e práticos com as atividades propostas de: estudo, investigação científica, letramento digital, criação e inovação empreendedora.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

número de aulas realizadas
número de Negócios desenvolvidos
número de alunos participantes

Cronograma:

Apresentação do Projeto para os professores: 13 de abril de 2023
Aula sobre o Design Thinking: 03 de abril de 2023
Mapeamento de áreas de interesse: 17 de abril de 2023 até 05 de maio de 2023
Bate-papo com empreendedores locais: 10 de maio de 2023
*Imersão: 11 de maio de 2023 até 31 de maio de 2023
*Ideação: 01 de junho de 2023 até 21 de junho de 2023
Prototipação: 22 de junho de 2023 até 30 de junho de 2023
Feira cultural empreendedora: 30 de junho de 2023
*Durante as etapas vão ser ofertados cursos e oficinas, de modo a auxiliar os estudantes no desenvolvimento.

Descrição Resumida:

Reconhecer e refletir sobre problemas, interesses, desejos, autoconhecimento;
Simular práticas criativas empreendedoras em cooperação;
Ampliar conhecimentos para o mercado de trabalho;
Estimular a investigação científica.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • DIEGO PEREIRA COSTA - Tipo: Voluntário - Início: 12/05/2023 - Término: 04/10/2023 - Vínculo: Inativo
  • PRISCILLA OLIVEIRA NASCIMENTO - Tipo: Voluntário - Início: 12/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ALINE CARVALHO VEIGA - Tipo: Voluntário - Início: 12/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DANIELA MEIRELLES ANDRADE

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: daniela.andrade[em]ufla.br

E-mail Alternativo: danimeirellesandrade[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/05/2023 - 14:34:02

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 26/05/2023 - 09:36:15

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DANIELA MEIRELLES ANDRADE: De 25/04/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
26/05/2023 - 09:36:15Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HELOISA ROSA CARVALHO)
26/05/2023 - 10:10:39Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 60/2023 (LUCIANA BRAGA SILVEIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos